Tópico do BTT

Eu BTT falo a partir do Deore (que não é usado em bikes de supermercado) e a diferença entre Deore e XTR em termos de funcionamento é muito grande.

Na estrada não sei, mas duvido que o funcionamento seja igual em toda a gama...

Em estrada pelo menos na campagnolo é igual, pode te informar com ciclistas profissionais[;)] nunca experimentei o topo pois o topo equipam bikes na ordem nos 10mileuros[:cool:] e os poucos que tem essas bikes nao emprestam a ninguem[;)]

Mas se vires foruns de ciclismo e opiniões sobre a campagnolo toda a gente(tou a falar de "PROS") é unanime em afirmar que só muda o peso e logicamente o preço.[;)]

Eu na de estrada tenho grupo completo campagnolo mirage e penso que para um amador/cicloturista é suficiente. A minha vai em 2500km e as mudanças nunca necessitaram de afinação.
Também da jeito ter um grupo mais modesto porque por exemplo a diferença entre uma cassete mirage e uma cassete record é abismal, uma custa +ou- 25€ e a outra custa +ou- 220€ :sh)

Eu na de estrada tenho grupo completo campagnolo mirage e penso que para um amador/cicloturista é suficiente. A minha vai em 2500km e as mudanças nunca necessitaram de afinação.
Também da jeito ter um grupo mais modesto porque por exemplo a diferença entre uma cassete mirage e uma cassete record é abismal, uma custa +ou- 25€ e a outra custa +ou- 220€ :sh)

Não me acredito que essa diferença de preço seja só para a diferença de peso e estética como já foi dito....

Esse grupo é bom e é exactamente igual a todos os outros grupo como veloce, chorus, centaur , record, até ao super record. A unica diferença é no peso.[;)]

Não me acredito que essa diferença de preço seja só para a diferença de peso e estética como já foi dito....

Acredita que é verdade...podes confirmar com ciclistas profissionais e amadores experientes em foruns de ciclismo[;)]

Por exemplo o que se falou da cassete mirage vs super record que esta ultima custa uma fortuna, é que uma é de aço a outra de titanio/aço/aluminio e tem muito menos peso 177gramas, mas o funcionamento é rigorosamente igual á cassete veloce com 250gramas...

Ou seja por 73gramas de diferença o preço sobre de 35euros para 220euros o que faz só nessa peça um preço superior a 2,5euros por grama[;)]

Claro que para um ciclista amador é indiferente, mas para um profissional essas gramas a menos podem dar jeito para ganhar o Tour[;)]

Acredita que é verdade...podes confirmar com ciclistas profissionais e amadores experientes em foruns de ciclismo[;)]

Por exemplo o que se falou da cassete mirage vs super record que esta ultima custa uma fortuna, é que uma é de aço a outra de titanio/aço/aluminio e tem muito menos peso 177gramas, mas o funcionamento é rigorosamente igual á cassete veloce com 250gramas...

Ou seja por 73gramas de diferença o preço sobre de 35euros para 220euros o que faz só nessa peça um preço superior a 2,5euros por grama[;)]

Claro que para um ciclista amador é indiferente, mas para um profissional essas gramas a menos podem dar jeito para ganhar o Tour[;)]

Diz-me então primeiro o que entendes sobre "funcionamento".

Diz-me então primeiro o que entendes sobre "funcionamento".

Na transmissao a forma e a suavidade como se faz a passagem das mudanças , a forma como funciona e o que se nota nesse mesmo funcionamento.

Se bem que a campagnolo nao tem a suavidade da shimano, a campagnolo tem um funcionamento mais "aspero" mais "racing" ao bom estilo italiano.

Na transmissao a forma e a suavidade como se faz a passagem das mudanças , a forma como funciona e o que se nota nesse mesmo funcionamento.

Se bem que a campagnolo nao tem a suavidade da shimano, a campagnolo tem um funcionamento mais "aspero" mais "racing" ao bom estilo italiano.

Temos então uma definição parecida.

A diferença n pode ser apenas no peso... visto q uma coisa implica a outra!

Menos peso implica das duas, uma:
- Material diferente
- Menos material

Q nos leva obregatoria/ a outra relação: menos material ou material diferente implica diferentes elasticidades!

Posso continuar: menos (ou mais) elasticidade implica uma menor (ou maior) resistência a situações de stress (quedas, subidas, etc.)

O q é q se conclui???

Edd :)

A diferença n pode ser apenas no peso... visto q uma coisa implica a outra!

Menos peso implica das duas, uma:
- Material diferente
- Menos material

Q nos leva obregatoria/ a outra relação: menos material ou material diferente implica diferentes elasticidades!

Posso continuar: menos (ou mais) elasticidade implica uma menor (ou maior) resistência a situações de stress (quedas, subidas, etc.)

O q é q se conclui???

Edd :)

O que muda é o material[;)]

Por exemplo num desviador traseiro mirage é todo feito de aluminio(salvo erro tem os parafusos de inox e a roda de aço e o peso é de 260gramas

No desviador traseiro super recorde(topo de gama) pesa 172gramas e feito só de carbono (carcaça) e titanio e aluminio (nao tem aço).

