Tópico do BTT

Boas pessoal!

Faço aqui um "mini" update e gostava de saber qual a vossa opinião.

Como sabem, andei a sondar o mercado para descobrir um quadro em aluminio a bom preço, e os selecionados são:

-quadro Patocycles XC - 85€ - segundo informações da patocycles, 1800g em 18'
-quadro VAG Sthealt B2 - 80€
-quadro VAG Terrazo Pro - 80€ - os 2 VAG 2,290 Kgs em 18', segundo o site
(estarão os pesos correctos?)

Qual devo escolher? :confused:

Cumps

Última edição:
Obrigado.
Eu continuo a fazer uns kms de estrada para ganhar fôlego. Mais de 10 anos sem bicicleta deixaram marcas. Desde sábado até hoje andei todos os dias excepto no Domingo. Hoje fiz +- 10kms e o raio das subidas matam-me! [:D]:sh)
ao fim de mês e meio de bicla, as diferenças são notórias. infelizmente não dá para andar todos os dias. mas tento andar 3x por semana. a chatice das saídas é que nunca ando menos de 1h30. o número de km's é irrelevante. depende muito do traçado. mas sinto que tenho necessidade de fazer uma subida valente. uma volta sem ida ao bom jesus, ou equivalente, sabe a pouco. hoje nem a subida ao bom jesus chegou.... continuei até ao sameiro, e a volta não foi maior porque às 17h já começa a ficar escuro. acho que ando viciado nesta coisa. sábado, domingo e 2ª não deu para andar... o tempo de ressaca foi tão grande que parece que fiquei com tremeliques (sentido figurado) e andei insuportável.

Nesse caso tem em atenção que, para mudares de 7 para 9 velocidades tens que trocar:
- Desviador traseiro
- Shifter direito
- Cassete
- Corrente
- Roda

Para além disto, o ideal seria trocares também a pedaleira. Se já era da outra bicicleta deve ter desgaste. Se vais meter uma corrente nova ela não vai trabalhar bem na pedaleira. Por outro lado, uma corrente de 7 velocidades é um pouco diferente da de 9 velocidades.

Comprar online é uma hipótese a ter em conta?
218€ por que material? Se quizeres mete aí a lista.

À primeira vista não me parece caro, mas depende muuuuuuuito do material. O mais certo é ser material do mais fraco.

Esse tipo de material (entrada de gama em 9 velocidades) aparece na net a preços simpáticos.

Por exemplo, retirado de 1 loja:
- Cassete Sunrace 9 v: 11.99€
- Corrente Deore: 9.99€
- Desviador Lx: 21.99€
- Shifters Deore (par): 28.99€ ou Sunrace: 15.99€
- Pedaleira Deore octalink: 39.99€

Na mesma loja tens umas rodas (marca branca) para disco/v-brake por 75.99€ [;)]

Nota que eu vi os preços mais baixos, mas é material bom, que por cá custa bem mais.

Com esses 218€ parece-me que consegues trocar toda a transmissão e as rodas [;)]
da transmissão só vou ficar com o desviador traseiro que é um deore e segundo o dono da loja, esse dá para as 9 vel
como já tinha referido, vou trocar
-rodas para disco shimano, mas não sei a ref.
-cassete traseira Sram de 9 vel
-corrente Sram
-shifters deore (os dois)
-pedaleira Deore igual a esta http://fstatic1.mtb-news.de/img/photos/1/_/large/Deore2010-Crankset_g.jpg
tudo isto por 218€

e ainda vai levar os dois travões de disco completos Shimano deore, por mais 125€ de 160

achas um bom preço?

Boas pessoal!

Faço aqui um "mini" update e gostava de saber qual a vossa opinião.

Como sabem, andei a sondar o mercado para descobrir um quadro em aluminio a bom preço, e os selecionados são:

-quadro Patocycles XC - 85€ - segundo informações da patocycles, 1800g em 18'
-quadro VAG Sthealt B2 - 80€
-quadro VAG Terrazo Pro - 80€ - os 2 VAG 2,290 Kgs em 18', segundo o site
(estarão os pesos correctos?)

