Tópico do IRS

Se forem salários díspares, não será mais vantajoso meter tudo o que seja taxado na declaração de quem tem a menor taxa de IRS?

Como assim? Transferir rendimentos entre titulares? :)

Em termos de despesas, deve ser vantajoso ter o máximo na declaração com maiores rendimentos. Mas por norma o médico não me passa fatura com o NIF da maria. [;)] Há é de facto a questão da "distribuição" dos dependentes, que não domino.

Última edição:
Preciso aqui uma ajuda:

Em 2021
Casal que vive em união de facto, mas nas finanças não constam como tal.
Cada um tem um filho menor que viveram em 2021 todos na mesma habitação.

Dos adultos um teve um rendimento de 25 mil euros, o outro esteve de baixa com um rendimento de 5000 euros.
Nas finanças cada um está num agregado diferente com um dependente (o filho) e não como vivendo em união de facto.
Questão:
1- Vale a pena juntar tudo num agregado único?
2- Na entrega do IRS qual será a forma mais vantajosa de entregar, tudo em conjunto ou cada um separado com o seu respetivo dependente?
Obrigado.

2- Na entrega do IRS qual será a forma mais vantajosa de entregar, tudo em conjunto ou cada um separado com o seu respetivo dependente?

2- Quem auferiu apenas 5000 euros e (deduzo) não efetuou retenção, não pagou IRS, logo não poderá reaver qualquer valor. Entregando em separado com o filho, irá desperdiçar as deduções por dependente e despesas. Numa entrega conjunta, conseguirão rentabilizar todas essas deduções. Confirmar simulando os dois cenários: https://www.apfn.com.pt/irs2021.php

1- A alteração do agregado familiar (data limite 15 de fevereiro), não é obrigatória para poderem entregar em conjunto, mas também não tem qualquer inconveniente.

Última edição:
Preciso aqui uma ajuda:

Em 2021
Casal que vive em união de facto, mas nas finanças não constam como tal.
Cada um tem um filho menor que viveram em 2021 todos na mesma habitação.

Dos adultos um teve um rendimento de 25 mil euros, o outro esteve de baixa com um rendimento de 5000 euros.
Nas finanças cada um está num agregado diferente com um dependente (o filho) e não como vivendo em união de facto.
Questão:
Obrigado.

Em conjunto sem dúvida.
Quando há grande disparidade ventre o rendimento dos dois vale sempre a pena porque o que ganha mais apanha uma taxa menor.

Viva.

Em 2021 subscrevi 2 PPRs, isto devera entrar de forma automatica no meu IRS?

As seguradoras não me deviam ter enviado uma declaração anual ou algo do genero?

Sim, deverão mandar. Ainda é cedo.
Pelo que me lembro não aparece automaticamente no IRS. Só deverás declarar os PPR no IRS se quiseres aproveitar o benefício fiscal à entrada.

Em 2021 subscrevi 2 PPRs, isto devera entrar de forma automatica no meu IRS?
As seguradoras não me deviam ter enviado uma declaração anual ou algo do genero?

A minha experiência (Generali, Lusitânia, Zurich) é que os valores vêm preenchidos automáticamente no anexo H. Caso não queiras declarar, para poder resgatar a qualquer momento (respeitando apenas as condições do próprio PPR), terás de apagar essas linhas.

As declarações das minhas seguradoras costumam chegar pelo correio entre fevereiro e abril. Se tiveres uma área de cliente online, poderás ter acesso a elas mais cedo.

Pelo que me lembro não aparece automaticamente no IRS. Só deverás declarar os PPR no IRS se quiseres aproveitar o benefício fiscal à entrada.

Tu podes preferir não declarar o PPR no IRS nem beneficiar do benefício fiscal. Se bem me lembro temos de ser nós a incluir na declaração.

Passou (por norma) a vir automáticamente preenchido no anexo H, desde há alguns anos.

Voltar
Superior