Tópico do IRS

Para quem tem anexo B.

Porque raio é que o anexo não vem preenchido?

E logo no ponto 1 pede-me para meter o CAE da actividade (como normal) mas não tem sitio para isso. [8b]
(Já encontrei... apesar de dar erro na página 1 , o CAE é na página 3.)

Última edição:
Estou com algum receio de aceitar em AUTOMÁTICO pois não tem confirmação de NIB e eu fechei a conta que estava associada!

Já hoje alterei a conta no site das finanças mas quando faço a simulação no modo de ENTREGAR DECLARAÇÃO ainda me aparece o outro NIB por defeito!

Penso que vou esperar mais uns dias!!

Realmente agora percebo porque o pessoal "se queixa" de algumas coisas.

Devido a ter vendido umas ações com lucro vão-me descontar quase 600€ em relação ao que ia receber se não declarasse as mais valias... Não se pode ter um extrazinho...

A declaração de mais valias devido à venda de ações é obrigatória?
[:p]

Realmente agora percebo porque o pessoal "se queixa" de algumas coisas.

Devido a ter vendido umas ações com lucro vão-me descontar quase 600€ em relação ao que ia receber se não declarasse as mais valias... Não se pode ter um extrazinho...

A declaração de mais valias devido à venda de ações é obrigatória?
[:p]
Dependendo dos rendimentos, pode ser vantajoso optar pelo englobamento das mais-valias. Na prática é: Se a taxa de IRS que foi aplicada for igual ou superior a 28%, então não compensa.
Se for inferior, então compensa.
Faz simulações para ambas as situações.

O meu rendimento bruto foi mais de 25.000, logo é maior que 28%, tinha verificado isso e não opto pelo englobamento.

A pergunta sobre o declarar a venda das ações foi mais retórica que outra coisa. Vou lá colocar no anexo G os valores da venda, infelizmente.

Estou com algum receio de aceitar em AUTOMÁTICO pois não tem confirmação de NIB e eu fechei a conta que estava associada!

Já hoje alterei a conta no site das finanças mas quando faço a simulação no modo de ENTREGAR DECLARAÇÃO ainda me aparece o outro NIB por defeito!

Penso que vou esperar mais uns dias!!
Eu submeti em automático e pede confirmação do IBAN, podendo ser alterado.

Mas aí a culpa não é da AT mas sim da empresa (3a parte) que preencheu erradamente o modelo 10.
Tu conferes e corriges com os valores correctos e isso é que conta!
Havendo divergências, poderás depois ser chamado pela AT para conferência mas bastará mostrar tudo direitinho.

A AT tem os valores das retenções dos recibos verdes electrónicos. Mas alguém vai passar um recibo com retenção se não lha fizerem?

O que estou a dizer é que no valor pré-preenchido podiam usar este valor.

Mas não, certo? É que assim se alguém se enganar pagou IRS 2x.

A AT tem os valores das retenções dos recibos verdes electrónicos. Mas alguém vai passar um recibo com retenção se não lha fizerem?

O que estou a dizer é que no valor pré-preenchido podiam usar este valor.

Mas não, certo? É que assim se alguém se enganar pagou IRS 2x.

A AT pré-preenche com a informação que tem. É tua responsabilidade conferir. [;)]
No teu caso, a AT não recebeu o dinheiro da tua retenção. Muito provavelmente, a empresa não a pagou/entregou.
Agora, ao preencheres o IRS, vai haver encontro de contas e a empresa vai receber uma notificação e coima.

Voltar
Superior