Tópico das Casas

Despensa é muito pouco comum nos dias de hoje.

Arrecadação como já disse depende de muita coisa. Já fiz prédios com arrecadações de 30m2 para cada e outros sem arrecadação. E não por escola, mas sim por factores inerentes da construção ou de condições das Câmaras locais.
No nosso apartamento actual, que é relativamente grande (T3 ~160 m2) não temos despensa nem arrecadação, mas tenho uma cozinha com muita arrumação e uma garagem box. Sinto mais falta da despensa, mesmo assim, do que da arrecadação. Curiosamente, o que não falta é malta nas redondezas que nunca estaciona o carro nas respectivas box, mesmo nos casos de box dupla, e o deixam sempre fora. Sinal que valorizam mais o espaço de arrecadação (e não entrando em questões de manobras para estacionar, porque também é verdade que muita box de há 20 anos, nem é preciso ir muito atrás, já não é compatível com os carros de hoje).

Despensa é muito pouco comum nos dias de hoje.

Arrecadação como já disse depende de muita coisa. Já fiz prédios com arrecadações de 30m2 para cada e outros sem arrecadação. E não por escola, mas sim por factores inerentes da construção ou de condições das Câmaras locais.
Mas sem arrecadação nem dispensa pode ficar mais complicado. Bem sei que são propósitos diferentes mas....

Uma box , por exemplo, dá imenso jeito, mas penso que não seja tão comum (penso que ouvi dizer que em Lisboa nem é admitido/aprovado).

A box dá jeito, mas ai está a lei agora obriga a alguns detalhes que limitam essa opção.

No nosso apartamento actual, que é relativamente grande (T3 ~160 m2) não temos despensa nem arrecadação, mas tenho uma cozinha com muita arrumação e uma garagem box. Sinto mais falta da despensa, mesmo assim, do que da arrecadação. Curiosamente, o que não falta é malta nas redondezas que nunca estaciona o carro nas respectivas box, mesmo nos casos de box dupla, e o deixam sempre fora. Sinal que valorizam mais o espaço de arrecadação (e não entrando em questões de manobras para estacionar, porque também é verdade que muita box de há 20 anos, nem é preciso ir muito atrás, já não é compatível com os carros de hoje).

Ai está um dos problemas e limitações actuais que refiro.
Uma box não é feita para arrecadação, aliás o seu uso para isso é ilegal e em caso de incêndio pode ser um problema.

Por isso mesmo muitas câmaras limitam a criação de boxes.

Eu cheguei a ver T2 a 90m2 praí, que n tinham despensa...assim fica pouco prático e eu nem gosto de grandes áreas, mas ajudava ali a despensazita.

Mas sem arrecadação nem dispensa pode ficar mais complicado. Bem sei que são propósitos diferentes mas....

Os propósitos são muito diferentes, hoje em dia basta teres um armário na cozinha para servir de despensa.
Aliás as coisas mudaram, tens super mercados em todas as esquinas e antes não tinhas, por isso as pessoas antes abasteciam-se para o mês e precisavam de mais espaços de despensa. Agora não tanto. Por isso como digo, um armário pode servir perfeitamente como despensa.

Uma arrecadação já é diferente, dá muito jeito, malas de viagem, a arvore de natal, etc etc.
Mas nem sempre há espaço para fazer.

Os propósitos são muito diferentes, hoje em dia basta teres um armário na cozinha para servir de despensa.
Aliás as coisas mudaram, tens super mercados em todas as esquinas e antes não tinhas, por isso as pessoas antes abasteciam-se para o mês e precisavam de mais espaços de despensa. Agora não tanto. Por isso como digo, um armário pode servir perfeitamente como despensa.

Uma arrecadação já é diferente, dá muito jeito, malas de viagem, a arvore de natal, etc etc.
Mas nem sempre há espaço para fazer.
Sim mas eu como referi, é a espaços pequenos, cozinhas pequenas em pequenos T2 ou mesmo T1, meter lá mais 1 armário fica complicado.

Sempre tive a despensa como coisa polivalente pa guardar tudo e mais alguma coisa de forma a estar à mão sem dar ar de drogaria.

