Tópico da Apple

Isto ouvir seja o que for pela Deco é o mesmo que nada já que nunca vi nada com pés e cabeça de lá (e esta é mais uma) além de politicas agressivas de spam e venda de revistas.

Então fui ao site Apple e tentei comprar um MacBook Air na sua loja online, pedindo pelas garantias vamos dar a Apple - Legal

Quem ler na diagonal (ou seja na realidade não se quer dar ao trabalho de informar aka. Deco) parece que há uma Garantia Limitada Apple de 1 ano e o tal AppleCare que são 3 anos, 2 mais do que a limitada -> e é isto que a Deco deve ter visto e, claro, está ilegal pela legislação.

Mas...no fim dessa página temos:

As garantias do fabricante são um complemento adicional aos direitos estabelecidos na legislação do consumidor. Para obter mais informações, clique aqui.

​E aqui encontro a Legislação da UE e o Prazo de Denuncia de 2 anos e onde diz:
Durante o prazo de denúncia (ver acima), os consumidores podem, nomeadamente, exigir a reparação ou substituição do produto, a título gratuito, quando o produto não corresponda ao contrato. Alguns Estados-membros da UE, nomeadamente a Finlândia, Irlanda, Reino Unido, Países Baixos e Suécia têm um prazo de denúncia, que é superior a 2 anos a contar da data de entrega. Por favor, contacte o seu Centro Europeu do Consumidor local para informações sobre o seu país.

Isto ouvir seja o que for pela Deco é o mesmo que nada já que nunca vi nada com pés e cabeça de lá (e esta é mais uma) além de politicas agressivas de spam e venda de revistas.

A Deco apesar de tudo tem alguma influência na sociedade e em tornar público inúmeras situações que prejudicam o consumidor. Até tu, mesmo sem te dares cont como consumidor provavelmente já terás saído beneficiado por alguma chamada de atenção que a Deco tenha feito numa das suas inúmeras intervenções! Poderiam fazer mais ou melhor? Com certeza, agora dizer que o que vem de lá nunca tem pés e cabeça é no mínimo absurdo!

https://www.google.com/search?hl=pt...4.15.1.0.14.0.0.54.54.1.1.0...0.0.LLaI28J4Ax4

De resto é mais do mesmo quando falamos da Apple... é absurdo como alguns dos seus clientes estão sempre em modo "hiper-defensivo" em relação à marca da Maçã, prejudicando-se a eles próprios e a futuros clientes.

Este problema das Garantias da Apple e como eles dificultam as reparações de iPhones/ipads com mais de 12 meses de uso são mais que conhecidos. Como cliente Apple aplaudo e agradeço esta iniciativa mais que legítima por parte da DECO. apr:)

Para completar o ramalhete só falta mesmo o fanboy da Braun dizer que a Apple copiou o design de alguns artigos desenhados pelo Dieter Rams...

BTW, que eu me lembre também não impingiram Apple Care comigo.

Última edição:
Não percebi. Mas afinal, e neste tema do tópico, a Apple em Portugal dá 2 anos de garantia ou não? Pelo que leio no site, diria que sim. Felizmente nunca precisei de recorrer a ela, pelo que não posso afirmar na 1ª pessoa - mas como em tudo, baseio-me no que é lá indicado, que para mim vale mais do que um conjunto de pessoas "externas" dizem.

Quanto às considerações da Deco, acho que saiem um pouco fora da discussão e mea culpa por ter dado a minha opinião. Mas ela é inteiramente justificada pela quantidade de correio e emails que recebo num formato do pior spam (tipo selecções) a vender assinaturas com máquinas de calcular, etc e tal. Além disso, e lendo artigos desta associação e noticias deste calibre - como umas que há anos aqui neste espaço comentamos quando a Deco analisou marcas automóveis...ficou tudo dito para mim - mais uma vez, para mim. Cada um é livre de assinar o que quer que seja.

Pelo que li no site da Apple (mais uma vez não tenho conhecimento de casos positivos ou negativos da assistência Apple), esta iniciativa da parte da Deco não me merece nenhumas palmas...apenas repudio pelo atirar de areia e confundir um mercado já de si pouco informado.

Isto só vai ajudar à desinformação e aos adeptos das teorias da conspiração. A Deco nestas coisas parece-se com a TVI ou o Correio da Manhã. É preciso é vender revistas sensacionalistas.

