Tópico do EBAY

Artigo na ordem dos 70 e tal euros, por quanto ficaria???

A partir de que valor são aplicados direitos aduaneiros e o IVA

A partir de € 150 ou € 45, consoante a remessa seja de uma empresa para um particular ou de particular para particular, respectivamente. Se o valor global da remessa for igual ou inferior àqueles montantes a mesma poderá beneficiar do regime de franquias aduaneiras estabelecido pelo Regulamento (CEE) n.º 1186/2009, do Conselho, de 16 de Novembro de 2011.

Para aplicação da isenção do IVA, as mercadorias objecto de remessas não podem exceder o valor global de € 22 (n.º 1 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).

Site da DGAIEC - Descrição Encomendas Postais e Contrafacção

TÍTULO III - Remessas de valor insignificante

Artigo 22º -
DECRETO-LEI N.º 31/89 DE 25 DE JANEIRO

1 - Sem prejuízo do disposto no artigo seguinte, estão isentas as importações de mercadorias que sejam objecto de remessas cujo valor global não exceda (euro) 22.

2 - Quando o valor das mercadorias contidas numa remessa exceder o montante mencionado no número anterior, o IVA não é aplicável quando o valor a cobrar seja igual ou inferior a (euro) 10.

CIVA - REGIMES ESPECIAIS - DECRETO-LEI N.º 31/89 DE 25 DE JANEIRO - ARTIGO 22.º

Eu do que percebi disto existem duas classes de taxas quando os artigos são importados do exterior. As taxas alfandegárias e o IVA.

As taxas alfandegárias como muito bem explicado na página dos Serviços Aduaneiros, de valores para baixo de 150 euros de empresa para particular ou 45 euros de particular para particular não há a cobrança das mesmas.

No entanto, existe ainda a taxação do IVA e o que o artigo 22º. diz que para valores abaixo dos 22 euros o IVA não é taxado, mas acrescenta que se o valor de IVA a ser cobrado for inferior ou igual a 10 euros, o IVA é igualmente não cobrado. Sendo então possível que valores até aproximadamente 43 euros não sejam taxados ( a partir de 43.4782608695652 euros o valor referente ao IVA é 10 euros e se formos sensíveis aos arredondamentos só a partir dos 43.50 euros que corresponde a 10.01 (10.005) euros de IVA o IVA é cobrável).

Corrijam-me se estiver errado.

http://forum.autohoje.com/off-topic/689-topico-do-ebay-168.html#post1067356182

Na melhor das hipóteses.

70*1.23=86.1 euros

Nota: O valor a que é sujeito impostos creio ser o valor total da encomenda com portes incluídos.

Está-me a acontecer uma coisa que nunca me tinha acontecido no eBay...

Tenho alguma urgência em comprar uma coisa, mas o vendedor é do Reino Unido e apesar de ele dizer que despacha para toda a UE não tem os custos de envio no site, pede para se perguntar. No entanto, quando tento perguntar o eBay dá-me este erro:

E simplesmente não me deixa colocar a questão ao vendedor. Já está assim há 5 dias [8b][8b]

Isso acontece quando o vendedor bloqueia o pais ou zona em que o comprador se insere. Aparece essa resposta automática da treta. Penso que seja isto, tambem ja me aconteceu. Azar...

Está-me a acontecer uma coisa que nunca me tinha acontecido no eBay...

Tenho alguma urgência em comprar uma coisa, mas o vendedor é do Reino Unido e apesar de ele dizer que despacha para toda a UE não tem os custos de envio no site, pede para se perguntar. No entanto, quando tento perguntar o eBay dá-me este erro:

E simplesmente não me deixa colocar a questão ao vendedor. Já está assim há 5 dias [8b][8b]

Não há um nr. de telefone?

A zona de Schengen é diferente de Espaço Económico Europeu.

O primeiro só contempla a livre circulação de pessoas, enquanto o segundo refere-se a pessoas, mercadorias, capitais e serviços.

E o Reino Unido faz parte do EEE, por isso não há que preocupar com alfândegas.

Espaço Económico Europeu

Boa explicação![;)]
Bem me parecia que estávamos a fazer alguma confusão e que havia algo que não batia certo!!

