Tópico do IRS

Peço desculpa pela insistência Omega mas podes-me ajudar neste ponto? Obrigado. [;)]

Realização: Valor de venda
Aquisição: Valor de compra
Ano e mês de compra (escritura de habilitação de herdeiros ?) ....Ano e mês de venda....

Esse valor do omóvel para efeitos de IMI é em que data ?

Para a próxima manda PM senão esqueço-me ....[;)]

Estás a baralhar as coisas. Já olhaste para o anexo G ?

Tem lá um campo para o valor da venda, outro para a compra e outro para o empréstimo bancário.
Dá um vista de olhos nas instruções e depois volta a colocar a questão....[;)]

Admito que não sou nenhum ás em linguagem burocrática [:D] mas em todo o lado falam que quem tem que preencher aquele anexo é quem obteve mais-valias (que entendo como sendo a diferença, para mais, entre o valor de compra e o valor de venda). Ora bolas, eu não as tive!!

Para quem está com estes problemas:

Se não vos aparecer o comprovativo até 2ª feira passem numa repartição com o vosso NIF e BI para saber se a declaração está de facto entregue pois este ano as declarações ficam no sistema em menos de 24 horas após a entrega on-line .....

Se vos disserem que não está entregue vejam se há algum erro a corrigir nas declarações electrónicas.

Mau maria ... estou a ver que deve ter acontecido algo. Acho estranho não ser considerado como entregue se foi atribuido um número e se na consulta do irs diz que está entregue a aguardar validação ...

Mas vou seguir esse conselho e na Segunda-Feira passo pelas Finanças para ver o que se passa

Mau maria ... estou a ver que deve ter acontecido algo. Acho estranho não ser considerado como entregue se foi atribuido um número e se na consulta do irs diz que está entregue a aguardar validação ...

Mas vou seguir esse conselho e na Segunda-Feira passo pelas Finanças para ver o que se passa

... o sistema interno da DGCI .... <> ..... declarações electrónicas....

Antes de ires à repartição vê lá se não tens nenhum erro para rectificar ou se não consegues já imprimir os comprovativos....

É possível deduzir o custo de um diploma nas despesas de educação? Eu tive de pagar 125EUR para pedir o diploma de mestrado e não sei se posso deduzir esse custo na minha declaração de IRS.

... o sistema interno da DGCI .... <> ..... declarações electrónicas....

Antes de ires à repartição vê lá se não tens nenhum erro para rectificar ou se não consegues já imprimir os comprovativos....

Na consulta ao IRS diz que está recepcionada a aguardar validação ... desde o dia 12, alguma coisa deve ter acontecido.

Vou aguardar até Segunda depois dou um salto às finanças, pode ser que tenham mais alguma informação ... obrigado pelo conselho [;)]

Então se diz isso está tudo bem. Só tens que aguardar.
Não é preciso passares em repartição nenhuma.

Vai vendo se consegues fazer o download do comprovativo. Sabes como ?

Então se diz isso está tudo bem. Só tens que aguardar.
Não é preciso passares em repartição nenhuma.

Vai vendo se consegues fazer o download do comprovativo. Sabes como ?

Sim sei, obrigado [;)]

Só estou a estranhar a demora porque em anos anteriores uns 2 dias depois já podia imprimir o comprovativo e este ano já vai mais de uma semana, isso é que achei estranho ...

Realização: Valor de venda
Aquisição: Valor de compra
Ano e mês de compra (escritura de habilitação de herdeiros ?) ....Ano e mês de venda....

Esse valor do omóvel para efeitos de IMI é em que data ?

Para a próxima manda PM senão esqueço-me ....[;)]

Obrigado pela resposta, já estava a ficar sem esperanças [;)] . Quanto a questionar-te por PM achei que podia ser um abuso, mas para a próxima faço isso. O valor do imóvel para efeitos de IMI é o de 2007 (11.480,00€). Ainda não tive oportunidade de perguntar ao meu sogro, qual o valor declarado aquando da habilitação de herdeiros. Vai ter que mencionar duas datas de aquisição, 1994 quando faleceu o pai e 2004 quando faleceu a mãe, certo? E quanto às despesas e encargos com escrituras, etc., é calculado com base na percentagem que herdou, é isso?

