Tópico da Monarquia.

"D. Duarte hoje na SIC

Dom Duarte de Bragança é o entrevistado de Conceição Lino em "Primeira Pessoa" que irá para o ar, hoje, na SIC, a seguir ao Jornal da Noite.

O herdeiro do trono português falará dos pais, das memórias da infância no exílio, do casamento com Dona Isabel de Herédia, da educação dos três filhos, dos políticos, do país. A conversa decorre no Palácio Nacional da Ajuda, uma das últimas moradas da família Real Portuguesa, no Colégio Militar, onde conseguiu estudar depois de várias tentativas recusadas de seu pai, Dom Duarte Nuno, para inscrevê-lo. Dom Duarte recebeu a SIC também na sua casa de Sintra durante um dos habituais fins-de-semana em família. Uma conversa em que Dom Duarte fala também de Portugal como um país que não tem sabido aproveitar oportunidades e onde os cidadãos são pouco participativos.

O herdeiro do trono, uma personalidade com reconhecimento internacional que nunca recebeu qualquer privilégio ou pagamento por parte do Estado, assume com orgulho que o que faz pelo país dentro e fora de Portugal é por missão.

Em http://jn.sapo.pt/2007/06/14/televisao/d_duarte_hoje_sic.html

E ainda bem pois não é mais nem menos que um qualquer anónimo cidadão da República Portuguesa.

No entanto a verdade é que Portugal é das repúblicas mais antigas da europa, mas já houve países que voltaram à monarquia e com sucesso, político e daí económico (v.g., a nossa vizinha espanha

Nação sim, mas República não tenho a certeza, penso que a República mais antiga da Europa é a de São Marino em Itália.

A diferença prática é que não votas no chefe de estado! [:D][:D]
Há mais diferenças, designadamente, como já foi dito, o afastamento da vida dos partidos, demasiado "acalorada" (...) para os verdadeiros objectivos do país! Não me revejo nada, ideologicamente, numa República apenas assente no espectáculo mediático das promessas eleitorais, normalmente desonradas! Tem faltado, muito para além do tolerável, a noção da palavra dada...

A Monarquia caiu de forma brutal e criminosa. Tal "evento" não deveria orgulhar ninguém que se sentisse português...

De facto, ele é descendente do D.Miguel, ou seja, do absolutista daí alguns dizerem que não é legitimo herdeiro ao trono, mas a outra linha de descendência (de D.pedro) é muito mais errática que a dele e vai dar a pessoas que não têm nada a ver (v.g., fadistas, homofóbicos, etc)

se ele é mm descendente de d. miguel... n pode ser rei.. há 1 tratado qquer sobre isso la no tempo dos reis... [:D] eu ate acho que são parecidos

mas de qualquer maneira tou com o pé leve...

a mais antiga é mesmo a francesa...lol, mas que é das mais antigas é.
a grande dos países só o fizeram depois da I Guerra, uns pelas dificuldades económicas outros por influência da revolução russa.
cumps!

Há mais diferenças, designadamente, como já foi dito, o afastamento da vida dos partidos, demasiado "acalorada" (...) para os verdadeiros objectivos do país! Não me revejo nada, ideologicamente, numa República apenas assente no espectáculo mediático das promessas eleitorais, normalmente desonradas! Tem faltado, muito para além do tolerável, a noção da palavra dada...

A Monarquia caiu de forma brutal e criminosa. Tal "evento" não deveria orgulhar ninguém que se sentisse português...

A República é livre e democrática mesmo para aqueles que não gostam dela[;)] Pé Leve.

A monarquia caiu por culpa própria como históricamente está provado.

o duarte (quem é ele para querer ser tratado por "dom duarte"?) tem tanta legitimidade para ser rei como qualquer um de nós.
as dinastias começam em alguma altura, é só uma questão de mexer o rabinho e lutar por isso.

A República é livre e democrática mesmo para aqueles que não gostam dela[;)] Pé Leve.

A monarquia caiu por culpa própria como históricamente está provado.
De acordo.

De facto a Monarquia caiu, tal como cai um organismo debilitado nas garras da doença! Claro que sempre podia ter tomado conta da própria saúde, mas não o fez e daí a sua culpa.

ser bispo é uma profissão (mesmo que eu não concorde muito com essa nomenclatura, tem alguma coisa em que se apoiar - de notar que não acredito em nenhuma religião).
assim há quem seja tratado por Dr Fulano, Eng Cicrano, e até Arquitecto Beltrano.
ser descentente de alguém que foi Rei não é profissão nenhuma, nem deve servir de pretexto para tratamento "especial". especialmente tendo em conta a maneira como nos livrámos da monarquia.

ser bispo é uma profissão (mesmo que eu não concorde muito com essa nomenclatura, tem alguma coisa em que se apoiar - de notar que não acredito em nenhuma religião).
assim há quem seja tratado por Dr Fulano, Eng Cicrano, e até Arquitecto Beltrano.
ser descentente de alguém que foi Rei não é profissão nenhuma, nem deve servir de pretexto para tratamento "especial". especialmente tendo em conta a maneira como nos livrámos da monarquia.
O meu avo é marquês , e tenho direito de ser tratado por Dom..
Pessoalmente nao ligo muito , e nao uso.
Mas é um direito

http://www.youtube.com/watch?v=AmMWW9O76nk
Originalmente Colocado por Pé Leve

http://www.youtube.com/watch?v=AmMWW9O76nk

Quais eram as soluções para fazer cair a monarquia?

Pedir ao rei para marcar eleições para o povo decidir a sua continuidade?[:D]

o pé leve não deve estar familiarizado acerca da maneira como as famílias "reais" se tornaram "reais". até nem costumava implicar assassinatos e etc... :D

Quais eram as soluções para fazer cair a monarquia?

Pedir ao rei para marcar eleições para o povo decidir a sua continuidade?[:D]
[/i]

O problema nao foi fazer cair a Republica, foi o que os republicanos fizeram a seguir. Por exemplo os meus bisavos tiveram de esconder padres em casa, pois todos aqueles que fossem apanhados era mortos, e varias Igrejas foram queimadas, para além duma clara "animosidade" por todos os que nao partilhassem da sua ideologia, à boa maneira da Revoluçao Francesa

Voltar
Superior