Tópico do BTT

A minha quando se estraga vai logo pa arranjar e só meto o que é rpeciso pa andar em condições não quero saber de mariquices.. mas é minha.. vai onde eu quero e nunca me deixou ficar mal.. nao quero saber de mariquices so quero que seja minimamente fiável e duradoura! A nossa bicicleta é sempre a nossa...companhia que foi a muito lado connosco.

Quanto as peças para a tua:

-Camaras de ar são baratas.
-Rodas... mandei 2 bikes fora que tavam a encher a garagem e guardei as rodas.. se quiseres da-me a tua morada que dou-te duas..
-Selim compras um barato a 10€
-Corrente é prai 2 € numa oficina de beira de estrada que ja meti uma nova na minha e foi por ai
-Carretos penso que tas a falr do esticador.. meti um na minha quando o meu se partiu um shimano dos mais baratos e ja anda ali a uma porrada de km's foi prai 20€.. as outras coisas também acho que não fica em mais de 20€.

Poupas nas rodas [:D]

Última edição:
Há muitos anos, o meu pai comprou umas bikes com o quadro em alumínio para mim e o meu irmão. Aquilo era fantástico e passei muitos bons momentos nela.

Entretanto cheguei à fase de não ligar puto a bikes e aquilo ficou a acumular pó.

Um dia mais tarde decidi começar a andar outra vez. E fiquei chocado com o preço das novas...

E andai, andei, mais de 1 anos a tentar arranjar aquilo e nem fazia contas ao dinheiro...

E nunca mais tive uma bike em condições. Porque algumas das medidas do quadro, já não se usavam, pe., a cx. de direcção.

Nunca a consegui colocar em condições, de modo que me resignei e não ter bike. Mais tarde, passei por uma loja especializada e lá comprei a 1ª bike na fase de adulto. Foi das mais baratas, mesmo assim, foram 2,000 e tal euros. :confused:

E aí entrei no maravilhoso mundo dos preços absurdos em bikes...
E para colocar essa bike em condições, gastei mais do dobro....

Que exagero..
Num tom de brincadeira, pode-se dizer que chega a ser quase insultuoso dizer que 2000€ era das mais baratas e que foi preciso o dobro para a meter em condições.
Acho que com muito menos dinheiro já se faz a festa (sim, mesmo andando "em força" no monte...).

Bruno, se a bike precisa só do material que dizes, ficas muito melhor servido se gastares 100€ nessa do que com qualquer uma que custe 100€, acredita nisso.

Qualquer bike até 100€ é um risco.

A única coisa que precisas e que pode ser um pouco mais cara são as rodas. O resto do material quase se pode dizer qu epodes somar 5€+5€+5€...

Compra material shimano (alivio, acera, ou mesmo só o Tourney).
Se o quadro estiver bom e não precisares de uma suspensão, é o melhor que podes fazer se não queres gastar muito.

Eu acabei agora mesmo de gastar numa suspensão o suficiente para comprar quase um camião de bikes, hehe.

Faço das minhas as tuas palavras.. meter tudo do mais simples e ta a andar.. so não gasto exorbitancias de dinheiro em bicicletas (por enquanto) [:D]

Eu tenho uma bicicleta de 100€ da Sport Zone e não é o mar de rosas que parece. Os travões desafinam-se a cada utilização que lhe dou (foram mudadas várias peças, na garantia, por causa disso, mas parece que não é defeito, é feitio), os pedais são de plástico super-frágil, ao mudar as mudanças, muitas vezes salta a corrente e mete-se entre a roda e os carretos.

E por acaso também a comprei para substituir uma velhinha Órbita da qual a ferrugem e os plásticos ressequidos já tinham tomado conta.

Que exagero..
Num tom de brincadeira, pode-se dizer que chega a ser quase insultuoso dizer que 2000€ era das mais baratas e que foi preciso o dobro para a meter em condições.
Acho que com muito menos dinheiro já se faz a festa (sim, mesmo andando "em força" no monte...).
Pelo que te conheço, sei que a expressão usada é sem intenção, mas já agora dizer uma coisa a ti e a todos os outros.

Cá fora, há um mundo que nos rodeia que é frequentado por muita gente. Não sei quantos deles pertencem ao segmento A, B, C, ...Y, X.
Mas fui educado a nunca me preocupar com aquilo que os outros têm ou ostentam. Mas há pessoas que se preocupam.