Qual devo escolher? :confused:

Cumps

Olhando só aos pesos, visto que o preço é igual, eu optava pelo Patocycles XC. Quase 500grs de diferença em peso entre eles é muito [;)]

da transmissão só vou ficar com o desviador traseiro que é um deore e segundo o dono da loja, esse dá para as 9 vel
-corrente Sram
-pedaleira Deore igual a esta http://fstatic1.mtb-news.de/img/photos/1/_/large/Deore2010-Crankset_g.jpg
tudo isto por 218€

e ainda vai levar os dois travões de disco completos Shimano deore, por mais 125€ de 160

achas um bom preço?

Os preços parecem-me bons. Se comprares online ias poupar uns euros (poucos) mas assim tens a vantagem de ter a montagem incluída e se tiveres algum problema tens a quem recorrer

PS: Essa pedaleira Deore está muito interessante
PS1: Tenta falar lá na loja a ver se te fazem retoma dos v-brakes Deore que compraste à pouco tempo [;)]

Os preços parecem-me bons. Se comprares online ias poupar uns euros (poucos) mas assim tens a vantagem de ter a montagem incluída e se tiveres algum problema tens a quem recorrer

PS: Essa pedaleira Deore está muito interessante
PS1: Tenta falar lá na loja a ver se te fazem retoma dos v-brakes Deore que compraste à pouco tempo [;)]
os v-brake vão para a btt da maria, porque a dela ainda tem os cantilever[;)]

ao fim de mês e meio de bicla, as diferenças são notórias. infelizmente não dá para andar todos os dias. mas tento andar 3x por semana. a chatice das saídas é que nunca ando menos de 1h30. o número de km's é irrelevante. depende muito do traçado. mas sinto que tenho necessidade de fazer uma subida valente. uma volta sem ida ao bom jesus, ou equivalente, sabe a pouco. hoje nem a subida ao bom jesus chegou.... continuei até ao sameiro, e a volta não foi maior porque às 17h já começa a ficar escuro. acho que ando viciado nesta coisa. sábado, domingo e 2ª não deu para andar... o tempo de ressaca foi tão grande que parece que fiquei com tremeliques (sentido figurado) e andei insuportável.

Espero bem que sim. Eu como tenho um horário de trabalho sui generis, vai dando para andar uns 30 a 45m por dia.

Espero bem que sim. Eu como tenho um horário de trabalho sui generis, vai dando para andar uns 30 a 45m por dia.

esse é um dos problemas das biclas. quando corria, bastavam 30 minutos e estava arrumado [:D]
com a bicla, agora (no início não era assim) 20 minutos vai para rolar para aquecer. é muito diferente subir o bom jesus a frio e a quente. tentei fazer uma saída mais leve, sem grandes declives, a ao fim de 30 estava aborrecido com aquilo... tive que fazer a rampa da falperra que ganhar alguma piada...[kiss] mas menos de 1h30 não dá! 2 horas tem sido o tempo que tenho feito (e regresso porque às 17h15 já está a escurecer...)

mas não é uma obrigação sair para pedalar... tenho tido um prazer dos diabos... e de semana para semana noto que tenho índices de resitência maiores.

-corrente Sram
tudo isto por 218€

achas um bom preço?
Tenho a mesma opinião do pc.
Ou seja, se precisas que alguém monte os componentes, compra na loja. Se tu és capaz de montar tudo, então compra online.
Acho que consegues poupar bastante.

Por exemplo, nas rodas. Calculo que na loja te vendam rodas que têm cubos shimano e uns aros de outra qualquer marca. Nessa situação eu preferia comprar online.
Se esticasses para 150€ já conseguias umas Mavic crossride ou Fulcrum red metal 5, ambas de rolamentos.
As que referi atrás, são da Fizzzbikes, pesam cerca de 2100 gramas mas têm um preço muito simpático (agora baixaram para 59,90€).
No resto também poupavas bastante.

esse é um dos problemas das biclas. quando corria, bastavam 30 minutos e estava arrumado [:D]
com a bicla, agora (no início não era assim) 20 minutos vai para rolar para aquecer. é muito diferente subir o bom jesus a frio e a quente. tentei fazer uma saída mais leve, sem grandes declives, a ao fim de 30 estava aborrecido com aquilo... tive que fazer a rampa da falperra que ganhar alguma piada...[kiss] mas menos de 1h30 não dá! 2 horas tem sido o tempo que tenho feito (e regresso porque às 17h15 já está a escurecer...)

mas não é uma obrigação sair para pedalar... tenho tido um prazer dos diabos...
e de semana para semana noto que tenho índices de resitência maiores.

