Tópico do BTT

Em breve vou ter que trocar a minha cassete e estava a pensar trocar também a pedaleira, corrente e desviador dianteiro (para fixar com todos os componentes X.9).

Mas levanta-se uma dúvida...agora com o 2x10...valerá a pena investir? É que a mim parece-me que não...

Estava a pensar comprar uma pedaleira xtr 970 ou talvez uma truvativ noir (que agora aparecem a preços mais decentes para escoar stocks) e se necessário simplificar para um 2x9...uma vez que uso muito pouco o 1º e o 3º prato (tão pouco que até já ando com ideias para uma single speed [:D])

Alguém me pode dizer se o m970 funciona com o desviador x.9 de 3 velocidades? E já agora, qual a facilidade de encontrar pratos e trocar para um sistema de apenas 2, sem mudar mais nenhum componente? Isto está muito confuso com tanta opção...para bem da minha carteira estou tentado a fazer como tenho feito até agora: comprar material da geração imediatamente anterior (do ano anterior, etc...).

EDIT: Ah...e já agora...que preços andam aí para rodas a rondar as 1600g? Tenho uns bons aros de 425g em cubos xt e raios de aço, vale a pena comprar cubos mais leves e mandar raiar com olhais de alumínio e raios mais leves, ou o melhor mesmo é esperar e comprar umas rodas de fabricante do ano anterior ou algo semelhante?

Última edição:
Em breve vou ter que trocar a minha cassete e estava a pensar trocar também a pedaleira, corrente e desviador dianteiro (para fixar com todos os componentes X.9).

Mas levanta-se uma dúvida...agora com o 2x10...valerá a pena investir? É que a mim parece-me que não...

Estava a pensar comprar uma pedaleira xtr 970 ou talvez uma truvativ noir (que agora aparecem a preços mais decentes para escoar stocks) e se necessário simplificar para um 2x9...uma vez que uso muito pouco o 1º e o 3º prato (tão pouco que até já ando com ideias para uma single speed [:D])

Alguém me pode dizer se o m970 funciona com o desviador x.9 de 3 velocidades? E já agora, qual a facilidade de encontrar pratos e trocar para um sistema de apenas 2, sem mudar mais nenhum componente? Isto está muito confuso com tanta opção...para bem da minha carteira estou tentado a fazer como tenho feito até agora: comprar material da geração imediatamente anterior (do ano anterior, etc...).

EDIT: Ah...e já agora...que preços andam aí para rodas a rondar as 1600g? Tenho uns bons aros de 425g em cubos xt e raios de aço, vale a pena comprar cubos mais leves e mandar raiar com olhais de alumínio e raios mais leves, ou o melhor mesmo é esperar e comprar umas rodas de fabricante do ano anterior ou algo semelhante?

O X9 funciona sem problemas com o XTR.
Podes apenas trocar os pratos sem trocas de outros componentes.
As rodas comprava na RCZ por 290 Euros umas rodas com 1430gr.

Bem, disse que não ia fazer upgrades à bicicleta mas lá teve de ser...o espigão Thompson Elite de 31,6 com 367mm vai dar lugar ao Thompson Elite de 31,6 com 410mm[8b]
É o que dá andar com os pés encaixados, uma pessoa fica mais "alta":sh)

O X9 funciona sem problemas com o XTR.
Podes apenas trocar os pratos sem trocas de outros componentes.
As rodas comprava na RCZ por 290 Euros umas rodas com 1430gr.

Obrigado pelos esclarecimentos! Agora é só esperar até apanhar um m970 a um preço "agradável" [:)]

RCZ, loja? Tem preços interessantes, mas um tipo como eu (tenho 185cm, 84kg) não pode usar aros ztr alpine ou arrisca-se a ter um encontro de 3º grau com o chão nos primeiros impactos mais sérios...[;)] Alguma coisa estava a falhar num par de rodas que pesava o mesmo que outras que custam o triplo...

Última edição:
Obrigado pelos esclarecimentos! Agora é só esperar até apanhar um m970 a um preço "agradável" [:)]

RCZ, loja? Tem preços interessantes, mas um tipo como eu (tenho 185cm, 84kg) não pode usar aros ztr alpine ou arrisca-se a ter um encontro de 3º grau com o chão nos primeiros impactos mais sérios...[;)] Alguma coisa estava a falhar num par de rodas que pesava o mesmo que outras que custam o triplo...

Qual é o setup que usas actualmente? Se não arranjares a XTR, tens sempre a "velha" XT que tem qualidade mais do que comprovada e ainda poupas umas massas.

pc, também costumas comprar nessa loja?