Supranational_European_Bodies.png

Última edição:
Boas pessoal,

têm mandado vir coisas fora da UE?
Tenho uma encomenda retida desde dia 24 de Maio, estou farto de ligar para os CTT e dizem sempre que está em processo de ser atribuído um nº local, isto já dura há semanas... hoje voltei a ligar para lá e foi-me dada a justificação que a alfândega agora retém tudo, dái a imensa demora (desculpa que ainda refutei e a qual eu não acredito, pois a funcionária dos CTT disse-me que é assim desde há 1 ano para cá, o que não é verdade, logo levanta suspeitas acerca deste argumento...).
Algum de vocês está a passar pelo mesmo?

Boas pessoal,

Tenho uma encomenda retida desde dia 24 de Maio, estou farto de ligar para os CTT e dizem sempre que está em processo de ser atribuído um nº local, isto já dura há semanas... hoje voltei a ligar para lá e foi-me dada a justificação que a alfândega agora retém tudo, dái a imensa demora (desculpa que ainda refutei e a qual eu não acredito, pois a funcionária dos CTT disse-me que é assim desde há 1 ano para cá, o que não é verdade, logo levanta suspeitas acerca deste argumento...).

Ainda na semana passada chegou-me uma coisa da china no tempo normal (+/- 3 semanas)

Boas pessoal,

Não tens tracking number? Se parou na alfândega conta com mais umas semanas... não recebeste nenhuma carta?

Ainda na semana passada chegou-me uma coisa da china no tempo normal (+/- 3 semanas)
Estranho, não entendo então a longa demora...

Não tens tracking number? Se parou na alfândega conta com mais umas semanas... não recebeste nenhuma carta?

Tenho tracking number. Não recebi nenhuma carta porque para receber a carta tem que ser atribuido um nº local ao item, o que ainda não foi feito. Não entendo é o porquê desta tão grande demora. Há anos que compro coisas fora da UE e nunca demorou este tempo todo.

A encomenda que vendi chegou aos destino no dia 21 de Junho. Ainda não tenho feedback. É normal? Eu já dei positivo.

Acho estranho, já que se houvesse algum problema já tinha havido algum contacto da parte do comprador, certo?

A encomenda que vendi chegou aos destino no dia 21 de Junho. Ainda não tenho feedback. É normal? Eu já dei positivo.

Acho estranho, já que se houvesse algum problema já tinha havido algum contacto da parte do comprador, certo?

Normal. O comprador pode querer primeiro experimentar e ter a certeza que está tudo bem antes de atribuir feedback.
Tem 60 dias para atribuir feedback. E o próprio eBay lembra-o automaticamente via email para atribuir feedback.

De qualquer forma, quando eu sou o vendedor, só atribuo feedback após receber o mesmo do comprador. [;)]

Hoje aconteceu-me uma situação esquisita: Encomendei a 20 de Maio, um produto que vinha da China. Bom feedback do vendedor, compra correu sem problemas, e informação de item enviado (correio normal). Passado 1 mês, e sem sinal do produto, entro em contacto com o vendedor a informar que o item ainda não chegou, e que estou disposto a esperar até 01 de Julho, caso contrário, abro uma disputa, para evitar ultrapassar o prazo de 45 dias permitidos para abrir disputa.
Fui verificar o feedback do vendedor, e reparo que nas últimas 3 semanas, começaram a aparecer muitos relatos negativos e neutros, com a informação que os itens não tinham chegado aos destinatários.
Resposta do vendedor: o item ainda está retido na alfândega, embora não explicite se está na China ou em qualquer outro ponto. Assim do nada, ofereceu-me o reembolso completo. E que se o item chegar, para eu pagar o item após a chegada.
Respondi que estava disposto a esperar até 01 de Julho, mas se quiser fazer o reembolso, eu aceito.
Nem respondeu e fez logo o reembolso.

Neste caso, o vendedor foi honesto, e devolveu-me o dinheiro. Mas achei estranho a rapidez que ele avançou para o reembolso. É como se já soubesse que o produto não vai chegar a Portugal...

Normal. O comprador pode querer primeiro experimentar e ter a certeza que está tudo bem antes de atribuir feedback.
Tem 60 dias para atribuir feedback. E o próprio eBay lembra-o automaticamente via email para atribuir feedback.

De qualquer forma, quando eu sou o vendedor, só atribuo feedback após receber o mesmo do comprador. [;)]

Falei com a compradora. Disse que ainda não recebeu o item.

Estranho tenho o track number e no site dos CTT, o item chegou a Langley...dia 21!!!!!

