Tópico da Apple

Vamos lá a ver se nos entendemos...
DDR3? Epá, mete-se um CPU mais rápido e tá a andar de mota.
Caixa em alumínio para quê? Para dizer aos amigos? [:D]
(...)
Wireless e bluetooth facilmente se arranjam. (por 40€ os 2)

Vamos lá a ver se nos entendemos.
Quando comparamos preços directamente entre dois produtos convém que as características de ambos sejam o mais aproximadas possíveis.
Tudo bem que os Macs são caros mas a verdade é que todos eles hoje em dia vem com memória DDR3, que por ser de última geração é geralmente mais cara que a DDR2 que está ao preço da chuva.
É óbvio que a comparar tem de se comparar DDR3 vs DDR3.
A mesma coisa em relação ao CPUs, eu sei que há AMDs mais baratos, mas façam lá o favor de meter os mesmos CPUs em ambos os computadores, até porque a conjugação do CPU Mobile (mais caro que os de Desktop) com a memória DDR3 vai obrigar a uma terceira peça que desta forma não fica barata: a board.
O mesmo com a caixa, nos pc's até podes montar com uma caixa em papel de jornal, mas para a comparação ser justa convém comparar caixas pelo menos do mesmo material, o facto de ser em alumínio implica um custo superior ao plástico, e isso agrava o preço do Mac, convém aplicar a mesma regra ao PC.
O mesmo para a wireless N e para o bluetooth, mesmo que só custe 40€, convém ir somando, porque grão a grão, as diferenças vão ficando esbatidas e rapidamente se chega à conclusão que independentemente de a Apple, salvo algumas excepções, não ser a marca mais barata, a verdade é que os preços muitas vezes não são tão desajustados como às vezes se quer fazer passar.

Cumprimentos

Vamos lá a ver se nos entendemos.
Quando comparamos preços directamente entre dois produtos convém que as características de ambos sejam o mais aproximadas possíveis.
Tudo bem que os Macs são caros mas a verdade é que todos eles hoje em dia vem com memória DDR3, que por ser de última geração é geralmente mais cara que a DDR2 que está ao preço da chuva.
É óbvio que a comparar tem de se comparar DDR3 vs DDR3.
A mesma coisa em relação ao CPUs, eu sei que há AMDs mais baratos, mas façam lá o favor de meter os mesmos CPUs em ambos os computadores, até porque a conjugação do CPU Mobile (mais caro que os de Desktop) com a memória DDR3 vai obrigar a uma terceira peça que desta forma não fica barata: a board.
O mesmo com a caixa, nos pc's até podes montar com uma caixa em papel de jornal, mas para a comparação ser justa convém comparar caixas pelo menos do mesmo material, o facto de ser em alumínio implica um custo superior ao plástico, e isso agrava o preço do Mac, convém aplicar a mesma regra ao PC.
O mesmo para a wireless N e para o bluetooth, mesmo que só custe 40€, convém ir somando, porque grão a grão, as diferenças vão ficando esbatidas e rapidamente se chega à conclusão que independentemente de a Apple, salvo algumas excepções, não ser a marca mais barata, a verdade é que os preços muitas vezes não são tão desajustados como às vezes se quer fazer passar.

Cumprimentos

Precisamente, os produtos da Apple, quando saem para o mercado têm preços muito competitivos, especialmente se usarem as tecnologias mais recentes.

O grande problema da Apple nesse aspecto é não ter vários modelos para o mesmo modelo, como a Sony por exemplo, que tem uma panóplia de modelos que vai alterando e actualizando conforme vão surgindo coisas novas.

Mas realmente, querer ganhar um discussão a comparar coisas diferentes é complicado...:sh)

Então compara-se coisas iguais ou não?

É que nem é comparar um seat a um Audi... o que fizeste foi comparar um tata a um porsche... e lá porque o tata até tem uma recuperação interessante que quase fica igual ao porsche já tem um valor bom!
Ou se comparam coisas iguais ou não...

Então compara-se coisas iguais ou não?

É que nem é comparar um seat a um Audi... o que fizeste foi comparar um tata a um porsche... e lá porque o tata até tem uma recuperação interessante que quase fica igual ao porsche já tem um valor bom!
Ou se comparam coisas iguais ou não...

Mas é mesmo essa a vantagem dos PCs, poder comprar um computador feito à medida das nossas necessidades e não um computador pré-cozinhado por alguém.

Mas é mesmo essa a vantagem dos PCs, poder comprar um computador feito à medida das nossas necessidades e não um computador pré-cozinhado por alguém.
Ninguém diz o contrário... mas se queres saber se é caro ou não... comparas com os componentes certos.

Aqui estavamos a comparar preços, é claro que há pc's mais baratos, também os há com melhores componentes, e com piores, mais caros e mais baratos... mas com os mesmos, não sei qual é o melhor, seja em qualidade e preço! Não vamos é distorcer a realidade a comparar componentes errados. Daqui a pouco começam a comparar tipo pneus... os matador também rolam e a diferença para uns goodyear também é residual, mas essa diferença pode fazer muita diferença!