Eu conhecia a Fizzbikes e uma ou duas da Alemanha. Gostei muito da Bike discount. Bons preços e fantásticos. Mais rápido nem de lojas nacionais [:p]
Já está nos favoritos e vai ser uma das primeiras a ter em conta nas próximas compras [;)]

Já lá comprei em tempos, nomeadamente os travões Formula para a Koncept e para a Tuareg. A compra mais recente (vai fazer 1 ano agora), foi uma história curiosa. O meu irmão teve problemas com um rolamento da caixa de direcção da Koncept dele. Contactámos o distribuidor da MSC em portugal e encomendámos uma caixa de direcção igual. Depois de mais de 4 semanas à espera e nada (e a bike parada....) vi que na Probikeshop também as tinham. Encomendei de lá juntamente com outras coisas pequenas. Sem exagero, 48h depois estava o rapaz da Chronopost à nossa porta a entregar o material :eek:

Esse loja também é de confiança, das 3 vezes que lá comprei nunca tive problemas, bons preços (nalgumas coisas) e entrega bastante rápida (ou pelo menos assim era). [;)]

...

Eu no teu caso tentava vender essas e comprava umas novas [;)]

Para além da opção XT que o edununo referiu WH-M775 Disc eu veria também:

Fulcrum RM3: Fulcrum Red Metal 3 Disc Wheel Set Mod. 2010 - Action Sports-Bike Onlineshop

Fulcrum RM1 (tenho umas e estão aprovadas): FULCRUM Paire de Roues RED METAL 1 9mm Noir - Probikeshop

Sem ser tubeless, tenha aqui uma opção boa, barata e deve de ser de qualidade tendo em conta os componentes:
Shimano XTR Disc Centerlock / DT Swiss XR 400 /D-Light 1550g Laufradsatz - Action Sports-Bike Onlineshop

Como para mim a estética nisto conta bastante, compraria uma das opções da Fulcrum [;)]

Eu tenho quase o mesmo peso neste momento e uso umas com aros Olympic que segundo a Notubes são menos ressitentes, por isso....
E não sou meigo a descer...

Qual é o setup que usas actualmente? Se não arranjares a XTR, tens sempre a "velha" XT que tem qualidade mais do que comprovada e ainda poupas umas massas.

Pois, um amigo também me disse para ganhar juízo e comprar uma xt de 3 pratos que ia ficar satisfeito. Já as vi por pouco mais de 120€...que é metade do melhor preço que consigo para a xtr m970 (novas). Mas lá está...um é mais leve (pronto 100g...é naquela...) mas acima de tudo tem pratos muito mais duráveis...a qualidade geral é melhor, e não conheço ninguém que tenha usado os dois e me possa dizer se a diferença de preço vale a pena. Sem ter a certeza disso não avanço para nada. [;)]

Eu no teu caso tentava vender essas e comprava umas novas [;)]

Para além da opção XT que o edununo referiu WH-M775 Disc eu veria também:

Fulcrum RM3: Fulcrum Red Metal 3 Disc Wheel Set Mod. 2010 - Action Sports-Bike Onlineshop

Fulcrum RM1 (tenho umas e estão aprovadas): FULCRUM Paire de Roues RED METAL 1 9mm Noir - Probikeshop

Sem ser tubeless, tenha aqui uma opção boa, barata e deve de ser de qualidade tendo em conta os componentes:
Shimano XTR Disc Centerlock / DT Swiss XR 400 /D-Light 1550g Laufradsatz - Action Sports-Bike Onlineshop

Como para mim a estética nisto conta bastante, compraria uma das opções da Fulcrum [;)]

O investimento em rodas não é para breve, mas as ideias que tenho são estas:

Os meus aros são relativamente leves...são uns alex rims xd-lite de 2008 se não me engano. Pesei um deles a 435g (quando tive que mandar por raios novos numa das rodas)...não noto nada de mal neles, nem flex, nem nada...e uns mais leves vão sempre custar-me os olhos da cara (100€ no mínimo, para poupar 30/40g), daí estar mais interessado em comprar uns cubos, raios mais caros (que é onde o peso diminui seriamente) e mandar montar. Mas não sei se compensa face a umas rodas novas monetáriamente falando....

Posso muito bem esperar por um negócio parecido com o último link que puseste...em que o único problema mesmo é serem centerlock (não sou grande fã de adaptadores), mas outros semelhantes costumam aparecer nessa loja, é uma questão de paciência. [;)]

Não uso tubeless, sai-me mais caro, mais pesado (insignificante a diferença) e o ano passado tive apenas dois furos...por andar com pressões ridículas (também, ando com uns nobby nic).

