Tópico da Apple

Os produtos têm de facto 2 anos de garantia. Nenhum produto Apple comprado em Portugal tem menos do que isso.
Impingir a AppleCare da forma que o fazem é um pouco ranhoso, mas se o responsável da DECO que fala na notícia vem dizer o seguinte:

"
Jorge Morgado acusa a Apple de informar "enganosamente" os consumidores, aliciando-os a alargar a garantia para três anos através da compra do Plano de Proteção AppleCare que "nada" acrescenta à garantia legal de dois anos e que constitui uma prática comercial desleal, segundo a associação de defesa dos consumidores."

Mentira. Acrescenta um ano. ​
[:D]

​

...
Mentira. Acrescenta um ano.
​

​

A DECO devia era exigir que todos os que compraram o Apple Care em PT, tivessem garantia de 4 anos, ou seja, os 2 legais + os 2 contratados.

Caso contrário estão a pagar, como referes, por 1 ano, quando no resto da EU pagam por 2.

Não sei como está descrito, mas provavelmente o que vão alegar é que apenas estão a vender um ano, que cumprem a garantia legal em PT e tal...

É a mesma treta que passa em Italia ...

Repito ... TODOS os produtos da Apple possuem 2 anos de garantia ... eu sei porque tenho-os quase todos.

O que acontece em Portugal como acontece em Italia é que os empregados tentam sempre impingir o Apple Care ... Por acaso até é mentira porque nunca me fizeram tal coisa.

O mesmo acontece quando vocês vao À Worten comprar uma TV e eles tentam vender a garantia extra de 5 anos ... é a mesma coisa.

A DECO devia era exigir que todos os que compraram o Apple Care em PT, tivessem garantia de 4 anos, ou seja, os 2 legais + os 2 contratados.

Caso contrário estão a pagar, como referes, por 1 ano, quando no resto da EU pagam por 2.

Não sei como está descrito, mas provavelmente o que vão alegar é que apenas estão a vender um ano, que cumprem a garantia legal em PT e tal...
No resto da EU é igual. A comunicação é a mesma em toda o mundo, é precisamente esse o problema. A Apple tem uma comunicação uniforme em todo o mundo de 1 ano garantia Apple, ou 3 com AppleCare.

A única coisa que falta é letras garrafais a dizer: MAS AS LEIS LOCAIS APLICAM-SE DE QUALQUER MANEIRA.

Porque de facto não há um problema de incumprimento mas apenas de comunicação. O que é de certa maneira irónico porque tem também havido também um grande problema de comunicação por parte das entidades e imprensa sobre qual é aqui a questão em causa.

A comunicação das grandes marcas normalmente é sempre uniforme ... vejam o site da Lenovo , IBM , HP , etc... e vejam quantos anos de garantia anunciam ...

Os produtos têm de facto 2 anos de garantia. Nenhum produto Apple comprado em Portugal tem menos do que isso.
Impingir a AppleCare da forma que o fazem é um pouco ranhoso, mas se o responsável da DECO que fala na notícia vem dizer o seguinte:

"
Jorge Morgado acusa a Apple de informar "enganosamente" os consumidores, aliciando-os a alargar a garantia para três anos através da compra do Plano de Proteção AppleCare que "nada" acrescenta à garantia legal de dois anos e que constitui uma prática comercial desleal, segundo a associação de defesa dos consumidores."

Mentira. Acrescenta um ano. ​

​

tenho ideia que a Apple Care no caso de iPhones e ipads apenas vai até um limite de 2 anos...

http://www.apple.com/pt/legal/statutory-warranty/

Última edição:
O que é certo é que tem havido vários relatos em Portugal de iPhones ou iPads que avariam com mais de 1 ano e dentro do período legal de garantia em que a Apple cria enormes dificuldades à sua reparação.

E isso é (ou era ainda há pouco tempo atrás) tão evidente que até na loja onde o meu pai comprou o 3GS (agente TMN no Monumental, Saldanha, Lisboa) lhe disseram que o telefone apenas teria 1 ano de Garantia e que se quisesse 2 teria de recorrer à AppleCare! O meu pai não caiu na esperteza saloia da Sra. (que supostamente apenas seguia o que era comunicado internamente aos colaboradores) mas pergunto, quantos terão caído?

EDIT: Entretanto lembrei-me do caso de um colega meu que comprou um iPhone 4 na Vodafone em que o botão home avariou. Oficialmente a Vodafone recusa a reparação porque o telefone tem mais de um ano de uso e porque tem um pequeno risco na parte traseira o que evidencia mau uso (:sh)) ! Na realidade a funcionária disse-lhe que este tipo de problemas têm sido recorrentes com a Apple em que esta dificulta ao máximo a reparação ao abrigo de garantias os produtos com mais de 1 ano.