Obrigado pela resposta, já estava a ficar sem esperanças [;)] . Quanto a questionar-te por PM achei que podia ser um abuso, mas para a próxima faço isso. O valor do imóvel para efeitos de IMI é o de 2007 (11.480,00€). Ainda não tive oportunidade de perguntar ao meu sogro, qual o valor declarado aquando da habilitação de herdeiros. Vai ter que mencionar duas datas de aquisição, 1994 quando faleceu o pai e 2004 quando faleceu a mãe, certo? E quanto às despesas e encargos com escrituras, etc., é calculado com base na percentagem que herdou, é isso?

Certo a ambas as questões.

Quanto à PM o pessoal está à vontade. Pode é a caixa encher, mas se assim for avisem aqui ....[:D] [:D] [:D]

P.S. Se tiveres mais alguém com quem esclarecer este assunto fala com essa(s) pessoa(s) também, porque às vezes posso não interpretar claramente a situação e nalgum pormenor estar-te a induzir nalgum erro.
Se assim for nada como vires aqui ao tópico alertar para a situação...

Última edição:
Na consulta ao IRS diz que está recepcionada a aguardar validação ... desde o dia 12, alguma coisa deve ter acontecido.

Vou aguardar até Segunda depois dou um salto às finanças, pode ser que tenham mais alguma informação ... obrigado pelo conselho [;)]
Entra pela internet, vai entregar a declaração como se a preenchesses directamente na net, vê se ao lado de submeter existe um separador novo, chamado ou erros ou anomalias.
Se tiveres erros aqui vais de certeza a entrega de uma nova declaração.

[8b] Como é!? Preencho a declaração de substituição e assinalo o Quadro 4 no prazo especial (nº2 art.60) ou no (nº2 art. 31º - A).

Estou a falar em declaracões electrónicas...[;)]

Esclarecimento prestado via PM pelo user AMATIMEA ao qual agradeço agora publicamente desde já.
Nestas situações não se faz substituições, dentro das declarações electronicas faz-se contribuite->entregar->iban, e coloca-se um iban de uma conta que o sujeito seja obrigatóriamente titular (no caso de casais, ambos com conta o fisco entregará o reembolso ao titular A), depois de se por isto passar-se-á a receber tudo do fisco por transferencia bancária.
Essas cruzes que falas só se marcam uma delas nas substituições do mês de janeiro pela venda de imoveis que posteriormente foram avaliados pelo fisco por valor superior ao da venda (nesse caso a mais valia é o valor da avaliação menos valor da compra...) ou caso recebas tarde de mais um documento necessário.

Bom dia, se houver uma alma caridosa que possa responder:

No dia 10 de Março enviei o IRS 2007 foi recebido às 18:14 e depois reparei que não tinha escrito o NIB e lá mandei novamente como NIB 18:44.

Ainda não tenho para impressão o comprovativo de entrega, será normal que esteja atrasado por ter feito uma correcção? :confused:
O nib era de uma conta em nome dos titulares da declaração? tem de ser.

conforme já aqui perguntei e me fizeram o favor de esclarecer um pensionista (apenas com a pensão, mais nada) que recebeu 6190 € durante 2007 tem que meter IRS, isso ficou claro

agora não me está claro é se devia ou não ter entregue IRS no ano anterior (não o fez)

a situação é assim, chamemos-lhes contr A e contr B:

em 06/2006 B enviuvou

os rendimentos nesse ano, até ao falecimento de A eram cerca de 500 euros por mês para o contr A e 200 por mês para o contrib B

(daí que nunca metiam IRS pois num ano normal tinham 9000 e tal euros a dividir por dois, dava abaixo do tal valor minimo que obriga a entregar)

após o falecimento do contr A passou a ter cerca de 430 euros por mes

a pergunta: devia ou não ter entregue IRS no ano passado, referenta a 2006?

sem mais, obrigado desde já

MCunha

edit: nºs exactos das declarações:
rendimentos 2007, só cont B , 6196€
rendimentos 2006, tenho duas declarações da seg social: 1 a favor da contr B de 4800€, outra a favor de herdeiros de contr A no valor de 2575€ ou seja um total de 7375€, mas durante metade do ano eram os dois a receber
Deverás fazer a declaração para 2006 deverás somar as reformas ás do conjuje sobrevivo (que assim ultrapassará o limite de dispensa da declaração), e depois preenche-se o quadro 6 com os valores do conjuge que já não está entre nós para as correcções devidas.

As despesas são as declaradas no quadro 4 do anexo g ultima coluna, e são as despesas absulutamente essenciais à venda (o que segundo a mim inclui o desquite da hipoteca e o valor da escritura, mas exclui as mediadoras, os desquites dos contractos de arrendamento...!!!) e as efectuadas com a valorização do bem.

Voltar
Superior