Estou muito, mas muito satisfeito com o Porto, quanto a mim, neste preciso momento, a qualidade de vida arrasa com Lisboa, ainda é uma cidade com um cunho vincadamente Português, embora também se note muita emigração, mas nada comparado com Lisboa. Ainda é uma cidade que se consegue ir de carro para quase todo o lado, e isso, para uma pessoa como eu, tem muito peso na qualidade de vida. O custo de vida comparado a cidades como Madrid, Lisboa ou até mesmo Évora é muito em conta. O aeroporto arrasa o de Lisboa. As pessoas são fantásticas.
Confesso que tenho quase tudo o que quero: Aluguer ainda decente (prefiro não dar detalhes, mas pago um valor bem abaixo do SMI por um T1 de 2020 com garagem na cidade do Porto numa zona decente), praia/mar a 10 min de casa, envolvente natural brutal (fazer Gondomar - Entre os Rios de capota aberta...), preços "de rua" relativamente acessíveis, possibilidade de andar de carro sem stressar demasiado, aeroporto decente, excelente estrutura rodoviária de AE's e IC's, pessoas amigáveis sem muita cagança.
Como pontos negativos: O transito em horas de ponta é infernal, fora disso, anda-se bem; o inverno tem sido estupidamente chuvoso, embora com temperaturas muito amenas, mas penso que é transversal a todo o litoral e, por fim, o metro é uma anedota, mas pouco me afecta.
Caro Gmigas pode passar na CMP para levantar a sua comenda e o galardão "Francesinha de Ouro" pelo serviço prestado à cidade!
ps- não venha ao final do dia para não lixar mais o transito.