Voltou o tópico do gabanço!
Enjoa estarem a chamar estupidos aos pobres (literalmente) que ficaram em Portugal.
Enfim quando há palas é isto
Nem toda a gente precisa de emigrar. Uns emigram por motivos financeiros outros por carreira. Os meus chefes sao britanicos e nao estao aqui pelo dinheiro. Zurique oferece tudo o que Londres oferece mas sem o stress de 1 cidade grande (segundo eles).
Outros estao aqui pelo beneficios a longo prazo: um holandes vai trabalhar ate aos 62 e depois vai para Portugal para se reformar e jogar golfe.
Se fosse a chamar estupido nao seria aos que ficam mas apenas os que ficam e se queixam de contas para pagar.
Há muita gente que nao precisa de emigrar felizmente. Mas convem nao focar apenas nos aspectos negativos da emigração (isso acontece independentemente do pais de destino/origem).
Eu recebi na minha equipa 1 polaca e 1 hungara e as primeiras impressoes sao negativas devido ao formalismo: Nao e possivel arranjar apartamento ao negro e toda a gente tem acesso ao teu salario. Para elas é 1 horror.
Para mim a primeira regra para 1 boa emigraçao e fechar os ouvidos a opinioes sem fundamento e ver os factos de cada cidade.
Por exemplo conheço pessoas que falam espectacular de Lisboa. 1 investigaçao de 15 minutos e o pai tem 3 apartamentos e ofereceu 100 000 euros para começar 1 negocio.
É muito diferente de tipos que conheço que vieram para aqui com 50 escudos e agora tem negocios com lucros de 1 milhao/ano. A historia toda demora sempre.
Tambem tenho amigos que estao no Porto massivamente bem mas o sogro ofereceu a vivenda e os 2 carros quando casou. Esses vao pintar Portugal como o melhor Pais do mundo.
Eu tenho clientes (wealth management) que a Suiça e o melhor pais do mundo. Onde podes deixar os 2 ferraris na rua e ninguem vem-te incomodar com fotos porque um ferrari e bastante comum como asset (200 a 400 000 chf nao e tao impressionante como resto da europa).
Por isso precisas sempre do contexto todo.
Agora se e mais facil vingar na Suiça do que Portugal? Sem duvida. E isso para mim e qualidade de vida.
Agora nao quer dizer que nao seja possivel ser medico, bate chapas, cozinhas etc. Quando comprei a minha cozinha o mes passado o vendedor estava a vender uma cozinha de 53 000 euros para 1 vivenda no Porto.