Tópico das Casas

Isso é a "moda" atual, aqui as casas que vejo serem feitas é tudo assim, tijolos muitas vezes até daqueles blocos de betão, por fora capoto e por dentro pladur, muda a estrutura mas de resto não é muito diferente de uma de lsf

O telhado tradicional, eu gosto, mas tambem me habituei a ver telhados planos, na de qualidade /custo o telhado plano ganha com larga distancia , dai optar na minha solução por um plano.

Telhado plano tem algumas vantagens : é muito mais simples de fazer , tem um custo muitíssimo inferior, tem uma eficácia muitíssimo elevada e tem uma durabilidade muito elevada e baixa manutenção (normalmente basta de tempos a tempos de ver se há lixo nos tubos de queda.)

O de telhas é tradição e estética
O telhado tradicional tem muito menos manutencão do que um plano. O plano se ficar mal executado e relembro que há muito pouca mão de obra especializada, pode dar muitas chatices. Além do mais as telas e os isolamentos cimenticios tem prazo de validade.
Uma estrutura de betão é muito superior a uma de lsf em tudo excepto no prazo de execução.

Ele está em fase de lua de mel

Tudo o que escolheu é o melhor e sem falhas.

Falar em durabilidade melhor num plano que telha é muito duvidoso...

Mesmo que fique tudo perfeito, vai sempre ter mais desgaste que uma telha.

Sempre se usou coberturas planas, basta pensar em Olhão

Mas o que mais se vê por aí, é essa solução de aquilo começar a meter água e depois mete se um sandwich em cima , pq sai mais barato que arrancar tudo, fazer betonilhas, impermeabilização e alguém dar garantia

As telas dizem 10-20anos de garantia, mas quando começar a meter água vão sempre alegar algum detalhe que não foi colocado... Normalmente os acessórios caríssimos e assim que poucos usam.
Neste caso do painel sandwich o prédio está com outros problemas. As paredes exteriores estão cheio de pontinhos de ferrugem onde estão os "parafusos" que seguram o capoto. O capoto é outra coisa que qualquer um faz e que se notam diferenças na qualidade da execução.

O essencial é garantir que as coisas estão bem feitas e que seguem as recomendações dos fabricantes. Numa construção própria ainda se pode contratar fiscalização, mas ao comprar chave na mão (mesmo numa fase inicial) é muito difícil saber o que está a ser feito e se está a ser bem feito.

O que dizes relativamente a Olhão é verdade, mas atenção que em Olhão chovem 500mm por ano e, por exemplo, na zona Norte não é difícil chegar aos 1500-2000mm por ano.

Tenho tido gente de imensos países... Austrália, Alemanha, sem problemas!

Brasileiros... depende, mas se um é menos bom (e não escrevi mau!), os outros 3 não apresentam razões de queixa para os proprietários.

Turquia são exemplares! Israel idem! Que venham todos para cá!

PALOP de África ex-Portuguesa... não tenho uma ponta de mal para dizer! Sejam de Angola, Cabo Verde, Guiné... acho que nunca tive inquilinos de Moçambique!

Portugueses... Em cada 3 um é mesmo muito mau! Daqueles que merece processo em tribunal para o despejar. E o 2º desses 3, "do tipo" que até tem um AMG GT para além de um E220d e negócio... embora com salários mínimos... é outro a evitar!
Tldr
estrangeiro = bom
Tuga = mau
Conversa pró imigração para boi dormir.

Neste caso do painel sandwich o prédio está com outros problemas. As paredes exteriores estão cheio de pontinhos de ferrugem onde estão os "parafusos" que seguram o capoto. O capoto é outra coisa que qualquer um faz e que se notam diferenças na qualidade da execução.

O essencial é garantir que as coisas estão bem feitas e que seguem as recomendações dos fabricantes. Numa construção própria ainda se pode contratar fiscalização, mas ao comprar chave na mão (mesmo numa fase inicial) é muito difícil saber o que está a ser feito e se está a ser bem feito.

