Teste - És racista?

Mas afinal eles sao de que cor???que eu saiba sao pretos, agora se tem complexos contra a cor deles o problema é deles. Os indianos sao que??castanhos!!??mas quando falam dos outros ja nao ha problema em dizer as cores.. Linha de sintra e outros sitios era facil, apanhado a roubar tiro na mao,tentou fuzir tiro na perna assim da proxima ja é mais facil apanhar.E uma vergonha uma pessoa ter que apanhar um transporte e nao poder ir com o minimo de seguranca.

Segundo, referes-te ao grupo em questão como pretos. Se tiveste amigos negros, como dizes, deverias saber que para o negro Portugues, o termo preto é ofensivo. Advem do tempo colonial, ou seja tem uma conotacão negativa. Chamares preto em Lisboa, equivale a dizeres nigger na UK or USA. Sabes o que te aconteceria ai? Serias julgado por crime racial pelo simples facto de usares essa palavra.

Desculpa lá, mas que idiotice de comentário...

Discutir o problema do racismo não leva a lado nenhum,o racismo faz parte da natureza humana e não podemos fugir a isso,e quem pensar o contrário está-se a querer iludir a si própio.peguem no exemplo de dois negros de etnias diferentes que se odeiam por não serem da mesma comunidade,não é preciso dizer mais nada.Também a propósito do chamado cheiro a catinga dos pobres trabalhadores das obras que não têm balnearios no trabalho,é outra falsa questão,já vivi com negros e no verão quando eles acabavam de tomar duche assim que começassem a transpirar,lá vinha a tal catinga,mas isso não é defeito mas mais uma caracteristica deles.Acho tambem piada aqueles que resumem o problema do racismo apenas a uma diferência da cor da pele? são parvos ou querem fazer de mim parvo? Para acabar porque é que ninguem fala do racismo dos negros em relação aos brancos? o pior cego é aquele que não quer ver.

a maior parte das pessoas que pregam aos coitadinhos dos pretos, não sabem mesmo o que é viver perto deles,ou ter de conviver no seu dia a dia com essa raça......

tirando meia dúzia deles, a sua maioria não merecem o ar que respiram......

acreditem no que digo ,pois desde criança que tenho de conviver com eles (falo os de bairros )

ano ligam a regras NENHUMAS ,só as que eles próprios criaram dentro dos seus bairros.....

nao fazem nada na vida,só estragam
mas NOS TODOS ESTAMOS A PAGAR

casas de borla,subsídios de tudo e mais alguma coisa....
só em roupas eles vestem do mais caro que há.....
sim aqueles trapos que os vemos vestidos são bem caros..(não compram na feira)
carros é o que se vê, motas ect ect....
trabalhar ZERO..........

de onde vem isto tudo que vejo diariamente
moro perto de um e trabalho ao lado de outro conheço de um lado e do outro pessoas e não me venham com politicamente coreto que isso já mete nojo....

preto honesto só mesmo os velhos que andam a vergar na obra e as velhas que trabalham nas limpezas , a geração que veio depois dessa ate agora não valem o ar que respiram.....

eu também quero uma casa de borla (MAS NÃO ME A DÃO PORQUE SOU BRANCO)
já me fui inscrever para habitação social e quando fui chamado a única opção foi de compra.... PORQUE RAIO EU TENHO DE PAGAR SE A ELES SÃO DADAS?

estive sem trabalho e não tinha sub de desemprego fui pedir ajuda (sub de subsistência ) FOI RECUSADO PORQUE NÃO PREENCHIA LÁ AS TRETAS QUE ELES QUEREM (SER PRETO OU CIGANO)
sim morava sozinho tinha casa alugada para pagar e com um filho para pagar pesao de alimentos (pergunto eu o porque raio eu não fui aceite?)

cada vez que vejo gente a defender esta gente ,ate me dá vontade de ******
acho que muita gente devia era viver no meio deles para verem quem é racista e quem merece mesmo estes estatutos especiais de terem tudo e mais alguma coisa ,sem terem de fazer um chavo para a sociedade ....

nem me alongo mais pois senão é ban certo[8b]

tive alguns amigos pretos e nunca tive nada contra as pessoas pretas em geral, no entanto sou desde á pouco tempo estudante nocturno e venho pela linha de sintra ás 23h e acreditem que é 10 pretos para 1 branco em média, ou seja o comboio parece que vai para luanda,confesso que isso é perturbador porque incomoda-me ver tanta gente preta, ouvir crioulo ou lá como se diz mais do que português

e incomoda-me só nos pretos porque se vir chineses ou russos já não ligo, epa basicamente sinto que estamos a ser invadidos

é que não estou a exagerar é só pretos no comboio e nas estações, e ainda se fossem calados mas não é uma chinfrineira diabólica, sempre aos gritos e a mandar risadas histéricas, e o cheiro também é incomodativo, pois o pessoal na brincadeira diz cheiro a catinga mas a verdade é que 90% deles manda um cheiro manhoso

serei o único a pensar assim ou há mais gente?

