Tópico do IRS

Gemini tens aqui:

Gemini, já simulaste e tiveste uma grande diferença no valor a receber em relação ao ano passado?

Eu sou como tu, SS por conta de outrem e também passo recibos.

Algo estranho se passa senão houve um grande agravamento..tenho mais as mesmas despesas e rendimentos e recebo um oitavo do ano passado?!A minha namorada nao aconteceu isso e tem as mesmas condições que o ano passado mas ela entrega na primeira fase.

Como senão bastasse a nova versão de dia 20 Maio nao lê todos os campos de um IRS enviado há um mes..ja enviei email a reclamar..mas emfim..

Update: Já contatei um contabilista que me disse que as taxas foram agravadas(o que eu já sabia), mas para experimentar com a nova versão do SW que saiu ontem.:confused:
 
Gemini tens aqui:



Update: Já contatei um contabilista que me disse que as taxas foram agravadas(o que eu já sabia), mas para experimentar com a nova versão do SW que saiu ontem.:confused:
Para quisermos ser correctos, não foram as taxas de IRS que aumentaram (excepção na Madeira), mas sim as deduções específicas e deduções à colecta e benefícios fiscais que diminuíram consideravelmente.
 
Solicito ajuda, por favor.


Em 2012 uma amiga vendeu um apartamento sem mais valia (comprado por 68k em 2002 e vendido por 64k em 2012).


1 - No notário indicaram-lhe que deve preencer o anexo G. Sabem-me indicar o campo exacto e a linha onde se faz esta indicação?

2 - Ela perguntou-me se as despesas do notário, da caderneta predial e certificado energético são dedutíveis? Se sim onde se faz estas deduções?



Obrigado desde já pela atenção dispensada.
 
tb vou ter de alterar a minha, isso da SS passou-me ao lado [8b]

Ja fiz a entrega, isto é mesmo caça á multa. Porque é que validam OK quando existe rendimentos da categoria B? devia logo dar erro e dizer que faltava o anexo SS.

A minha declaração entregue a 12/5 ainda n tinha sido validada, como entreguei a de substituição hoje.. o reembolso vai atrasar ?


Boa tarde,
Sou novo aqui no forum.
A minha situação também é igual.
Entreguei a 1ª decl. no dia 12-05 e como não sabia que era obrigatório entregar o anexo ss, entreguei a declaração de substituição dia 23- 05.
Tb não sei se o reembolso vai atrasar. O que podemos constatar, é que a validação demora muito mais tempo que no ano passado.
Assim que houver alteração na situação, imformarei.
 
Vais a Entregar - IRS.

Depois dá-te 4 opções, escolhes a 1ª que diz Preencher (Declaração previamente gravada ou preenchida).

Depois aquilo abre a aplicação e vai aparecer outro quadro que diz que foram detectadas pré-preenchimentos e se queres aceitar. Metes que sim e já está.


Aparece-te logo o Anexo A, não tens de estar tu a adicionar o anexo.

Obrigado, hoje já dá.

Isso era o que eu estava a fazer ontem, mas nem me dava a opção de aparecer o quadro com os NIF e passwords.
 
Gemini tens aqui:

Ok. Portanto, a tua situação não é como a minha, pois tu o ano passado recebeste mais, e este ano vais receber menos.

Eu, o ano passado paguei bem, e este ano aparento ir receber...bem!
Estranho...


Entretanto, hoje lembrei-me de ir pedir um extracto bancário e constatei que afinal tive em 2012 movimentos bancários, que talvez sejam precisos declarar... :

Alienação Onerosa de Valores Mobiliários

É referente a uns certificados que negociei... tenho mais valias num (ganhos) e menos valias noutros (perdas), e, no geral, perdi dinheiro em 2012 com estas coisas...

Será que tenho de preencher o anexo G? Quadro 8?

Fiz a simulação, e não altera em nada o resultado, estar lá o quadro preenchido, ou não... E como submeti ontem o IRS, caso precise do anexo G, tenho de apresentar a declaração de substituição... chatice..
 