A titulo de comparação, o meu ex-HTC HD avariou com cerca de 20 meses de utilização (cheio de marcas de quedas, riscos etc etc) e a Fnac passados 30 dias deu-me simplesmente um vale de troca do valor que eu tinha pago quase 2 anos antes! Vocês pensam que se fosse um iPhone isso teria acontecido?? [:)]

Última edição:
O que é certo é que tem havido vários relatos de iPhones ou iPads que avariam com mais de 1 ano e dentro do período legal de garantia em que a Apple cria enormes dificuldades à sua reparação.
Isso está completamente fora do âmbito de não oferecer garantia de mais de um ano, mas sim com critérios de aceitação de problemas em garantias, até porque a documentação é clara quanto a isso. Ou seja, nada a ver com o processo da Deco.

De qualquer infelizmente os critérios mais apertados com esses produtos em especifico prendem-se com a sua não reparação mas sim apenas substituição por recondicionados. No caso dos iPhones são as operadoras que prestam a garantia e são realmente muito apertadas [:vm)]

Por outro lado nos Mac o cenário é uma maravilha [:cool:]

Mesmo assim, tudo isto melhoraria com a presença oficial da Apple em Portugal, com Apple Stores e tudo o resto. Esperemos que esteja para breve [;)]

É a mesma treta que passa em Italia ...

Repito ... TODOS os produtos da Apple possuem 2 anos de garantia ... eu sei porque tenho-os quase todos.

O que acontece em Portugal como acontece em Italia é que os empregados tentam sempre impingir o Apple Care ... Por acaso até é mentira porque nunca me fizeram tal coisa.

O mesmo acontece quando vocês vao À Worten comprar uma TV e eles tentam vender a garantia extra de 5 anos ... é a mesma coisa.

já que se fala nisso..

Ação judicial contra a Apple - DECO PROTESTE

"A DECO intenta hoje, 18 de julho, uma ação judicial contra a Apple.

Após várias tentativas para garantir os direitos e interesses económicos dos consumidores, a DECO decidiu avançar com uma ação judicial contra a Apple devido a informação enganosa no site, aliciando os consumidores a comprarem o Plano de Proteção AppleCare (AppleCare Protection Plan).

Já em março último a DECO tinha denunciado as práticas enganosas da Apple relativas ao prazo da garantia. A Apple apresenta, no site, diversas formas de chegar à informação sobre os direitos dos consumidores, mas a que fornece sobre a garantia legal é enganosa.

Ao comprar qualquer bem móvel, o consumidor beneficia de uma garantia de dois anos. Esta aplica-se a todos os defeitos que surjam durante esse prazo. A Apple informa enganosamente, afirmando que a garantia só se aplica aos defeitos que já existam no momento da entrega do produto. Esquece-se de que a lei portuguesa presume que os defeitos que se apresentem dois anos após a compra já existiriam no momento da entrega.

Ao comprar um produto com defeito, o consumidor pode escolher entre a reparação, substituição, redução do preço ou anulação do contrato. A Apple, uma vez mais, informa enganosamente, defendendo que o consumidor apenas tem direito à reparação e à substituição do bem. Ignora os direitos dos consumidores perante o vendedor e o fabricante.

Se comprar um seguro ou plano de proteção para o seu computador portátil, por exemplo, essa compra só é vantajosa se alargar o prazo de garantia legal, de 2 anos. A Apple vende o Plano de Proteção AppleCare, que nada acrescenta à garantia legal e constitui uma prática comercial desleal.

Com esta ação judicial, a DECO pretende que os consumidores sejam corretamente informados sobre os seus direitos e só adquiram os produtos quando veem neles uma real mais-valia."

É importante perceber que isto é essencialmente uma questão de marketing.

A garantia em si é de 2 anos e não está em causa, o problema é que para impingir aos consumidores o apple care existem omissões/mentiras nas lojas e as palavras escritas são escolhidas muito criteriosamente. Ou seja, para um consumidor informado isto é uma não questão.

Ao ler este tópico fico quase convencido que a Deco inventou isto tudo para se entreter porque não tinha mais nada para fazer. Só pode :rolleyes: [:D] [:D] [:D]

A questão de impingir o Apple Care já depende mais das lojas do que propriamente da Apple, às vezes até depende apenas do funcionário. O meu MacBook Pro e iPod Touch foram comprados no mesmo sítio e com o primeiro insistiram até à exaustão que eu comprasse o Apple Care, já com o iPod, nem sequer falaram do assunto.

Ao ler este tópico fico quase convencido que a Deco inventou isto tudo para se entreter porque não tinha mais nada para fazer. Só pode :rolleyes: [:D] [:D] [:D]

Não que não haja fundamento.

Mas a Deco também é perita em só fazer o que não interessa. Eles querem é vender revistas, ter sócios e fazer spam. Porque quando é mesmo preciso... Kaput.

Voltar
Superior