Relatório dos 5 Cumes:
Se há dias que mais devia ter ficado na cama era hoje. Ora bem, por onde começar...
Sensivelmente aos 15km deixo de ter 3ª e 4ª velocidade da cassete, a corrente saltava sempre da 2ª para a 5ª e vice-versa, não sei porquê, mas isso ainda é o mal menor. Depois, mais ou menos a meio da prova deixo de ter calços no travão da frente devido à lama e pedras que os limparam. Ainda tinha o de trás perfeitamente operacional, por isso continuei, se bem que, muito mais limitado nas descidas.
A 6km do fim, foi-se o travão de trás e apanhei um susto do caraças porque não contava que ele falhasse, mais um jogo de calços derretido. Como estava perto do fim, lá fui eu a ritmo de caracol a desejar para aparecerem subidas e quando precisava de travar era com a sola da sapatilha no pneu de trás, como cheguei a ver mais alguns na mesma situação.
Chego à meta, e nem sabia se tinha nas minhas mãos um ajuntamento de lama ou a bike, nem o quadro dava para ver. Fui lavá-la na zona indicada e apanhei uma seca de todo o tamanho devido à fila, mais de uma hora só para poder lavar a bike, estive quase a desistir.
Quanto à organização, não tenho nada de negativo a apontar, os reabastecimentos foram bons, o caminho estava muito bem marcado, os trilhos eram espectaculares (mas muito perigos devido à chuva, lama e pedras). Mas, de uma coisa é praticamente certa, nunca mais me apanham lá, porquê?
É povo demais, mais de 3000 pessoas é um autêntico exagero, uma pessoa quer subir e nem pode porque é só congestionamento, quer descer, a mesma coisa. Cheguei a parar no inicio de algumas descidas até ficar mesmo cá para trás livre de povo, para poder descer mais à vontade e ter algum prazer no que estava a fazer.
Os trilhos eram bons, mas o prazer em fazer a prova/passeio hoje foi muito baixa. Dava por mim a pensar, que aquilo estava a valer apenas pela jersey que dá sempre jeito, porque no passeio em si não estava a tirar prazer nenhum. Uma pessoa tinha de ir mais atenta ao resto dos atletas do que ao caminho.
Fiz apenas os 3 cumes, cerca de 50km e achei bastante acessível, pensei que ia ser muito mais duro. Acho que grande parte das pessoas foram fazer os 3 por receio da maratona dos 5, mas se os restantes quilómetros não mudassem radicalmente dos primeiros 50km, a maratona dos 80km devia-se fazer bem por quem já costuma andar regularmente.
No final, ainda encontrei um conhecido meu, que nem sabia que tinha ido, e teve que desistir por causa da corrente que lhe partiu duas vezes. No geral, não posso dizer que tenha gostado e dificilmente voltarei, mas deve-se apenas ao exagero de pessoas para um evento destes, porque de resto, quer a nível de trilhos, organização, etc... nada a dizer.
Nos balneários muita gente também comentava o mesmo, que não viria mais devido a ser gente em demasia. E de facto torna-se frustrante até se ter que esperar uma eternidade por uma simples lavagem de bike.