Hoje aconteceu-me uma situação esquisita: Encomendei a 20 de Maio, um produto que vinha da China. Bom feedback do vendedor, compra correu sem problemas, e informação de item enviado (correio normal). Passado 1 mês, e sem sinal do produto, entro em contacto com o vendedor a informar que o item ainda não chegou, e que estou disposto a esperar até 01 de Julho, caso contrário, abro uma disputa, para evitar ultrapassar o prazo de 45 dias permitidos para abrir disputa.
Fui verificar o feedback do vendedor, e reparo que nas últimas 3 semanas, começaram a aparecer muitos relatos negativos e neutros, com a informação que os itens não tinham chegado aos destinatários.
Resposta do vendedor: o item ainda está retido na alfândega, embora não explicite se está na China ou em qualquer outro ponto. Assim do nada, ofereceu-me o reembolso completo. E que se o item chegar, para eu pagar o item após a chegada.
Respondi que estava disposto a esperar até 01 de Julho, mas se quiser fazer o reembolso, eu aceito.
Nem respondeu e fez logo o reembolso.

Neste caso, o vendedor foi honesto, e devolveu-me o dinheiro. Mas achei estranho a rapidez que ele avançou para o reembolso. É como se já soubesse que o produto não vai chegar a Portugal...

Daqui a 3 meses recebes a encomenda...

Aconteceu-me o mesmo no inicio do ano. Também solicitei o reembolso por causa dos 45 dias. Passados 3 meses recebi uma encomenda que não estava espera, já nem me lembrava que tinha comprado aquele produto, tive que ir ver o meu historico de compras. Depois voltei a contactar o vendedor para lhe pagar de novo.

De volta e meia as alfandegas na china fica completamente caoticas e os produtos demoram muito tempo para passar.

Por mais uns trocos, prefiro comprar as coisas pela Europa, especialmente no UK. Numa semana está nas minhas mãos.

o que mais odeio são tracking numbers que não funcionam da china....ou então, têm a data de saída apenas e só depois aparecem quando já estão aqui em distribuição...é 8 ou 80

Hoje, foi mais um "filme" com a GLS!
Encomendei um ecrã para portátil do RU, que foi enviado dia 17 e chegou cá hoje (26).
Até aqui "tudo normal" (demorou 8 dias úteis), tendo em conta que o normal da GLS são ~2 semanas e, que as encomendas vão "passear" até à Alemanha!

O pior foi quando vi a embalagem (foi o meu irmão que a recebeu); toda amassada/deformada!
Tirei logo fotos e liguei imediatamente para a GLS (aqui fica um numero que eles atendem: 219667100 (ao contrário do 707 200 607))!!
Tive que lhes dizer (mais uma vez) "umas verdades" (desde lhes chamar "os mais incompetentes com quem já me cruzei", até desejar que a empresa fechasse e que a distribuição voltasse aos CTT)!!

Já enviei uma reclamação por email quer para a GLS, quer para a Royal Mail!
Milagrosamente, o ecrã está bom; senão, seria outra "guerra"!!
Vejam as fotos:
yx12.jpg

gjm1.jpg

Só com muitas reclamações é que haverá esperança de ver esta empresa a trabalhar bem!
Hoje encontrei mais um fórum (de ingleses que vivem em Portugal) com as mesmas queixas: GLS Royal Mail (UK) deliveries

Se soubesses como são tratadas as encomendas quando vêem de avião...não culpavas a GLS ou a Royal Mail.[:D]

É muito pouco provável que tenha sido alguém dessas empresas a deixar a caixa assim.

É melhor culpares o Handling dos Aeroportos...i know what i'm saying.[:p]

Se soubesses como são tratadas as encomendas quando vêem de avião...não culpavas a GLS ou a Royal Mail.[:D]

É muito pouco provável que tenha sido alguém dessas empresas a deixar a caixa assim.

É melhor culpares o Handling dos Aeroportos...i know what i'm saying.[:p]

Percebo onde queres chegar, mas acho que neste no meu caso, não houve transporte aéreo...

Comprei um artigo no Ebay alemão.

Paguei por Paypal, o artigo chegou (embora tenha demorado uma eternidade) e dei feedback positivo. Agora o surpreendente é isto: recebi ontem uma mensagem do Ebay a comunicar que o vendedor pediu que eu anuísse à anulação da transacção!

Alguém tem uma explicação para isto?

Entretanto mandei uma mensagem ao vendedor a perguntar porque pretende anular a transacção e a comunicar-lhe que não quero devolver o artigo. Mas até agora nikles...

Nunca tal...

Voltar
Superior