Mas vamos ver o que este processo vai dar e se existem mesmo garantias de 1 ano feitas na Apple por cá.

Falando em garantias ilegais, se calhar deviam é debruçar-se sobre os stands de beira de estrada usados que afirmam em anúncios à descarada X sem garantia e Y com garantia - mas lá está, não dá tanto impacto como uma Apple.

Pelo que li no site da Apple (mais uma vez não tenho conhecimento de casos positivos ou negativos da assistência Apple), esta iniciativa da parte da Deco não me merece nenhumas palmas...apenas repudio pelo atirar de areia e confundir um mercado já de si pouco informado.

Então mas tu achas que eles vão para tribunal para atirar areia para os olhos? que não têm lá material concreto para isso?

Estou mesmo a ficar convencido que ... :rolleyes:

A Deco apesar de tudo tem alguma influência na sociedade e em tornar público inúmeras situações que prejudicam o consumidor. Até tu, mesmo sem te dares cont como consumidor provavelmente já terás saído beneficiado por alguma chamada de atenção que a Deco tenha feito numa das suas inúmeras intervenções! Poderiam fazer mais ou melhor? Com certeza, agora dizer que o que vem de lá nunca tem pés e cabeça é no mínimo absurdo!

https://www.google.com/search?hl=pt...4.15.1.0.14.0.0.54.54.1.1.0...0.0.LLaI28J4Ax4

De resto é mais do mesmo quando falamos da Apple... é absurdo como alguns dos seus clientes estão sempre em modo "hiper-defensivo" em relação à marca da Maçã, prejudicando-se a eles próprios e a futuros clientes.

Este problema das Garantias da Apple e como eles dificultam as reparações de iPhones/ipads com mais de 12 meses de uso são mais que conhecidos. Como cliente Apple aplaudo e agradeço esta iniciativa mais que legítima por parte da DECO. apr:)
O curioso é que o problema que estás a apontar não tem nada a ver com a iniciativa da DECO e no entanto aplaudes e agradeces por isso :confused:

É um facto que se a DECO precisa de publicidade para vender revistas, e não há empresa melhor do que a Apple para se publicitar. E pelo meio arranjar uns grandes apoiantes (corram já a fazer assinaturas da Proteste) [:D]

Então mas tu achas que eles vão para tribunal para atirar areia para os olhos? que não têm lá material concreto para isso?

Estou mesmo a ficar convencido que ... :rolleyes:

Não sei. Trouxeram aqui uma noticia...da noticia até ao "ir para tribunal" vai uma grande distância...tão grande como as milhentas noticias sobre casos de tribunal nas nossas TV's, politicos, empresários da batata, etc. e que de repente deixamos de ouvir porque eram tão somente isso - noticias - que nunca foram mais do que isso.

Se têm mais? Ok. Mas então a noticia que aqui foi colocada está muito incompleta, e se não o podem divulgar não valia a pena isto. Só vejo aqui levantar de muita poeira sem mais.

Mas isto sou eu que até hoje nem liguei nada a isto...apenas perdi 5 minutos e fui ao site da Apple. Encontrei logo informação sobre a garantia de 2 anos de acordo com a legislação UE e inclusive um link para a mesma (legislação).

Se há mais...há que o dizer. Se não bastava alguém dizer que o X é assim, e o X é que ainda tem que provar que não é. Quem aponta é que tem de mostrar as suas razões.

Eu sinceramente quero saber. É uma informação relevante saber que garantia temos em qualquer produto que compremos.

Já agora, passando a assuntos com algum conteúdo e nexo, muito interessante esta descoberta de um protótipo do iPad do início dos anos 2000:

7595358350_a050a0d25b_z.jpg

7595358592_db30160880_z.jpg

iOnApple: Earliest known photos of an Apple iPad prototype

Ao contrário da ordem cronológica de mercado, foi o iPhone que nasceu do iPad e não o contrário.

Não sei. Trouxeram aqui uma noticia...da noticia até ao "ir para tribunal" vai uma grande distância...tão grande como as milhentas noticias sobre casos de tribunal nas nossas TV's, politicos, empresários da batata, etc. e que de repente deixamos de ouvir porque eram tão somente isso - noticias - que nunca foram mais do que isso.

