Tópico do BTT

Falando em descidas, descobri um tópico fabuloso noutro fórum em que se fala muito e detalhadamente de características das bicicletas de BTT e as diferenças que implicam nomeadamente a descer.

Um dos melhores tópicos que alguma vez vi em qualquer tipo de fórum.

Ter FS e nomeadamente com suspensão e amortecedor de qualidade a descer deve ser uma diferença da noite para o dia em relação a uma semi rigida.

Se falarmos de bicicletas de All-mountain ou mesmo DH então ......

Última edição:
epá isso é como já referi, depende sempre da carteira de cada um e do material que se compra.
podes comprar uma btt com suspensão total barata, mas na qualidade de construção fica muito a desejar , como os componentes, na bike de estrada é a mesma coisa.
não vale a pena inventar coisas

.

Qualquer modelo de aluminio(mesmo o mais barato obviamente) pelo menos da Specialized, Trek, Scott, KTM, Bianchi, Colnago, Canyon tem uma excelente qualidade de construção.

Algum site para ver na net?! [:p]

Pergunta:
Alguém tem cubos Deore (referência 525) nas suas rodas?
Serão fiáveis?
Ou já usaram e tiveram algum problema?
Ou já usaram e apenas mudaram porque queriam algo melhor?
Sabem de quem tenha tido problemas? Se sim, quais?
A diferença para os XT é muito grande?

E outra coisa, já agora. Andei a ver os aros 317 e 717 e àparte o peso e o formato da parede interna (que parece que cria maior resistência nos 317, daí o seu maior peso, penso eu) não me parecem ter mais diferenças. Compensa ir para os 717 (eu não ligo muito ao peso)?

Tenho hipotese de duas configurações possíveis:
- XM317 + Deore
- XM717 + XT

Claro que a configuração 317 é muito mais barata, quase metade.

Opiniões?

Os cubos Deore HB-M525 eram os que vinham de origem na minha bike. Contudo apenas fiz +- 500kms com eles em 2 meses e não deu para ter problemas.
Apenas troquei porque coloquei as Mavic Crossland e pneus Tubeless.

Aqui tem umas reviews

Shimano Deore M525 Disc Hub Reviews

Aqui o pessoal só gosta de descidas[:p]
Eu tenho também bicla de estrada e já tive o grande prazer de subir à Torre (mais que uma vez) e ao alto da Sra. da Graça [br:)]
Dá uma sensação espectacular quando se chega lá ao topo
Aqui na zona onde vivo o sobe e desce é constante

Falando em descidas, descobri um tópico fabuloso noutro fórum em que se fala muito e detalhadamente de características das bicicletas de BTT e as diferenças que implicam nomeadamente a descer.

Ter FS e nomeadamente com suspensão e amortecedor de qualidade a descer deve ser uma diferença da noite para o dia em relação a uma semi rigida.

Isso é uma das vantagens das FS em relação às HT.

Vantagens:
Conforto
Eficácia em mau piso e a descer

Desvantagens:
Preço
Peso
Manutenção

Obrigado pelas opiniões.
Essas review's do mtbr já tinha lido. Acabam por ser um pouco díspares, o que pode "assustar".
Também "ouço dizer" que ser de esferas pode ter uma esperança de vida menor, mas deverão ser precisos bastantes Km para se estragarem, isto se não vierem com nenhum defeito de origem.
Estes cubos de esferas são fáceis de abrir e lubrificar? Basta lubrificar as esferas e as "pistas" onde traballham? Algum óleo em particular ou pode ser o "normal" que uso para a corrente (ou massa)?
Ainda vou ver se encontro mais opiniões ou possíveis alternativas.

v7, e que tal estas:
- LTD CC 2009
ou
- Bike24 - Ghost SE 6000 Mountainbike 2009

só é pena a bike-discount não enviar para Portugal, mas com um saltinho lá.... [:cool:] (reparei agora que é da marca da do edununo)
E que tópico/forum fabuloso é esse?

Última edição:
É parecida com a minha mas há diferenças. A minha é a LTD Team.
A LTD CC é superior na transmissão já que é full XT. A minha tem pedaleiro Deore, desviador frontal SLX, desviador traseiro XT e manípulos Deore.
Por outro lado o quadro da LTD CC é inferior tanto na liga como na construção e os travões são inferiores também.

