Tópico da Apple

já agora, só para sonhar ...

iPhone-7-Dual-Camera-800x450.jpg

se isto se tornasse verdade, seria um dos maiores saltos em frente na história da fotografia: Tantas vezes tentada ... mas sempre fracassada ... teoricamente seriam só uns binóculos ... na prática sempre foi tudo menos isso. Qui ça ...

Pois ... o granel é que no meio disso tudo tem preço de Bugatti ... Posso estar equivocado, mas acho que se vão chamuscar com este produto.

Quem é que liga ao processador? Um geek. O que a esmagadora maioria das pessoas hoje quer é uma camara para redes sociais que lá de longe a longe faz chamadas telefónicas, uns joguinhos seca e umas musicas já são pré requisitos básicos. O cutting edge destes produtos está-se a concentrar todo na camara. Ainda este fim de semana tive de ir ao Norte Shopping e reparei nas lojas de electronica uma coisa: As point and shoot quase que já desapareceram dos escaparates. Em contra partida, os smartphones foram trazidos para a cabeceira das lojas e os flagships são agora os corners. É incontornável ... e ainda há margem de progressão para ficarem melhores.

Eh pá, daqui a um ano quem comprou um iPhone SE vende-o por 300€, põe mais 200€ e compra outro com 5 mpx para fazer selfies ao teu gosto. Daqui a um ano, quem comprou um S7 a 800€, vende-o por 400€, põe mais 400€, e compra o S8 com uma câmara de 33,7 megapitos para fazer selfies ao detalhe enquanto faz o amor.

Ui, afirmação extremamente arriscada quando se fala da Apple!

Sabes, todas as marcas já se chamuscaram com "istos" e "aquilos". Por exemplo lê o que o pessoal aqui tem postado das actualizações do iOS: Tudo menos coisas fixes.

Eu creio que neste momento a maça está num momento importantissimo da sua história: Ou seja os seus smartphones estavam com uma volta de avanço face à concorrência... mas agora já não. E ou o Sete sobe a fasquia e sobe mesmo ao ponto de fazer trocar, portanto de despoletar uma necessidade critica de consumo, ou então ... catrapum catrapum catrapum. Já aconteceu antes. Foi noutro tempo, foi com outra linha de produtos ... mas foi um trambolhão daqueles.

A alta tecnologia realmente evolui a um ritmo demolidor. Quem diria, em 2012, que em 2016 já estariamos assim.

Eh pá, daqui a um ano quem comprou um iPhone SE vende-o por 300€, põe mais 200€ e compra outro com 5 mpx para fazer selfies ao teu gosto. Daqui a um ano, quem comprou um S7 a 800€, vende-o por 400€, põe mais 400€, e compra o S8 com uma câmara de 33,7 megapitos para fazer selfies ao detalhe enquanto faz o amor.

Acertaste em cheio! [:D] A Apple no mercado americano funciona mesmo assim: Traga cá o n-1 e leve o n consigo! Todos os anos temos um para si! [:D]

Depois aparece na Fnac tuga: Extra extra: iPhone 4 refurbished! Só esta semana, comprem, comprem! [:D] E os tugas compram [:D]

Sabes, todas as marcas já se chamuscaram com "istos" e "aquilos". Por exemplo lê o que o pessoal aqui tem postado das actualizações do iOS: Tudo menos coisas fixes.

Eu creio que neste momento a maça está num momento importantissimo da sua história: Ou seja os seus smartphones estavam com uma volta de avanço face à concorrência... mas agora já não. E ou o Sete sobe a fasquia e sobe mesmo ao ponto de fazer trocar, portanto de despoletar uma necessidade critica de consumo, ou então ... catrapum catrapum catrapum. Já aconteceu antes. Foi noutro tempo, foi com outra linha de produtos ... mas foi um trambolhão daqueles.

A alta tecnologia realmente evolui a um ritmo demolidor. Quem diria, em 2012, que em 2016 já estariamos assim.

Acho que o ponto de situação não tem nada que ver directamente com a Apple mas sim com a fase de maturação dos smartphones. O mercado dos smartphones está a ficar maduro. Prova disso é que as melhorias actualmente são quase todas incrementais (mais e melhor do mesmo), e a maioria dos fabricantes trabalha com margens de quase zero.
O desafio para a Apple é sempre o mesmo: qual será a next big thing. Podem ser os smartwatches (eu acho que não), pode ser o carro, pode ser a realidade virtual, enfim pode ser muita coisa. Mas a Apple aqui tem vantagens competitivas muitos grandes face à esmagadora maioria dos seus competidores: é uma companhia muito rica que pode se quiser sustentar mercados em quebra durante uma década inteira, tem uma base de clientes muito fiéis e grangeou a capacidade de não ter que ser a primeira a aparecer com as novidades. Pelo contrário, a Apple pode dar-se ao luxo de ver os outros tentar e falhar, e quando alguém faz alguma coisa prometedora eles chegam mais tarde com toda a calma do mundo e ocupam de uma só vez o seu mercado alvo.