É o sentimento de não se sentir em casa. Estamos habituados a estar no meio de uma determinada cultura, que se comporta de uma certa forma e reage de uma maneira. E em certas zonas, de repente, tudo muda; as pessoas, a língua, o tom de voz, a maneira de estar é completamente diferente e pensamos "Onde é que eu estou? Estarei no meu país? Será que adormeci e acordei noutro pais? Quero ir para "casa"!".
Não creio que seja racismo, creio que seja um assunto da psicologia. Como nos sentiríamos se chegássemos a casa e não estivesse nada como costumamos ver?
Há pessoas mais sensíveis às mudanças que outras, mas não acredito que numa situação dessas em que parece que viajámos para o meio de outra cultura, haja quem se sinta bem com toda a naturalidade. Não é natural, é uma coisa muito "twilight zone".
Em relação ao cheiro, é característica. Já tive o desprazer de estar ao pé de brancos, pretos, ciganos, etc a cheirar mal e cada raça tem o seu "aroma". Não me perguntem porquê que eu não sei.
O facto dos asiáticos e russos "não te meterem tanta impressão" terá a ver com o facto de não darem tanto nas vistas. Tanto em termos visuais como na maneira de estar. E inconscientemente, essa menor diferença em relação ao que temos como natural é assimilada mais facilmente. Não nos sentimos tão desfasados e consequentemente incomodados.

Última edição:
“Somos todos irmãos debaixo da pele. Eu estava disposto a esfolar a humanidade para provar isso.” (Ayn Rand)

Ser racista, somos todos e nenhum o é. Conheci pessoas que eram defensoras dos direitos humanos e contra o racismo. As quando os filhos começaram a namorar com pessoas doutra cor, não aceitaram.
Temos de compreender que durante séculos o homem ocidental tratou todos os outros povos como inferiores, criando a escravatura e a segregação. Até há cerca de um século a escravatura ainda existia e nos EUA a igualdade constitucional de todos os cidadãos só na década de 60 é que se tornou numa realidade.
Colocámos no papel que todos são iguais, mas depois marginalizámo-los em guetos, isolámo-los e rotulámo-los. Depois, gente sem emprego e sem formação começou a roubar, traficar e matar, unindo-se e isolando-se eles próprios do resto da sociedade para se protegerem entre si. O mesmo se passou com a 1ª vaga de emigrantes portugueses no estrangeiro das décadas de 60 e 70 que se viram descriminados mos países de acolhimento. Em França, até à década de 80 muitos centros comerciais e lojas tinham avisos a proibir a entrada de animais e portugueses.

Temos o hábito de ver o nosso semelhante através dos olhos da carne e não com os da alma. A vista começa logo por nos enganar segregando o próximo rotulando-o de bonito ou feio, alto ou baixo, gordo ou magro, homem ou mulher, novo ou idoso, da cor A, B ou C. Foi isso que sempre fizemos, e por isso existe a descriminação. Normalmente temos o hábito de reagir mal ao desconhecido. Quando não compreendemos ou conhecemos algo, afastamo-lo de nós.

Aos poucos vai havendo integração das minorias nas sociedades. Mas trata-se de um processo lento. Se os nossos pais ou avós tivessem sido vítimas de escravatura, descriminação, violação, humilhação, etc, por seres humanos de outra cor, provavelmente demoraríamos a confiar neles.

Uma outra realidade tem a ver com o facto de se ser preto estar na moda. Sim preto. É uma forma de identificação, assim como negro (que os afro-americanos fazem questão de se chamar entre si) ou de cor é tão válido como chamar de brancos a quem não o é. Nós até somos latinos tendencialmente de pele mais escura do que os nórdicos. Mas, voltando ao assunto, a moda agora é o preto. E sim, existe um enorme aproveitamento da descriminação de que foram alvo durante séculos. No relacionamento com brancos, partem muitas vezes logo com o sentimento de estigma, sendo que tudo o que se lhes diz poderá logo ser visto como racismo. Assim, muitos se têm aproveitado disso, fazendo-se passar por vítimas sem o serem.