Não consigo imaginar uma casa sem despensa para mim, e a casa que o arquitecto fez inicialmente não tinha , mas tinha uns armários que podiam servir para guardar coisas, e com uma garagem grande de 50metros achou que não feria falta mas a minha mulher disse logo que tinha de ter e agora tenho na planta da casa uma despensa de 2m2 e acho que ela tem razão, há sempre a cena do ferro e tabua de passar, o aspirador e essas tretas todas tem de ser guardadas.
E ela queria a entrada da despensa pela cozinha :oops: o que ia destruir a cozinha mas já a convenci a ter a entrada pelo hall com porta de correr para não roubar espaço.

Outra treta é a garagem e o acesso só com uma entrada, ou seja os carros entram em fila e se o 1º quiser sair tem de sair todos. , mas isto não consigo fazer de forma diferente.

Já tenho a arquitetura praticamente definida o que já não é mau.

Se alguém quiser... ainda há poucos dias vi um T3 duplex em Setúbal, com 6 (eu escrevo por extenso... seis!) grandes varandas, com áreas enormes (com necessidade... aquilo faria um T4 ou mesmo um T5...), com box para 2 carros grandes e arrecadação.

Só por ... já não me recordo... mas algo como 480k€, usado é claro!

Quanto aos arrendamentos, por acaso sei de um T2 na mesma cidade, sem garagem nem arrecadação, mas geralmente é fácil estacionar na rua... que tem estado arrendado às mesmas pessoas desde... 2021 ou coisa assim pelos mesmos 700€. Nunca sofreu actualizações porque as pessoas sempre pagaram bem e a horas e temos que ser uns para os outros!

E porque o pagamento inicial foi logo de 6 meses, sem caução, depois passou a ser 3 meses antecipados e finalmente, por pedido dos inquilinos, foi aceite o pagamento de renda mês a mês. Nunca falharam nesses 5 ou 6 anos, por isso nunca se mexeu no valor.

Infelizmente algo lhes surgiu na vida e não vão poder continuar a pagar esta renda a partir de Novembro e avisaram bem antecipadamente! Já há pouca gente honesta como esta!!! E são estrangeiros, de origem! Talvez até já com nacionalidade portuguesa...
E sei do que falo... Tenho portugueses de origem que ... Deus me livre! E com Mercedes CLA na "minha" garagem!

Enfim, para não me alongar... é óbvio que este apartamento será alugado em Dezembro por 850€, sem margem para negociação e sei que irá haver filas grandes... por muito "estudo" prévio que se possa fazer.

Infelizmente algo lhes surgiu na vida e não vão poder continuar a pagar esta renda a partir de Novembro e avisaram bem antecipadamente! Já há pouca gente honesta como esta!!! E são estrangeiros, de origem! Talvez até já com nacionalidade portuguesa...
E sei do que falo... Tenho portugueses de origem que ... Deus me livre! E com Mercedes CLA na "minha" garagem!
Não há parâmetro nenhum , nem regra nem formula que diga que portugueses são piores que outros povos, claro que há tipo de portugueses que nunca na vida arrendaria uma casa minha, mas daí a dizer fazer este tipo de comentários "portuguese Deus me livre..." parece um exagero, a agente imobiliária tem em empreiteiro que faz remodelações de casas arrendadas e já remodelaram vários que estrangeiros das obras as destruíram , numa dela arrendada brasileiros até os canos rebentaram porque meteram cimento nas tubagens.
No entanto tambem há obviamente estrangeiros muito honestos e cumpridores, ha de tudo, os paises são grandes e há gente de todo o tipo.

Não há parâmetro nenhum , nem regra nem formula que diga que portugueses são piores que outros povos, claro que há tipo de portugueses que nunca na vida arrendaria uma casa minha, mas daí a dizer fazer este tipo de comentários "portuguese Deus me livre..." parece um exagero, a agente imobiliária tem em empreiteiro que faz remodelações de casas arrendadas e já remodelaram vários que estrangeiros das obras as destruíram , numa dela arrendada brasileiros até os canos rebentaram porque meteram cimento nas tubagens.
No entanto tambem há obviamente estrangeiros muito honestos e cumpridores, ha de tudo, os paises são grandes e há gente de todo o tipo.

Há diferenças culturais ente diferentes culturas. Como um todo.
E há culturas com uma cultura de mais civismo que a dos Portugueses, e pior também.

Há diferenças culturais ente diferentes culturas. Como um todo.
E há culturas com uma cultura de mais civismo que a dos Portugueses, e pior também.
Exacto, não somos iguais, existe ranking por países de QI de criminalidade, de esperança de vida , de tudo e mais alguma coisa, se fossemos iguais os valores desses rankings eram iguais para todos e não são. E curiosamente a grande maioria de povos que vem para Portugal são de países com rankings piores que o nosso a todos os níveis . Mas mesmo assim há exceções .

