Djalmao
New member
Este tipo de declarações de mais valias, quando envolve heranças, partilhas, com vários momentos aquisitivos, etc são complexas de preencher e será melhor ir junto das finanças tratar do caso.
Nos valores na aquisição e na realização, metem-se as respectivas quotas partes. Que depois tem de bater certo com a % colocada.
A minha dúvida era mesmo essa. Sendo assim a coisa é simples. Divide-se (neste caso) por três e pronto. [
No meu caso que vendi por 60.000€ será 20.000€ na realização, e na aquisição cujo valor é de 52.000€ (valor patrimonial tributário), coloca-se 17.333,33€.
No caso de vários momentos aquisitivos é que é mais complicado, mas no meu caso, quando faleceu o meu pai, passou tudo para a minha mãe, pois não fizemos partilhas. Neste caso creio que apenas conta o último falecimento, que foi quando fizemos a habilitação de herdeiros e respetivas partilhas.
Mas sim, concordo que estes casos são complicados para o contribuinte comum. Talvez o melhor seja mesmo dar um saltinho à Repartição de Finanças (ou consultar um contabilista).