Boa noite a todos.
Até julho do ano passado, fui estudante universitário e os meus pais sustentaram-me.
Desde setembro até então, comecei a trabalhar e felizmente deixei de ter os meus pais a sustentarem-me.
Desde setembro até dezembro, obtive rendimentos e foi-me retido IRS na fonte.
No entanto, todo o dinheiro que ganhei foi inferior a 1 SMN*14. E de acordo com aquilo que me consegui informar, por-me ter sido retido IRS na fonte mas ter auferido menos do que o valor em questão, conto que o IRS que me foi retido na fonte me seja devolvido integralmente.
Agora, a questão é a seguinte:
Daqui a uns dias é suposto dar o tamanho do agregado familiar para o IRS e daquilo que estive a ver, eu ainda posso dizer que no ano passado fui considerado dependente dos meus pais.
A minha questão é saber por onde hei-de enveredar. Isto porque não sei se eu me considerar dependente dos meus pais se tenho direito a receber na mesma o IRS que me foi retido. Por outro lado, vejo que se me considerar independente, já não serão os meus pais a receber o dinheiro dos reembolsos em educação, despesas, etc.
Dito isto, não sei o que fazer.
Se me devolverem o IRS que me foi retido e se ainda assim os meus pais receberem no IRS a dedução das despesas, então porreiro.
Só não sei é se isso é possível.