E creio que este fórum em particular, há um nível excessivo de pessoas preocupadas com o que os outros têm, em especial se têm mais e melhor. Ao ponto de já termos umas palavras secretas para nos identificarmos no meio da confusão...

Já chateia, convenhamos...

E pronto, já disse.

Voltanto à questão das bikes, a minha 1ª bike cara foi uma Specialized Enduro em que por falta de informação minha, comprei o modelo mais acessível e acabei por gastar o dobro em costumizá-la.
Se tivesse comprado logo o modelo superior, tinha poupado 50% dessa 2ª verba.

E já agora, comprei para o descer colinas (down hill) uma Demo 8, que só o quadro custou o resgate de um rei. No total, falamos de mais de 5,000€.

E é engraçado, porque até que sou uma pessoa poupada. Há por aí pessoal que faz questão de ter sempre os últimos modelos e novidades.

Por vezes, até já me sinto desactualizado perante o pessoal.

E são aos montes.

Em qualquer evento, são às centenas a abarrotar do melhor material que o dinheiro pode comprar.

O que me faz desconfiar sempre que ouço a palavra crise.

Ou que estou a frequentar o fórum errado. [:cool:]

Carlo L., mas isso vai ser sempre assim! Eu não entendo por que motivo se troca uma bike que há dois era boa (por exemplo) pelo modelo correspondente mais recente! Deve ser para estar na moda! Eu tenho a minha Specialized Rockhopper de 2003 com Marzocchi Marathon Sl e rodas crossride e chega-me perfeitamente! SE já pensei em comprar uma nova? Claro que sim..! Mas deixa-me a carteira muito leve...!

Bem já tive numa situação parecida, e acabei por comprar às peças para construir uma nova bike conforme ia podendo. não ficou muito cara e penso que nem chegou a 400 euros. A suspensão( apenas à frente) custou 125 euros e o quadro em alumínio 75( havia um com suspensão traseira mas custava 300 euros).

As peças que referes nem são assim muito caras, só se forem as jantes, e se sabes a diferença entre uma bike com suspensão e outra sem podes recuperar essa. É que às vezes, depois de experimentar uma com suspensão já não apetece voltar para uma que não a tenha. O material shimano não é assim muito mau, digo isto porque na minha algumas peças, senão todas são dessa marca. Tenta procurar no agente ou nos revendedores. É que às vezes nas lojas de C.C. costuma ser mais caro, é o que já ouvi dizer, e nem sempre vale a pena comprar uma bike tipo de supermercado, pois os componentes não são todos de qualidade e/ou da mesma marca. É que a fiabilidade também conta numa bicicleta. Por exemplo meter uma corrente barata(talvez menos de 10 euros ou cinco) para um dia no meio do nada e a 30 km de casa esta partir não tem muita piada.
Primeiro do que tudo faz um orçamento por conta própria, vai a vários sítios e compara. Se o valor total nem fôr assim muito alto porque não. E se mais para a frente quiseres um quadro melhor acho que dá para passar a maior parte das peças que tiveres, exceptuando talvez a caixa de direcção, o agarfo e os cabos e capas.

Caros Amigos,

Tenho uma bicicleta TT já com uns bons anos...mais precisamente 13 anos.

Precisa de um arranjo para ficar em condições para uns passeios à la turista ao fim de semana.

Não quero comprar uma nova por razões sentimentais e porque esta bicicleta em 1995 custou-me 40 contos!! Na altura era dinheiro.
Não tem suspensões XPTO nem V-Brakes nem nada dessas modernices, mas é uma bicicleta old school por assim dizer....à homem!!![:D]

Carretos e travões Shimano e pouco mais tem de especial.....

Precisa de:

- 2 Câmaras de ar (creio que as rodas são de 26")
- 2 rodas (pneus michelin estão em bom estado)
- Carretos à frente e atrás (não sei como os experts lhe chamam - tem 21 velocidades, ou seja, 3 x 7...acho que é assim que se vê o número de velocidades....transmissão talvez não?...:sh) )
- Corrente
- Guias da corrente
- Selim

Não queria gastar muito dinheiro porque é apenas para uns passeios calminhos...nada de TT.

Em quanto acham que fica a brincadeira?:(

Sei que existe um tópico de BTT mas os preços que lá vi são coisas já demasiado caras (caríssimas) para o meu nível de exigência...

