Tópico do EBAY

(já cá disse isto umas quantas vezes mas cá vai outra vez)
eu paguei quase 10 euros de taxas por uma placa wireless de portátil que custou 12 euros. e demorou quase um mês para sair da alfândega.

eu paguei quase 10 euros de taxas por uma placa wireless de portátil que custou 12 euros. e demorou quase um mês para sair da alfândega.

Bem, dsconheço o critério mas eu não paguei taxas por um telemóvel de 42 vindo de Hong-Kong...ficou foi lá 1 mesito retido!

como já disse numa mensagem atrás , o valor mínimo para começar a pagar taxas, é de 46 € , até esse valor , não pagas qualquer taxa alfandegária ou imposto!

Basta consultarem o site da Direcção Geral das Alfandegas...

E o referido site reza assim:

A partir de que valor são aplicados direitos aduaneiros e o IVA

A partir de € 150 ou € 45, consoante a remessa seja de uma empresa para um particular ou de particular para particular, respectivamente. Se o valor global da remessa for igual ou inferior àqueles montantes a mesma poderá beneficiar do regime de franquias aduaneiras estabelecido pelo Regulamento (CEE) n.º 918/83, do Conselho, de 28 de Março. Deverá consultar os artigos 27.º e 28.º e 29.º a 31.º.

Para aplicação da isenção do IVA, as mercadorias objecto de remessas não podem exceder o valor global de € 22 (n.º 1 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).

Por outro lado, não beneficiam da isenção do IVA as mercadorias objecto de venda por correspondência (p.e. Internet) (n.º 2 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).
Ou seja, todas as mercadorias estão sujeitas a IVA. Se o valor global da encomenda (preço + portes + seguro de transporte) exceder os 45 euros, além do IVA estão sujeitas às respectivas Taxas Aduaneiras, que variam conforme o bem em causa (Podem ver aqui uma compilação dos bens mais comuns encomendados pela Internet: http://pauta.dgaiec.min-financas.pt...-4624-8EE4-05E17C03648B/0/IMPORT_07_03_23.pdf Para outros objectos terão que consultar a pauta aduaneira completa).

Refira-se ainda que o IVA recai sobre o custo TOTAL do bem. Ou seja, preço propriamente dito, portes, seguro de transporte, taxas e emolumentos alfandegarios e sobre os direitos aduaneiros.

A somar a isto tudo, os CTT's também cobram uma taxa por apresentação à alfandega e se as mercadorias ficarem depositadas à espera de desalfandegamento, podem cobrar pelo tempo que lá estão.

Aquilo que acontece é que muitas encomendas são enviadas como sendo prendas, ou como sendo bens sem valor comercial, e similares e não se fazem acompanhar pela respectiva documentação. E podem passar na pré-triagem alfandegaria. No entanto isso é uma questão de sorte, se não passar já sabem quanto têm que pagar.

Caso a vossa encomenda fique na alfandega, não vale a pena dizer que é uma prenda. As prendas também estão sujeitas a direitos aduaneiros sobre o valor comercial do bem em causa. E não providenciar imediatamente a documentação pedida só atrasa o processo.

Boa tarde a todos!

Depois de ler estes últimos posts fiquei com dúvidas..

Sou novo no ebay e quase nada percebo daquilo. Apenas efectuei 3 compras até agora.

Fiz no Sábado a terceira compra, uns óculos no ebay da uk por 9.99Usd mas lá dizia que o item é de Hong Kong. Já efectuei hoje o pagamento.
Vou ter de pagar algo mais na alfândega?

Já agora uma ajuda dos entendidos. Dia 21 de Novembro comprei e paguei um artigo no ebay da uk mas o vendedor é do Uzbequistão, recebi o aviso de que o artigo foi enviado dia 23 Novembro pela UPS mas até hoje ainda não recebi. É mesmo assim demora todo este tempo ou já deveria ter chegado?
Pergunto isto porque o primeiro item que comprei na Gb em 3 dias já cá estava..

Muito obrigado!

Há alguma greve nos "correios" do UK?