Pois isso eu não sei. Também só me posso cingir ao que li na imprensa

DECO avança hoje com acção judicial contra a Apple

A Deco interpõe hoje uma acção judicial contra a Apple

O curioso é que o problema que estás a apontar não tem nada a ver com a iniciativa da DECO e no entanto aplaudes e agradeces por isso :confused:

Então qual é a dúvida?

«Este problema das Garantias da Apple e como eles dificultam as reparações de iPhones/ipads com mais de 12 meses de uso são mais que conhecidos. Como cliente Apple aplaudo e agradeço esta iniciativa mais que legítima por parte da DECO. apr:)»

http://www.publico.pt/Tecnologia/deco-avanca-hoje-com-accao-judicial-contra-a-apple-1555347:
A Deco interpõe hoje uma acção judicial contra a Apple para obrigar a multinacional a respeitar a garantia gratuita de dois anos dos seus produtos, conforme estabelece a lei.

Última edição:
Não percebi. Mas afinal, e neste tema do tópico, a Apple em Portugal dá 2 anos de garantia ou não? Pelo que leio no site, diria que sim. Felizmente nunca precisei de recorrer a ela, pelo que não posso afirmar na 1ª pessoa - mas como em tudo, baseio-me no que é lá indicado, que para mim vale mais do que um conjunto de pessoas "externas" dizem.

A Apple supostamente dá garantia em Portugal de 2 anos mas dificulta ao máximo (e de forma ilegítima) a reparação ao abrigo da Garantia se o produto for um iPad/iPhone com mais de 12 meses.

O único problema da Deco em relação a este caso é que já devia ter actuado mais cedo e deveria ter tido este aspecto (já conhecido e com um número considerável de queixas) em consideração quando por inúmeras vezes fez análises a iPhones e iPads nas suas revistas.

Última edição:
Então?

«Este problema das Garantias da Apple e como eles dificultam as reparações de iPhones/ipads com mais de 12 meses de uso são mais que conhecidos. Como cliente Apple aplaudo e agradeço esta iniciativa mais que legítima por parte da DECO. apr:)»

http://www.publico.pt/Tecnologia/deco-avanca-hoje-com-accao-judicial-contra-a-apple-1555347:
A Deco interpõe hoje uma acção judicial contra a Apple para obrigar a multinacional a respeitar a garantia gratuita de dois anos dos seus produtos, conforme estabelece a lei.
Uma coisa é uma parangona da impresa com uma interpretação muito liberal, outra é se fores ler o artigo da DECO (postado na página anterior) que é a fonte da notícia em causa:

"A DECO intenta hoje, 18 de julho, uma ação judicial contra a Apple.

Após várias tentativas para garantir os direitos e interesses económicos dos consumidores, a DECO decidiu avançar com uma ação judicial contra a Apple devido a informação enganosa no site, aliciando os consumidores a comprarem o Plano de Proteção AppleCare (AppleCare Protection Plan).

Já em março último a DECO tinha denunciado as práticas enganosas da Apple relativas ao prazo da garantia. A Apple apresenta, no site, diversas formas de chegar à informação sobre os direitos dos consumidores, mas a que fornece sobre a garantia legal é enganosa.
Ao comprar qualquer bem móvel, o consumidor beneficia de uma garantia de dois anos. Esta aplica-se a todos os defeitos que surjam durante esse prazo. A Apple informa enganosamente, afirmando que a garantia só se aplica aos defeitos que já existam no momento da entrega do produto. Esquece-se de que a lei portuguesa presume que os defeitos que se apresentem dois anos após a compra já existiriam no momento da entrega.

Ao comprar um produto com defeito, o consumidor pode escolher entre a reparação, substituição, redução do preço ou anulação do contrato. A Apple, uma vez mais, informa enganosamente, defendendo que o consumidor apenas tem direito à reparação e à substituição do bem. Ignora os direitos dos consumidores perante o vendedor e o fabricante.
Se comprar um seguro ou plano de proteção para o seu computador portátil, por exemplo, essa compra só é vantajosa se alargar o prazo de garantia legal, de 2 anos. A Apple vende o Plano de Proteção AppleCare, que nada acrescenta à garantia legal e constitui uma prática comercial desleal.
Com esta ação judicial, a DECO pretende que os consumidores sejam corretamente informados sobre os seus direitos e só adquiram os produtos quando veem neles uma real mais-valia."

http://www.deco.proteste.pt/tecnologia/nc/noticia/acao-judicial-contra-apple

Tamos a falar de uma acção judicial contra a Apple sobre algo muito específico, informação enganosa no site (supostamente com o intuito de vender AppleCares), não de incumprimento de garantias ou de obstáculos à activação das mesmas. Por isso o que é que tem a ver com chegar à Vodafone e colocarem entraves à troca gratuita de um iPhone por causa de riscos na capa? Nada. Zero.

