Tópico da Apple

O Control center está horrível, bem como todos os bolds a nível da app store e app telefone. Sinceramente, achei o 10 bem mais interessante quando saiu.

Curiosamente, estou a achar este ios 11 bem mais interessante em iPad. [;)]

Eu até considero o iOS11 uma release interessante para o iPhone, o que destoa completamente são certos elementos da UI que apresentam-se pouco harmoniosos... Infelizmente entramos numa espiral de necessidade forçada de mudar por mudar que levou a uma certa confusão na UI do iOS10 face ao 9, e que novamente se apresenta neste 11. Quando se olha para as major releases dos últimos anos, é fácil concluir que não existe uma decisão consensual quando às guidelines a seguir, experiências na UI ano após ano com recuos e avanços que se traduzem num impacto na utilização do cliente que acaba por se ter que adaptar às mudanças e que nem sempre se acaba por traduzir numa melhoria efectiva da interacção. Funcionalidades que venham elas, agora redesenhar constantemente as notificações, control center e outros elementos estáticos da UI, desnecessário.

Tópico da Apple

O novo MacBook está espectacular.

Está sim senhor. Já permite 16GB de ram.
Estava a pensar comprar um mas com estas novidades para iPad, penso que já não me compensa. O iPad passa a ser superior para a minha utilização e necessidades. Segurança está em primeiro na lista.

Só aquele pormenor de tocar com o Pencil no ecrã e abrir logo a app Notas

Última edição:
d861ff22600a5ba19a4a0375e2a4acdb.jpg
0d04dc30d9aabedb3b975d7dd067490f.jpg

Bem, demoraram estes anos todos a pegar na dock do iOS tablet mode, vamos ver quantos anos ainda para optimizar o uso do espaço na app drawer... não faz sentido poder apresentar tais quantidades de apps na dock com efectivo aproveitamento do espaço quando as apps na SpringBoard em landscape continuam distribuídas em 5 linhas fixas com mega desperdício do espaço.

Tópico da Apple

Após dois dias com a preview do iOS11, fiz rollback para o 10.3.2. Como seria expectável, os bugs são imensos(visuais e de estabilidade) associados a uma autonomia atroz. Nada de surpreendente, estamos a falar da primeira preview que nem sequer está disponível ao público nesta primeira fase. No entanto não augura a favor de uma manutenção da autonomia após salto do iOS10 para 11, ainda para mais tendo em conta que o processamento dos novos algoritmos de inteligência artificial será na sua maioria local. Isto claro é especulação minha com base nos indicadores que referi, vale o que vale, tendo em conta que também ainda há muito a optimizar até à GM.

Em termos de UI, não houve uma mudança drástica, para além de uma excessiva complicação da apresentação e gestão das notificações no lockscreen. O Control Center redesenhado foi uma melhoria bem vinda em termos de interacção, mas considero que o aproveitamento do espaço é pobre, gerando mais confusão devido ao excesso de elementos diversos naquele espaço pequeno. Os controlos da luminosidade e volume, tornaram-se a meu ver mais ambíguos e imprecisos sem recorrer ao 3D Touch/Long Press. Infelizmente parece que estamos a observar uma Apple Musicficação com a adopção do bold horribilis nos títulos system wide. Duvido que voltem atrás neste momento, portanto vou comer e calar, apesar de sinceramente abominar todo este bold generalizado. Passando para a AppStore, o card style UI sinceramente também não me convence, passam a ser necessárias doses massivas de scroll para ver meia dúzia de apps featured na primeira página quando antes as listas eram directas, abundastes e variadas.

Vejamos o que irá sair dali nos próximos meses...

Mesmo sem experimentar disse logo (e até já me estou a repetir) que os controlos de brilho e som não tinham comprimento suficiente para haver precisão, muito importante sobretudo no brilho.

Depois percebi que se podia fazer 3D Touch nos mesmos e ter essa precisão mas é algo que deveria estar logo ali à mão mal se abre o CC.

