Tópico da Monarquia.

sim, porque os reis é que eram pessoas isentas LOL

volto a perguntar:
tal como foram fundadas as outras dinastias, como é que posso fundar a minha? tenho de matar alguém?

Então não se herdam, têm de ser merecidos, certo?[:D]
Vocês gostam de desconversar...[:D]

Os títulos eram atribuídos, na sua origem, por feitos relevantes à coroa, ao país, e representavam o reconhecimento pelos serviços prestados. Claro que, depois, eram herdados, pela mesma lógica que tu herdas dos teus ancestrais o que foi deles! [;)]

Mas os títulos foram atribuídos com base no valor das pessoas!
Nem todos!
O rei distribuia sempre titulos pelos seus primos , tios irmaos , etc.
Depois se eras conde e eras amigo do rei , ele passava-te a marquês.
Depois dava titulos a quem fazia riqueza ( isto é discutivel pq pode ou nao ter merito).

Pelo que sei do sr. Duarte de Bragança é boa pessoa e um português de corpo e alma!

Quanto ao regime monárquico... é um regime com um fundo bastante elitista e discriminatório para com a imensa maioria das pessoas.
E não me venham com o exemplo do Reino Unido e outros do mesmo género: aquilo são repúblicas que ainda não tiveram a coragem de eliminar uma das últimas marcas de um regime de características feudais e bastante afastadas do que entendemos por democracia.

Porque senão vejamos:

- Chefe de Estado vitalício e NÃO ELEITO.
- O filho herda o título, um pouco como se um país fosse uma quinta!
- Direito "divino" a reinar.
- Perpetua uma casta (a nobreza) que está colocada num "plano superior" em relação à "arraia-miúda".
- Tu podes ser a pessoa mais competente e honesta do teu país, assim como a mais estimada e a mais apta a ser o chefe de Estado... mas não nasceste filho de rei, logo não podes ser o chefe de Estado!

E quanto aos títulos que alguns gostam de utilizar ainda em Portugal: esses títulos já não têm nenhum significado e são, para falar a verdade, um fantasia pura e simples!

Pelo que sei do sr. Duarte de Bragança é boa pessoa e um português de corpo e alma!

Quanto ao regime monárquico... é um regime com um fundo bastante elitista e discriminatório para com a imensa maioria das pessoas.
E não me venham com o exemplo do Reino Unido e outros do mesmo género: aquilo são repúblicas que ainda não tiveram a coragem de eliminar uma das últimas marcas de um regime de características feudais e bastante afastadas do que entendemos por democracia.

Porque senão vejamos:

- Perpetua uma casta (a nobreza) que está colocada num "plano superior" em relação à "arraia-miúda".
- Tu podes ser a pessoa mais competente e honesta do teu país, assim como a mais estimada e a mais apta a ser o chefe de Estado... mas não nasceste filho de rei, logo não podes ser o chefe de Estado!

E quanto aos títulos que alguns gostam de utilizar ainda em Portugal: esses títulos já não têm nenhum significado e são, para falar a verdade, um fantasia pura e simples!
nao que isso em Portugal fizesse diferença. [:D] [:)]
Entrre ter um Socrates ou um D. Duarte , venha o diabo e escolha lol

Vocês gostam de desconversar...[:D]

Os títulos eram atribuídos, na sua origem, por feitos relevantes à coroa, ao país, e representavam o reconhecimento pelos serviços prestados. Claro que, depois, eram herdados, pela mesma lógica que tu herdas dos teus ancestrais o que foi deles! [;)]

Ou seja, muitos dos títulos vinham de herança mesmo que a pessoa não se esforçasse nada. Pessoas que talvez nem o merecessem...

Ao menos o título de Dr. não é transmissível. Cada um tem de se esforçar para o obter.[;)][:D]

O monarquia caiu em Portugal pois havia descontentamento popular, queria-se melhor.

Acontece que isso nunca aconteceu!
Mas os anos passaram e estamos cá hoje, quase 100 anos depois numa República.
Será que se tivéssemos mantido a Monarquia as coisas eram diferentes, estavam melhores?
Talvez.

Não sei, mas o certo é que, apesar de achar interessante a monarquia como Espanha e Inglaterra, não vejo possibilidade de regressas a Portugal... por muito mal que continue a República.

sim, porque os reis é que eram pessoas isentas LOL

volto a perguntar:
tal como foram fundadas as outras dinastias, como é que posso fundar a minha? tenho de matar alguém?

Em relação à tua pergunta... sim!

Ajuda muito se organizares um golpe de estado, uma guerra de secessão, enfim qualquer coisa que te leve ao poder!

Depois de estares no poder convêm eliminar ou exilar os teus inimigos e toca a dar títulos e terras aos que te seguiram... para conseguires uma nobreza fiel!

... E quando fores rei vê-lá se não te esqueces de mim!

Ou seja, muitos dos títulos vinham de herança mesmo que a pessoa não se esforçasse nada. Pessoas que talvez nem o merecessem...

Ao menos o título de Dr. não é transmissível. Cada um tem de se esforçar para o obter.[;)][:D]

Ai não que não se herda.

Aliás, cá em Portugal a maior parte é doutor sem o ser.

Porque senão vejamos:

É mais ou menos isso. São um povo tão conservador que não têm coragem de tomar uma atitude arrojada e de colocar um ponto final na monarquia.[;)]

Em relação à tua pergunta... sim!

Ajuda muito se organizares um golpe de estado, uma guerra de secessão, enfim qualquer coisa que te leve ao poder!

Depois de estares no poder convêm eliminar ou exilar os teus inimigos e toca a dar títulos e terras aos que te seguiram... para conseguires uma nobreza fiel!

... E quando fores rei vê-lá se não te esqueces de mim!

Sim, era esta a ideologia... à 800 anos atrás![:)]

Eu vi a entrevista e ate gostei. O Sr Duarte parece um bom cidadao. La herdou o que tinha para herdar da familia e agora viva a grande. Faz ele bem!

O mesmo podes dizer das grandes fortunas herdadas, colocadas nas mãos de pessoas que em nada contribuiram para elas, mas que, na prática, irão continuar o trabalho dos seus pais!... Certo? Errado? Ajuiza tu.[;)]

Voltar
Superior