Ninguém diz o contrário... mas se queres saber se é caro ou não... comparas com os componentes certos.

Aqui estavamos a comparar preços, é claro que há pc's mais baratos, também os há com melhores componentes, e com piores, mais caros e mais baratos... mas com os mesmos, não sei qual é o melhor, seja em qualidade e preço! Não vamos é distorcer a realidade a comparar componentes errados. Daqui a pouco começam a comparar tipo pneus... os matador também rolam e a diferença para uns goodyear também é residual, mas essa diferença pode fazer muita diferença!

Lá está, comparar coisas exactamentes iguais é impossível e no caso dos PCs nem faz muito sentido. Por exemplo comprar uma 9400M com memória partilhada ou um disco de apenas 320GB quando há componentes superiores por mais meia dúzia de tostões. É um exercício que se pode fazer mas que não faz sentido.

Lá está, comparar coisas exactamentes iguais é impossível e no caso dos PCs nem faz muito sentido. Por exemplo comprar uma 9400M com memória partilhada ou um disco de apenas 320GB quando há componentes superiores por mais meia dúzia de tostões. É um exercício que se pode fazer mas que não faz sentido.
Nao faz sentido?

nos carros tb existem coisas mais baratas e melhor que X... e compara-se.

É como eu mostrar um PC XPTO maravilha por 1000€ e pedir para que faças uma configuração igual para um Mac.
Com a mesma qualidade de construção e materiais?

A minha questão está nos pormenores... Nao podes comparar um produto premium com um não premium.

Compara é com um pc que é premium... e assim é justo!

Sim, porque as proprias marcas tem configurações iguais com preços muito dispares...

A minha questão está nos pormenores... Nao podes comparar um produto premium com um não premium.

Sim, porque as proprias marcas tem configurações iguais com preços muito dispares...

Qualidade percebida, não qualidade real.

Isso pergunto eu. Um iMac nunca terá memórias/disco/fonte/gráfica/motherboard/etc tão bons e com tanta qualidade como os que estão disponíveis para PC.

Isso deve ser mesmo paixão... Porque o Mighty Mouse, de Mighty só tem o preço.. Então o Wireless deve ser o pior rato que existe no mercado..

[;)]

Eu tenho o Wireless Mighty Mouse, e estou completamente satisfeito... não vou dizer que é como o meu Logitech MX Revolution... mas tb não costou tanto e é BT...

Vamos lá a ver se nos entendemos...

DDR3? Epá, mete-se um CPU mais rápido e tá a andar de mota.

Desculpas fáceis... desculpas fáceis... para que é que quero um CPU mais rápido se o que tenho já chega e sobra?

Para depois ficar asfixiado pela RAM?

Desculpa, mas RAM mais rápida > CPU mais rápido...

Caixa em alumínio para quê? Para dizer aos amigos? [:D]

Por exemplo... E porque é mais ecológico, mais bonito, dura mais, não perde a cor com o sol/luz, etc. etc. etc... tb tens caixas da Lian-Li todas em Alum. Se o Mac tem, o PC também tem de ter para ser justa a comparação...

Queres Vista quando tens melhores opções de borla?

Tou-me a cag*r para ubuntus e cenas do género, já experimentei muitos SO's, dentro dos quais muitos Linuxes, são todos as mesmas porcarias de sempre, não são nada estáveis como se apregoa por aí, não são nada rápidos, e não têm as aplicações comerciais que muita gente quer... Além de mais, nem o Mac tem tantos poucos jogos... eu tenho Wii e PS3, mas paguei-as tb...

iLife? Aplicações de borla para o PC é coisa que não falta.

Pois, mas não são nem de longe, nem de perto tão boas como o iLife, o iLife não tem nada do outro mundo, mas são simplesmente as melhores aplicações para quem não é pro, nem quer comprar programas pros, nem quer aprender a usar programa complicadíssimos... Aí, desculpa, mas não há nada no PC que se assemelhe em termos de power, facilidade de utilização e preço (fica a 0)

Anti virus? Há de borla uma grande variedade dessas coisas.

Outra vez, de borla também deve haver para mac... mas o melhor anti-virus, é aquele que não é perciso... Mete então um AV gratuito, aparece-te um virus novo, infecta-te o PC, e pedes ajuda a quem?

Wireless e bluetooth facilmente se arranjam. (por 40€ os 2)

Quero uma solução que não me empanque a largura de banda diminuta do USB...

Creio que aquele computador já vem com o preço da montagem e garantia de 2 anos.

Tou mesmo a ver, eu também tenho um PC, avariou-me a motherboard e fiquei mais de um mês á espera que eles me resolvessem... marca? ASUS...

Hmmm. Tou a ver que preferes os fios... são gostos.

Detesto os fios... lol, o PC é que tem montes de fios por trás...

Isso pergunto eu. Um iMac nunca terá memórias/disco/fonte/gráfica/motherboard/etc tão bons e com tanta qualidade como os que estão disponíveis para PC.

