Pronto, não vale a pena entrar em "medições"...que não é caso para isso. [

]
Esse quadro custa 1300€
YouTube - Canyon Grand Canyon CF 2011
Mas com mais 1200 em cima trazes a bicicleta toda equipada com mais de 2000€ de material (Sram X.0, DT Swiss, Sid...). E essa é a vantagem.
Quanto à tecnologia não sei se é melhor ou pior que a da SantaCruz, por exemplo. Nesta indústria investe-se tanto em marketing e imagem de marca como no desenvolvimento...todos sabem disto. Mas a verdade é que há uns tempos andava a fazer pesquisa e encontrei umas quantas patentes da Canyon, mesmo em hydroforming e tal.
Quanto à Nomad Carbon, deve ser mesmo muito boa, mas a concorrente da Canyon (só com o triângulo das escoras em carbono se não estou em erro) pesa mais 30g e custa menos 1000€.
A verdade é que se nota uma enorme diferença de preços porque umas têm quadros projectados e fabricados nos Estados Unidos (alguns dos quadros...Ibis, yeti, santacruz, etc) e outras têm quadros projectados na Europa e fabricados na Europa e em Taiwan.
Obviamente que os quadros feitos quase manualmente nos Estados Unidos vão acarretar um "premium" que nem sempre se espelha na qualidade final, além de que tudo o que é material de btt é mais caro lá que, por exemplo, na Alemanha. Muitas das tecnologias utilizadas no fabrico de certos quadros bem famosos são melhoramentos ou colagens de processos fabris europeus...alguns já com décadas. E eu não vejo qualquer problema nisso.
Como não vejo problema nas bicicletas fabricadas em Taiwan (arrisco-me a dizer que 90% das pessoas que lerem este post têm ou tiveram uma bicicleta fabricada em Taiwan). Só tem o "estigma Taiwan" quem não sabe o que lá se passa, a qualidade das infraestruturas, a quantidade de processos e optimizações de fabrico que são desenvolvidas lá é assustadora. Li há uns tempos um artigo fantástico sobre isso numa revista de ciclismo americana, que explicava precisamente o porquê da deslocalização da grande indústria para lá e a influência que isso teve nos fabricantes (pequenos) para começarem a desenvolver modelos mais elitistas e especiais, sem linhas de montagem de grande escala: Nascem as bicicletas 2500€+ em carbono e no diabo a quatro.
Numa alegoria automobilística, seria como comparar um exótico italiano a um nissan gtr...e já sabem o molho que isso dá!
Eu como não tenho dinheiro para o exótico, ando com o gtr! [

]
EDIT: só agora reparei que fiz testamento, claro overkill...mas pronto, foi discorrendo.