Thanks!![;)]

Assim de repente:

Câmaras de ar : 2 por 2,99 na Sportzone, na decathlon acho q ainda tem mais barato

Rodas: Existe um conjunto de rodas Frt e Trz com fechos rápidos na Sportzone por 30€ o par, mas são de carreto
Na decatlhon salvo erro custa 30€ a trz mas é de cassete, e a da frt custa 24,90€

Transmissão:
- Pedaleira: arranjas uma pedaleira da shimano por 12€, ou uma um pouco melhor (ja com octalink) por 17€ na sportzone. na decatlhon é mais caro. Se o eixo da pedaleira n estiver em condições, um novo custa cerca de 7€ (ligação quadra) ou cerca de 10€ (octalink) e isso vai depender da pedaleira que escolhas

- Trz: dependendo da roda que compres para trás, pode ser carreto (7v, 5,90€) ou cassete (8v, 8,90€)

- Desviadores (penso que é o q chamaste guia de corrente): Podes por atrás um Acera por 15€ ou um Alivio por 23€, e à frt por 10 a 15€

- Manipulos: partindo do principio que tb queres mudar os manípulos, o conjunto acera custa cerca de 18€ com manetes de travão, os alivio custam cerca de 25€ sem manetes de travão

- Corrente: arranjas correntes da shimano a partir de 4€

- Selim arranjas a partir de 10€

Isto é tudo material de gama baixa, média-baixa, mas já dá para uns passeios

Eu tenho uma bicicleta de 100€ da Sport Zone e não é o mar de rosas que parece. Os travões desafinam-se a cada utilização que lhe dou (foram mudadas várias peças, na garantia, por causa disso, mas parece que não é defeito, é feitio), os pedais são de plástico super-frágil, ao mudar as mudanças, muitas vezes salta a corrente e mete-se entre a roda e os carretos.

E por acaso também a comprei para substituir uma velhinha Órbita da qual a ferrugem e os plásticos ressequidos já tinham tomado conta.

Essa bicicleta da Sportzone, qual é q é?

Se é a KX sport 205 é uma boa bosta....

Eu trabalho na SZ, na área de ciclismo, e eu nunca recomendo esses charutos, prefiro que não comprem, do que ficarem mal servidos

Pelo que te conheço, sei que a expressão usada é sem intenção, mas já agora dizer uma coisa a ti e a todos os outros.

Cá fora, há um mundo que nos rodeia que é frequentado por muita gente. Não sei quantos deles pertencem ao segmento A, B, C, ...Y, X.
Mas fui educado a nunca me preocupar com aquilo que os outros têm ou ostentam. Mas há pessoas que se preocupam.

E creio que este fórum em particular, há um nível excessivo de pessoas preocupadas com o que os outros têm, em especial se têm mais e melhor. Ao ponto de já termos umas palavras secretas para nos identificarmos no meio da confusão...

Já chateia, convenhamos...

E pronto, já disse.

Voltanto à questão das bikes, a minha 1ª bike cara foi uma Specialized Enduro em que por falta de informação minha, comprei o modelo mais acessível e acabei por gastar o dobro em costumizá-la.
Se tivesse comprado logo o modelo superior, tinha poupado 50% dessa 2ª verba.

E já agora, comprei para o descer colinas (down hill) uma Demo 8, que só o quadro custou o resgate de um rei. No total, falamos de mais de 5,000€.

E é engraçado, porque até que sou uma pessoa poupada. Há por aí pessoal que faz questão de ter sempre os últimos modelos e novidades.

Por vezes, até já me sinto desactualizado perante o pessoal.

E são aos montes.

Em qualquer evento, são às centenas a abarrotar do melhor material que o dinheiro pode comprar.

O que me faz desconfiar sempre que ouço a palavra crise.

Ou que estou a frequentar o fórum errado. [:cool:]

Claro que a expressão foi levada ao extremo, não tivesse eu dito que foi em tom de brincadeira.
Mas sei que não é preciso uma bicicleta cara para que se faça bom BTT. Seja ele com conforto, bom comportamento, ou durabilidade.

Recordo-me que no final de 1996, dei 320cts por uma bicicleta (em que o preço de tabela eram 380cts). Na época ainda não havia o boom do BTT como hoje, em que uma bicicleta de 3000€ é considerada "normal", por isso muitos se espantaram e criticaram a minha escolha. Ainda por cima sendo estudante, privei-me de muita coisa e poupei muito para a conseguir comprar.

