Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
O Control center está horrível, bem como todos os bolds a nível da app store e app telefone. Sinceramente, achei o 10 bem mais interessante quando saiu.
Curiosamente, estou a achar este ios 11 bem mais interessante em iPad. []
O novo MacBook está espectacular.

Eu quero é o Apple Pay em Portugal. Nunca mais, grrrrrrr
Já ouvi rumores de que o banco N26 está a testar internamente o suporte ao Apple Pay...
Após dois dias com a preview do iOS11, fiz rollback para o 10.3.2. Como seria expectável, os bugs são imensos(visuais e de estabilidade) associados a uma autonomia atroz. Nada de surpreendente, estamos a falar da primeira preview que nem sequer está disponível ao público nesta primeira fase. No entanto não augura a favor de uma manutenção da autonomia após salto do iOS10 para 11, ainda para mais tendo em conta que o processamento dos novos algoritmos de inteligência artificial será na sua maioria local. Isto claro é especulação minha com base nos indicadores que referi, vale o que vale, tendo em conta que também ainda há muito a optimizar até à GM.
Em termos de UI, não houve uma mudança drástica, para além de uma excessiva complicação da apresentação e gestão das notificações no lockscreen. O Control Center redesenhado foi uma melhoria bem vinda em termos de interacção, mas considero que o aproveitamento do espaço é pobre, gerando mais confusão devido ao excesso de elementos diversos naquele espaço pequeno. Os controlos da luminosidade e volume, tornaram-se a meu ver mais ambíguos e imprecisos sem recorrer ao 3D Touch/Long Press. Infelizmente parece que estamos a observar uma Apple Musicficação com a adopção do bold horribilis nos títulos system wide. Duvido que voltem atrás neste momento, portanto vou comer e calar, apesar de sinceramente abominar todo este bold generalizado. Passando para a AppStore, o card style UI sinceramente também não me convence, passam a ser necessárias doses massivas de scroll para ver meia dúzia de apps featured na primeira página quando antes as listas eram directas, abundastes e variadas.
Vejamos o que irá sair dali nos próximos meses...
Eu até considero o iOS11 uma release interessante para o iPhone, o que destoa completamente são certos elementos da UI que apresentam-se pouco harmoniosos... Infelizmente entramos numa espiral de necessidade forçada de mudar por mudar que levou a uma certa confusão na UI do iOS10 face ao 9, e que novamente se apresenta neste 11. Quando se olha para as major releases dos últimos anos, é fácil concluir que não existe uma decisão consensual quando às guidelines a seguir, experiências na UI ano após ano com recuos e avanços que se traduzem num impacto na utilização do cliente que acaba por se ter que adaptar às mudanças e que nem sempre se acaba por traduzir numa melhoria efectiva da interacção. Funcionalidades que venham elas, agora redesenhar constantemente as notificações, control center e outros elementos estáticos da UI, desnecessário.
Por acaso este artigo está bem explorado e até já referi alguns destes factos por aqui.
Dos "3 grandes", a Apple é a única que tem um ecossistema verdadeiramente consolidado, o que lhe pode trazer grandes vantagens no futuro. A google tem um grande trunfo no android e na conectividade, mas tem posto os tablets de lado e estranhamente nunca conseguiu entrar verdadeiramente no mercado dos pcs. E a microsoft anda finalmente a apostar em hardware e software e a tentar unificar pc/tablet, mas não tem expressão a nível de smartphones.
A Apple pelo contrário esteve bem em dar destaque ao ipad e em dar-lhe novas funcionalidades, fazendo dele não só uma máquina de consumo mas também de produtividade. Nunca gostei do ipad (sempre o vi apenas como um iphone maior), mas de momento 95% do que faço diariamente faço-o no meu ipad air 2. Ou seja, se isto continuar a evoluir nem sei se daqui a 3 ou 4 anos comprarei outro mac mas sim um ipad pro (ou o que houver na altura)...
O pior das últimas relesses são os bugs que criam e não conseguem resolver
então a Apple agora vai inventar o explorador de ficheiros? 10 anos depois do android :sh)
Já havia há varios anos, mas apenas para iCloud. Agora pelos vistos vai integrar outros serviços de Cloud (Box, Dropbox, etc) e ficheiros locais.
Este assunto dos ficheiros é muito interessante. A Apple, bem como outras, já tentaram por diversas vezes acabar com a estrutura clássica hierarquizada (ficheiros, pastas, etc), mas até hoje ninguém conseguiu apresentar uma alternativa realmente melhor.