Tópico do BTT

O Local parece-me bem, mas a hora continuo a dizer que 9:30 é tarde. Eu pelo menos quero estar em casa antes das 13, e marcando para as 9:30 dificilmente estamos no Jamor antes das 11:00 e não dá para andar lá às voltas que o tempo é curto. Percebo que o RTC venha de longe, mas para fazer só Kms de alcatrão prefiro não ir.

Vejam lá isso.

Não me levem a mal...

Mas ir da Expo para o Jamor é mau!

É só alcatrão, obriga-nos a frequentar vias principais (Infante Santo) e atravessar as obras que nunca mais acabam na zona da Praça do Comércio.

Do Cais Sodré à Cruz Quebrada faz-se bastante bem, sempre à beira rio, por locais planos e com pisos que variam do alcatrão à calçada, passando também pelo betão. E nem todo se encontra em bom estado, o que sempre dá uma alegria à malta.

Por outro lado, parece-me um pouco optismista a ideia de 1h da Expo ao Jamor, eu confesso que não serei proventura capaz de o fazer na condição física em que me encontro. Para primeiro passeio acho que deveriamos aproveitar para nos conhecer um pouco mais e estimular uns aos outros, de modo a que num próximo passeio possamos viver mais intensamente o BTT.

Quanto ao outro passeio sugerido não me posso pronunciar pois não o conheço...

Mas qualquer um é bem vindo!

Exactamente o que eu defendo.

1 hora ou 1:15 é bastante optimista e só se consegue mantendo um ritmo elevado, o que não pode ser compativel com toda a gente. (eu inclusivé)

Já que o tempo de ligação Expo-Jamor é elevado porque não fazemos o outro percurso? Expo-Stª Eulália? é quase sempre em terra batida até vialonga.

Decidam-se e depois digam qualquer coisa.

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Por outro lado, parece-me um pouco optismista a ideia de 1h da Expo ao Jamor, eu confesso que não serei proventura capaz de o fazer na condição física em que me encontro. Para primeiro passeio acho que deveriamos aproveitar para nos conhecer um pouco mais e estimular uns aos outros, de modo a que num próximo passeio possamos viver mais intensamente o BTT.

Uh???[:0]
[}:)][:p]

Olhem, por mim ficam já a saber que qualquer passeio serve.Se quiserem fazer o outro por mim está tudo bem. Eu só preciso de saber hora e local.:)
Vamos ver o que é que o pessoal diz à proposta do DêCêIi (excepto a parte do estimular...:D)

Vocês deturpam tudo pá... :D :D :D

Mas o engraçado é que vocês pensaram logo nisso... Deve ser a flata de estímulo...

DêCêIi, olha que a ligação Expo-Jamor não se apanham vias principais. Podes apanhar se quiseres, mas eu faço isso todos os dias, e nunca apanho essas vias. Na práctica da Expo a StªApolónia, vai-se pela rua do Porto de Lisboa (que ao fim de semana quase não tem transito). Stª Apolónia até ao Cais do sodré, o caminho é na maioria passeios. Do Cais do sodré até ás docas, apanha-se a estrada que vai entre o rio e a linha de Cascais, até à Rocha Conde de Óbidos, onde se apanham parques de estacionamento até às docas. Das docas até Algés é sempre zona ribeirinha de passeios, estradas com pouco transito. A partir de Algés damos uso finalmente aos pneus de terra [8D]

Esse tempo de ligação de 1h da expo ao jamor foi eu que disse, e possivelmente errei, porque me baseei nos dias em que vou nas calmas (média 20km/h). Mas o que para mim é nas calmas para outros pode ser em esforço.

Aí errei [8)]

Tendo em conta que não sei o nivel fisico de cada um, este passeio da Expo-Jamor-Expo, pode representar uma maratona para alguns, e levam uma "tareia" tal que nunca mais andam de bicicleta, e não é isso que queremos.

Temos que pensar bem nisso para definir o local do passeio. O da expo-Stª Eulália-Expo, acaba por ser mais acessivel fisicamente (excepto a subida à serra) visto serem menos km no total.

Também me parece que o percurso EXPO - Sta Eulália mais acessivel em termos de kms, e é quase tudo terra. Apenas a subida pode ser um pouco dura, mas quem nao conseguir pode ficar por ali na mata do paraíso a dar umas voltitas.

Definam lá bem o passeio. é que se for o de Sta Eulália acho que não há necessidade de irmos tão cedo. Podemos sair da expo por volta das 9:30

Bom , parece que está tudo encamninhado: Expo-Santa Eulália.
Gosto muito do Jamor mas tamb´me gosto de conhecer trilhos novos.
Agora combinem a hora. Ficam a saber que não vou sair de Leiria no domingo mas sim do Cadaval, um pouco mais perto. Mas com as biclas no tejadilho não vou a "abrir", como devem imaginar![8D]

Em relação às PM's que enviei, 3 responderam negativamente e outros nem responderam (talvez não tenham andado aqui pelo forum). Só o DêCêIi disse "presente"[^]

E é tudo...para agora!:)

Então é assim:

16 Jul 2006

Expo - Stª Eulália - Expo

Concentração entre as 9h e as 9h30m

O local da concentração poderá ser um dos seguintes:

Pavilhão de Portugal ou perto da Ponte Vasco da Gama. Perto da ponte tem a vantagem de ter parques grátis, para quem vem de carro.

