[Sociedade] Topico da doçaria

O que me tira do sério...

Pudins:

Pudim_de_Leite_Condensado-Gabi-E-m.JPG

E torta de laranja..
tortadelaranja.jpg

[br:)][br:)]

No Domingo experimentei os famosos Travesseiros da Piriquita e os Fofos de Belas, come-se tanto um como o outro... Mas não fiquei agradado de todo.

Prefiro os Fradinhos de Mafra ou os Pastéis de Belém.

Ando com vontade de experimentar é as Trouxas da Malveira.

Última edição:
No Domingo experimentei os famosos Travesseiros da Piriquita e os Fofos de Belas, come-se tanto um como o outro... Mas não fiquei agradado de todo.

Prefiro os Fradinhos de Mafra ou os Pastéis de Belém.

Ando com vontade de experimentar é as Trouxas da Malveira.

Também são boas mas para mim acabam por se tornar enjoativas, mas eu sou pouco dada a doces [:D]

Doces típicos da região de Coimbra

Arroz doce de Coimbra:

arroz+dose.bmp

Manjar Branco ou Maminhas de Freira:

Manjar+Branco.jpg

Arrufadas de Coimbra:

doce1473.jpg

Pasteis de Santa Clara:

Pasteis_Santa_Clara_2.jpg

Barrigas de Freira:

dscn1267ux.jpg

Queijadas de Pereira:

1A14042008.jpg

Queijadas de Tentúgal:

queijadas.jpg

Bolo de Ança:

bolo_anca_08.jpg

[br:)] [br:)]

os pasteis de belem tambem são muito bons na chique de belem, porque era de 1 trabalhador dos pasteis de belem, e depois abriu a chique de belem, ou seja os mesmos pasteis com muito menos filas

ja não vou aos pasteis ha algum tempo, mas na ultima vez que la fui, acho que ja estavam a pedir bem por eles

Mas explica-me lá porque é que não avisaste antes!? Humm?? Este tem muito bom aspecto e eu estive em Coimbra vai para 3 semans!!! Faltou o roteiro gastronómico na altura!![:D]
Na altura não me lembrei de te falar nos doces típicos de Coimbra.
Podias ter ido à pastelaria Briosa, no Largo da Portagem, onde encontras grande partes dos doces que aqui coloquei. [br:)]

[;)]

Nunca lhes achei muita piada, prefiro as queijadas da Sapa!

Onde é que há disso?

[/COLOR]

Esses pasteis são uma pura maravilha quando são acabados de fazer.[br:)][br:)][br:)]

O melhores Pasteis de Tentúgal são os que são feitos mesmo em Tentúgal. Quando venho da Figueira costumo parar n' O Afonso para comprar uns pasteis acabados de fazer. [br:)]

PASTEIS.jpg

Mas os Pasteis de Tentugal que eu falo são feitos na Gastronomia (eram porque nos ultimos dois anos acho que não foram) na hora e por uma casa de Tentugal ou Cantanhede (acho que é qq coisa de Sta Clara :sh))

Bom tópico.

Como bom garfo que sou, aprecio igualmente uma boa sobremesa e acho que portugal é um pais privilegiado em termos de doçaria conventual e regional, para alem de ter profissionais que fazem verdadeiras iguarias.

Apesar de ser pouco dado a fazer bolos, gosto bastante de sobremesas e uma das minhas favoritas nem é nacional, é o famoso tiramisu. Deixo-vos aqui umas fotos antigas já colocadas em outro tópico, de uma derivação mto boa do famoso tiramisù. Neste caso substituí os palitos de champanhe por bolo de chocolate e acrescentei uma camada de morangos, para desenjoar.
De notar tb que, como é dificil aranjar em Portugal licor de Marsala, opto por rum, que fica mto bom.

Fotografia251.jpg

Fotografia252.jpg

Fotografia253.jpg

Fotografia255.jpg

para quem gosta quero igualmente deixar um link de uma site onde tiro mtas ideias e que vale a pena visitar, pelas receitas mas principalmente pelas fotos espectaculares.

Say cheese!… cheesecake… | :: as sobremesas de leonor de sousa bastos | flagrante delícia ::

Hoje deu-me para fazer um bolo (de vez em quando acontece e é bom para a família experimentar um bolinho caseiro inventado cá pelo "je").
Inventei uma receita (eu faço a olho conforme me dá na hora – descansem que este foi daqueles que ficou muito bom, o que nem sempre acontece).

Bolo de maçã à Blade:
Bater:
8 ovos
250g de açúcar mascavado
1 xícara de azeite
1 colher de chá de canela
200/250g de farinha

Partir 8 maças golden (ou outras) em pedaços do tamanho da cenoura aos cubos.
Misturar na nassa e envolver com uma colher ou espátula.

Untar uma forma com azeite e farinha. Deitar a massa e ir ao forno a 180º.
(utilizo azeite porque é mais saudável)

Experimentem que faz bem à mente e ao corpo! Depois digam como ficou.[:blush:]

Pessoalmente já fui mais gulosa lol mas neste momento decidi a não comprar mais porcarias cá para casa ou em cafés.
Todos os doces que como são feitos por mim, sei o que levam, corto no açúcar, e os cremes são infinitamente menos enjoativos.
Neste momento tenho ali uma massa de Queques a crescer, e daqui a 5min vou mete-los no forno.
Vai ser a sobremesa do jantar. : D

Voltar
Superior