O que dizes relativamente a Olhão é verdade, mas atenção que em Olhão chovem 500mm por ano e, por exemplo, na zona Norte não é difícil chegar aos 1500-2000mm por ano.
As casas tradicionais algarvias que não metem água foram feitas noutros tempos quando ainda havia know how para isso.

Se verificarem a maior parte dos apartamentos usados em venda são no ultimo piso. Não é por acaso.

É de evitar também os Rés do chão... infiltrações pelo chão, salitre, térmitas...

Se tiverem garagens por baixo tanto pior... são os primeiros a arder... para além dos ruídos com as portas de cada vez que entra ou sai um carro...

Melhor mesmo é uma moradia feita por quem as saiba fazer! O problema maior costuma ser ... mas onde está esse construtor?

Vou só pegar aqui na questão dos telhados... conheço bastantes casos de pessoas com problemas de infiltrações em telhados planos, inclusive em prédio novos - o mais recente o até foi tapado com painel sandwich para parar com as infiltrações.
Basta e exemplo dos meus vizinhos, casas novas telhados planos e todos tiveram problemas de inicio, mas a culpa não foi o telhado plano mas sim do aplicador de telas que só fez porcaria, poupou na tela e no gás, aquilo descolou e choveu dentro das casas todas. :D

O telhado tradicional tem muito menos manutencão do que um plano. O plano se ficar mal executado e relembro que há muito pouca mão de obra especializada, pode dar muitas chatices. Além do mais as telas e os isolamentos cimenticios tem prazo de validade.
Uma estrutura de betão é muito superior a uma de lsf em tudo excepto no prazo de execução.
Manutenção mas que tipo de manutenção?

Na verdade na minha futura casa eu ao dizer que quero um telhado plano ela não será 100%plano, o arquitecto me mostrou obras e ate conheci proprietários e o telhado tem uma inclinação minima em sanduiche, e da forma que está feito é impossivel meter agua. painel sanduiche é muito mais eficaz que qualquer telha a todos os niveis.

Um estrutura de betão é superior, por isso as barragens são de betão e não de lsf, mas numa casa de piso terreo o lsf oferece uma estrutura magnifica se for bem calculado.

Manutenção mas que tipo de manutenção?

Na verdade na minha futura casa eu ao dizer que quero um telhado plano ela não será 100%plano, o arquitecto me mostrou obras e ate conheci proprietários e o telhado tem uma inclinação minima em sanduiche, e da forma que está feito é impossivel meter agua. painel sanduiche é muito mais eficaz que qualquer telha a todos os niveis.

Um estrutura de betão é superior, por isso as barragens são de betão e não de lsf, mas numa casa de piso terreo o lsf oferece uma estrutura magnifica se for bem calculado.
O problema não é o sanduiche. São a má execução das caleiras e a durabilidade dos isolamentos.
Fica-te sempre mais barato lavar as telhas e passar um impermeabilizante a cada 15/20 anos do que mudar telas ou ter de repor o impermeabilizante cimenticio.

E um telhado inclinado moderno também pode assenter em placa sanduíche e ainda levar subtelha que é barata e eficaz.

O problema não é o sanduiche. São a má execução das caleiras e a durabilidade dos isolamentos.
Fica-te sempre mais barato lavar as telhas e passar um impermeabilizante a cada 15/20 anos do que mudar telas ou ter de repor o impermeabilizante cimenticio.
Tenho de concordar contigo, a casa(e muitas casas da vizinhança) que estou a viver neste momento tem um telhado tradicional, este inverno ultimo meteu água nunca zona, já lá teve no verão um fulano a dar o impermeabilizante, espero que este inverno não aconteça o mesmo.

Sobre o sanduiche eu conheço o material porque já tive e acho que foi a melhor coisa que se inventou, e sim os problemas são nas caleiras, no minha casa eu tive a ver projetos construtivos com o arquitecto e alguns metodos já estão bem estudos e testados. O método mais eficaz, parede ser o de sanduiche em 2 águas com os acessórios todos e aquilo fica perfeito, mas vai para a agua a uma caleira e essa tem de ser muito bem feita, a forma que me mostraram é feita por um profissional de confiança e consiste em dar inclinação na caleira e ter tela a envolver toda a área da platibanda a caleira e sobrepor bem no sentido inverso á inclinação da caleira, aquilo não fica com pontas soltas, e mesmo que essa sobreposição descole é dificil entrar a agua, mas é a tal coisa convem todos os anos ser feita uma inspeção das caleiras e limpar as pontos de queda porque podem entupir de lixo.
A a parte "sensível" do telhado será a caleira, mas tambem como é uma área pequena e localizada será e fácil manutenção.

