Tópico do BTT

Pelo menos no carro, as borrachas ainda têm bom aspecto. Mas agora fiquei a pensar nisso, e por via das duvidas vou diluir um pouco de shampoo numa garrafa com água. Mais a água da maquina que sim, será com pouca pressão, não deverá trazer problemas de maior.
Quanto ao lubrificante, não sei se é wd40 mas provávelmente até é tenho de ver. Quando falei em lubrificar os travões, é lógico que não são as maxilas (lol), mas sim as manetes. E nas suspensões? Faz mal um cheirinho? Note-se que só voltarei a pegar na bike, na 6ª que vem...
Já agora, onde é que a agua não deve entrar?

As suspensões têm lubrificação e óleos próprios. Penso que a maioria a única manutenção que precisa é uma revisão (consulta o manual do fabricante) de vez em quando. O cuidado a ter é apenas limpar com um pano húmido a sujidade acumulada.

Água sobre muita pressão pode entrar dentro da suspensão (pelos retentores), pode entrar dentro dos cubos das rodas e estragar rolamentos, dentro do eixo pedaleiro e dentro da caixa de direcção (mas esta penso que não seja isolada também?!?)

O ideal é mesmo passar por água com pouca pressão, agarrar numa "trincha" limpando o maior enquanto se aplica shampoo e passar por água outra vez.

Uma bicicleta quanto menos banhos tomar, melhor. Não a queiras sempre toda pipi, que é pior para ela.

A agua afecta as borrachas, rolamentos, até a própria suspensão se for com demasiada pressão, etc... e depois dá origem a diversas folgas.

Logicamente que é preciso alguns cuidados de limpeza pelo meio, mas o melhor é só lavagens gerais quando a sujidade é mesmo muita e compromete o bom funcionamento dela.

Boas,

Já a algum tempo que já não dizia nada aqui.

Aqui ficam as fotos da minha bicicleta já com alguma modificações desde a ultima vez que postei aqui

imag0007q.jpg

imag0008jz.jpg

Tenho que ir por o amortecedor na revisão, já está na altura.

A bicicleta tem se portado bem, quanto a upgrades brevemente irá levar uns punhos novos, estava a pensar nuns ESI grip , por acaso ninguém tens uns que me diga como são a nivel de conforto e durabilidade ?

Cumps [;)]

Gosto muito dessa stumpjumper, as cores são parecidas com a Enduro de 2010.

É uma Stumpjumper quê ? e de que ano ? qual é a apreciação que fazes ? também tenho uma, mas ainda só há cerca de 6 meses. [;)]

A bicicleta tem se portado bem, quanto a upgrades brevemente irá levar uns punhos novos, estava a pensar nuns ESI grip , por acaso ninguém tens uns que me diga como são a nivel de conforto e durabilidade ?

Cumps [;)]

Eu tenho os "Chunky" da Esi grips, estou muito satisfeito, mas infelizmente hoje mandei um tralho e rasguei o do lado esquerdo, bem como a minha perninha, ossos do ofício... :)

Gosto muito dessa stumpjumper, as cores são parecidas com a Enduro de 2010.

É uma Stumpjumper quê ? e de que ano ? qual é a apreciação que fazes ? também tenho uma, mas ainda só há cerca de 6 meses. [;)]

É uma pro de 2006 acho , gosto muito da bicicleta , como a propria specialized lhe chama é uma bicicleta muito viciante , sube bem , mas desce ainda melhor [:p]

Posta ai uma fotozinha da tua para ver [;)]

Mais uma voltinha mais uma queda spd style[:)]

Ultimamento tenho caído quando vou a montar a burra. Em subidas inclinadas ainda percebo em plano é mesmo nabice:sh)

Tenho o pneu de trás com um bocadinho de borracha levantada na parede lateral. Penso que não há problema com isso ou devia preocupar-me em colar/tirar esse bocado de borracha!?!

Boas,

Já a algum tempo que já não dizia nada aqui.

