Tópico do BTT

40 kms são curtas distâncias. Se queres começar a dar umas voltas de 100 ou mais kms em estrada, então a fininha é mesmo o ideal.
Antes de tera fininha andei com uma de Btt adaptada a estrada: pneus slick, forqueta rígida, pratos maiores etc.... mas não é a mesma coisa.

Um pouco relativo não?

40kms com 15kgs em duas horas são mais ou menos (melhor ou pior) exercício que 60 kms nas mesmas duas horas numa bicicleta de estrada com 10kgs?

A meu ver, só o maior risco de furar não compensa poder gabar-me que faço 60kms por volta.

furar? porque não colocas gel nas câmaras? e leva uma câmara extra.
eu compreendo o que o edununo refere; parece-me que ele não está a criticar o teu exercício! provavelmente farias o mesmo esforço pedalando montanha acima numa de down-hill e com menos km.
mas com uma de estrada consegues percorrer maiores distâncias do que com uma de btt.
já agora, já experimentaste colocar a tua btt no seu meio natural?

as distâncias são muito relativas; distância+acumulado positivo+tempo gasto , em conjunção, já permite avaliar o esforço da volta [;)]

Última edição:
Depende. Se for a rolar, de 10 para 15kg não se nota muito. Se for em montanha, ai a diferença é grande.
Mas nem era por aí. Para voltas longas é muito mais gratificante uma bike de estrada. Além disso demora-se menos.

Sobre furos nas fininhas e tirando questões de azar, mantendo as pressões correctas - 7 a 8 bar - os furos sao reduzidos. Em cerca de 5000kms furei 3 vezes e 2 deles foram distracções: um buraco e uma caixa de esgoto. Resultado, 2 câmaras trilhadas.

Felizmente nunca tive nenhum fura!! mas também nunca levo nada para reparar se acontecer.

Isso é que não. [;)]
Uma câmara extra, 2 desmontas, ferramentas básicas e uma bomba levam-se facilmente.

1.jpg

attachment.php

Na 2ª grade do bidão, vai uma embalagem própria para transporte. Lá dentro vai uma câmara de ar, uns remendos autocolantes, umas ferramentas tipo canivete suiço, 2 desmontas e um extensor de válvula. A bomba é pequena e vai no jersey.

CicloviasLX - Mapa das ciclovias de Lisboa e arredores

amanha como vai estar bom tempo vou fazer as 3 ciclovias :

da av. aljubarrota - av. conde castro - estrada salgados.

ja fiz estas ciclovias e são um autentico fiasco [:vm)] fui gastar combustivel para nada .

hoje peguei na carrinha meti a bicicleta e fui ate cascais isso é mesmo uma ciclovia para " homens " comecei no jumbo e acabei no final da ciclovia ate o parque de campismo. Alguem sabe quantos kms são ?
thanks.

Um pouco relativo não?

40kms com 15kgs em duas horas são mais ou menos (melhor ou pior) exercício que 60 kms nas mesmas duas horas numa bicicleta de estrada com 10kgs?

A meu ver, só o maior risco de furar não compensa poder gabar-me que faço 60kms por volta.

É sempre algo ingrato fazer este tipo de comparação directa, porque as relações de ambas as bikes (BTT e estrada) são muito diferentes. Ou seja, apesar de numa de estrada parecer mais fácil, na realidade vai-se a puxar muito na mesma.

Experimenta fazer uma subida com 10% numa bike de estrada de 8kg e depois numa de BTT com 14kg ou 15kg. Vais ver que, apesar de ser uma bike muito mais leve, na de estrada tens de puxar muito pelo lombo, fruto de teres de aguentar uma desmultiplicação mais pesada.

Há muitos factores a ter em conta, cadência, velocidade, relações da transmissão, se é rolar em plano ou a subir, etc... varia muito de situação para situação.

Furos também não é frequente acontecer, nos últimos 5000km apenas furei uma vez, não convém é deixar baixar muito as pressões. Claro que, nisto dos furos também entra muito o factor sorte. [;)]

Última edição:
Voltar
Superior