Acho que o ponto de situação não tem nada que ver directamente com a Apple mas sim com a fase de maturação dos smartphones. O mercado dos smartphones está a ficar maduro. Prova disso é que as melhorias actualmente são quase todas incrementais (mais e melhor do mesmo), e a maioria dos fabricantes trabalha com margens de quase zero.
O desafio para a Apple é sempre o mesmo: qual será a next big thing. Podem ser os smartwatches (eu acho que não), pode ser o carro, pode ser a realidade virtual, enfim pode ser muita coisa. Mas a Apple aqui tem vantagens competitivas muitos grandes face à esmagadora maioria dos seus competidores: é uma companhia muito rica que pode se quiser sustentar mercados em quebra durante uma década inteira, tem uma base de clientes muito fiéis e grangeou a capacidade de não ter que ser a primeira a aparecer com as novidades. Pelo contrário, a Apple pode dar-se ao luxo de ver os outros tentar e falhar, e quando alguém faz alguma coisa prometedora eles chegam mais tarde com toda a calma do mundo e ocupam de uma só vez o seu mercado alvo.

Sabes, o mercado do "smartphone" está a ficar maduro sim, concordamos! Mas na micro camara ainda há uma imensa margem de progressão. Dois exemplos de inovações:

A primeira: Tecnologia bi ocular: Responde: Porque motivo tu e todos os animais têm dois olhos e as máquinas fotográficas só um?
A segunda: A lente da camara principal e de selfie ser a mesma.

A realidade virtual é um ponto importante que tu tocas: Realmente marcas gigantes são lentas a mexer-se. Porque motivo a Canon, a Nikon, a Olympus e a Panasonic não entram no mundo dos smartphones só elas saberão ... entretanto as point and shoot ficam objectos do passado. Mas enquanto isso ... por onde andam as Apples e Microsofts nas realidades virtuais?

A Microsoft já deveria ter aprendido a lição com os flops que foram o iExplorer e o Zune em mercados que ignorou. Mas o Hololens... gash .... Agora a Apple ?!? Hum .... wait until September, I guess

Então responde-me tu... Porque motivo tu e os animais só vêm imagens em movimento e os telefones não têm só video, mas têm também fotografia?

Amigo, essa é de borla: Porque os consumidores assim o querem. Period! Mas isso não tem nada de inovador. Mesmo as primeiras point and shoot já ofereciam registo imagem a imagem ou registo continuo.

Um video que explica bem para que serve uma 2ª câmara traseira.
Pode ser que agora não digam mais asneiras.

1. Optical Zoom. One lens is, I believe, at 3x zoom so you have that as an option.
  2. Cut to zoom. You film video through both cameras at the same time, giving you a zoomed in and a zoomed out version of the same scene. Now you can edit together a video like you do with slow-mo - it starts out using the zoomed out, cuts to zoomed in for some close in detail and zooms out again for the final shot.

Última edição:
Desculpa mas isso é treta de geek [:D]

Isto é o que as máquinas fotográficas perseguem à cerca de 150 anos e ainda não conseguiram:

Carson-HookUpz-Universal-Smartphone-Optics-Adapter-Binoculars-Tripod-550x412.jpg

Infelizmente dois problemas, sérios, permanecem por resolver.

No cinema idem. Até trifocal independente já foi tentada ... mas os resultados .... uma desilusão. Vamos ver, quem põe primeiro as camaras a ver como as pessoas ...

Amigo, essa é de borla: Porque os consumidores assim o querem. Period! Mas isso não tem nada de inovador. Mesmo as primeiras point and shoot já ofereciam registo imagem a imagem ou registo continuo.

É algo na mesma lógica do que tu disseste...

A fotografia é o que é.. Uma fotografia é uma representação da realidade, representas um ponto de vista de uma cena tridimensional e capturas uma parcela de tempo (alguns centésimos de segundo) numa imagem parada e bi-dimensional.. Queres meter dois módulos fotográficos para obter que efeito? Que é isso afinal de tecnologia bi-ocular? É algo como isto:

Agora começam a aparecer alguns telefones com duas lentes, mas é só uma forma de substituir o zoom, não tem nada a ver com o principio pelo qual tu e os animais têm dois olhos.. Porque o que apareceu de telefones 3D falharam de forma espectacular, por motivos óbvios... Os consumidores querem uma forma de tirar fotografias e poder partilhar e guardar para a posteridade, não querem truques que só funciona no seu telefone.