Sobre casas aqui vejo que fala mais em valores de apartamentos mas se falarmos em construção visto parece que a coisa não está melhor , como tenho um licenciamento a ser elaborado pelo arquitecto, ele disse que o tipo de casa , que é piso terreo e "moderna" pode ser feita de várias formas alem da tradicional de tijolos , falamos sobre casas de metal, modulares, umas que parecem lego de esferovite, as de contentor, ele diz que qualquer destes métodos dava no meu projeto , ainda não sei preços , mas tenho visto coisas á primeira vista interessantes, outras nem por isso. Tenho um amigo que é serralheiro e faz casas modulares de depois são colocas nos terrenos por um camião grua . Mas queria uma coisa com ar de casa. Alguem tem alguma coisa a dizer sobre isto? esta de baixo é de contentor... nem queria ir por aí mas em breve vou ter de decidir e nem sei bem o quê.:unsure::unsure:

Anexos

• 13.jpg
    13.jpg
    125,7KB · Visualizações: 22
Tenho tido gente de imensos países... Austrália, Alemanha, sem problemas!

Brasileiros... depende, mas se um é menos bom (e não escrevi mau!), os outros 3 não apresentam razões de queixa para os proprietários.

Turquia são exemplares! Israel idem! Que venham todos para cá!

PALOP de África ex-Portuguesa... não tenho uma ponta de mal para dizer! Sejam de Angola, Cabo Verde, Guiné... acho que nunca tive inquilinos de Moçambique!

Portugueses... Em cada 3 um é mesmo muito mau! Daqueles que merece processo em tribunal para o despejar. E o 2º desses 3, "do tipo" que até tem um AMG GT para além de um E220d e negócio... embora com salários mínimos... é outro a evitar!

Tenho tido gente de imensos países... Austrália, Alemanha, sem problemas!

Brasileiros... depende, mas se um é menos bom (e não escrevi mau!), os outros 3 não apresentam razões de queixa para os proprietários.

Turquia são exemplares! Israel idem! Que venham todos para cá!

PALOP de África ex-Portuguesa... não tenho uma ponta de mal para dizer! Sejam de Angola, Cabo Verde, Guiné... acho que nunca tive inquilinos de Moçambique!

Portugueses... Em cada 3 um é mesmo muito mau! Daqueles que merece processo em tribunal para o despejar. E o 2º desses 3, "do tipo" que até tem um AMG GT para além de um E220d e negócio... embora com salários mínimos... é outro a evitar!
Eu até entendo, um imigrante verdadeiro, trabalha e paga.

Portugueses eu tenho a ideia disto: ou se arrenda a um professor deslocado( ou alguem identico), que precisa de casa temporáriamente e nesse caso tudo corre bem, ou de resto, o português normal tem casa ou compra casa, se decide arrendar e anda de mercedes e diz que ganha o minimo... já é um fulano com larga hipoteses de ser desequilibrado e de não pagar e criar problemas .

Eu tenho a ideia que um português normal e honesto em situações normais não arrenda casas . :ROFLMAO: mas isto é a ideia que tenho...

Esqueci-me dos americanos! Igualmente impecáveis!!!

Sobre a tua futura casa...

Até há algum tempo atrás vivi na margem Sul, e desde há alguns 20 e tal anos havia uma zona ali perto do Fórum Almada, não sei exactamente como se chama... Alto do Índio? mas é por aí... Pois esses terrenos andaram lá para venda durante os tais + de 20 anos e ninguém comprava os lotes!

Desde há uns 3-4 anos é ver as moradias em LSF a nascer quase como cogumelos! E é num "instante" enquanto se começa a ver alguma movimentação num novo lote e passado um ano? Passamos por lá e a casa já vai no 2º andar! Não sei se têm garagem, etc. no subsolo... nunca parei para me inteirar!

São feitas com aço galvanizado. Espero que seja da boa produção nacional em que ainda se utiliza o zinco para galvanizar... É que há muitos anos andámos a importar aço de má qualidade de um país do Leste que agora não irei referir...

Necessitam de uma excelente aplicação de materiais de isolamento acústico mas sobretudo térmico! Por gente que os saiba mesmo aplicar! Portanto: bons materiais e bons técnicos!

