Tópico da bricolage!

Se for apenas para fazer o mesmo que o gajo do video talvez tirar os parafusos das 3 dobradiças e tirar a porta, fazer o acerto e voltar a meter ao sitio. Embora a porta deve ser pesada e ainda pode dar um pouco de trabalho.
O friso de madeira só deve ter cola prego ou algo do género pode ser que saia forçando um pouco, isto se não estiver encaixado por trás do painel lateral.

Bom, não é bricolage, porque não vou ser eu a fazer, por muito que adore meter as mãos à obra, as minhas capacidades são mais em pequenas reparações, pinturas, etc, chegou a hora de fazer uma mudança que já andava a pensar há muito, mas financeiramente não dava e não foi necessário a fundo. Há uns anos parti uma perna e vi a diferença que fazia, esta semana a minha esposa ficou à rasca das costas e sentiu-se novamente essa necessidade. Mudar a banheira por uma base de duche.

Agora, não tenho ainda definido nada em termos de acabamentos, ideias, soluções. Na próxima segunda feira vem cá a casa um sr. mais do que habituado a esse tipo de trabalhos. Vou pedir opiniões, orçamentos para o trabalho e depois irei a alguma loja para escolher os materiais. Neste enquadramento, o que sugerem? Estava a pensar fechar de lado a lado e fechar até cima por uma questão de se tornar mais confortável e quente na zona de banho. Na base, estou a pensar um cinza antracite, antiderrapante, como é óbvio, mas não sei se será a melhor cor para enquadrar com o bege do restante da casa de banho. Se arranjasse mosaicos iguais, mandava tirar o bidé, mas acredito que será quase impossível. Na zona do varão da toalha, estava a pensar em colocar algo tipo prateleira na horizontal para pousar as toalhas, por baixo fazer algo tipo "banco" e na zona do chuveiro aproveitar para fazer também em mosaico (ou inox) prateleiras para colocar os shampoos, gel de banho e similares.

Todas as ideias e sugestões são bem vindas.

9C6ZZFd.jpg

Num futuro, embora não seja muito próximo, também planeio tirar a banheira fora e meter um poliban. A ideia é ganhar espaço, já que a casa de banho é pequena, e para além disso nem eu nem o meu pai tomamos banho de emersão. Nesse espaço que vou ganhar poderá ficar o armário, que neste momento o único sítio onde pode estar é no cantinho entre o bidé e o lavatório, estando apenas a 2 dedos de distância do bidé.
O grande problema é que esta é uma casa com 30 anos, portanto não sei onde vou eu arranjar mosaicos e azulejos iguais aos que tenho...

O que pretendo fazer assim que possível é resolver este bico de obra.
Pretendo substituir a bicha da torneira da água quente do lavatório, mas as roscas do cano estão demasiado dentro da parede, e como se isso não bastasse a porca não se mexe nem por nada. Tanto com a chave de bocas como a de lunetas (desenroscando previamente do lado da torneira, evidentemente), a única coisa que fiz foi deformar a cabeça da porca. Tentei com o alicate de grifos, mas também não adiantou de nada, a não ser para escavacar o azulejo [8b]. Moral da história: a cabeça da porca está neste estado :sh)

Uma coisa é certa: A bicha não nasceu ali, portanto, tem de sair dali [:p]. E é aí que eu peço ajuda.
E quando tirar a bicha, vou meter um casquilho M/F antes de meter a nova, que era o que devia ter sido feito logo ao princípio, para a porca ficar mais acessível caso futuramente a bicha tenha de ser novamente substituída. Do lado da torneira da água fria consigo tirar a bicha, pelo que não terei problemas em meter um casquilho...

Última edição:
O que pretendo fazer assim que possível é resolver este bico de obra.
Pretendo substituir a bicha da torneira da água quente do lavatório, mas as roscas do cano estão demasiado dentro da parede, e como se isso não bastasse a porca não se mexe nem por nada. Tanto com a chave de bocas como a de lunetas (desenroscando previamente do lado da torneira, evidentemente), a única coisa que fiz foi deformar a cabeça da porca. Tentei com o alicate de grifos, mas também não adiantou de nada, a não ser para escavacar o azulejo [8b]. Moral da história: a cabeça da porca está neste estado :sh)

Uma coisa é certa: A bicha não nasceu ali, portanto, tem de sair dali [:p]. E é aí que eu peço ajuda.
E quando tirar a bicha, vou meter um casquilho M/F antes de meter a nova, que era o que devia ter sido feito logo ao princípio, para a porca ficar mais acessível caso futuramente a bicha tenha de ser novamente substituída. Do lado da torneira da água fria consigo tirar a bicha, pelo que não terei problemas em meter um casquilho...

Isso é um grande filme, tem de retirar isso com alicate de pressão e o alicate tem de ser bom e depois de bem apertado á martelada.

E claro tem de sair...e sai....o pior é se a rosca do tubo galvanizado que é antigo não vem atrás e se vier tens de partir a parede fazer um acrescento de tubo e etc e tal... já me aconteceu isso numa casa onde vivi, uma coisa simples como trocar uma torneira deu um filme inesperado, mas faz-se [;)]

Num futuro, embora não seja muito próximo, também planeio tirar a banheira fora e meter um poliban. A ideia é ganhar espaço, já que a casa de banho é pequena, e para além disso nem eu nem o meu pai tomamos banho de emersão. Nesse espaço que vou ganhar poderá ficar o armário, que neste momento o único sítio onde pode estar é no cantinho entre o bidé e o lavatório, estando apenas a 2 dedos de distância do bidé.
O grande problema é que esta é uma casa com 30 anos, portanto não sei onde vou eu arranjar mosaicos e azulejos iguais aos que tenho...

