Tópico do IRS

Há coisas que não compreendo. A minha mãe desempregada há 20 anos. O meu pai reformou-se este ano com uma reforma de 629 euros. Apresentaram 900 euros em despesas de saúde. Vão pagar 108 euros. Fdx...PQP para este país de m.....
Os simuladores não são fidedignos, nem pouco mais ou menos (o menos mau é o das finanças...).
Mas não descanses, estou a dizer que pode ser mais ou menos (duvido) porque este ano a chulice vai ter proporções épicas...

dividendos e mais valias de fundos de investimento têm de ser colocados na declaração?

tenho a ideia que já são taxados na fonte, mas então porque é que o banco envia envelope fiscal com os movimentos?
Dividendos são isentos se forem de empresas nacionais ou pagos através de entidades depositárias nacionais.
Mais-valias de fundos, fundos mesmo a sério digamos que sim (para simplificar, tem um regime especial e o fundo já tratou de tudo e pagou tudo).
Mais valias de contas de gestão, de contas dinâmicas que basicamente o banco compra e vende em nosso nome são mais valias normais, e tem que se declarar.

Portugal andava a dizer à OCDE que a nossa taxa média de tributação das empresas era +- 26,5%, a meio da tabela, a OCDE veio como parte da troiKa e descobriu que tinhas autónomas, derrama, derrama estatal, etc...
Sem alterações de lei saltamos imediatamente para quase a última posição com trinta e muuuuuuuuitos porcento.

De certeza?

Sendo um leigo na matéria, parece-me que não faz sentido enviar uma declaração de substituição pois os dados do e-fatura não são contabilizados na declaração.

Mesmo a data limite [15 de Abril] dá a entender que só haverá declarações com reembolso depois desta data, sendo que esse reembolso já incluirá o valor das e-faturas, incluindo aquelas contabilizadas neste período extra.

Mas saliento que é a minha interpretação leiga do assunto [:D]

Pois eu estou com a mesma duvida porque a minha maria esteve a validar facturas e consegue mais 40 euros.. Terá de submeter nova declaração?

Mais um aqui que os rendimentos que estavam no site declarado pela empresa são superiores (em 400€) aos rendimentos que a empresa escreveu no papel que me deram.:sh) Curioso é que eu a somar recibo a recibo ainda dá outro valor mais baixo.

E agora não me deixa enviar pois aparece a seguinte mensagem:

"O valor declarado de
rendimentos do trabalho dependente e/ou pensões é inferior ao conhecido para o contribuinte"

Que grande porcaria...sugestões?
Obrigado!

Uma dúvida:

Estou a preencher o IRS de um familiar que ficou viúvo no ano passado.
Comecei por fazer o preenchimento em nome dos dois colocando no Quadro 7 do rosto o NIF do conjuge falecido. Na verificação indicou que este não pode ser de nenhum dos sujeitos.
Só me resta preencher em nome do conjuge vivo, indicando no Quadro 7 do rosto o NIF do conjuge falecido e indicando como viúvo no quadro 6.

Mas o que devo fazer aos rendimentos e despesas do conjuge falecido?

[TABLE="align: left"]
[TR]
[TD][/TD]
[TD="align: left"]Como proceder quando exista óbito de um dos cônjuges?[/TD]
[TD] [/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="width: 21"][/TD]
[TD="align: left"]
[/TD]
[TD="width: 26"][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="align: left"]Tendo ocorrido o falecimento de um dos cônjuges no ano a que respeita a declaração de rendimentos, o cônjuge sobrevivo assume na declaração a posição de sujeito passivo A, devendo declarar os seus rendimentos conjuntamente com os do cônjuge falecido, no quadro 3 do Anexo A, caso se trate de rendimentos de trabalho dependente ou pensões. Os rendimentos do cônjuge falecido serão, ainda, indicados no quadro 5.[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Lê isto para saberes mais promenores http://www.economias.pt/como-fazer-o-irs-em-caso-de-falecimento-do-contribuinte/

Têm que fazer em conjunto de qualquer das maneiras, metes te o como viúvo?

