Tópico do IRS

São contas mal feitas, obviamente.

Eu próprio fiz a conta e dá menos 1€ que a declaração da empresa.
A tua solução tem alguma lógica, mas há um outro problema: Em Janeiro passou para regime de iva. Nessa altura declarou os rendimentos de 2007 (o valor está na declaração de alteração de actividade). Logo nessa altura disseram (nas finanças) que esse valor teria que ser igual ao do irs.

Isto parece-me óbvio, qualquer um vê que os valores têm que coincidir. Só não consigo entender a postura da empresa [8b] [8b] Em vez de refazerem as contas, preferem simplesmente dizer que a conta está feita [8b]

Mas qual é a diferença entre o valor para efeito de IRS e o valor para efeitos de IVA ? € 1,00 também ?!?

Estive hoje com o meu sogro e mostrei-lhe estas contas, mas olhando para o Anexo G surgem algumas dúvidas. Onde inscrever estes valores? Quadro 4, Realização e Aquisição, o que é isto? O ano e o mês referem-se às datas em que faleceram o pai (1994) e a mãe (2004) do meu sogro? E o valor da Realização e o valor da Aquisição refere-se a quê?

Vou fornecer mais alguns dados que acho relevantes:

Valor do imóvel para efeitos de IMI: 11.480,00 €

Valor de venda do imóvel em 2007: 82.000,00 €

Obrigado pela atenção.

Peço desculpa pela insistência Omega mas podes-me ajudar neste ponto? Obrigado. [;)]

Ok, então não tenho de declarar a compra no IRS de 2007?

Em 2006 declarei a venda de uma casa e havia um campo onde dava para colocar o futuro valor a investir...

Então coloco só as rendas certo e entrego o IRS até 15 de Abril...
Já podias ter falado na venda da casa em 2006, antes assim tens que fazer duas coisas em vez de uma:
1 esquece o que foi dito.
2 irs na segunda fase anexo g campos 501 502 507 508

Bom dia, se houver uma alma caridosa que possa responder:

No dia 10 de Março enviei o IRS 2007 foi recebido às 18:14 e depois reparei que não tinha escrito o NIB e lá mandei novamente como NIB 18:44.

Ainda não tenho para impressão o comprovativo de entrega, será normal que esteja atrasado por ter feito uma correcção? :confused:

Boas, aproveito o tópico para colocar umas questões:

Posso declarar despesas com explicadores?

Qual o máximo que posso declarar com educação? O máximo dedutível é 600 e qualquer coisa euros, isso é o máximo que eles me devolvem ou o máximo que eu posso declarar?

Obrigado.

Boa noite!

Uma dúvida que surgiu aqui por casa...

durante o ano de 2007, compraram-se algumas acções. É necessário efectuar o preenchimento de algum anexo especifico?

As acções não foram vendidas, por isso nao existe nenhuma mais/menos valia efectiva a declarar.

E o prazo de entrega da declaração, continua a ser o mesmo do trabalhadores dependentes, ou é diferente?

O meu obrigado desde já.

Dúvidas... Qual o prazo de entrega da modelo 3, para os trabalhadores dependentes, que tenham adquirido em 2007 acções?

Já me falaram na 2ª fase... Mas tenho as minhas dúvidas.

Só preciso declarar as acções na declaração respeitante ao ano da sua venda, certo?

E no caso da distribuição de dividendos, é preciso fazer declarar algo?

Obrigado

BM

Dúvidas... Qual o prazo de entrega da modelo 3, para os trabalhadores dependentes, que tenham adquirido em 2007 acções?

BM

Sim, quem declarar mais valias entrega na segunda fase.

Só preciso declarar as acções na declaração respeitante ao ano da sua venda, certo?
BM

Sim, e apenas se existirem mais valias (n esquecer de descontar as comissões)

BM

Não, o que o banco deposita já descontou os impostos e comissões.

Obrigado

BM
Ano da aquisição das acções - Só tens que guardar o papel da compra, irs na 1ª fase não pões nada acerca das acções em lado algum.
No pagamento de dividentos e similares 1ª fase, não pões nada em lado algum acerca das acções (o banco no pagamento reteve na fonte na qualidade de taxa liberatória com opção de englobamento, que quer dizer que só declaras se quiseres, não valerá a pena em 99% dos casos e terá certas implicações).
Na venda 2ª fase anexo g (se as tiveste menos de 1 ano), ou g1 (mais de 1 anos), onde declarás o valor de compra, o de venda e os serviços bancários relacionados apenas da venda

Ano da aquisição das acções - Só tens que guardar o papel da compra, irs na 1ª fase não pões nada acerca das acções em lado algum.
No pagamento de dividentos e similares 1ª fase, não pões nada em lado algum acerca das acções (o banco no pagamento reteve na fonte na qualidade de taxa liberatória com opção de englobamento, que quer dizer que só declaras se quiseres, não valerá a pena em 99% dos casos e terá certas implicações).
Na venda 2ª fase anexo g (se as tiveste menos de 1 ano), ou g1 (mais de 1 anos), onde declarás o valor de compra, o de venda e os serviços bancários relacionados apenas da venda

Se as vender em 2008, entrego a declaração na 2ª fase em 2009.. Mas entrego na 2ª fase se tiver apenas mais valias (como referiu o rubberchicken) ou também menos valias?