Última edição:

E partilhar com a malta? [:p]

Obrigado pelas opiniões.
Essas review's do mtbr já tinha lido. Acabam por ser um pouco díspares, o que pode "assustar".
Também "ouço dizer" que ser de esferas pode ter uma esperança de vida menor, mas deverão ser precisos bastantes Km para se estragarem, isto se não vierem com nenhum defeito de origem.
Estes cubos de esferas são fáceis de abrir e lubrificar? Basta lubrificar as esferas e as "pistas" onde traballham? Algum óleo em particular ou pode ser o "normal" que uso para a corrente (ou massa)?

v7, e que tal estas:
- LTD CC 2009
ou
- Bike24 - Ghost SE 6000 Mountainbike 2009

só é pena a bike-discount não enviar para Portugal, mas com um saltinho lá.... [:cool:] (reparei agora que é da marca da do edununo)
E que tópico/forum fabuloso é esse?

Penso que seja fácil abrir e lubrificar (com massa). Seja como for, não ficas pobre se uma vez por ano gastares 5€ + 7€ a lubrificar os dois cubos.

E partilhar com a malta? [:p]

Já enviei por PM, é uma leitura que necessita de alguma disponibilidade, mas é espetacular. [;)]

Não me refiro ao fórum, que também me parece bonzinho, mas a esse tópico em particular e ao user Mika Salo

Última edição:
Diferenças entre essa LTD CC e as LTD de 2010.

LTD2010.jpg

LTDCC.jpg

A LTD de 2010 usa não necessita de reforço adicional. As tubagens são de peça única.
A liga Alu 7005 é double butted. A LTD CC é 7005 single butted.

Pormenores interessantes. Não tinha reparado que tinha essa alteração para os modelos de 2010. Digamos que o reforço do modelo de 2010 já está incorporado no tubo.

Pormenores interessantes. Não tinha reparado que tinha essa alteração para os modelos de 2010. Digamos que o reforço do modelo de 2010 já está incorporado no tubo.

De certa forma é assim. Os modelos LTD de 2009 usavam tubos de secção +- redonda. Os de 2010 usam tubos de secçao mais complexa e variável.

Acho que o principal "problema" a apontar aos cubos Deore ou XT é o facto de serem de esferas pelo que com o desgaste/falta de manutenção acabam por se estragar e danificar as "pistas" onde as mesmas trabalham, o que implica deitar o cubo fora (mas primeiro que chegues a esse ponto tens muitos km's pela frente).

Dessas duas configurações depende do que valorizas mais, o peso ou o preço e como dizes que não ligas muito ao peso... [;)]

Já andei com essas duas rodas (mas com os cubos deore usava outros aros), mantenho os cubos xt com outros aros actualmente...e...tão cedo não me parece que me desfaça deles. São óptimos, muito resistentes e não custam os olhos da cara. [;)]

Quanto ao que se fala...de andar na estrada ou no monte...a verdade é que muita gente anda com a btt na estrada ou em estradões...são opções (eu tambem o faço muitas vezes). Agora...adrenalina...não há nada como andar no monte! Há uns anitos caí a mais de 35km/h numa descída íngreme e fui-me enrolar num molho de pedregulhos...resultado da adrenalina: hospital, um osso que se chateou com os vizinhos e decidiu ir passar férias a outro local (mas nenhuma fractura! [:p]) e uma pedra do tamanho da falange de um polegar enterrada nas costas...se fosse numa descida na estrada, iria a 75km/h e matava-me! [:D] (JK)

O desgate do material é maior, é certo, mas com cuidado, e como os produtos ultimamente têm equipas de desenvolvimento a sério por trás, há peças que duram muito (logo, se não tiveres que comprar tudo do melhor, não gastas muito). Não venham é dizer que a diferença entre um Deore e um Sram X9, por exemplo, é só no peso (mais ou menos como nos grupos de ciclismo)...é como usar um telégrafo e um iphone...[;)]

Última edição:
Obrigado pelas opiniões.

Os meus cubos são XT e tive problemas com o de trás http://techdocs.shimano.com/media/t...FH/EV-FH-M756-2099A_v1_m56577569830608935.pdf aos 3 mil e poucos kms,porque não foi feito qualquer tipo de manutençao.
A garantia neste caso não funcionou porque alegaram "peça de desgaste",queriam era vender-me umas rodas novas[8b]

Desmontei o cubo com a ajuda do excelente site da Shimano e reparei que era aquela peça nº9 que estava toda picada,só tive que arranjar uma e voilá!
Comprei uma massa com teflon para não entrar água e já rola perfeitamente!

Olha, os cubos XT que tenho em vista também me parecem ser esses ref. 756 (por ser disco de 6 furos, certo?). Eu tenho confiança que na gama XT a Shimano coloque materiais e faça uma montagem de qualidade. E concerteza existe pessoal a passar por muita água, lama, terra, pó, etc com cubos destes, e XTR, e as rodas aguentam bastantes Km. Por isso não tenho de ficar preocupado.