Qual é a qualidade que falta nos iMac...

Também tens o MacPro, se quiseres uma coisa mais séria... e aí, volta a ganhar á concorrência...

(Atenção, bicharoco de 2 CPUs... e caixa+board mais luxosos que há no mercado)

Última edição:

Ya, é como comparares um BMW M5 com um Ford Mustang...

Ou um Porsche com um Caterham...

Outra coisa, é que os Macs em segunda mão... aproveiam-e e vendem-se, os PCs... vão logo para o lixo

Precisamente, os produtos da Apple, quando saem para o mercado têm preços muito competitivos, especialmente se usarem as tecnologias mais recentes.

O grande problema da Apple nesse aspecto é não ter vários modelos para o mesmo modelo, como a Sony por exemplo, que tem uma panóplia de modelos que vai alterando e actualizando conforme vão surgindo coisas novas.

Mas realmente, querer ganhar um discussão a comparar coisas diferentes é complicado...:sh)

Exacto, a Apple quando lança modelos novos, vende-os a preços muuuuito competitivos, não só comparando com HP's e DELL's, mas também até com computadores OEM! E diga-se, muita gente deve ser roubada á força toda quando compra computadores OEM, só uma "minoria" estará á vontade a comprar computadores OEM, se calhar, essa minoria está aqui no tópico a ler isto...

As coisas só se complicam quando as especificações vão ficando em fim de vida...

Qual é a qualidade que falta nos iMac...

Também tens o MacPro, se quiseres uma coisa mais séria... e aí, volta a ganhar á concorrência...

(Atenção, bicharoco de 2 CPUs... e caixa+board mais luxosos que há no mercado)

Principalmente a qualidade das placas gráficas, das RAMs e das motherboards. Mas também podemos ir para os discos, drives ópticas, placas de som, etc.

Qualidade percebida, não qualidade real.
Discordo...

O que se vê é o seguinte.

Alguém tem um problema num mac e aquilo é distribuido aos 4 cantos do mundo! Num Pc, é normal! :S
Por alguma coisa a Apple continua a ser a marca com melhores resultados nos testes de qualidade, satisfação, menores retornos em garantia e fora dela.

Principalmente a qualidade das placas gráficas, das RAMs e das motherboards. Mas também podemos ir para os discos, drives ópticas, placas de som, etc.
As rams são feitas nas melhores fabricas do mundo da especialidade. Tal como todos os semi condutores que a apple usa.
E mais não digo... só vos posso dizer que não há nenhuma marca que seja tão exigente como a apple com os seus componentes!

Discordo...

O que se vê é o seguinte.

Alguém tem um problema num mac e aquilo é distribuido aos 4 cantos do mundo! Num Pc, é normal! :S
Por alguma coisa a Apple continua a ser a marca com melhores resultados nos testes de qualidade, satisfação, menores retornos em garantia e fora dela.

Tudo avaria.

Na minha turma tinha 2 macs (MB 13, e MBP 15), ambos avariaram.

Na minha opinião a Mac tem um falso sentimento de qualidade, não estou a dizer que os PC's são melhores (que não são), mas os apple não são aquela maravilha que todos dizem que é.

As rams são feitas nas melhores fabricas do mundo da especialidade. Tal como todos os semi condutores que a apple usa.
E mais não digo... só vos posso dizer que não há nenhuma marca que seja tão exigente como a apple com os seus componentes!

Nem todas as RAMs são iguais, vai falar com a malta dos overclocks e percebes que há RAMs de baixa latência mais rápidas (e com mais qualidade) do que as normais. Duvido que a Apple as use nos iMacs.

A Asus (e creio que outras marcas) de algum tempo para cá tem vindo a anunciar que os condensadores usados em algumas das suas motherboards são feitos no Japão e aguentam 500.000 horas a trabalhar a 65ºC. ASUS Motherboard - 78 Times Longer Lifespan than Expected!

mas os apple não são aquela maravilha que todos dizem que é.

Exacto, a esmagadora maioria dos clientes dizem maravilhas, precisamente porque se encontram muito satisfeitos.
Claro que tudo é passível de avariar, mas tanto os estudos com a maioria dos clientes acabam por ficar satisfeitos com os produtos, e eventualmente até voltam a comprar mais produtos da mesma marca.
Por mim falo, depois de anos a fio onde andei por todas as marcas e mais alguma em equipamento informático, calhei de comprar um dia um equipamento da Apple depois comprei outro e outro, aconselhei na família e também começaram a comprar, depois no meu curso começou tudo a comprar Macbooks e enfim, a quantidade de clientes Apple à minha volta é esmagadora.
A percentagem de avarias no meio de tanta gente com produtos Apple continua a ser pelo que vejo muito baixa, e mesmo os que tiveram problemas foram correctamente resolvidos pela loja por isso até ver acho que não há motivos para alarme, as pessoas dizem maravilhas porque o produto é na realidade muito jeitoso...

Cumprimentos

Voltar
Superior