A Apple supostamente dá garantia em Portugal de 2 anos mas dificulta ao máximo (e de forma ilegítima) a reparação se o produto for um iPad/iPhone com mais de 12 meses.

O único problema da Deco em relação a este caso é que já devia ter actuado mais cedo e deveria ter tido este aspecto (já conhecido e com um número considerável de queixas) em consideração quando por inúmeras vezes fez análises a iPhones e iPads nas suas revistas.

Se eu vos contasse o número de marcas e empresas que dificulta a reparação das coisas mesmo DENTRO da garantia, não saía daqui hoje.

Ainda ninguem percebeu que é apenas uma questão de semântica ??

Apple dá 1 ano de garantia internacional, mais a garantia à qual a legislação Local obriga ! Ou seja 2 anos.

HP , Acer , Lenovo , IBM , Siemens , Dell ... todas fazem o mesmo.

Quanto À questão de dificultar ou nao ... nao posso opininar ... porque apesar de ter quase toda a linha de produtos da apple(falta-me a apple TV) já à alguns anos ... felizmente nunca me avariou nada nem tive necessidade de recorrer a eles.

Mas tenho varios colegas que já usaram e nao me lembro de queixas mas isso cada caso é um caso acredito que sejam tinhosos.

Última edição:
Para completar o ramalhete só falta mesmo o fanboy da Braun dizer que a Apple copiou o design de alguns artigos desenhados pelo Dieter Rams...

BTW, que eu me lembre também não impingiram Apple Care comigo.

Nem comigo quando comprei um iPad 2 ao meu Pai (na fnac).... nem há cerca de uns 4 meses atrás quando comprei outro para mim!

Mas antes, quando fui com o meu pai comprar um iPhone 3GS, sim, tentaram impingir essa ideia, naõ sei se de forma consciente ou não ou se seriam apenas "recomendações internas da loja" (TMN no Monumental, Saldanha, Lisboa) o certo é que afirmaram que o iPhone teria apenas 1 ano de garantia nacional e que se quisesse ter mais teria que aderir ao AppleCare.

Ainda ninguem percebeu que é apenas uma questão de semântica ??

Apple dá 1 ano de garantia internacional, mais a garantia à qual a legislação Local obriga ! Ou seja 2 anos.

HP , Acer , Lenovo , IBM , Siemens , Dell ... todas fazem o mesmo.

Quanto À questão de dificultar ou nao ... nao posso opininar ... porque apesar de ter quase toda a linha de produtos da apple(falta-me a apple TV) já à alguns anos ... felizmente nunca me avariou nada nem tive necessidade de recorrer a eles.

Mas tenho varios colegas que já usaram e nao me lembro de queixas mas isso cada caso é um caso acredito que sejam tinhosos.

Tu é que ainda não percebeste e defendes "a tua dama" sem razão para isso.

A Apple dá um ano de garantia, o resto fica a cargo das lojas. Há inúmeros relatos de serem "tinhosos" como bem dizes em situações que não têm nada a ver com a avaria (conheço casos com uns riscos com o home button avariado e dificultaram imenso o arranjo ou outros em que vem um telefone recondicionado, mas com o mesmo problema).

Para além de só dar um ano de garantia oficiosamente, vende o Apple Care que deveria acrescentar dois anos à garantia, passando a quatro anos, quando, na realidade, de acordo com as normas europeias, só acrescenta um ano.

Isto não é semântica. É a realidade. A mim também nenhum produto Apple alguma vez avariou. Tive um Macbook que aparentava estar a começar a rachar, mas vendi-o antes de ver o desenvolvimento dessa falha de fabrico. Como o novo dono nunca mais me disse nada, presumo que não se tenha tornado num crackbook. Os iPod Touch e Nano ainda funcionam impecavelmente e do iPhone não tenho absoluta razão de queixa. Mas eles avariam, isso não tenho dúvidas.

Voltar
Superior