Procura uma casa de especialidade. Iguais vai ser muito difícil (quase impossível) encontrar. Mas entre fazer dois padrões diferentes ou arranjar outro padrão e pintar os existentes, existem alternativas para modernizar sem grande custo.

Calma, isso sai bem, mas é preciso paciência. A pressa por vezes estraga tudo.

1 - aplicar óleo penetrante na rosca e esperar um dia

2 - cortar o tubo com um alicate de corte

3 - usar uma chave de caixa para tirar a ponta da bicha.

Há sempre a hipótese de cortar, furar por dentro e tentar desapertar por dentro. Com bastante óleo/WD40 ou similar, se houver possibilidade, dar calor é outra hipótese, ou cortar.

Provavelmente precisas é de escavacar um bocadinho mais o cerâmico em redor com cuidado para conseguires meter uma chave convenientemente sem ela patinar.
Depois, o método que eu prefiro é usar uma chave de bocas de tamanho fixo (nada de chave de canos, ou inglesa/francesa).
Se necessário, tubo comprido enfiado ao longo da chave para fazer maior alavanca.

Uma boa dose de calor dom o maçarico também funciona. Mas primeiro tens mesmo de extirpar a parte flexível, caso contrário a borracha no interior incendeia.

Percebo um bocado de madeiras , embora nem perceba de portas de segurança, mas seguramente vais ter de retirar o friso que nem sei qual a utilidade dele alem de atrapalhar.

Se for apenas para fazer o mesmo que o gajo do video talvez tirar os parafusos das 3 dobradiças e tirar a porta, fazer o acerto e voltar a meter ao sitio. Embora a porta deve ser pesada e ainda pode dar um pouco de trabalho.
O friso de madeira só deve ter cola prego ou algo do género pode ser que saia forçando um pouco, isto se não estiver encaixado por trás do painel lateral.

Boas.
Sim,deve ser isso.Eu não analisei bem a coisa...o dito friso parece ter 3 ou 4 pequenas tampas plásticas que devem ter por baixo parafusos que permitem tirar o friso e assim meter a dita chave na parte de baixo da dobradiça para alterar a porta.

Tirar a porta seria complicadíssimo e seria difícil aferir a altura da porta sem ela estar no lugar.

Isso é um grande filme, tem de retirar isso com alicate de pressão e o alicate tem de ser bom e depois de bem apertado á martelada.

E claro tem de sair...e sai....o pior é se a rosca do tubo galvanizado que é antigo não vem atrás e se vier tens de partir a parede fazer um acrescento de tubo e etc e tal... já me aconteceu isso numa casa onde vivi, uma coisa simples como trocar uma torneira deu um filme inesperado, mas faz-se [;)]

Também já experimentei com um alicate desses, mas o alicate acaba por fugir e a sacana da rosca a não se mexer. Ok, o alicate é do chinês, na volta até é por causa disso [:p]

Iguais? esquece...

Aproveita para colocar uns novos e contemporâneos.

Pois. Tal como receava :(.
Ainda cheguei a pensar que havia uns restos de mosaicos e azulejos desta casa ali na adega/garagem, junto à tralha que está por baixo da rampa onde guardo o carro. Mas recentemente fez-se ali uma revolução e não encontrei nada disso.
A parte do novo e contemporâneo é que coiso. Não é que gastasse assim muito dinheiro em mosaicos e azulejos, pois a casa de banho deve ter para aí 4 m2. Mas ficar com a casa com a essência original excepto a casa de banho, dá a sensação de que alguma coisa não bate certo, por assim dizer

Calma, isso sai bem, mas é preciso paciência. A pressa por vezes estraga tudo.

1 - aplicar óleo penetrante na rosca e esperar um dia

2 - cortar o tubo com um alicate de corte

3 - usar uma chave de caixa para tirar a ponta da bicha.

Há sempre a hipótese de cortar, furar por dentro e tentar desapertar por dentro. Com bastante óleo/WD40 ou similar, se houver possibilidade, dar calor é outra hipótese, ou cortar.

Uma boa dose de calor dom o maçarico também funciona. Mas primeiro tens mesmo de extirpar a parte flexível, caso contrário a borracha no interior incendeia.

Qualquer uma dessas formas implica cortar a bicha, o que significa que não posso voltar atrás caso a coisa corra mal. Tenho portanto de rezar para que corra tudo bem, porque se der para o torto significa ficar sem água tanto aqui na casa onde vivo como no piso de baixo, na casa que era da minha avó.

Também já experimentei com um alicate desses, mas o alicate acaba por fugir e a sacana da rosca a não se mexer. Ok, o alicate é do chinês, na volta até é por causa disso [:p]

Nesse caso tem de ser um alicate bom que agarre a porca e não saia mais e aguente umas marteladas.

Outra hipotese na porca é com uma rebarbadora se criar uma sextavado e depois tirar com uma chave, outra é fazer um furo e retirar com um broca de rosca ao contrário...tudo hipoteses , retirar porcas moídas e parafusos partidos é sempre um filme[:blush:]

Qualquer uma dessas formas implica cortar a bicha, o que significa que não posso voltar atrás caso a coisa corra mal. Tenho portanto de rezar para que corra tudo bem, porque se der para o torto significa ficar sem água tanto aqui na casa onde vivo como no piso de baixo, na casa que era da minha avó.

Não precisas de rezar, isso com óleo penetrante e chave de caixa sai de certeza absoluta.

Sendo assim, a melhor solução é mesmo escavar o mosaico à volta da "porca", para conseguir encaixar uma chave de bocas. Em último caso, dar o trabalho a quem tenha as ferramentas e conhecimentos adequados.

Voltar
Superior