Tópico do BTT

Cuidado com as lavagens de pressão, os rolamentos é que sofrem. ;)

Mais vale levar para a garagem (se tiver ralo) 2 baldes de agua e panos ou uma esponja para esfregar.

Basta ter cuidado e manter a lança bastante afastada da bike. O meu irmão é assim que lava a dele há 1 ano e tal e que eu tenha conhecimento não tem tido problemas desses.

Pois... A lavagem vai ter que ser numa cena tipo elefante azul. Em casa não tenho condições para o fazer, a unica solução em casa seria ir para a porta do prédio com um balde e uma esponja, mas isso funciona para lavar pó, se tiver lama não dá..

Já agora agradecia que me ajudassem em mais duas questões:

- Depois da lavagem como é que lubrificam a bicicleta. Que elementos devem ser lubrificados e que produtos usam?

- A Decathlon oferece uma revisão gratuita na compra de uma bicicleta, a efectuar durante os primeiros 6 meses. Quando é que acham que devo fazer? Devo deixar aproximar mais dos 6 meses, devo fazer a uma certa quilometragem da bicla?

Lava a bike sem problemas. Nao apontes o jacto para a zona do pedaleiro, caixa de direcção, cubos das rodas. Os rolamentos / esferas não gostam de água.
No fim lubrifica a corrente.

Volta de hoje: 43km, 960m de acumulado positivo!

Agora resta lavar: desengordurante na transmissão, esponja e detergente da louça no resto da bike. Apenas lubrifico a corrente, por norma imediatamente antes de ir andar (por preguiça)!

Pois eu, por muito que tente não me dou com subidas.

A semana passada fiz 50 kms sendo que os ultimos 10 foram penosos, quando apareceram as subidas , as quais não eram nada de mais... Av. da Liberdade e Parque Eduardo VII.

Hoje ao fim de 10 kms tive que desistir tais eram as dores. [s)]

Pois eu, por muito que tente não me dou com subidas.

A semana passada fiz 50 kms sendo que os ultimos 10 foram penosos, quando apareceram as subidas , as quais não eram nada de mais... Av. da Liberdade e Parque Eduardo VII.

Hoje ao fim de 10 kms tive que desistir tais eram as dores. [s)]

Não sei há quanto tempo andas mas com a experiência vais aprendendo a subir. Tens que encontrar um ritmo em que te sintas confortável, não adianta estares a forçar o que depois te leva a comprometer as subidas.

Tens de começar a fazer mais subidas,. Fazes menos kms mas sobes mais.
Vais revesando. Uns dias voltas mais longas e rolantes. Outros dias voltas mais curtas e a trepar.

Segundo o meu telemóvel desde hoje de manhã deixei de ser oficialmente obeso para passar a ter apenas excesso de peso.

Obrigado minha querida bicicleta. :)

Para comemorar a coisa, hoje dei a maior volta de sempre. 35 km's com 270 metros de subida acumulada. Eu devia ter vergonha de colocar isto aqui, mas para mim é um feito. E pela primeira vez com terra à séria, lama e coisas no género.[:D]

Como não foi assim há tanto tempo quanto isso, lembro-me perfeitamente da minha primeira volta de "BTT".
Fiz 20Km na Ecopista e senti-me um herói [:D] Com o tempo fui aumentando gradualmente a distância e o acumulado de subida e hoje consigo fazer voltas de 70, 80 ou até 120Km, como na semana passada, e sentir o mesmo que senti no final dessa primeira volta de 20Km.
O importante é ir definindo objectivos cada vez mais ambiciosos e a evolução será natural. É essa a ideia base de qualquer treino, habituar progressivamente o corpo a cargas e intensidades de treino cada vez maiores.
Mas acima de tudo divirtam-se em cada saída para pedalar, sejam 20 ou sejam 100Km!

Como não foi assim há tanto tempo quanto isso, lembro-me perfeitamente da minha primeira volta de "BTT".
Fiz 20Km na Ecopista e senti-me um herói [:D] Com o tempo fui aumentando gradualmente a distância e o acumulado de subida e hoje consigo fazer voltas de 70, 80 ou até 120Km, como na semana passada, e sentir o mesmo que senti no final dessa primeira volta de 20Km.
O importante é ir definindo objectivos cada vez mais ambiciosos e a evolução será natural. É essa a ideia base de qualquer treino, habituar progressivamente o corpo a cargas e intensidades de treino cada vez maiores.
Mas acima de tudo divirtam-se em cada saída para pedalar, sejam 20 ou sejam 100Km!

Sim... Forçar no inicio é o pior que se pode fazer. Este ano, como fiz algumas mudanças na minha vida que me têm permitido equilibrar melhor a vida pessoal e familiar, resolvi ecomeçar a fazer algum exercicio. Comecei por fazer corrida e nas primeiras semanas armado em campeão pus-me a tentar fazer 5 km's a correr, coisa que já não fazia há pelo menos uns 10 anos. Conclusão.. Arranjei uma tendinite e tive que estar 3 semanas sem esforços.

Agora, há cerca de uma semana comprei uma bicicleta e a ideia é ir ganhando capacidade fisica. Estou quase como tu... a primeira volta a sério foram uns 25 km's na ecopista e cheguei a casa a transpirar por todos os lados. [:D]

ontem fiz aquele percurso desde o inicio da expo ( onde esta o hotel myriad ) toda a ciclovia ate a doca ( terreiro do paço ) independentemente dos kms, quanto tempo aguentam estar sempre sentados na bicicleta ? é que eu não parei foram aprox. 1H 20min. e já estava a rasca dos tomatoes , ku . p1la e mãos dormente , o meu selim áte é comodo ( selle italia ) será normal ? ainda não ganhei calo ? posso fazer alguma coisa para atenuar a dor ?

Última edição:
ontem fiz aquele percurso desde o inicio da expo ( onde esta o hotel ) toda a ciclovia ate a doca ( não recordo o nome , mais é o final da ciclovia ) independentemente dos kms, quanto tempo aguentam estar sempre sentados na bicicleta ? é que eu não parei foram aprox. 1H 20min. e já estava a rasca dos tomatoes , ku . p1la e mãos dormente , o meu selim áte é comodo ( selle italia ) será normal ? ainda não ganhei calo ? posso fazer alguma coisa para atenuar a dor ?

Eu já fiz uma volta de 2h30 sem desmontar da bike. E o bufundo não se queixou. Para além de um bom selim é importante uma boa carneira nos calções e sentar em condições ;)

A foto de hoje :

8gnv.jpg

Doí-me menos o cú que as pernas e as costas , apesar de terem sido quase 6 horas a dar ao pedal.

Alguma aplicação android para carregar tracks ou mesmo gravar tracks?

carregar tracks e mapas para os seguir?
oruxmaps!
e permite ir gravando o track ao mesmo tempo que se segue algum.
para voltas mais compridas, uso unicamente o oruxmaps.
tem a vantagem de ir gravando os pontos e no caso de algum desastre (crashar a aplicação, o que nunca me aconteceu) não perder o que foi feito

carregar tracks e mapas para os seguir?
oruxmaps!
e permite ir gravando o track ao mesmo tempo que se segue algum.
para voltas mais compridas, uso unicamente o oruxmaps.
tem a vantagem de ir gravando os pontos e no caso de algum desastre (crashar a aplicação, o que nunca me aconteceu) não perder o que foi feito
Obrigado
Vou testar.

Voltar
Superior