E um telhado inclinado moderno também pode assenter em placa sanduíche e ainda levar subtelha que é barata e eficaz.
A casa da minha irmã e cunhado no alentejo foi assim, tiraram o telhado todo, meteram uma estrutura de LSF , depois fizeram um telhado de sanduiche e por cima telhas . Ficou até á data muito bom. Hoje em dia colocar telhas nunca é barato porque a mão de obra está cara.

Entao agr o sandwich é considerado cobertura plana ?

O sandwich é igual as coberturas em fibrocimento nos anos 80/90s.
Com uma desvantagem o fibrocimento durava bem e o sandwich não há provas que se ature muitos anos em condições.

As casas de Olhão planas, não tinham materiais XPTO, muita vez metiam água, mas tinham uma base ... A água da chuva não era para ficar lá em cima, tinham sempre inclinações de encaminhamento de águas nem que fosse com 2 objectivo de aproveitar essa água para cisternas.
Depois, não havia pladures interiores qualquer água que entrasse não criava os danos que acontecem numa casa de hoje em dia.

Eu simplesmente não consigo compreender como há tanta coisa mal feita, qualquer ser humano com 2 neurónios a trabalhar nessa área devia compreender que está a fazer a única camada que transforma aquilo numa verdadeira habitação - pq nem uma tenda campismo de 20€ mete água.

• Gosto
Reações: DMA
Entao agr o sandwich é considerado cobertura plana ?
Na realidade nenhum telhado é plano, nem terraços , nem varanda, tem tudo uma inclinação minima para a água escorrer. O painal sanduiche tem tambem uma inclinação de 5 -10% , mas visto do exterior fica oculto na platibanda , dá o aspecto visual de um telhado plano.

Seja como for, o painel é mais plano do que telhas que tem de ter inclinações muito maiores.

O sandwich é igual as coberturas em fibrocimento nos anos 80/90s.
Com uma desvantagem o fibrocimento durava bem e o sandwich não há provas que se ature muitos anos em condições.
O fibrocimento dos anos 80/90 era a amianto ... o painel sanduiche tem isolamento não é comparável porque é muito melhor e muito mais eficaz
A durabilidade, familiares tem paineis num telheiro desde inicio do seculo e estão como novos , o meu sogro tambem tem no prédio que vive e tambem parece novo.

As casas de Olhão planas, não tinham materiais XPTO, muita vez metiam água, mas tinham uma base ... A água da chuva não era para ficar lá em cima, tinham sempre inclinações de encaminhamento de águas nem que fosse com 2 objectivo de aproveitar essa água para cisternas.
Depois, não havia pladures interiores qualquer água que entrasse não criava os danos que acontecem numa casa de hoje em dia.

Eu simplesmente não consigo compreender como há tanta coisa mal feita, qualquer ser humano com 2 neurónios a trabalhar nessa área devia compreender que está a fazer a única camada que transforma aquilo numa verdadeira habitação - pq nem uma tenda campismo de 20€ mete água.
Eu tenho origens rurais, na terra dos meus avós eram as pessoas que faziam as casas, a construção popular que existe em todo o país, o conhecimento passava de pais para filhos, se era preciso uma casa todos se juntavam e faziam casas fantásticas como muitas do Algarve e Alentejo e de todas as outras regiões. As pessoas construiam com sabedoria ancestral , dedicação e eficacia.

Hoje as pessoas não sabem nada e não fazem nada, e e depois arranjam "profissionais" que se foram de cá , muitos nem formação tem e alguns são aldrabões, e os imigrantes muitos vem de países que tambem não sabem nada e chegam cá são "técnicos " de tudo e mais alguma coisa.

Um telhado sandwich não é cobertura plana.

