(...)
Neste momento só tenho 6 aplicações extra apple que instalei da app store e o VLC e flux fora da loja. Entretanto notei que a capacidade total da minha bateria andava sempre nos 89-91% há meses. Agora, e coincidindo com a desinstalação dos programas mais "famintos" do mac, já subiu para 96% da capacidade total. Terá sido apenas coincidência ou foi uma consequência directa?
Eu diria que é coincidência.
Mas... é uma questão interessante porque tem consequências indirectas, ainda que possam não ser consequências que permitam recuperar capacidade de carga.
[

]
Acho muito estranho que uma bateria tenha recuperado capacidade de carga mas, já a Alcina Lameiras dizia: "Não negue à partida uma ciência que desconhece".
[

]
Portanto, para ter assunto de especulação, vou assumir que houve efectivamente uma recuperação da capacidade de carga.
CICLOS DE CARGA
Aqui há uns tempos falou-se dos ciclos de carga e descarga, não sei em que tópico, mas acho que foi o Audigy.
Ora, se agora tens menos aplicações a consumir bateria, significa que chegarás ao fim de um período de trabalho com mais carga disponível na bateria.
Isto significa que irás ligar ao carregador com uma bateria com alguma carga, em lugar de iniciar o carregamento quase sem carga.
Ou seja, de certo modo, o facto de consumir menos carga nas mesmas condições de trabalho, permitirá que os ciclos de descarga/carga sejam realizados de forma a manter melhor a saúde da bateria.
Portanto, diria que o facto de teres aplicações que consomem pouca bateria ajuda efectivamente a prolongar a vida da bateria (por também aumentar a autonomia da mesma).
TEMPERATURA
Para além dos pontos de carga ideais para realizar o carregamento da bateria, existe também a questão da temperatura.
Existem temperaturas ideais de operação das baterias, ou seja, o tempo de vida das baterias são afectados pelas temperaturas de operação.
A razão pela qual as aplicações consomem mais bateria que outras, é porque consomem mais CPU.
Se consomem mais CPU... PRODUZEM MAIS CALOR!!!
Portanto, usar o computador com consumo de CPU elevado, e consequente temperatura elevada, pode ter efeitos negativos para o tempo de vida útil da bateria, bem como para a carga máxima.
Ora, a especulação é que, pelo facto de teres o computador mais fresco (por teres aplicações a usar menos CPU e por isso a produzir menos calor), que tenhas conseguido colocar mais carga na bateria do que anteriormente.
Nada como uma boa especulação logo pela manhã...
[

]