Alguém me pode ajudar com esta dúvida:

Ao preencher a declaração de IRS, caso optemos pelo englobamento dos rendimentos, temos de apresentar a documentação ao serviços de finanças, presencialmente ou electronicamente.

Alguém me pode explicar como enviar os ficheiros electronicamente? Qual o endereço de email a enviar? Coloco alguma referência específica?

Obrigado.
 
Uma outra ajuda, já sei que o material(PC's) é na venda de mercadorias(campo 401) e onde coloco o valor do custo?Não vejo opção..não era suposto eles saberem o meu lucro? o que poderia ser seria o campo 406 mas diz que é só para actos isolados.


Sou isento de IVA, IRS e SS quando passo os Recibos pois trabalho por conta de outrem também.
 
Última edição:
Solicito ajuda, por favor.


Em 2012 uma amiga vendeu um apartamento sem mais valia (comprado por 68k em 2002 e vendido por 64k em 2012).


1 - No notário indicaram-lhe que deve preencher o anexo G. Sabem-me indicar o campo exacto e a linha onde se faz esta indicação?

2 - Ela perguntou-me se as despesas do notário, da caderneta predial e certificado energético são dedutíveis? Se sim onde se faz estas deduções?



Obrigado desde já pela atenção dispensada.





Alguém pode ajudar-me à questão colocada? Obrigado [;)]
 
Alguém pode ajudar-me à questão colocada? Obrigado [;)]

Bom dia.

É no quadro 4 do anexo G:

Preenche data de aquisição e valor de aquisição, data de alienação e valor de alienação (valor da venda ou valor patrimonial, se este for mais elevado). Os encargos com notário são colocados nas "despesas e encargos" no mesmo quadro.
 
Epá, eu tinha escrito agora mesmo um post a comentar essa notícia e a explicar isso, mas não sei porquê desapareceu!

Resumindo: O "Apenas" está mal. Para estar correcto deveriam-se referir apenas ao quadro 6 do anexo SS. O Anexo SS é obrigatório para todos os trabalhadores independentes (exceptuando acto isolado), independentemente dos rendimentos de outras categorias.

Basta ler a portaria: http://www.dre.pt/pdf1s/2013/03/04900/0132001321.pdf

OTOC (ver "TODOS" pintado a amarelo): http://www.otoc.pt/pt/noticias/anexo-ss-declaracao-periodica-rendimentos-modelo-3/
 
Última edição:
Resumindo: O "Apenas" está mal. Para estar correcto deveriam-se referir apenas ao quadro 6 do anexo SS. O Anexo SS é obrigatório para todos os trabalhadores independentes (exceptuando acto isolado), independentemente dos rendimentos de outras categorias.

Ou seja a "única" verdade a reter da suposta notícia de um jornal de referencia... é...
O PORQUÊ de ao submeter a declaração não surgir o erro de anexo SS obrigatório em falta...
 
Ou seja a "única" verdade a reter da suposta notícia de um jornal de referencia... é...
O PORQUÊ de ao submeter a declaração não surgir o erro de anexo SS obrigatório em falta...
É isso, o valor das coimas (coisa que eu ainda não me tinha dado ao trabalho de procurar), e as declarações do Domingues Azevedo e Tiago Guerreiro, que já há muito tempo que perderam a paciência para com o governo. [:D]

Isto é mau jornalismo. A 2 dias de acabar o prazo de entrega das declarações, em que a maior parte das pessoas já as entregou, é que vêm eles falar no Anexo SS, e ainda por cima com más indicações. Já na rádio só hoje é que ouvi falarem da situação no Anexo SS.

Nós por cá, já andamos há 15 dias a falar nisso.
 
E eu que já tinha enviado tudo e afinal falta ainda esse tal anexo SS... :sh)
Como faço agora? Indico "declaração de substituição" e envio de novo?
No quadro 4 do anexo SS pedem os valores ilíquidos ou líquidos?
 
Voltar
Superior