Tópico da Apple

Apesar do SoC A7 do 5S ser bastante comilão, é natural que considerando a idade média do parque de 5S presente nas mãos dos utilizadores, cada vez este ganhe mais a fama de pouca autonomia. Por exemplo, comprei um 5S em Dez de 2015 com data de fabrico de Nov de 2015, e ainda hoje a bateria tem um comportamento aceitável possivelmente devido à relativa menor idade em termos de fabrico.

Outra questão prende-se com o natural e espectável aumento no consumo de recursos num dispositivo que de igual modo cada vez precisa de "trabalhar" mais. Digamos que a camioneta tem espaço, mas cada vez tem que carregar mais e como tal gasta mais gasóleo.

Quanto aos problemas, o 5S tem o mesmo problema do 6/6S/7... o iOS10. Sinceramente fiquei estupefacto que depois das muito aceitáveis betas e GM, que a versão final não só se revelou pior em termos de consumo de recursos, como de problemas e instabilidade. O meu 5S ficou no iOS 9.3.5, e lá ficará.

Por aqui 6S ainda com 9.3.5 também

Um dia hei-de ceder (mas só mesmo por vontade própria, até porque tenho o Adblock que recomendaste quando estava gratuito com os servidores da Apple bloqueados) mas não sei quando...

Talvez agora com o 10.3.x, mas vamos ver como é o feedback.

Realmente nas versões beta do iOS 10 o 5s começou por ter uma boa autonomia, que no entanto descambou na versão oficial. É pena, mas neste caso a culpa não é do aparelho em si.

A mim dá-me bem para todo o dia, mas com o iOS 9 era muito mais à larga.

Já no Mac é igual, o Sierra veio estragar a excelente autonomia do aparelho. Continua boa, mas está pior.

Última edição:
Pessoal com Iphone 5S, que têm a dizer da máquina? Ainda fiável pros dias de hoje?

Acabei de comprar um novinho em folha na GMS (preto, 16GB, 299€).
Parece-me perfeitamente utilizável.
Estou neste momento a actualizar para o 10.2.1.

Até ver não notei diferença de desempenho para o 7 Plus (128GB).
O que significa que a diferença de hardware só se deverá notar com aplicações mais exigentes, e não com a utilização básica.

Quando acabar a actualização faço mais uns testes com algumas aplicações que usem o CPU um pouco mais que o básico.

Realmente nas versões beta do iOS 10 o 5s começou por ter uma boa autonomia, que no entanto descambou na versão oficial. É pena, mas neste caso a culpa não é do aparelho em si.

A mim dá-me bem para todo o dia, mas com o iOS 9 era muito mais à larga.

Já no Mac é igual, o Sierra veio estragar a excelente autonomia do aparelho. Continua boa, mas está pior.

Além de ter o iPhone no iOS 9 também continuo com o Mac no 10.11.6.

Estabilidade acima de tudo, sempre.

Acabei de comprar um novinho em folha na GMS (preto, 16GB, 299€).
Parece-me perfeitamente utilizável.
Estou neste momento a actualizar para o 10.2.1.

Até ver não notei diferença de desempenho para o 7 Plus (128GB).
O que significa que a diferença de hardware só se deverá notar com aplicações mais exigentes, e não com a utilização básica.

Quando acabar a actualização faço mais uns testes com algumas aplicações que usem o CPU um pouco mais que o básico.

Olha que eu noto diferença de performance entre 5S e SE (hardware do 6S) a correr iOS 10.2.

Do 5S para o 7+, mesmo em tarefas básicas, há certamente alguma diferença.

Agora se me disseres que entre o 5S a correr o 4o iOS (o 10) desde que saiu e o 4S na mesma situação (a correr o 8) o 5S fica muito melhor já fotografia, isso concordo a 200%.

Lá está, o chip A7 64 Bits do 5S saiu claramente à frente do seu tempo e isso ajuda muito.

(...)
Olha que eu noto diferença de performance entre 5S e SE (hardware do 6S) a correr iOS 10.2.
Do 5S para o 7+, mesmo em tarefas básicas, há certamente alguma diferença.
Agora se me disseres que entre o 5S a correr o 4o iOS (o 10) desde que saiu e o 4S na mesma situação (a correr o 8) o 5S fica muito melhor já fotografia, isso concordo a 200%.
Lá está, o chip A7 64 Bits do 5S saiu claramente à frente do seu tempo e isso ajuda muito.

Eu disse "até ver".
Já acabou a actualização, e estive a configurar uma conta de mail.
Nota-se um pouco mais lento a abrir uma aplicação que não esteja já em memória. Estando em memória, não se nota diferença. A utilização do programa de mail parece igual em desempenho. Ou seja, eu diria que para uma utilização básica é mais que suficiente.

Provavelmente vou lá comprar mais dois.

Tópico da Apple

Eu disse "até ver".
Já acabou a actualização, e estive a configurar uma conta de mail.
Nota-se um pouco mais lento a abrir uma aplicação que não esteja já em memória. Estando em memória, não se nota diferença. A utilização do programa de mail parece igual em desempenho. Ou seja, eu diria que para uma utilização básica é mais que suficiente.

Provavelmente vou lá comprar mais dois.

Sim, em aplicações estilo mensagens, mail, notas, meteorologia e afins o 5S cumpre muitíssimo bem, mesmo com iOS 10.

A diferença de velocidade para os modelos mais recentes neste género de aplicações é mínima, de facto.

Para o comum dos mortais é suficiente sem dúvida.

Já o reduzido tamanho do ecrã não é para todos, embora tenha algumas vantagens.

Em Julho do ano passado também comprei um 5S para a minha a mãe na altura a bom preço online e tem sido impec.

Para a utilização básica dela e para o tamanho das mãos está perfeito.

