Tópico das Casas

Estou muito, mas muito satisfeito com o Porto, quanto a mim, neste preciso momento, a qualidade de vida arrasa com Lisboa, ainda é uma cidade com um cunho vincadamente Português, embora também se note muita emigração, mas nada comparado com Lisboa. Ainda é uma cidade que se consegue ir de carro para quase todo o lado, e isso, para uma pessoa como eu, tem muito peso na qualidade de vida. O custo de vida comparado a cidades como Madrid, Lisboa ou até mesmo Évora é muito em conta. O aeroporto arrasa o de Lisboa. As pessoas são fantásticas.
Confesso que tenho quase tudo o que quero: Aluguer ainda decente (prefiro não dar detalhes, mas pago um valor bem abaixo do SMI por um T1 de 2020 com garagem na cidade do Porto numa zona decente), praia/mar a 10 min de casa, envolvente natural brutal (fazer Gondomar - Entre os Rios de capota aberta...), preços "de rua" relativamente acessíveis, possibilidade de andar de carro sem stressar demasiado, aeroporto decente, excelente estrutura rodoviária de AE's e IC's, pessoas amigáveis sem muita cagança.

Como pontos negativos: O transito em horas de ponta é infernal, fora disso, anda-se bem; o inverno tem sido estupidamente chuvoso, embora com temperaturas muito amenas, mas penso que é transversal a todo o litoral e, por fim, o metro é uma anedota, mas pouco me afecta.
​

Caro Gmigas pode passar na CMP para levantar a sua comenda e o galardão "Francesinha de Ouro" pelo serviço prestado à cidade!
ps- não venha ao final do dia para não lixar mais o transito.

No final da semana passada foi posto à venda os apartamentos da Zume em Miraflores.

Os T3 começam em 630.000€ no piso mais baixo (3º andar) e sobem 10.000€ por andar. Por isso o T3 do 14º andar custa 740.000€

Os T2 do 1º e 2º andar custam 470.000€ [s)]

Vá lá que estão em pré-venda com 5% de desconto. O que faz com que o T3 do 3º andar fique a 589.500€ o que para a zona é virtualmente impossivel de comprar um T3 a menos de 600. :sh)​

por incrível que pareça, nem acho os preços um disparate (depois de ver o exemplo do T2 de 83m2 em Frielas), a zona é nobre, tem zonas verdes, perto do mar, piscina, etc...

escandaloso são os preços no meu antigo condomínio de 2005... com T2 a 450/490k

Estou à procura de um T2 para arrendar com a minha namorada.
Dos vários contactos que apanhámos, dá bem para perceber a selvajaria que vai por aí, em que os senhorios pedem as condições que querem (na situação atual do mercado têm a faca e o queijo na mão).
Das situações mais cómicas:
-"No caso de ser um casal, deverão ser ambos funcionários públicos e ter fiador";
-Noutro caso pediram um fiador por cada membro do casal.
Já para não falar nos valores absurdos por m2 em zonas como a Amadora, Sintra ou Odivelas e nas faltas constantes de retorno de contacto.

Confesso que me sinto desmoralizado e com vontade de abandonar este meu querido país em busca de uma vida melhor.

por incrível que pareça, nem acho os preços um disparate (depois de ver o exemplo do T2 de 83m2 em Frielas), a zona é nobre, tem zonas verdes, perto do mar, piscina, etc...

Não conhecendo nenhuma das zonas mas aceitar uma diferença de 210k torna-se difícil comparar, é que falamos quase no dobro (260 para 470).

O comprador de um não vai ser o comprador de outro

Dos vários contactos que apanhámos, dá bem para perceber a selvajaria que vai por aí, em que os senhorios pedem as condições que querem (na situação atual do mercado têm a faca e o queijo na mão).
-"No caso de ser um casal, deverão ser ambos funcionários públicos e ter fiador";
Já para não falar nos valores absurdos por m2 em zonas como a Amadora, Sintra ou Odivelas e nas faltas constantes de retorno de contacto.

Confesso que me sinto desmoralizado e com vontade de abandonar este meu querido país em busca de uma vida melhor.

Nas outras capitais não está melhor, o problema das casas tem sido generalizado por toda a Europa. Obviamente que Lisboa deixou de ter salários atractivos tendo em conta o custo das casas.

para mim são caixotes, não trocava a minha casinha com terraço e com boas áreas por um desses de mais de 500.000 euros

estava a ler um artigo sobre spreads, já há 4 bancos a praticarem spreads mínimos de 1%

mas não está fácil para quem pedir agora crédito

ora vejam os bancos mais baratos, ou com melhores condições

https://eco.sapo.pt/2023/01/24/os-ba...o-a-habitacao/

Tenho spread de 1.1%, mas em conversa com o gestor de conta sobre outro assunto o gajo diz-me para enviar os 3 últimos recibos de vencimento que conseguem baixar.. sem eu pedir nada, até fiquei surpreendido.. vou ver o que propêm.