Para a questão dos dias mais pequenos, umas luzes ajudam bastante, mas se bem me lembro das fotos que meteste da tua bike, já tens luzes (espero não estar a confundir com outra)

E isso do andar por prazer é o mais importante [:cool:]

por aqui está para breve a estreia nas grandes distancias...
serão 70km no Invernal BTT cidade da Guarda, o máximo que já fiz foi 58km, sendo que a maior parte das voltinhas raramente passam os 40km.
A ver vamos.[:blush:]

Para a questão dos dias mais pequenos, umas luzes ajudam bastante, mas se bem me lembro das fotos que meteste da tua bike, já tens luzes (espero não estar a confundir com outra)

E isso do andar por prazer é o mais importante [:cool:]
sim, boa memória....
os condutores de braga não são muito bike-friendly... e são meio atrofiados a conduzir. às 16h, para descer a falperra, ligo a luz traseira.
e ando com capa reflectora. sou um bocado paranóico nestas coisas.
uma coisa que gostava de fazer, com amigos, é fazer uma volta nocturna.

sim, boa memória....
os condutores de braga não são muito bike-friendly... e são meio atrofiados a conduzir. às 16h, para descer a falperra, ligo a luz traseira.
e ando com capa reflectora. sou um bocado paranóico nestas coisas.
uma coisa que gostava de fazer, com amigos, é fazer uma volta nocturna.

Uma experiência que recomendo a todos [br:)] Ainda me lembro dos nocturnos que fiz no Jamor com o Iuri e com o Nekrofiltik. O Jamor é o meu local de "treinos" habitual, mas à noite foi completamente diferente para melhor apr:)

Eu também sou um bocado paranóico em andar à noite, por isso estou a pensar em comprar umas novas luzes, mas concretamente estas:

Esta para a frente:
Beleuchtung HighWatt BLS-29 1 Watt LED

E esta para trás:

LS 320 LED-Rückstrahler

Alguém tem experiência com alguma delas?

por aqui está para breve a estreia nas grandes distancias...
serão 70km no Invernal BTT cidade da Guarda, o máximo que já fiz foi 58km, sendo que a maior parte das voltinhas raramente passam os 40km.
A ver vamos.[:blush:]

A minha maior volta foi na II Maratona de Castelo Branco com 103km's percorridos, mas agora na Invernal, vou só aos 40, é que isto quanto a treinos, anda muito parado! :sh)

Tenho a mesma opinião do pc.
Ou seja, se precisas que alguém monte os componentes, compra na loja. Se tu és capaz de montar tudo, então compra online.
Acho que consegues poupar bastante.

Por exemplo, nas rodas. Calculo que na loja te vendam rodas que têm cubos shimano e uns aros de outra qualquer marca. Nessa situação eu preferia comprar online.
Se esticasses para 150€ já conseguias umas Mavic crossride ou Fulcrum red metal 5, ambas de rolamentos.
As que referi atrás, são da Fizzzbikes, pesam cerca de 2100 gramas mas têm um preço muito simpático (agora baixaram para 59,90€).
No resto também poupavas bastante.
pelo que eu percebi, são rodas shimano que já vêm montadas de fabrica (aros e cubos), mas amanhã quando a for buscar, vejo isso melhor[;)]

eu consigo montar e afinar os componentes mais simples, mas tenho algum receio de trocar uma suspensão, por ex.

pelo que eu percebi, são rodas shimano que já vêm montadas de fabrica (aros e cubos), mas amanhã quando a for buscar, vejo isso melhor[;)]

eu consigo montar e afinar os componentes mais simples, mas tenho algum receio de trocar uma suspensão, por ex.
E a pedaleira? Consegues trocar? Precisa de ferramenta própria.
Se não consegues o melhor mesmo é comprares na loja.