É virtualmente imune a destruição por térmitas ou podridão do cimento ou do ferro (varões), já que não têm...

Não necessita de fundações tão fundas quanto a construção tradicional em alvenaria. Não necessita de tantos pilares como na construção tradicional, embora isso dependa das áreas e andares de cada casa.

Não é tão susceptível a abrir rachas logo passados 2 anos do fim da construção...

E é significativamente menos cara! Se é melhor? É o que é... É mais rápida, é mais barata, pode ser melhor se deres com um bom produtor e instalador... Ou então pode ser pior!

Eu sei que ajudei imenso! :sneaky:

Esse meu amigo que faz casas modulares falou-me do lsf , o arquiteto disse que era uma boa solução para a minha casa mas disse que para ser bem feita não era propriamente barata, e que logo projeto é mais caro que que o de um casa tradicional .

No entanto o LSF daquilo que tenho visto até me agrada, é aço galvanizado que duram a vida toda e é tudo aparafusado, ou seja o trabalho é de aparafusadora, se calhar com um manual de instruções até eu montava a casa :ROFLMAO: tenho de estudar o assunto. Alias tenho de ver e resolver muita coisa começando logo no muro deram-me um orçamento "chave na mão" de 40mil euros e outro de 45... :eek: que na verdade não é um valor é real porque os portões e gradeamento faz o meu amigo serralheiro, a pintura tambem posso fazer eu, mas mesmo assim dá 20mil e tal euros só para o muro.
Eu tenho de ver bem isto porque o banco não me empresta dinheiro, portanto tenho que gerir bem os custos.

Anexos

• LSF-Light-Steel-Framing-destaque.jpg
    LSF-Light-Steel-Framing-destaque.jpg
    20,8KB · Visualizações: 14
Última edição:
Só não me quero ir embora deste tópico sem manifestar a minha repúdia pelo que o Parlamento Regional de Madrid deixou que acontecesse com uma senhora bem idosa e deficiente, a D. Maricarmen Abascal, uma idosa de 87 anos, que pagava 500€ de renda e viu o proprietário (uma sociedade imobiliária) aumentar esse valor para 1.650€.

Os 500€ ela ainda conseguia pagar com a sua reforma de muito pouco mais! Mas os novos 1.650€ já seriam completamente impossíveis de cumprir.

Foram tentadas diversas opções, incluindo alguém com recursos que se disponibizou a pagar os restantes 1.150€ por todo o tempo em que a senhora lá pudesse viver por sua livre vontade.

Nem esta proposta foi aceite pelo proprietário (um fundo imobiliário...). Nem a Justiça espanhola forçou a aceitação desta medida, nem a Assembleia Regional de Madrid quis intervir neste caso de cariz social.

A Assembleia Regional de Madrid tem uma maioria de direita, é composta por 65 deputados municipais do PP e por 13 do Vox que lhes dão a maioria para decidirem sobre tudo o que quiserem!

A oposição é composta por 24 deputados municipais do Mais Madrid e outros tantos do PSOE, mais 10 deputados do Podemos.

Que bem feito, senhores da direita espanhola!

Felizmente que em Portugal isto não seria possível, ainda temos alguma responsabilidade social.

Até há algum tempo atrás vivi na margem Sul, e desde há alguns 20 e tal anos havia uma zona ali perto do Fórum Almada, não sei exactamente como se chama... Alto do Índio? mas é por aí... Pois esses terrenos andaram lá para venda durante os tais + de 20 anos e ninguém comprava os lotes!

Desde há uns 3-4 anos é ver as moradias em LSF a nascer quase como cogumelos! E é num "instante" enquanto se começa a ver alguma movimentação num novo lote e passado um ano? Passamos por lá e a casa já vai no 2º andar! Não sei se têm garagem, etc. no subsolo... nunca parei para me inteirar!

Tenta lá arranjar uma aí dessas em lsf, que não tenha dado problemas ...

Conheço pelo menos 2 aí, que já foram totalmente reconstruídas ...

Deixem se disso, não vale o risco de enterrar €€ sem uma empresa boa e fiável por trás.

Ontem reparei nuns prédios novos na zona de Chelas em Lisboa, em que o piso das varandas, me pareceu aqueles ''andaimes'' metálicos para circular nos andaimes.

Isto 1790274012813.png

Voltar
Superior