Ponto final parágrafo

O fibrocimento com amianto, era bom.
Cumpria totalmente com os requisitos que lhe pediam - não passar água.

O isolamento do sandwich é irrelevante, para n criar condensações tem de ter ventilação logo perder o propósito
E depois há a qualidade da "chapa"

É rápido, barato, fácil aplicação, para um telheiro ou barracão excelente
Para uma casa de 100/200/500k da me áreas de barraca cara

Ponto final parágrafo

O isolamento do sandwich é irrelevante, para n criar condensações tem de ter ventilação logo perder o propósito

O que ele quer dizer é que simula uma cobertura plana nos alçados.

Ora, como tinha dito há uns tempos, ando a ver moradias, sejam isoladas, geminadas/bi-familiares.

Vi uma em bruto que até gostei das fotos, fui ver, pediam 508k. A localização exata, vistas e acessos eram fracos mas até se podia ignorar essa parte.

A piada deste imóvel: Vi anúncios de outras agências a pedir ou 425k ou 450k, o ultimo atualizado há 2 dias. Pedi contacto...

Afinal o preço estava incorreto, o imóvel tinha ido para outra agência e antes de me ligarem confirmaram com o construtor e o valor era de 513k...

Eu não queria andar com trabalhos de construção raiz, já falei com 2 construtoras e, de acordo com as minhas premissas e excluindo o terreno, fazia o que queria por menos 100k, contudo iria estar sujeito a demoras, atrasos e ter a sorte de não fugirem a meio do serviço.

Vou continuar a minha busca e será dificil fugir das imobiliárias mas também garanto, não vou ser patego...

Ponto final parágrafo
Como disse nenhuma cobertura é plana, mas algumas podem parecer planas.

Era bom..até se respirar o pó do fibrocimento e se morrer de cancro.

A qualidade da chapa é o galvanizado, a mim disseram-me que o "melhor" é o de 5cm com 5 ondas, se for mais fino e com menos ondas , quem for ao telhado fazer manutenção pode amassar aquilo...

Não entendi, todos os telhado tem um custo pelo que dizem um de telha é muito mais caro que um de painel sanduiche

Uma cobertura plana é uma cobertura plana.

Um telhado é um telhado.

Um painel de sandwich faz um telhado, nao faz uma cobertura plana

Os paineis de fibrocimento em bom estado, não libertam nada. Degradados, partidos, etc têm esse perigo e só podem ser removidos por malta especializada

Mas tal como esses paineis o que faziam era um telhado, tal como usar sandwich o que faz é criar um telhado - necessita de uma estrutura de apoio.

Se de arquitetura faz parecer que não existe telhado chamem-lhe telhado oculto ou assim

BTW...Sandwich com menos de 8% tb não é a coisa mais esperta do mundo - isto para dar já folga para coisas menos bem executadas.

Última edição:
Eu não entendo é porque as construções novas, na casa do meio milhão e dos 3/4 de milhão, não aproveitam as vistas e fazem as salas todas envidraçadas tipo NYC...

E depois para além de micro quartos, temos micro janelas....

Eu não entendo é porque as construções novas, na casa do meio milhão e dos 3/4 de milhão, não aproveitam as vistas e fazem as salas todas envidraçadas tipo NYC...

fica mais caro? a construção tem de ser melhor, por causa de isolamentos, calor e afins?
pergunto por desconhecimento.

As casas desde os anos 70 até aos dias de hoje , as janelas tem aumentado de tamanho bastante, eu até tive que dizer ao arquitecto para diminuir o tamanho da janelas nos quartos, porque achei um exagero o tamanho.
Ha uma procura por janelas muito grandes , casas todas de vidro etc... na teoria parece bom mas na prática isso faz o efeito de "carro ao sol" a casa fica um forno, as pessoas investem em capoto e isolamentos térmicos e depois estragam tudo com os vidros exagerados.
Depois segundo me informaram janelas com mais de 3 metros de comprimento os estores eletricos deixam de funcionar bem.

Um casa não é uma montra, e num país como o nosso com temperaturas acima de 40º e sol até as 21h30 no verão, os excesso de vidros pode ser um problema.

Voltar
Superior