De resto com o tempo deve-se entranhar e com algumas mudanças pode ficar porreiro.

O facto de ser, finalmente, personalizável é um grande plus.

Eu até considero o iOS11 uma release interessante para o iPhone, o que destoa completamente são certos elementos da UI que apresentam-se pouco harmoniosos... Infelizmente entramos numa espiral de necessidade forçada de mudar por mudar que levou a uma certa confusão na UI do iOS10 face ao 9, e que novamente se apresenta neste 11. Quando se olha para as major releases dos últimos anos, é fácil concluir que não existe uma decisão consensual quando às guidelines a seguir, experiências na UI ano após ano com recuos e avanços que se traduzem num impacto na utilização do cliente que acaba por se ter que adaptar às mudanças e que nem sempre se acaba por traduzir numa melhoria efectiva da interacção. Funcionalidades que venham elas, agora redesenhar constantemente as notificações, control center e outros elementos estáticos da UI, desnecessário.

Acho exatamente o mesmo.

A era pré iOS 7 só conheço sem ser utilizador na primeira pessoa (embora a mexer em iPods Touch, um 3GS e um i4), mas do que me lembro houve apenas pequenos toques estéticos com novas releases sem nunca haverem grandes mudanças o que agrada à grande maioria e cria aquele sentimento de familiaridade.

Depois, claro, o iOS 7 foi a maior revolução estética que o iOS já teve e aí teve de haver realmente um choque inicial.

Mas entretanto até ao 9 quase não mudou e a malta (mesmo a mais tradicional) foi-se habituando.

Agora com o 10 e 11 não havendo algo estilo iOS 7 houve mudanças maiores mas lá está, algo aqui e ali mas nada coerente como eram os iOS como um todo até ao 6 e, de certa forma, do 7 ou 9.

Aliás esta coerência estética em todo o sistema e UI sempre foi das coisas que mais separava o iOS do android (no bom sentido a favor do iOS).

É como dizes, andam às apalpadelas e a testar conceitos mas não há coerência na UI e portanto não deve haver consenso no departamento do Ive.

Por acaso este artigo está bem explorado e até já referi alguns destes factos por aqui.

Dos "3 grandes", a Apple é a única que tem um ecossistema verdadeiramente consolidado, o que lhe pode trazer grandes vantagens no futuro. A google tem um grande trunfo no android e na conectividade, mas tem posto os tablets de lado e estranhamente nunca conseguiu entrar verdadeiramente no mercado dos pcs. E a microsoft anda finalmente a apostar em hardware e software e a tentar unificar pc/tablet, mas não tem expressão a nível de smartphones.

A Apple pelo contrário esteve bem em dar destaque ao ipad e em dar-lhe novas funcionalidades, fazendo dele não só uma máquina de consumo mas também de produtividade. Nunca gostei do ipad (sempre o vi apenas como um iphone maior), mas de momento 95% do que faço diariamente faço-o no meu ipad air 2. Ou seja, se isto continuar a evoluir nem sei se daqui a 3 ou 4 anos comprarei outro mac mas sim um ipad pro (ou o que houver na altura)...

Ouvi dizer que a SIBS anda a tentar bloquear a entrada do Apple Pay dentro dos bancos.

Espero que não seja por muito tempo...

Isto a meu ver é das funções que mais vai mudar tudo daqui para a frente.

Última edição:
Por acaso este artigo está bem explorado e até já referi alguns destes factos por aqui.

Dos "3 grandes", a Apple é a única que tem um ecossistema verdadeiramente consolidado, o que lhe pode trazer grandes vantagens no futuro. A google tem um grande trunfo no android e na conectividade, mas tem posto os tablets de lado e estranhamente nunca conseguiu entrar verdadeiramente no mercado dos pcs. E a microsoft anda finalmente a apostar em hardware e software e a tentar unificar pc/tablet, mas não tem expressão a nível de smartphones.

