Tópico do BTT

Ficou bem. [;)]
Como ou onde é que fizeste o autocolante?

Obrigado Ednuno,

Errr, logo a ver se posto uma visão mais global da coisa.

Foi através de um contacto do FórumBTT, penso que ele não se vai importar de q ande a fazer publicidade.
email: idalecio . francisco @ gmail.com

Foi uma pessoa mt prestável e smp atenciosa, fez 2 ou 3 montagem até eu dizer q ficava fixe.
Enviei uma foto da bike (da net p/ ter melhor definição) marcando o local onde estava a pensar colocar os autocolantes mas, q acabou por ser alterado p/ este debaixo do selim.
Paguei 2€ para os da bike e 1,5€ p/ os do capacete (cada).

Cumps,
Edd :)

Última edição:
Eddy, não metas assim o email (podias ter enviado por PM) [;)]

Este fim de semana começaram as voltas no meio de lama e água e para começar, tive que fazer o percurso de 51 km sem o prato pequeno :( Pode-se dizer que foi um bom treino.

Troquei o meu selim Bontrager por um San Marco Ponza.

ponza.jpg
ponza.jpg

Tem aproximadamente o mesmo peso que o Bontrager. O San Marco pesa 266 gramas (260 anunciadas). Pensava que o Bontrager fosse mais pesado mas parece que, mesmo sujo, só pesa 255 gramas [:cool:]

A caminho vêm umas rodas Fulcrum Red Metal 5, um desviador XT, uma cassete SLX e uma corrente XT.

Apesar destes upgrades, estou a ponderar parar a Trek Fuel durante o inverno. Durante o inverno andamos em muita lama e muita água. O material sofre muito e já que tenho a Trek 6500, vou dar-lhe uso.
O material que tenho na 6500 é essencialmente material que sobra dos upgrades que vou fazendo, o que a torna mais adequada para andar na lama [:cool:]

Macavenco, andaste com a suspensão nesse estado? Carregada de lama?
Por aqui temos muita lama, mas há pouco barro e as ribeiras são óptimas para tirar o excesso de peso das bicicletas [:D]

Última edição:
(...)

Hoje tirei pela 1ª vez a corrente.
Depois do desengordurante fazer a sua tarefa:

fotos0136.jpg

Acabei à pouco de lubrificar a corrente, cassete e desviadores, com o almoço pelo meio!
Foi duro!!! Realmente o que custa é limpar, sujar é fácil!

Em relação ao arco da suspensão, a minha "pergunta" é porque é que a parte que está virada para trás, é aberta e com grande superfície de contacto?
Ao contrário da parte frontal, onde é fechada e bicuda (dá aquela ideia de ser aerodinâmica).
Dá-me a ideia que se fosse como a parte frontal, evitasse mais um pouco a acumulação de sujidade e lama.

(...)
O que acham?
Eu sou da opinião de que isto não se deve fazer ou deve fazer-se com pouca frequência.

Quando se limpa uma corrente desta forma, todo o lubrificante é retirado, incluindo aquele que se encontra entre as peças da corrente.
Com a corrente limpa desta forma, só ao fim de algum tempo é que o lubrificante volta a chegar onde devia estar.

Eu prefiro uma corrente suja do que demasiado limpa.

Durante o tempo seco só a limpo com água. De inverno é da mesma forma e só quando está demasiado suja é que a pulverizo com um pouco de desengordurante e lavo depois com àgua com pressão (só com a mangueira de jardim, nada de máquinas).

Em relação à suspensão, não te esqueças que essa parte da suspensão tem muita resistência. Se fosse em forma de tubo ou de outra forma iria torcer ou mesmo partir.

Boas 100do,

Tudo em ordem, como vai à cova da beira? Os trilhos já fazem estragos?

O email está explicito pq pedi autorização à pessoa (Sr. Idalécio).

Eu percebi, mas o motivo era outro. A divulgares dessa forma estás a contribuir para que ele receba mais umas mensagens de spam [;)]

Os trilhos estão muito bons. Ontem já deu para pedalar no meio de muita água, alguma lama e até nevoeiro [kiss]

Pessoalmente, gosto mais de pedalar de inverno do que de verão. Só não gosto é de sair de casa já com chuva a cair.