Muito obrigado

+ 1 pedido ajuda / esclarecimento

+ 1 pedido ajuda / esclarecimento

conforme já aqui perguntei e me fizeram o favor de esclarecer um pensionista (apenas com a pensão, mais nada) que recebeu 6190 € durante 2007 tem que meter IRS, isso ficou claro

agora não me está claro é se devia ou não ter entregue IRS no ano anterior (não o fez)

a situação é assim, chamemos-lhes contr A e contr B:

em 06/2006 B enviuvou

os rendimentos nesse ano, até ao falecimento de A eram cerca de 500 euros por mês para o contr A e 200 por mês para o contrib B

(daí que nunca metiam IRS pois num ano normal tinham 9000 e tal euros a dividir por dois, dava abaixo do tal valor minimo que obriga a entregar)

após o falecimento do contr A passou a ter cerca de 430 euros por mes

a pergunta: devia ou não ter entregue IRS no ano passado, referenta a 2006?

sem mais, obrigado desde já

MCunha

edit: nºs exactos das declarações:
rendimentos 2007, só cont B , 6196€
rendimentos 2006, tenho duas declarações da seg social: 1 a favor da contr B de 4800€, outra a favor de herdeiros de contr A no valor de 2575€ ou seja um total de 7375€, mas durante metade do ano eram os dois a receber

Última edição:
Esqueci-me do NIB

Esqueci-me do NIB

[8b] Como é!? Preencho a declaração de substituição e assinalo o Quadro 4 no prazo especial (nº2 art.60) ou no (nº2 art. 31º - A).

Estou a falar em declaracões electrónicas...[;)]

Esclarecimento prestado via PM pelo user AMATIMEA ao qual agradeço agora publicamente desde já.

Última edição:
Em 9 de Setembro de 2007
entreguei uma declaração para corrigir uma anterior mal preenchida (referente a 2006)
e
os caloteiros ainda não me pagaram os 1.000 euros a que tenho direito.

Já passaram mais de 6 meses...
Raios parta o fisco !!! [8b] [8b] [8b]

Boas pessoal tenho de fazer o irs da minha mãe pela net mas nao sei muito bem como se faz algum de voces me pode dar umas luzes?
Abraço obrigado

Bom dia, se houver uma alma caridosa que possa responder:

No dia 10 de Março enviei o IRS 2007 foi recebido às 18:14 e depois reparei que não tinha escrito o NIB e lá mandei novamente como NIB 18:44.

Ainda não tenho para impressão o comprovativo de entrega, será normal que esteja atrasado por ter feito uma correcção? :confused:

Ninguém sabe dizer nada sobre este problema.
Telefono para os gajos só dão musica e mails não respondem...

Eu entreguei o meu IRS via net no dia 12 e também ainda não tenho o comprovativo [8b]

O que aparece quando fazes a consulta ao irs ? No meu aparece recepcionada aguarda validação ... está assim uma semana ... tristeza. Também não consegui falar com eles ... :(

Estou a ver que é um problema geral ... nos anos anteriores mais ou menos dois dias depois estava sempre disponível o comprovativo ...

Cumprimentos [;)]

Esqueci-me de colocar uma questão.

Vou entregar o IRS na 2ª fase uma vez que vendi uma casa em 2007. Acontece que o valor de venda foi inferior ao valor de compra não havendo mais-valias. Há apenas o valor entre o que ainda devia ao banco e o valor que recebi da venda. Presumo que a venda tenha que ser declarada na mesma mas irá esta diferença ser considerada valor disponível para reinvestimento?

Última edição:
Esqueci-me de colocar uma questão.

Vou entregar o IRS na 2ª fase uma vez que vendi uma casa em 2007. Acontece que o valor de venda foi inferior ao valor de compra não havendo mais-valias. Há apenas o valor entre o que ainda devia ao banco e o valor que recebi da venda. Presumo que a venda tenha que ser declarada na mesma mas irá esta diferença ser considerada valor disponível para reinvestimento?

Estás a baralhar as coisas. Já olhaste para o anexo G ?

Tem lá um campo para o valor da venda, outro para a compra e outro para o empréstimo bancário.
Dá um vista de olhos nas instruções e depois volta a colocar a questão....[;)]

Para quem está com estes problemas:

Se não vos aparecer o comprovativo até 2ª feira passem numa repartição com o vosso NIF e BI para saber se a declaração está de facto entregue pois este ano as declarações ficam no sistema em menos de 24 horas após a entrega on-line .....

Se vos disserem que não está entregue vejam se há algum erro a corrigir nas declarações electrónicas.

Boas pessoal tenho de fazer o irs da minha mãe pela net mas nao sei muito bem como se faz algum de voces me pode dar umas luzes?
Abraço obrigado

Ok.... Conheces a página das declarações electrónicas ?
É por aí que se começa ....

Diz lá quais são as dúvidas .....

Voltar
Superior