A verdade, é que a tive anos fio sem problemas, sempre a levar pancada do monte. Vendi o quadro e forqueta anos mais tarde somente por duas razões: sempre foi demasiado grande para mim e já tinha arranjado um quadro do mesmo ano com a mesma geometria, tamanho abaixo e gama ligeiramente superior. Foi só trocar os componentes
Sempre fui fiel seguidor da Pro-flex, marca desaparecida há muito. Tanto, que após ter o novo quadro e nova forqueta (de dupla coroa, que nunca gostei), comprei mais duas forquetas em carbono (uma delas com um amortecedor "inteligente", ainda guardada), 3 braços em carbono para o quadro e um outro quadro "de reserva", já com a assinatura da K2.
Alguns componentes que comprei durante estes 12 anos (avanço, magura HS33, espigão, selim, guiador, rodas e umas coisitas pequenas mais), posso considerar como upgrades de gosto ou por necessidade de desgaste.

Portanto, podes ver que já gastei algum dinheiro em bicicletas, numa época em que era muito mais flagrante do que agora ter uma boa "jinga".

E se te sentes desactualizado com uma bicicleta de dois anos, imagina eu com uma de doze, quando vou a passeios ou encontros. A verdade é que faço tudo o que os outros fazem, embora sem o fulgor de outrora...
Nunca invejo as bicicletas dos outros. Antes, admiro-as porque há bicicletas que gosto muito
Acho que se deve ter coisas boas naquilo que realmente se gosta, e não trocar por trocar.
Como referes, e bem, há quem goste de ter sempre as últimas novidades.
Se há alguns que o fazem por gosto, também há quem o faça por cagança.
Quem utiliza muito uma determinada coisa, sente-se mais apto a trocá-la em menos tempo.
No meu caso, não sinto essa necessidade, talvez por andar menos do que gostaria.

Recordo-me que sempre que ia a uma casa de bicicletas no grande Porto, o dono dizia-me sempre: "Ainda andas nessa porcaria? Compra mas é algo de jeito". A verdade, é que por isso nunca lhe comprei nada de valor. Outros até me davam os parabéns pela bicicleta. E foi numa destas que há 3 anos acabei por comprar uma Specialized para a minha esposa (que diga-se de passagem, está nova das duas vezes que andou...).

Mas considero que há um tecto razoável para ter uma boa bicicleta. A partir de um certo patamar de preço, uns gramas a menos ou um "bling bling" a mais significam muitos euros na carteira. E as diferenças para o patamar superior são muito menos espectaculares do que para o patamar inferior.

Carlos, espero que não leves a mal a minha expressão, e que tenhas compreendido neste último parágrafo a "razoabilidade" a que me referia, isto para quem tem um gosto pela coisa, mas não levado ao extremo.

PS: desculpem o testamento....

Carlos, espero que não leves a mal a minha expressão, e que tenhas compreendido neste último parágrafo a "razoabilidade" a que me referia, isto para quem tem um gosto pela coisa, mas não levado ao extremo.

PS: desculpem o testamento....
De modo algum. É até um prazer trocar impressões com quem sabe e gosta de bikes. [;)]

E também não conto fazer mais investimentos, pois é que nem sequer tenho tempo.

Mas pode-se apanhar o fio à meada e voltar ao tópico.

Que bike se pode comprar quando não se quer gastar muito dinheiro?

E é muito complicado dar uma resposta enquadrável. [:cool:]

Mas para quem queira começar devagar e depois ir subindo à mesma velocidade, tem de pensar obrigatoriamente no quadro. Um bom quadro é uma boa base de crescimento.

E por vezes apanham-se verdadeiras pechinchas em saldos, de restos de colecção em que o quadro é o mesmo, mas só a pintura é diferente.

Mas continuamos amanhã. [;)]

Caros Amigos,

Tenho uma bicicleta TT já com uns bons anos...mais precisamente 13 anos.

Precisa de um arranjo para ficar em condições para uns passeios à la turista ao fim de semana.

Não quero comprar uma nova por razões sentimentais e porque esta bicicleta em 1995 custou-me 40 contos!! Na altura era dinheiro.
Não tem suspensões XPTO nem V-Brakes nem nada dessas modernices, mas é uma bicicleta old school por assim dizer....à homem!!![:D]

Carretos e travões Shimano e pouco mais tem de especial.....