Comprei um item no dia 18 e até agora nada. O user ficou de me enviar o tracking number e disse que havia greve e atrasos nas encomendas, mas começo a achar estranho :(
Tem quase 2000 negócios e 100% de feedback, acho que não me ía enganar. No entanto, já começo a achar estranho.

Comprei um item no dia 18 e até agora nada. O user ficou de me enviar o tracking number e disse que havia greve e atrasos nas encomendas, mas começo a achar estranho :(
Tem quase 2000 negócios e 100% de feedback, acho que não me ía enganar. No entanto, já começo a achar estranho.

Comprei artigos de diferentes vendedores do Uk, a 20 e a 21 de Novembro e já os recebi. Aguarda mais uns dias.

Abre uma disputa por "item not received". Assim pelo menos o gajo fica sobre pressão para resolver a coisa.

Comprei em Hong Kong uma mira Red Dot para uma das minhas armas de airsoft.

Custou 32€ e passou na alfândega sem problemas.

Foi metida no correio dia 17 e chegou dia 24.

Fogo, mas isso é um roubo e não me parece uma situação normal. Cheira-me que não confiaram no valor declarado, até porque normalmente o total de taxas ronda os 25%/30% do valor da encomenda + portes.

Fogo, mas isso é um roubo e não me parece uma situação normal. Cheira-me que não confiaram no valor declarado, até porque normalmente o total de taxas ronda os 25%/30% do valor da encomenda + portes.

Também já me aconteceu pagar um valor "absurdo" em relação ao valor original. Algumas taxas são (ou eram fixas) e outras à percentagem.

Boa tarde a todos!

Depois de ler estes últimos posts fiquei com dúvidas..

Sou novo no ebay e quase nada percebo daquilo. Apenas efectuei 3 compras até agora.

Fiz no Sábado a terceira compra, uns óculos no ebay da uk por 9.99Usd mas lá dizia que o item é de Hong Kong. Já efectuei hoje o pagamento.
Vou ter de pagar algo mais na alfândega?

Já agora uma ajuda dos entendidos. Dia 21 de Novembro comprei e paguei um artigo no ebay da uk mas o vendedor é do Uzbequistão, recebi o aviso de que o artigo foi enviado dia 23 Novembro pela UPS mas até hoje ainda não recebi. É mesmo assim demora todo este tempo ou já deveria ter chegado?
Pergunto isto porque o primeiro item que comprei na Gb em 3 dias já cá estava..

Muito obrigado!

Tal como está no post anterior ao teu, aplicam-se taxas em artigos provenientes de fora da UE, cujo valor seja superior a 45€; antes era a partir de 26€!
Aliás, esta informação já está toda em posts anteriores.... mas, parece que ler dá muito trabalho....:sh)

Se o valor dos óculos não ultrapassa os 45€....

Nunca comprei nada no Uzbequistão, mas não me parece nada estranho que ainda demore mais alguns dias a chegar; acho perfeitamente natural... Comparar o Uzbequistão com o Reino Unido é que....

Tem havido, varias greves dos serviços postais do Reino Unido; até no ebay chegaram a chamar à atenção para esse facto!![;)]

Manda uma mensagem ao vendedor....

Tudo que é comprado via internet está sujeito a alfandega, independentemente do valor.

Site da DGAIEC - Descrição Encomendas Postais e Contrafacção

A partir de que valor são aplicados direitos aduaneiros e o IVA

A partir de € 150 ou € 45, consoante a remessa seja de uma empresa para um particular ou de particular para particular, respectivamente. Se o valor global da remessa for igual ou inferior àqueles montantes a mesma poderá beneficiar do regime de franquias aduaneiras estabelecido pelo Regulamento (CEE) n.º 918/83, do Conselho, de 28 de Março. Deverá consultar os artigos 27.º e 28.º e 29.º a 31.º.

Para aplicação da isenção do IVA, as mercadorias objecto de remessas não podem exceder o valor global de € 22 (n.º 1 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).

Por outro lado, não beneficiam da isenção do IVA as mercadorias objecto de venda por correspondência (p.e. Internet) (n.º 2 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).

Voltar
Superior