Tópico do IRS

Fonix entreguei o IRS as 9h da manhã... Agora fui simular outra vez e da mais 150 €, vou submeter novamente, a minha dúvida é se escolho 1a vez ou declaração de substituição... Alguém?

A máquina fiscal é injusta mas não a esse ponto.

No fim vamos ser todos avaliados com o mesmo algoritmo, seja em que dia for que entreguemos.

Acho que não fiz a de substituição... Fiz como se fosse a primeira. Que salganhada [8b] mais valia estar quieto. Nos outros anos coincide sempre tudo ao cêntimo.

Confirmo que existe um erro no valor simulado no IRS automático. Ontem fiz e deu cerca de 800€ a menos do que as contas que tinha no Excel.

Fiz pelo método normal que apenas tinha um diferencial de 30€ para as minhas contas. Vou esperar mais uns dias a ver se o erro é corrigido.
Feito hoje ao final da tarde já com o valor do simulador correto.
Eu acho que já uma coisa que vocês têm que entender....

O que aparece no simulador é só indicativo e não interessa para nada além de dar uma estimativa, até porque nem todos os rendimentos são considerados pelo simulador e todos os anos há bugs nos primeiros dias. O apuramento do imposto e feito por outro programa que leva em linha de conta todos os dados e que faz os cruzamentos necessários para a validação.

Por isso, se a simulação está a subir, ou se o simulador está com erros nos primeiros dias, isso não interessa, o que interessa é confirmar se os valores declarados estão certos. O apuramento há-de ser o que a matemática fiscal ditar.
Isto é tudo verdade... Mas um gajo está a submeter e mesmo sabendo que está errado, sendo muito menos do que a verdade fica de pé atrás. Eu até costumo guardar um comprovativo não vá o diabo tecê-las porque a verdade é que depois de entregue aceitamos que as despesas são aquelas e não há volta a dar. Mesmo que haja um erro por trás depois de passar o prazo para corrigir chapéu.

Por isso uso um Excel com os meus dados para ter uma ideia do valor a receber e assim já sei se a simulação está certa ou não.

Por ler o que leio aqui é que prefiro a boa velha solução de entregar ao contabilista. Até porque eu tenho um mix de rendimentos entre entidade patronal fixa, recibos verdes a entidades nacionais (com e sem desconto de IRS), recibos verdes a entidades estrangeiras (sem IRS)...

Já foi entregue por aqui também tive de entregar sem ser automático vou ter um reembolso de 935€ tá bom ano passado foram 700 e tal[;)]

A retenção na fonte que aparece lá é o que uma 3a parte declarou e não o valor que está no portal -> consultar recibos verdes.

É uma vergonha pegada, pois podiam importar este dado pelos recibos verdes electrónicos, mas não.

Tenho a certeza que isto é de propósito para sacar dinheiro aos mais incautos.

Ia pagar 2500€ a mais por causa disto! E ainda andei ali uns tempos às voltas para ver onde estava o gato, pois achava uma enormidade o que a simulação me dava para pagar...

Mas aí a culpa não é da AT mas sim da empresa (3a parte) que preencheu erradamente o modelo 10.
Tu conferes e corriges com os valores correctos e isso é que conta!
Havendo divergências, poderás depois ser chamado pela AT para conferência mas bastará mostrar tudo direitinho.

Pessoal com filhos e, por conseguinte, com despesas de infantários /escolas: prestem muita atenção aos valores das despesas de educação e confirmem se todas as faturas que pagaram estão registadas como Educação e não como Outros. Digo isto porque no meu caso havia umas assim, que corrigi ainda antes do 31/março, mas tenho uma colega na mesma situação e que não fez a alteração. Só lhe resta fazer a entrega do irs manualmente, colocar os valores que ela acha corretos e guardar essas faturas para o caso de ser chamada.

Feito hoje ao final da tarde já com o valor do simulador correto. Isto é tudo verdade... Mas um gajo está a submeter e mesmo sabendo que está errado, sendo muito menos do que a verdade fica de pé atrás. Eu até costumo guardar um comprovativo não vá o diabo tecê-las porque a verdade é que depois de entregue aceitamos que as despesas são aquelas e não há volta a dar. Mesmo que haja um erro por trás depois de passar o prazo para corrigir chapéu.

Por isso uso um Excel com os meus dados para ter uma ideia do valor a receber e assim já sei se a simulação está certa ou não.

Podes sempre meter uma declaração de substituição. Este ano o prazo até é bem longo, pelo que tens imenso tempo para o fazer sem multas.

Quando era em papel nem sequer tinhas simulador nenhum e a vida continuava.

Podes sempre meter uma declaração de substituição. Este ano o prazo até é bem longo, pelo que tens imenso tempo para o fazer sem multas.

Quando era em papel nem sequer tinhas simulador nenhum e a vida continuava.

E a malta ia à caixa do correio todos os dias ver se tinha chegado o cheque, mas ainda não tinha muitos fóruns para se vir queixar que o guito não chegava.

Voltar
Superior