Precisa de:

- 2 Câmaras de ar (creio que as rodas são de 26")
- 2 rodas (pneus michelin estão em bom estado)
- Carretos à frente e atrás (não sei como os experts lhe chamam - tem 21 velocidades, ou seja, 3 x 7...acho que é assim que se vê o número de velocidades....transmissão talvez não?...:sh) )
- Corrente
- Guias da corrente
- Selim

Não queria gastar muito dinheiro porque é apenas para uns passeios calminhos...nada de TT.

Em quanto acham que fica a brincadeira?:(

Sei que existe um tópico de BTT mas os preços que lá vi são coisas já demasiado caras (caríssimas) para o meu nível de exigência...

Thanks!![;)]

Boas. Se queres reparar a bicicleta, e se te sentes á vontade com a mão de obra, começa por desmontar tudo, e lubrificar. Caixas de direcção, o eixo pedaleiro, tudo bem lubrificado com massa própria.

As rodas estão MUITO empenadas? Se não estiverem, leva a uma loja e eles endireitam isso[;)] Ou então compras duas rodas dessas baratas por 50 euritos (não conheces ninguém que tenha lá uma bicicleta "condenada" e te dê as rodas?)

E o que se passa com a transmissão? Não funciona? Será que se desmontares, limpares, lubrificares e voltares a montar não fica ok?

É que o selim e as câmaras de ar são baratinhas, o resto é mais carote, e pode não compensar.[;)]

Se calhar é só falta de manutenção.

Na minha opinião, por 100€ não compras nada de jeito, mesmo....

De 150 a 200€ já consegues um bicicleta porreira para umas voltinhas sem saltos, escadas...enfim...coisas "pesadas"...

Se for para levar o "desporto" mais a sério, como andar todos os fins de semana, e fazer uns km's valentes, mais vale investir logo numa bicicleta melhor.

Por 300 e poucos euros já compras uma bicicleta boa (para quem não faz mesmo BTT à séria).

Em lojas online aparecem bons negócios[;)]

Por exemplo.
http://www.goodbikes.org/nuevo/edita.php?id_articulo=533
http://www.goodbikes.org/nuevo/edita.php?id_articulo=194

Última edição:
Essa bicicleta da Sportzone, qual é q é?

Se é a KX sport 205 é uma boa bosta....

Eu trabalho na SZ, na área de ciclismo, e eu nunca recomendo esses charutos, prefiro que não comprem, do que ficarem mal servidos

Bingo! [8b]

Já tou farto de andar às voltas com aqueles travões mas acabo sempre com um dos calços a encostar na roda :( Já me mudaram o mecanismo todo de trás (menos o cabo e manípulo) mas fica na mesma.

O que vale é que só a uso esporadicamente, para uns passeios.

Bem, quando trouxer a bicicleta para a minha casa terei de pedir um orçamento numa casa de peças e depois verei o que compensa mais.

Mas de facto tenho algum receio de bicicletas de 100€....principalmente se tiverem suspensões uma vez que biciletas por 100€, por certo que as suspensões não serão nada de jeito...digo eu...

Bem, quando trouxer a bicicleta para a minha casa terei de pedir um orçamento numa casa de peças e depois verei o que compensa mais.

Mas de facto tenho algum receio de bicicletas de 100€....principalmente se tiverem suspensões uma vez que biciletas por 100€, por certo que as suspensões não serão nada de jeito...digo eu...
Podes estar certo disso [;)]
Quando quizeres uma boa suspensão podes pensar em comprar uma FOX por mais de 500€. Até lá, se é para uns passeios em estrada e cidade, é preferível nem ter suspensão. A diferença entre ter e não ter é só uma (se tiveres a bike é mais pesada).

Bingo! [8b]

Já tou farto de andar às voltas com aqueles travões mas acabo sempre com um dos calços a encostar na roda :( Já me mudaram o mecanismo todo de trás (menos o cabo e manípulo) mas fica na mesma.

O que vale é que só a uso esporadicamente, para uns passeios.

Mete uns Shimano de gama baixa! São baratos e AFINÁVEIS!

Tenho duas na garagem...As duas custaram mais de 200€ e já nao estão boas.

Nem penso em recuperá-las pois fica muito dispendioso.

Mas também vos digo, coitadinhas... Sofreram tanto...[:D] Era descer escadas, descer monte a baixo! Era tudo! [:D] Ate os guiadores encurvaram(das duas) para baixo!

Há muita coisa engraçada para as voltinhas calmas, com 150€ compras uma coisinha jeitosa e já com parte eléctrica.. Como o conta quilómetros e tudo! [:D]

Boa sorte com isso!

Voltar
Superior