Eu percebi, mas o motivo era outro. A divulgares dessa forma estás a contribuir para que ele receba mais umas mensagens de spam [;)]

Os trilhos estão muito bons. Ontem já deu para pedalar no meio de muita água, alguma lama e até nevoeiro [kiss]

Pessoalmente, gosto mais de pedalar de inverno do que de verão. Só não gosto é de sair de casa já com chuva a cair.

Qt a isso posso de facto fazer qq coisa...!

Fixe! O inverno n me cheteia mt, o chato é o ter de lavar ao fim... [:D] [:D]
Eu tb sou assim, se dps de lá estar apanhar alguma chuva, tudo OK mas, sair já c ela na certa é q n! :(

No meu caso, ainda aqui atrás referi como limpo a transmissão.
em relação ao resto da bike, sempre que posso, limpo-a assim que chego a casa. Uma passagem de água com a mangueira de jardim, um pano, por vezes com detergente, outras apenas com água, e uma passagem de água final.

Os cuidados não são muitos mas fica suficientemente limpa. Depois de seca lubrifico-a e geralmente está pronta para outra.

Quando é necessário desmonto a transmissão toda, nomeadamente o eixo pedaleiro para lubrificar.
Ontem ficou na garagem tal como chegou: carregada de lama, com a corrente completamente seca (tanto que não deu para usar o prato pequeno) e com um furo na roda de trás :(
Está assim à espera que chegue o material. Estou a contar com ele ainda esta semana e ainda estou a ponderar se vou a Pinhel no domingo. [kiss]

Como disse, devo passar a andar na trek 6500 durante o inverno. Tenho várias cassetes, várias pedaleira e algumas correntes a "meio" uso e está na altura certa para lhe dar uso [:cool:]

Como prometido aqui fica uma vista geral de como a coisa ficou. [:cool:]

Eu sei q n se nota grande coisa mas foi a foto q se arranjou. [:D] [;)]

edununo, essa máquina tem um aspecto do melhor que já vi! :eek:
apr:)

100do, não conto fazer isto muitas vezes mas com o tratamento que levou (que também espero não repetir muitas vezes) aproveitei e como já não a limpava (a bike toda) à bastante tempo, fiz tudo neste domingo. Mas depois levou com uma boa camada de óleo em cima, para ficar a "marinar" alguns dias.
De qualquer maneira, obrigado pelo aviso. Vou ter em conta.

Já agora, que tal esse selim? Só comparaste o peso? Ou ainda não tiveste tempo para o experimentar como deve de ser?
Pode-se saber o porquê da troca?
Tenho a ideia que a parte de trás é larga, o que pode dificultar o movimento da parte das nádegas. E a parte central parece não aliviar muito a pressão.
Qual é a opinião?

Em relação ao selim:

Fiz 51 km com ele e apenas o posso comparar ao Bontrager race lux que tinha.
O motivo da "troca" foi principalmente o facto de precisar de um selim melhor para a Trek 6500. O factor preço foi outro motivo (comprei este selim no ebay [;)]).

Este é o Bontrager:

Em relação ao conforto, no início parecia-me ser mais duro e menos confortável que o Bontrager. No fim dos 51 km mudei de opinião, pois se fosse com o Bontrager o mais certo era sentir um pouco de dormência. Com este não tive esse tipo de problemas.

Em relação à parte de trás parecer larga, eu acho que não. Em relação ao Bontrager até é mais fácil passar as pernas para trás do selim.
No geral fiquei satisfeito com ele. Ainda por cima acho-o muito bonito [kiss]

queria uma ajuda.
amanhã se tudo correr bem, vou fazer o tal upgrade à minha bike, mas agora tenho uma dúvida.
se calhar aproveito e meto travões hidraulicos e queria saber se existe uma grande diferença de preços entre as rodas para v-brake e disco e as rodas só para disco, porque não sei se meto rodas para disco e v-brake ou só para disco

Que upgrade vais fazer? O que vais comprar?

Em relação às rodas, se fores comprá-las novas a diferença é pouca ou nenhuma.
Eu estou à espera de uma encomenda que fiz com uns amigos e tarda em chegar [s)]

mmao, se vais meter travões de disco hidráulicos e não estás a contar voltar aos v-brakes, mete rodas só para disco. A diferença entre elas em termos de preço é pouca ou nenhuma tal como disse o 100do, mas a meu ver as rodas só para disco são mais bonitas.