Não conhecendo nenhuma das zonas mas aceitar uma diferença de 210k torna-se difícil comparar, é que falamos quase no dobro (260 para 470).

O comprador de um não vai ser o comprador de outro

é o mesmo que pagares 500k por um T2 em Miraflores e pagares 1,5M por um T2 no Chiado.

Localização.

Se é pa alugar, esquece.
Está um 31.
600 euros por autênticas barracas.
Perdão, 700, 800....e mais até.

E os preços nessas zonas que mencionas tb estão ridiculos mesmo para comprar.

Ou a malta se afasta ligeiramente de LX , ou entao, é torrar guito.
E quando digo afastar, é optar por sopts a uns 30 km mas sem ser tipo Mafra ou assim que tb tá absurdo.

Ontem vim o seguinte post no Facebook :

No Montijo encontrei um T2 80m2 a 1250€ / mês
Por curiosidade fui ver o valor de um quarto num hotel na mesma zona e para o mês inteiro o valor era de 1354€ com pequeno almoço, lavandaria grátis, wi-fi, limpeza do quarto diária, televisão e AC. Visto que no hotel não paga luz, água, gás nem internet, qual será a melhor escolha?

Por curiosidade fui ver o valor de um quarto num hotel na mesma zona e para o mês inteiro o valor era de 1354€ com pequeno almoço, lavandaria grátis, wi-fi, limpeza do quarto diária, televisão e AC. Visto que no hotel não paga luz, água, gás nem internet, qual será a melhor escolha?

Um T2 não é um quarto....

Já me vieram com a mesma conversa, que era mais caro o meu T2 em frente ao mar do que um quarto de hotel... ao qual respondi que devia comparar com 2 quartos de hotel, uma garagem fechada, uma cozinha privada, e depois me venha dizer o que é mais barato.

Claro que Frielas não é Miraflores. E os prédios não se comparam.

Mas de 270.000€ a 470.000€ ainda vai uma distancia muitooooo grande.

Os preços no teu antigo condomínio estão a ir a reboque destes prédios... Onde os T3 são caros e esgotam depressa e as pessoas começam a procurar na "zona".
Mas também não compreendo esses preços.

Mas também há pouco tempo vi T2 num condomínio onde estive para comprar há 4 anos onde os T2 de 80/90m2 estão a ser vendidos a 600k... :sh)

Claro que Frielas não é Miraflores. E os prédios não se comparam.

Mas de 270.000€ a 470.000€ ainda vai uma distancia muitooooo grande.

Os preços no teu antigo condomínio estão a ir a reboque destes prédios... Onde os T3 são caros e esgotam depressa e as pessoas começam a procurar na "zona".
Mas também não compreendo esses preços.

Mas também há pouco tempo vi T2 num condomínio onde estive para comprar há 4 anos onde os T2 de 80/90m2 estão a ser vendidos a 600k... :sh)

tem tudo para correr bastante mal.

para mim são caixotes, não trocava a minha casinha com terraço e com boas áreas por um desses de mais de 500.000 euros

estava a ler um artigo sobre spreads, já há 4 bancos a praticarem spreads mínimos de 1%

mas não está fácil para quem pedir agora crédito

ora vejam os bancos mais baratos, ou com melhores condições

https://eco.sapo.pt/2023/01/24/os-ba...o-a-habitacao/

Há alguns bancos que fazem abaixo desses valores, a CGD fazia 0.9 em Novembro por exemplo.
O Montepio estava com 0.95 mas dava uma percentagem do valor pedido num cartão pré pago. No meu caso podiam fazer uma proposta com o spread mais baixo que 0.95 mas não recebia o valor no cartão.

Torres Vedras, apartamentos novos:
T4: 500k a 540k - 206m2-220 m2
T3: 350k-460k-135m2-191m2
T2: 285k-335k-114m2-140m2

Alenquer: apartamentos "novos". O edifício está construído há anos, nunca habitado. Devia estar tudo empandeirado/embargado. As agências começaram a vendê-lo:
T4: 250k - 148 m2
T3: 200k - 130 m2
T2: 178k - 105 m2
Áreas úteis.

Exemplos da periferia de Lisboa.

Última edição:
fhff por aí se vê a diferença.
Ainda assim, em alenquer ou mesmo castanheira do ribatejo que ainda pertence a VFX, ou se quisermos, tambem Azambuja, há apartamentos com 20 anos ou pouco mais, a menos de 90 mil euros em optimo estado tirando alguns pormenores não graves.

Abaixo de 80 mil tb há muitos, mas a precisar de 10/15 mil em obras. Na mesma, predios de finais dos anos 90/inicio de 2000.

em Mafra nao encontrei nd disto.
Só se em 2022 mudou.

A melhor escolha será não encher o c.u a esses proprietários que acham que os apartamentos valem ouro.

Ok, desculpem, o mercado é assim mesmo.
Mas, a soberba com que pedem esses valores, mais as pérolas de fiadores e afins, só dá vontade de rir, ou chorar.

Prefiro encher o c.u aos bancos.

Voltar
Superior