Sim, em aplicações estilo mensagens, mail, notas, meteorologia e afins o 5S cumpre muitíssimo bem, mesmo com iOS 10.

A diferença de velocidade para os modelos mais recentes neste género de aplicações é mínima, de facto.

Para o comum dos mortais é suficiente sem dúvida.

Já o reduzido tamanho do ecrã não é para todos, embora tenha algumas vantagens.

Em Julho do ano passado também comprei um 5S para a minha a mãe na altura a bom preço online e tem sido impec.

Para a utilização básica dela e para o tamanho das mãos está perfeito.

Verdade!
A minha mulher tb está satisfeita
Apenas usa FB, Messenger, Hangouts e what's App

O telefone desemrd4-se muito bem!
Além de que sendo o silver e com a capa transparente e bumper meio cor de rosa, fica porreiro para senhora

Última edição:
Como referi, tá a pedir 150eur sem garantia, mesmo sendo o de 16gb é bom preço?

Tu é que sabes... novo custa, como eu já disse, 299€.
Só tu podes avaliar se a diferença de preço compensa a diferença de estado.
Tens de ver a bateria, estado estético, e se compensa a ausência de garantia.

Quanto ao que eu comprei ontem, até ver continuo a não ver nenhum problema de desempenho. Nota-se que é mais lento, mas nada que seja evidente (só estando atento ou em aplicações nas quais o desempenho seja importante). A nível de bateria também não notei nada de problemático. Onde notei diferença que tem impacto é na captação de rede WiFi... menos sinal e queda de ligação (na zona da casa mais afastada dos routers) que não acontece com o 6 nem com o 7 Plus.

Tu é que sabes... novo custa, como eu já disse, 299€.
Só tu podes avaliar se a diferença de preço compensa a diferença de estado.
Tens de ver a bateria, estado estético, e se compensa a ausência de garantia.

Quanto ao que eu comprei ontem, até ver continuo a não ver nenhum problema de desempenho. Nota-se que é mais lento, mas nada que seja evidente (só estando atento ou em aplicações nas quais o desempenho seja importante). A nível de bateria também não notei nada de problemático. Onde notei diferença que tem impacto é na captação de rede WiFi... menos sinal e queda de ligação (na zona da casa mais afastada dos routers) que não acontece com o 6 nem com o 7 Plus.
Não sei bem, como sempre usei Android ando fora do mercado Ios novo 300, este fica a metade do preço, se calhar menos 20 euritos é bem... A minha dúvida prende-se no ponto que por este preço compro um Android novo... Não é uma comparação muito justa mas pronto, a minha dúvida está mais neste ponto...

Na minha opinião comprar um 5S nesta altura do campeonato só por causa do preço e mesmo assim é para ser bem ponderado. O telemóvel já cá está há algum tempo e se a Apple continuar com a mesma tendência nos updates só o leva até ao iOS12.

Na minha opinião comprar um 5S nesta altura do campeonato só por causa do preço e mesmo assim é para ser bem ponderado. O telemóvel já cá está há algum tempo e se a Apple continuar com a mesma tendência nos updates só o leva até ao iOS12.

"Só". [:D] Nas outras marcas se for preciso leva só um update e está "bom" para sempre. Esse nunca pode ser argumento, na minha opinião. [;)]

"Só". [:D] Nas outras marcas se for preciso leva só um update e está "bom" para sempre. Esse nunca pode ser argumento, na minha opinião. [;)]

Acho que ele não disse aquilo no sentido depreciativo
O que ele quis dizer foi que um 5s vai parar brevemente
Um 6s por exemplo ainda é menino para se manter atual mais uns 2anos

Já vi e até sou cliente Vodafone, tenho quase 1000 pontos pra gastar, mas Android ou Ios isso é muito dinheiro por um telemóvel pro uso que dou.

Enquanto esperei pelo iPhone que me deram, andei uns dias com um Huawei P9 Lite. Pelo preço, deve ser muito difícil encontrar melhor. Fiquei bem impressionado.

Tópico da Apple

O 5s é um óptimo telemóvel. Infelizmente no meu caso foi relegado a telemóvel secundário por dois motivos:

- bateria não estava muito viciada, mas está demasiado sensível às temperaturas, com temperaturas à volta de zero chega a ir abaixo com 45% de carga.

- sempre achei 4" um óptimo valor de ecrã, até deixar de o ser... Com 4.7" deixei de usar tablet ( sim, vejo séries e filmes no 4.7...).

Apesar de gostar do iPhone7 (apesar do problema de rede que escrevi atrás ) e estar satisfeito com ele, tem uma diferença para quando comprei o iPhone 5s, o 5s ( na minha opinião) era de longe o melhor telemóvel que se podia comprar, o processador era à frente do seu tempo, o iOS7(?) tinha sido profundamente alterado, podia não ter tudo o que o Android tinha, mas tinha um grau de estabilidade e suavidade acima do Android.

Entretanto o Android desenvolveu bastante, copiou imenso do iOS, principalmente nas permissões das apps, oferece tanto ou mais que o iOS em capítulos que eram exclusivos IOS, como segurança e estabilidade.

O iOS continua um óptimo sistema operativo, mas dou por mim a usar telemóveis de gama média como o Nexus 5x com Android 7 e aquilo faz tudo o que eu preciso. O iPhone 7 pode ser melhor, mas tendo de pagar do meu bolso a diferença já tenho dificuldades em justificar.

O 5s novo mesmo com o risco de ficar pelo iOS 12, consegue estar perfeitamente actual e funcional para os próximos 3 anos para um utilizador básico/ médio que só precisa das funcionalidades de telemóvel mais rede sociais

Sent from my iPhone using Tapatalk

Última edição:
Voltar
Superior