Aqui ficam as fotos da minha bicicleta já com alguma modificações desde a ultima vez que postei aqui

Tenho que ir por o amortecedor na revisão, já está na altura.

Cumps [;)]

Tenho os ESI Grip Race em branco. São bastante confortáveis mas é claro sujam-se bastante. Contudo são simples de limpar.

Mais uma voltinha mais uma queda spd style[:)]

Ultimamento tenho caído quando vou a montar a burra. Em subidas inclinadas ainda percebo em plano é mesmo nabice:sh)

Tenho o pneu de trás com um bocadinho de borracha levantada na parede lateral. Penso que não há problema com isso ou devia preocupar-me em colar/tirar esse bocado de borracha!?!

Se puderes mete uma foto aqui para vermos, mas sem ver, penso que como andas com pneus tubeless, no teu caso eu metia um remendo por dentro do pneu para reforçar essa parte.

Já tenho uns pedais de encaixe e já comecei a cair. :sh)

Ainda não estou 100% convencido.

Eu caí uma vez e foi por nabice, desencaixei apenas um pé e a bike inclinou-se para o lado contrário[:D]
De resto, não voltei a cair,apesar de ás vezes andar lá perto[:)], e estou convencido, dão um pedalar muito porreiro[;)]

Já tenho uns pedais de encaixe e já comecei a cair. :sh)

Ainda não estou 100% convencido.

Isso é natural enquanto não estás habituado, tenta mecanizar o movimento de rodar o calcanhar para fora, assim, quando um gajo está aflito automaticamente o calcanhar roda para o exterior e o sapato solta-se e não há azares...

Em relação ao desempenho da pedalada dos pedais de encaixe, espero que não tenhas dúvidas, porque é muito superior em relação às plataformas, também tens que mecanizar o movimento de puxar o pedal, já que estamos habituados só a empurrar.

Eu estou convencidíssimo, sempre que pedalo, seja indoor(RPM, Spinning, etc), seja outdoor, utilizo sempre sapatos SPD(diferentes, claro).

Isso é natural enquanto não estás habituado, tenta mecanizar o movimento de rodar o calcanhar para fora, assim, quando um gajo está aflito automaticamente o calcanhar roda para o exterior e o sapato solta-se e não há azares...

Em relação ao desempenho da pedalada dos pedais de encaixe, espero que não tenhas dúvidas, porque é muito superior em relação às plataformas, também tens que mecanizar o movimento de puxar o pedal, já que estamos habituados só a empurrar.

Eu estou convencidíssimo, sempre que pedalo, seja indoor(RPM, Spinning, etc), seja outdoor, utilizo sempre sapatos SPD(diferentes, claro).

E acrescento estabilidade e controlo da bicicleta.

Pedalar com encaixe é outro nível em termos de eficácia e potência na pedalada.
Eficácia porque pedalamos para baixo e para cima,
Potência porque pedalas sempre com a parte do pé que tem o máximo desempenho.

Eu mal comprei a burra meti logo. Caí uma vez. Mas foi uma daquelas quedas que nem os pedais normais me safavam...

Eu caí uma vez e foi por nabice, desencaixei apenas um pé e a bike inclinou-se para o lado contrário[:D]
De resto, não voltei a cair,apesar de ás vezes andar lá perto[:)], e estou convencido, dão um pedalar muito porreiro
[;)]

E acrescento estabilidade e controlo da bicicleta.

Pedalar com encaixe é outro nível em termos de eficácia e potência na pedalada.
Eficácia porque pedalamos para baixo e para cima,
Potência porque pedalas sempre com a parte do pé que tem o máximo desempenho.

Eu mal comprei a burra meti logo. Caí uma vez. Mas foi uma daquelas quedas que nem os pedais normais me safavam...

Isso é claramente verdade em situações de rolar e descidas simples, mas em descidas complicadas ou subidas lentas, daquelas com muitas irregularidades ir com os pés presos, quando a bicicleta está quase parada e pode parar a qualquer momento .....

Uma curiosidade, no downhill eles levam pedais de encaixe ?

Voltar
Superior