Eu tenho quase o mesmo peso neste momento e uso umas com aros Olympic que segundo a Notubes são menos ressitentes, por isso....
E não sou meigo a descer...

E achas que aguentam bem? É que às vezes aparecem negócios com esse material que sinceramente é difícil de deixar passar...[:D]
Nunca andei com nenhumas...mas das poucas vezes que vou à loja aqui mais próxima vejo umas (alpine ou semelhantes) à espera de serviço, deixou-me de pé atrás....depois aqueles avisos "achtung! peso máximo: 85Kg (com equipamento)"...:sh)

Pois, um amigo também me disse para ganhar juízo e comprar uma xt de 3 pratos que ia ficar satisfeito. Já as vi por pouco mais de 120€...que é metade do melhor preço que consigo para a xtr m970 (novas). Mas lá está...um é mais leve (pronto 100g...é naquela...) mas acima de tudo tem pratos muito mais duráveis...a qualidade geral é melhor, e não conheço ninguém que tenha usado os dois e me possa dizer se a diferença de preço vale a pena. Sem ter a certeza disso não avanço para nada. [;)]

Desconfio muito que os pratos da XTR sejam mais duradouros que os da XT.

XTR:

Outer Chainring aluminum
Middle Chainring Ti / CFRP
Inner Chainring aluminum

XT:

Outer Chainring aluminum
Middle Chainring steel + composite
Inner Chainring aluminum

A diferença de peso é de apenas 83g. [;)]
Uma arranja-se a 125 euros a outra a mais do dobro.

Desconfio muito que os pratos da XTR sejam mais duradouros que os da XT.

XTR:

Outer Chainring aluminum
Middle Chainring Ti / CFRP
Inner Chainring aluminum

XT:

Outer Chainring aluminum
Middle Chainring steel + composite
Inner Chainring aluminum

A diferença de peso é de apenas 83g. [;)]
Uma arranja-se a 125 euros a outra a mais do dobro.

Pois...provavelmente tens toda a razão...o preço é capaz de ser muito elevado para as diferenças...

Já lá comprei em tempos, nomeadamente os travões Formula para a Koncept e para a Tuareg. A compra mais recente (vai fazer 1 ano agora), foi uma história curiosa. O meu irmão teve problemas com um rolamento da caixa de direcção da Koncept dele. Contactámos o distribuidor da MSC em portugal e encomendámos uma caixa de direcção igual. Depois de mais de 4 semanas à espera e nada (e a bike parada....) vi que na Probikeshop também as tinham. Encomendei de lá juntamente com outras coisas pequenas. Sem exagero, 48h depois estava o rapaz da Chronopost à nossa porta a entregar o material :eek:

Esse loja também é de confiança, das 3 vezes que lá comprei nunca tive problemas, bons preços (nalgumas coisas) e entrega bastante rápida (ou pelo menos assim era). [;)]
Fixe.
Só por cá é que continua a haver lojas que demoram semanas a entregar uma encomenda [8b]
Depois admiram-se de fechar portas [:p]

Não faço ideia. ;)

A minha encomenda é que nunca mais dá sinal de vida. Tem o pick up às 20h do dia 24 e o scan perto da meia noite. De resto tudo na mesma ao fim de quase 2 dias.

edununo isso do tracking da encomenda é normal essa situação, está em transito para Portugal. O próximo update (talvez amanhã) vai ser a dizer que chegou a Portugal (Valongo) [;)]

Com a Believe a chegar à barreira dos 1.150 km foi o dia de lhe dar os primeiros apertos. Apertei-lhe a tampa da caixa de direcção (tinha uma pequena folga), desmontei a cassete e voltei a montá-la (estava um pouco desapertada) e só por descargo de consciência, re-apertei todos os parafusos do avanço.

Hoje de manhã no caminho para o trabalho

foto0198r.jpg

Aqui já no regresso a casa e com o porta-aviões USS Enterprise (que está na zona da Trafaria) como pano de fundo

foto0202j.jpg

Aqui um teste com o flash, mas ficou toda tremida (falta de jeito ou então foi do frio [:D]), mas dá para ver o efeito dos reflectores nos raios

foto0205z.jpg

De resto nada a apontar. Os pneus estão-se a aguentar muito bem em termos de desgaste para o uso que estão a ter, apesar do Michelin atrás já ter um rasgão [8b] que felizmente não furou a carcaça toda sendo só superficial.

Voltar
Superior