Última edição:
[TABLE="align: left"]
[TR]
[TD][/TD]
[TD="align: left"]Como proceder quando exista óbito de um dos cônjuges?[/TD]
[TD] [/TD]
[/TR]
[TR]
[TD][/TD]
[TD="align: left"]
[/TD]
[TD="width: 26"][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="align: left"]Tendo ocorrido o falecimento de um dos cônjuges no ano a que respeita a declaração de rendimentos, o cônjuge sobrevivo assume na declaração a posição de sujeito passivo A, devendo declarar os seus rendimentos conjuntamente com os do cônjuge falecido, no quadro 3 do Anexo A, caso se trate de rendimentos de trabalho dependente ou pensões. Os rendimentos do cônjuge falecido serão, ainda, indicados no quadro 5.[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Lê isto para saberes mais promenores Como Fazer o IRS em caso de Falecimento do Contribuinte - Economias

Têm que fazer em conjunto de qualquer das maneiras, metes te o como viúvo?

Obrigado pela resposta.

Já vi que na lista o conjuge falecido aparece como F-<<NIF>>. Assim fica mais claro e já dá para perceber.

É a primeira vez (felizmente) que preencho a declaração nesta situação.

ONTEM às 12:42
irs010314.jpg

Reembolsos de IRS surpreendem pela positiva

Vários contribuintes que já fizeram simulações ou entregaram a declaração de IRS pela internet este mês foram surpreendidos pela positiva, ao obterem reembolsos acima do que esperavam, avança hoje o Sol.

Ao contrário das expectativas dos fiscalistas, há contribuintes com níveis semelhantes de rendimentos e de despesas a serem informados de que terão mais reembolsos do que no ano anterior.
Ainda é cedo para determinar se este fenómeno é generalizado, mas não é a primeira vez que esta discrepância se verifica: as retenções na fonte de IRS que as entidades empregadoras fazem todos os meses tendem a ser superiores ao imposto efectivo, escreve o jornal.

Reembolsos de IRS surpreendem pela positiva | Finanças: Impostos | Dinheiro Digital

Pois é meus amigos isto é verdade! Na semana passada houve uma actualização(dia 8) no software em que alguns casos dava uma discrepância até cerca 40/50% a mais do valor a receber.
Ontem li esta notícia, e o que acontece? Hoje aparece uma nova actualização a corrigir esse erro ou lá o que era.

Aos que fizeres o IRS entre dia 8 e ontem, não contém receber o que dizia na simulação, apesar que o estado devia reconhecer o erro e não o alterar. [:D]

Última edição:
Reembolsos de IRS surpreendem pela positiva | Finanças: Impostos | Dinheiro Digital

Pois é meus amigos isto é verdade! Na semana passada houve uma actualização(dia 8) no software em que alguns casos dava uma discrepância até cerca 40/50% a mais do valor a receber.
Ontem li esta notícia, e o que acontece? Hoje aparece uma nova actualização a corrigir esse erro ou lá o que era.

Aos que fizeres o IRS entre dia 8 e ontem, não contém receber o que dizia na simulação, apesar que o estado devia reconhecer o erro e não o alterar. [:D]

Ontem submeti dois e hoje fui verificar . Os valores são os mesmos ;)
Afinal em que ficamos? Claro q surpreende o reembolso mas com ou sem atualização, estes ficam iguais.

Ontem submeti dois e hoje fui verificar . Os valores são os mesmos ;)
Afinal em que ficamos? Claro q surpreende o reembolso mas com ou sem atualização, estes ficam iguais.

Isso depende, nem todos foram afectados por isto, o erro penso que estava na sobretaxa mas nao tenho a certeza.

A bocado estava a fazer uma e com a actualizaçao deu uma diferença de quase 170e na simulaçao. Acredito que tenha pra aqui mais assim.

Se guardaram o ficheiro ou as contas todas feitas, basta meterem novamente na mesma aplicação no site da finanças, só assim conseguem ver.

Que ganda chapada que me vão dar no bolso, este ano!!!!!:sh)

Eu, depois de um ano com 1 part-timezito (à falta de melhor), nem 25% do que foi retido á minha mulher, vão devolver.[8b]

Em despesas e benefícios fiscais, o valor equivale a 5x mais, aquilo que foi retido à maria.

Voltar
Superior