É algo na mesma lógica do que tu disseste...

A fotografia é o que é.. Uma fotografia é uma representação da realidade, representas um ponto de vista de uma cena tridimensional e capturas uma parcela de tempo (alguns centésimos de segundo) numa imagem parada e bi-dimensional.. Queres meter dois módulos fotográficos para obter que efeito? Que é isso afinal de tecnologia bi-ocular? É algo como isto: https://www.google.com/get/cardboard/plastic/ ??

Agora começam a aparecer alguns telefones com duas lentes, mas é só uma forma de substituir o zoom, não tem nada a ver com o principio pelo qual tu e os animais têm dois olhos.. Porque o que apareceu de telefones 3D falharam de forma espectacular, por motivos óbvios... Os consumidores querem uma forma de tirar fotografias e poder partilhar e guardar para a posteridade, não querem truques que só funciona no seu telefone.

Nada disso! A dupla lente permitiria resolver um problema com mais de um século na fotografia, mas já referenciado na óptica pelo menos desde a idade média, e até em telas da pintura clássica. Google it: Distorção astigmática aquem da circunferencia de distancia.

É esta a razão dos teus dois olhos, e que resolveram o problema acima através de uma propriedade chamada dominancia ocular ou olho dominante ... infelizmente nas máquinas ainda não conseguimos lá chegar. Qui ça um dia ... qui ça iPhone 7 (!!! Please!!!)

Desculpa mas isso é treta de geek [:D]

Isto é o que as máquinas fotográficas perseguem à cerca de 150 anos e ainda não conseguiram:

Infelizmente dois problemas, sérios, permanecem por resolver.

No cinema idem. Até trifocal independente já foi tentada ... mas os resultados .... uma desilusão. Vamos ver, quem põe primeiro as camaras a ver como as pessoas ...

Não, não é.... Há muitos problemas que as máquinas fotográficas tentam resolver... Mas captura de imagens 3D é algo tecnicamente fácil de fazer e não é nenhum problema que tentem resolver.

Já agora gostava que me desses um desses exemplos de lentes trifocais nas máquinas fotográficas...

Não, não é.... Há muitos problemas que as máquinas fotográficas tentam resolver... Mas captura de imagens 3D é algo tecnicamente fácil de fazer e não é nenhum problema que tentem resolver.

Já agora gostava que me desses um desses exemplos de lentes trifocais nas máquinas fotográficas...

Não foi na fotografia, foi no cinema. No período aureo, nos anos 50, tentou-se filmar em simultaneo com três camaras alinhadas para posteriormente a projecção ocorrer também simultaneamente através de 3 projectores. Ora bem, o que é que tens hoje em dia? Um projector ... então imagina o brilhante sucesso que tal tecnologia foi [:D]

Esquece, esquece, esquece ... o tri foco no cinema é daquelas coisas para deixar estar bem no fundo do baú das memórias! [:D] Idem para a anamorfose intencional ... acredites ou não, também foi tentada. Adivinha lá qual foi o resultado

Nada disso! A dupla lente permitiria resolver um problema com mais de um século na fotografia, mas já referenciado na óptica pelo menos desde a idade média, e até em telas da pintura clássica. Google it: Distorção astigmática aquem da circunferencia de distancia.

É esta a razão dos teus dois olhos, e que resolveram o problema acima através de uma propriedade chamada dominancia ocular ou olho dominante ... infelizmente nas máquinas ainda não conseguimos lá chegar. Qui ça um dia ... qui ça iPhone 7 (!!! Please!!!)

Gostava honestamente que me explicasses como se eu tivesse 10 anos esse problema que a fotografia tenta resolver há mais de um século...

Gostava honestamente que me explicasses como se eu tivesse 10 anos esse problema que a fotografia tenta resolver há mais de um século...

Amigo, olha que é mesmo fácil de entender: Nem é preciso vir da área da fotografia: Só tens de olhar para uma fotografia e a metade esquerda estar exactamente igual à metade direita. Não podes notar nenhuma mas mesmo nenhuma transição na imagem.

Não estou a perceber... Mostra-me um exemplo sff.

É que as minhas fotos, normalmente o lado esquerdo da foto é sempre diferente do lado direito... A não ser que esteja a fotografar um objecto perfeitamente simétrico e mesmo ai, basta que a iluminação tenha um ângulo em relação à câmara e as metades da foto já não serão iguais.

Voltar
Superior