Bem... começo por dizer que é a minha primeira vez aqui neste tópico!

Apesar das enumeras vezes que paro aqui (com satisfação) para ler os vossos comentários/upgrades/dicas/conselhos/fotos e apesar de ser um aficcionado das duas rodas (principalmente das de estrada) a verdade é que meia dúzia de amigos me têm convidado à pratica do BTT, mas eu como "não possuidor" deste tipo de bicicleta, tenho resistido à tentação de exprimentar!

:) Quando somos jovens exprimentamos de tudo e nas minhas memórias lembro-me de ter descido e percorrido uns montes! :)

Vamos ao que interessa. A minha dúvida prende-se pelo seguinte:

Que aconselham à iniciação do BTT. Não falo da bicicleta em si, pois há para todos os gostos e carteiras. Começo com as dúvidas básicas, pois não me interessa comprar uma bicicleta toda XPTO se não faço um adequado usufruto dela!
Dúvida inicial: Que tipo de suspenção. Será necessário um bicicleta com dupla suspenção (acho que não!) Em que casos/tipos de terreno será adequado uma dupla suspenção em contrapartida de uma só com suspenção á frente?

Qual é o compromisso ideal na iniciação da prática do BTT?

Quem me puder dar umas luzes, quer pela sua experiência e know how esteja a vontade!

A todos um bem haja!

Bem... começo por dizer que é a minha primeira vez aqui neste tópico!

Apesar das enumeras vezes que paro aqui (com satisfação) para ler os vossos comentários/upgrades/dicas/conselhos/fotos e apesar de ser um aficcionado das duas rodas (principalmente das de estrada) a verdade é que meia dúzia de amigos me têm convidado à pratica do BTT, mas eu como "não possuidor" deste tipo de bicicleta, tenho resistido à tentação de exprimentar!

:) Quando somos jovens exprimentamos de tudo e nas minhas memórias lembro-me de ter descido e percorrido uns montes! :)

Vamos ao que interessa. A minha dúvida prende-se pelo seguinte:

Que aconselham à iniciação do BTT. Não falo da bicicleta em si, pois há para todos os gostos e carteiras. Começo com as dúvidas básicas, pois não me interessa comprar uma bicicleta toda XPTO se não faço um adequado usufruto dela!
Dúvida inicial: Que tipo de suspenção. Será necessário um bicicleta com dupla suspenção (acho que não!) Em que casos/tipos de terreno será adequado uma dupla suspenção em contrapartida de uma só com suspenção á frente?

Qual é o compromisso ideal na iniciação da prática do BTT?

Quem me puder dar umas luzes, quer pela sua experiência e know how esteja a vontade!

A todos um bem haja!

Comecei a praticar o ano passado. Comprei uma hardtail barata. Entretanto foi roubada e voltei a comprar outra semi-rígida mas mais cara. No final do Inverno estou a pensar em saltar para suspensão total, uma vez que começo a ter limitações com a minha actual.

Este "percurso" foi me recomendado pelo pessoal com quem ando. Dizem que para aprender uma semi-rígida com o preço em conta é o ideal (até porque uma pessoa pode acabar por não gostar ou desistir do BTT)

E a pedaleira? Consegues trocar? Precisa de ferramenta própria.
Se não consegues o melhor mesmo é comprares na loja.
também não sei trocar, ainda por cima para meter esta deore tenho que tirar o eixo que tem lá.:sh)
é por isso que prefiro comprar na loja, apesar de saber que posso comprar mais barato pela net.
à dias estive na sportzone a olhar para uma chave de tirar pedaleiras, mas fiquei sem perceber como aquilo funciona:sh)

o que achas da rockshox tora 302?
fiz negócio com uma quase nova por 100€, mas lá está o problema. tenho que pedir para a montarem

Última edição:
Voltar
Superior