100do, não te preocupes que os gajos da action-sports não falham [;)]

mmao, se vais meter travões de disco hidráulicos e não estás a contar voltar aos v-brakes, mete rodas só para disco. A diferença entre elas em termos de preço é pouca ou nenhuma tal como disse o 100do, mas a meu ver as rodas só para disco são mais bonitas.

100do, não te preocupes que os gajos da action-sports não falham [;)]
Eu sei. Para já o atraso é só dos meus colegas [:blush:]
Estava a contar que chegasse esta semana mas já vai ser difícil.

Que upgrade vais fazer? O que vais comprar?

Em relação às rodas, se fores comprá-las novas a diferença é pouca ou nenhuma.
Eu estou à espera de uma encomenda que fiz com uns amigos e tarda em chegar [s)]
o upgrade que estava para fazer era este:

-rodas com cubos preparados para disco, da shimano (para já mantenho os v-brake).
-cassete sram de 9vel
-manipulos de travão shimano deore
-manipulos de velocidades deore ou xt (ainda não tenho a certeza)
-pedaleira deore e corrente sram

mas possivelmente vou meter discos hidraulicos.

a minha ideia era mesmo meter os discos hidraulicos, e ainda por cima gastei €€€€ nuns v-brake deore[8b]

sendo assim, apenas tenho que trocar de rodas e não comprar os manipulos de travão

mais tarde queria comprar uma suspensão a ar, mas fica para o verão[;)]

nmao, qual é a tua bicicleta?
Deves pensar bem antes de alterares o que quer que seja, para evitares voltar a dizer que fizeste mal [;)]

A tua bicicleta é de quantas velocidades?
Pergunto, porque se não tem 9, não te basta trocar a cassete.

Deves estabelecer prioridades, e no meu entender, se tens uns v-brake deore os travões não são a prioridade.

A ideia de rodas com cubos para disco é boa, mas pergunto: porquê Shimano?

nmao, qual é a tua bicicleta?
Deves pensar bem antes de alterares o que quer que seja, para evitares voltar a dizer que fizeste mal [;)]

A tua bicicleta é de quantas velocidades?
Pergunto, porque se não tem 9, não te basta trocar a cassete.

Deves estabelecer prioridades, e no meu entender, se tens uns v-brake deore os travões não são a prioridade.

A ideia de rodas com cubos para disco é boa, mas pergunto: porquê Shimano?
a minha bicicleta não tem marca, ou seja comprei um quadro de aluminio numa loja e como tinha uma btt velha, troquei-lhe os componentes, e agora a pouco e pouco ando a alterar as coisas.
a minha é de 7 vel, mas como estava para trocar as rodas porque as minhas são bem velhas e o cubo traseiro está empenado, vou optar por trocar tudo, e achei as rodas shimano a um bom preço juntamente com o material, porque o dono da loja faz-me essas peças todas a 218€

Nesse caso tem em atenção que, para mudares de 7 para 9 velocidades tens que trocar:
- Desviador traseiro
- Shifter direito
- Cassete
- Corrente
- Roda

Para além disto, o ideal seria trocares também a pedaleira. Se já era da outra bicicleta deve ter desgaste. Se vais meter uma corrente nova ela não vai trabalhar bem na pedaleira. Por outro lado, uma corrente de 7 velocidades é um pouco diferente da de 9 velocidades.

Comprar online é uma hipótese a ter em conta?
218€ por que material? Se quizeres mete aí a lista.

À primeira vista não me parece caro, mas depende muuuuuuuito do material. O mais certo é ser material do mais fraco.

Esse tipo de material (entrada de gama em 9 velocidades) aparece na net a preços simpáticos.

Por exemplo, retirado de 1 loja:
- Cassete Sunrace 9 v: 11.99€
- Corrente Deore: 9.99€
- Desviador Lx: 21.99€
- Shifters Deore (par): 28.99€ ou Sunrace: 15.99€
- Pedaleira Deore octalink: 39.99€

Na mesma loja tens umas rodas (marca branca) para disco/v-brake por 75.99€ [;)]

Nota que eu vi os preços mais baixos, mas é material bom, que por cá custa bem mais.

Com esses 218€ parece-me que consegues trocar toda a transmissão e as rodas [;)]

Última edição:
Voltar
Superior