Sao exactamente igual com o mesmo funcionamento, alias a carcaça ser em carbono nao influencia o funcionamento apenas o peso e a estectica, o mesmo acontece pelo facto de usar parafusos de titanio em vez de aço.

p04625.jpg

p045031.jpg

(O exemplo que dei é o record e nao o super record pois estes ambos sao de 2x10 e o super record é de 2x11 ou seja é diferente e este 2 sao iguais) em termos de funcionamento sao iguais no entanto peso o preço sao diferentes.

Não é bem assim...Na campagnolo(e mesmo em alguma gamas da shimano) teres um grupo entrada de gama ou um topo de gama é exactamente a mesma coisa a nivel de funcionamento, nao se nota diferença rigorosamente nenhuma, tem ambos a mesma duração etc etc... tem 3 diferenças apenas.

1- estecticamente é diferente nem que seja pelo nome do grupo e insersões em carbono nos grupo de alga gama
2- preço (diferença abismal)
3- peso (mais caro, menos peso)
estás a esquecer-te dos diferentes materiais usados entre os modelos mais caros e os mais baratos.
existem sempre diferenças dentro da propria marca e de modelos diferentes.
por ex. tenho em casa duas bicicletas de estrada, uma está equipada com shimano 105 e outra com campagnolo xenom.
o ppoprio rolar da cassete shimano é muito mais silenciosa do que a campagnolo, onde se ouvem aqueles estalos da cassete, quando não vai a pedalar.
outro exemplo dentro da campagnlol:
ao andar na estrada para trocar de pedaleiras, tenho que accionar o desviador várias vezes para trocar velocidade à frente, porque o desviador da frente é da gama mais baixa, e comporta-se como um traseiro.
se fosse um record ou super record bastava accionar apenas uma vêz.
por isso como podes ver, não é a mesma coisa a nivel de funcionamento

eu estive quase para fazer negócio com um conjunto completo campagnolo mirage, mas esse material é muito identico ao xenon que equipa a minha
Esse grupo é bom e é exactamente igual a todos os outros grupo como veloce, chorus, centaur , record, até ao super record. A unica diferença é no peso.[;)]
o próprio mudar de mudanças é mais macio nos topos de gama

Última edição:
estás a esquecer-te dos diferentes materiais usados entre os modelos mais caros e os mais baratos.
existem sempre diferenças dentro da propria marca e de modelos diferentes.
por ex. tenho em casa duas bicicletas de estrada, uma está equipada com shimano 105 e outra com campagnolo xenom.
o ppoprio rolar da cassete shimano é muito mais silenciosa do que a campagnolo, onde se ouvem aqueles estalos da cassete, quando não vai a pedalar.
outro exemplo dentro da campagnlol:
ao andar na estrada para trocar de pedaleiras, tenho que accionar o desviador várias vezes para trocar velocidade à frente, porque o desviador da frente é da gama mais baixa, e comporta-se como um traseiro.

Sim a shimano é mais suave e muito precisa, um clique uma mudança com suavidade seja em estrada ou BTT, mas a campagnolo é diferente é mais "aspera" requer uma afinação cuidada de inicio para se manter e o habito, e sao essas diferenças que cativam os amantes da marca o ser diferente "aspera " mas racing, ao estilo italiano.[:cool:]

se fosse um record ou super record bastava accionar apenas uma vêz.
por isso como podes ver, não é a mesma coisa a nivel de funcionamento

Nunca andei em nenhuma record nem super recorde, mas quem tem e ja andou e ate os fans da marca todos dizem que é igual, dizem que por exemplo o xenom ou o veloce é muito bom a diferença é o peso, por o material que em entrada de gama é de aço ou aluminio no topo é de titanio e carbono, mas o modo de funcionar é igual.
Claro o material tem de estar afinado e em bom estado, mas segundo dizem o sistema record e supe record as mudanças entram da mesma forma, o que faz com que o pessoal habituado á shimano sinta diferença por vezes para pior, pois o pessoal atrofia todo com o meter mudanças, e com razao é bem diferente e tem de dar mais que um clique[:blush:]

Misturar gamas da campagnolo sim se tiverem a mesma relaçao, mas marcas diferentes pode ja nao funcionar bem.

eu estive quase para fazer negócio com um conjunto completo campagnolo mirage, mas esse material é muito identico ao xenon que equipa a minha

o próprio mudar de mudanças é mais macio nos topos de gama

Na campagnolo segundo dizem é igual, alias como dizes e bem o teu grup é igual ao outro terá apenas meia duzia de gramas a mais.

Mas isso que dizes ja acontece na shimano , com a mudança de grupo de um sora para um 105 , aí nota-se uma melhoria na qualidade do material no proprio trabalhar.

ao meter mudanças na minha de estrada, parece que estão a partir dentes da cassete, mas nas gamas mais altas não é bem assim

A campagnolo é normal "arranhar" mas assim como dizes nao me parece que seja bem normal, pode ser afinação ou algum material já gasto ou com defeito, ou ter elementos de outra marca, ou uma montagem com relações diferentes.

Tenta testares com outra bike com o mesmo grupo para veres a se notas diferença.

A campagnolo é normal "arranhar" mas assim como dizes nao me parece que seja bem normal, pode ser afinação ou algum material já gasto ou com defeito, ou ter elementos de outra marca, ou uma montagem com relações diferentes.

Tenta testares com outra bike com o mesmo grupo para veres a se notas diferença.
tou a ver que estás a ficar um expert, mesmo em bicicletas que não conheçesapr:)
como dizia o outro "não me lixes, pá"

Voltar
Superior