Equipamento "obrigatório":

- Bicicleta BTT [:p] (podem levar pneus de estrada, mas eu não arriscava)
- Capacete, para evitar chatiçes
- Remendos ou camaras de ar suplentes
- Água, não me lembro de nenhum abasteçimento, mas podemos sempre parar num café pelo caminho caso seja necessário
- Comida, nem que sejam umas barritas de cereais, não à nada pior que nos dar a fraqueza quando estamos longe de casa.

Vou "passear" pelo Google Earth para relembrar o caminho da subida à serra, que já não faço à mais de 2 anos, mas acho que não tem nada que enganar

Há abastecimento de água perto da foz do trancão e em alpriate.

Também acho arriscado os pneus de estrada, há algum alcatrão, mas o percurso tem muita terra. Não digo que não dê para os pneus de estrada, mas acho melhor não arriscarem.

Quanto ao local de concentração é onde quiserem, como vou de bike para mim é igual.

A coisa está a compor-se.
O encontro fica combinado para as 9h00 do dia 16 em local da EXPO ainda a determinar.
Eu lá chegarei via carril:
O transporte de bicicletas é permitido nos comboios Urbanos de Lisboa e nos comboios Regionais.
No caso dos Urbanos, as bicicletas podem ser transportadas nos comboios das Linhas de Sintra, Cascais, Azambuja e Sado. Aos Sábados Domingos e Feriados o transporte de bicicletas é gratuito. Nos dias úteis o preço do transporte de bicicletas é de 1.50€ para um trajecto de ida e de 2.50€ para um trajecto de ida e volta.

Cá está o reconheçimento "aéreo" feito com o Google Earth

Inicio da subida em Vialonga depois de deixarmos o caminho de Fátima (ler de cima para baixo)
s39dt.jpg

Continuação da subida (ler de cima para baixo)
s23xg.jpg

parte final da subida (ler de cima para baixo)
s11gq.jpg

Segundo o Google Earth, Vialonga fica situada a 160pés e a serra de Stª Eulália fica a 1100 pés. alguem que faça a conversão para metros (eu calço o 42 :D)

Já a descida, sempre a fiz pelo local por onde se sobe, mas estive a ver no Google Earth e existem uns caminhos alternativos muito interessantes, mas que não sei até que ponto são cicláveis

Aqui vai a parte inicial da descida
s41pg.jpg

e a parte final
s57va.jpg

Era preciso ligar os dois pontos.

Outra alternativa era tentar apanhar o caminho de Fátima noutro local
s63cs.jpg

Peço ajuda aos "nativos" da região, para saber se isto é realizável :)

Vamos então à lista de convocados:

*Titulares*
RTC + namorada;
pc;
Iuri;
Edias + 1 (irmão);
rodrigoe;
Nekrofiltik;
DêCêIi;

*No banco para entrar*:

Sapina (Luis pá, diz qualquer coisa[8D])
pmgoliv:)

Ainda há vagas para a lista de convocados!

Boas pessoal.

Eu também sou capaz de ir, mas confirmação só mesmo mais próximo da data.

Definam depois o local em concreto.
Vou de carro desde a margem sul do Tejo.

Cumps,

Atenção que o meu irmão não vai poder ir.

Quanto à descida. Eu a semana passada desci por onde vamos subir, a descida por onde estás a propor não sei se está ciclável, mas podemos tentar. Parece-me bem este percurso.

Isto está a ficar alinhavado... E sempre fico com uma semana para me preparar... eh eh...

a única preocupação dessa descida alternativa é se houver algum portão ou qualquer coisa do género porque em termos de caminho parece transitavel. e realmente a ideia de ir apanhar o caminho de fátima noutro sítio parece-me a melhor via, isto porque não costumo fazer voltas de apenas um sentido, isto é, descer pelo mesmo sitio que subi, mas isto é só a minha opinião.
Em principio devem-me acompanhar mais 2 ou 3 pessoas daqui com quem costumo andar. espero que seja um belo convívio e um agradável passeio.

P.S. ao nivel da estrada em vialonga, estaremos a 48m, e vamos subir ate aos 341m sensivelmente, no topo da serra.[:o)]

citação:Originalmente colocada por edias

Quanto à descida. Eu a semana passada desci por onde vamos subir, a descida por onde estás a propor não sei se está ciclável, mas podemos tentar. Parece-me bem este percurso.

citação:Originalmente colocada por Nekrofiltik

a única preocupação dessa descida alternativa é se houver algum portão ou qualquer coisa do género porque em termos de caminho parece transitavel. e realmente a ideia de ir apanhar o caminho de fátima noutro sítio parece-me a melhor via, isto porque não costumo fazer voltas de apenas um sentido, isto é, descer pelo mesmo sitio que subi, mas isto é só a minha opinião.

Então acho que podemos tentar a descida alternativa, é que a outra é sempre a abrir em alcatrão. Preferia fazer em terra e num trilho [8D]

Quando tivermos lá no alto logo decidimos ;)

Iuri penso que a distância seja entre 30 e 40km

Voltar
Superior