E em termos do rolar, tiveste outras rodas para poder comparar se o rolar era melhor ou pior? Mais solto, mais suave?

Em relação à massa, tenho em casa isto: Decathlon - bicicletas reparao da bicicleta leo B'TWIN - Tubo lubrificante tflon 150ml B'TWIN - lubrificar as peas mecnicas da bicicleta, como o conjunto de direco, os rolamentos da pedaleira e da roda, etc.
que me parece indicado.

Olha, os cubos XT que tenho em vista também me parecem ser esses ref. 756 (por ser disco de 6 furos, certo?). Eu tenho confiança que na gama XT a Shimano coloque materiais e faça uma montagem de qualidade. E concerteza existe pessoal a passar por muita água, lama, terra, pó, etc com cubos destes, e XTR, e as rodas aguentam bastantes Km. Por isso não tenho de ficar preocupado.

E em termos do rolar, tiveste outras rodas para poder comparar se o rolar era melhor ou pior? Mais solto, mais suave?

Em relação à massa, tenho em casa isto: Decathlon - bicicletas reparao da bicicleta leo B'TWIN - Tubo lubrificante tflon 150ml B'TWIN - lubrificar as peas mecnicas da bicicleta, como o conjunto de direco, os rolamentos da pedaleira e da roda, etc.
que me parece indicado.

Penso que é essa ref.não sei..
Se fizeres a manutenção de vez em quando,não tens com que te preocupar.Desmontas o cubo e limpas todos os componentes,metes essa massa, que tens em casa, em abundancia e montas tudo como está no site da Shimano!
Na decathlon há chaves proprias para os cubos shimano!

Nunca tive rodas de outro tipo senão as de esferas,mas o peesoal divide-se,há quem diga que de esferas rolam melhor e há aqueles que preferem os rolamentos selados para rolar!!

O desgate do material é maior, é certo, mas com cuidado, e como os produtos ultimamente têm equipas de desenvolvimento a sério por trás, há peças que duram muito (logo, se não tiveres que comprar tudo do melhor, não gastas muito). Não venham é dizer que a diferença entre um Deore e um Sram X9, por exemplo, é só no peso (mais ou menos como nos grupos de ciclismo)...é como usar um telégrafo e um iphone...[;)]

Não é bem assim...Na campagnolo(e mesmo em alguma gamas da shimano) teres um grupo entrada de gama ou um topo de gama é exactamente a mesma coisa a nivel de funcionamento, nao se nota diferença rigorosamente nenhuma, tem ambos a mesma duração etc etc... tem 3 diferenças apenas.

1- estecticamente é diferente nem que seja pelo nome do grupo e insersões em carbono nos grupo de alga gama
2- preço (diferença abismal)
3- peso (mais caro, menos peso)

Não é bem assim...Na campagnolo(e mesmo em alguma gamas da shimano) teres um grupo entrada de gama ou um topo de gama é exactamente a mesma coisa a nivel de funcionamento, nao se nota diferença rigorosamente nenhuma, tem ambos a mesma duração etc etc... tem 3 diferenças apenas.

1- estecticamente é diferente nem que seja pelo nome do grupo e insersões em carbono nos grupo de alga gama
2- preço (diferença abismal)
3- peso (mais caro, menos peso)

Onde se vê mesmo a diferença maior (tirando o preço) é no funcionamento....

Onde se vê mesmo a diferença maior (tirando o preço) é no funcionamento....

Atençao que tou a falar de grupos de estrada...
Na campagnolo como disse o funcionamento de um grupo é igual seja no topo ou na entrada de gama...e na shimano isso tambem acontece pelo menos desde a media gama até a alta...

No BTT é diferente os grupos muito baratos sao pesados mas frageis e as vezes parece que se vao é partir todos com o esforço.

Atençao que tou a falar de grupos de estrada...
Na campagnolo como disse o funcionamento de um grupo é igual seja no topo ou na entrada de gama...e na shimano isso tambem acontece pelo menos desde a media gama até a alta...

No BTT é diferente os grupos muito baratos sao pesados mas frageis e as vezes parece que se vao é partir todos com o esforço.

Eu BTT falo a partir do Deore (que não é usado em bikes de supermercado) e a diferença entre Deore e XTR em termos de funcionamento é muito grande.

Na estrada não sei, mas duvido que o funcionamento seja igual em toda a gama...

Voltar
Superior