A Apple pelo contrário esteve bem em dar destaque ao ipad e em dar-lhe novas funcionalidades, fazendo dele não só uma máquina de consumo mas também de produtividade. Nunca gostei do ipad (sempre o vi apenas como um iphone maior), mas de momento 95% do que faço diariamente faço-o no meu ipad air 2. Ou seja, se isto continuar a evoluir nem sei se daqui a 3 ou 4 anos comprarei outro mac mas sim um ipad pro (ou o que houver na altura)...

A Google poderia fazer bons concorrentes aos iPads Pro, mas tem abandonado o barco de facto.

Depois o Pixel é um grão e não faz nem nunca fará o volume de um iPhone ou de um Galaxy S.

Já a MS falha porque não tem mobile e no hardware apenas o Surface se vende. Aliás os portáteis "a sério" como o Surface Book ainda nem vi à venda em PT sequer.

De facto a Apple tem o ecossistema com menos pontos fracos, mas claro que só apanha uma franja do mercado, o mercado mais lá em cima. Agora lá está, é o mercado onde temos um consumidor disposto a gastar dinheiro.

Já a Google e MS dominam o mobile e desktop respetivamente em volume e é disso que vivem. A Google também de publicidade e outras coisas.

A Apple só é pena é algumas coisas como os portáteis Pro atuais só terem USB-C, o facto do Pro de topo continuar sem opção de 32 GB de RAM e sem DDR-4.

E a TB está por se provar que serve para algo realmente Pro e produtivo.

Achei muito interessante o conceito iMac Pro. E para o ano que vem será anunciado um novo Mac Pro, embora esse não deva estar no mercado antes de fins de 2018, tal como este iMac só no fim do ano estará por aí.

Tópico da Apple

Na revista sábado de há 15 dias vinha um artigo a dizer que pesquisas sobre produtos feitos em sistemas Apple apresentavam preços mais caros que a média. Tipo Amazon, etc

Com a perda de qualidade dos últimos Mac e a grande melhoria que o Windows teve, a diferença foi encurtada.

Agora no mobile não é só mérito do iOS, é demérito do Android, que é um SO tipo Windows do antigamente que sobrecarrega o sistema. Dai iPhone 6S ter melhor performance que S8 com metade dos núcleos, etc.

então a Apple agora vai inventar o explorador de ficheiros? 10 anos depois do android :sh)

Já havia há varios anos, mas apenas para iCloud. Agora pelos vistos vai integrar outros serviços de Cloud (Box, Dropbox, etc) e ficheiros locais.
Este assunto dos ficheiros é muito interessante. A Apple, bem como outras, já tentaram por diversas vezes acabar com a estrutura clássica hierarquizada (ficheiros, pastas, etc), mas até hoje ninguém conseguiu apresentar uma alternativa realmente melhor.

Acho muito interessante esta nova abordagem da Apple no OS do Ipad.

Ao contrário da MS que "simplificou" o W10 para o optimizar para a interface touch do Surface, na Apple preferiram melhorar o OS móvel.
Do ponto de vista de facilidade de utilização ganham absolutamente. Em tablets windows tenho sempre a sensação de estar num PC esmagado.

A Google aqui está a dormir há meses.

O mercado dos tablets estava meio estagnado, a ver vamos se irá mexer, ou irá canibalizar macbooks ou roubar mercado aos ultrabooks.
Vejo mais facilmente um user de portátil windows/surface ir para um Ipad Pro do que para um macbook. IOS toda a gente sabe mexer, MacOS ainda deixa as pessoas de pé atrás.

Já havia há varios anos, mas apenas para iCloud. Agora pelos vistos vai integrar outros serviços de Cloud (Box, Dropbox, etc) e ficheiros locais.
Este assunto dos ficheiros é muito interessante. A Apple, bem como outras, já tentaram por diversas vezes acabar com a estrutura clássica hierarquizada (ficheiros, pastas, etc), mas até hoje ninguém conseguiu apresentar uma alternativa realmente melhor.

Assim como a mania da apple de não apresentar uma opção de pastas primeiro e ficheiros depois com ordem alfabética. :sh)

Voltar
Superior