Como exemplo, há muitos anos tive a viver numa casa junto com outros colegas e quem chegava pagava logo a garrafa de gás a ser substituída. Pois recebemos um mulato que se recusou a pagar a primeira, fazendo-se valer subliminarmente de descriminação de cor e recusou-se a pagar a última porque se iria embora uma semana depois. Ninguém conseguiu ter a coragem de discutir mais, pois ele deixou a pairar no ar um certo sentimento de racismo que ninguém queria protagonizar. Ficámos em prejuízo.

Não tenho culpa dos pretos terem sofrido o que sofreram ao longo de séculos por culpa dos brancos. Lamento isso, mas não fui eu que o fiz e as pessoas de cor que actualmente convivem neste espaço também não o foram. Têm de deixar de olhar para o passado vivendo a beneficiar de uma vitimização da qual não foram alvo e tentar erguer-se e seguir em frente como todos nós o fazemos independentemente da cor. Problemas todos nós temos. Temos é de saber lidar com eles.
Vivemos tempos em que o preto ainda é mais racista do que o branco. Eles são muito mais racistas com os de outra cor e com eles mesmos. Muitos psicólogos e sociólogos negros revelaram os resultados dos seus estudos que asseguravam isso mesmo. Mas são fases que deixarão de fazer sentido quando daqui por 200 anos já praticamente não existirem nem brancos, nem pretos, ou vermelhos, pois seremos quase todos mestiços. Este é o resultado de inúmeras previsões apoiadas pela ciência. A palavra racismo irá, então, deixar de fazer sentido.

Preto, preto e PRETO..

Processem-me lá.. [:D]

Numa frase: "A genética não determina o que vai ser na vida, determina sim o que poderá vir a ser na vida".

Esta frase não se refere ao estatuto obtido, mas sim à personalidade. Por mais devaneios que inventem uma coisa é certa, uma sociedade de pretos, não é a mesma que uma sociedade de brancos. (Branco =/ Preto).

Acredito piamente que as diferenças entre brancos e pretos vai para além da produção de melanina pela pele. Essas diferenças óbvias físicas existem e acredito que existem também diferenças psicológicas. Não é ético estudá-las, não é ético quantificá-las e não acho que não seja ético falar delas. Não somos todos iguais, cada um tem a sua individualidade, e no conjunto de todas elas constrói-se uma sociedade.
A minha crença é a de que existem tendências de comportamento mais evidentes em brancos e em pretos e vice\versa..

Digo isto sem qq pudor, e sem qualquer complexo qto a isso.

são fases que deixarão de fazer sentido quando daqui por 200 anos já praticamente não existirem nem brancos, nem pretos, ou vermelhos, pois seremos quase todos mestiços. Este é o resultado de inúmeras previsões apoiadas pela ciência. A palavra racismo irá, então, deixar de fazer sentido.

Acredito piamente que as diferenças entre brancos e pretos vai para além da produção de melanina pela pele. Essas diferenças óbvias físicas existem e acredito que existem também diferenças psicológicas. Não é ético estudá-las, não é ético quantificá-las e não acho que não seja ético falar delas. Não somos todos iguais, cada um tem a sua individualidade, e no conjunto de todas elas constrói-se uma sociedade.
A minha crença é a de que existem tendências de comportamento mais evidentes em brancos e em pretos e vice\versa..

Digo isto sem qq pudor, e sem qualquer complexo qto a isso.

Foram buscar um assunto interessante. As características físicas são, de facto, diferentes. E tudo aponta, para que, com a mistura de raças, possa existir a longo prazo uma raça única. Pensando em termos de futuro da humanidade, será que essa raça "universal" terá boas condições para viver? Palavras e éticas à parte, o Homem evoluiu tendo em conta o seu espaço. Daí as diferenças físicas. Se "de um momento para o outro", passa a existir um ser "universal", não ficará a humanidade mais vulnerável, mais "desabilitada"?

E isto lembra-me outro tópico do BLADERUNNER: o dos humanos-máquinas. Chegando a uma situação em que essa raça universal se veja com problemas em viver em determinados ambientes, isso poderá vir a ser colmatado artificialmente.

Última edição:
pois essa de daqui a 200 anos não haverem nem negros nem brancos,mas sim uma única raça mestiça, ainda acredito (ao ritmo da natalidade dos negros não é difícil) mas estam-se a esquecer dos asiaticos e indianos,e não me parece que eles se andem a misturar muinto [:D][:D][:D]

Eu costumo fazer esta pergunta a amigos meus: Vais numa rua escura de noite chegando a um cruzamento só podes virar para a esquerda ou para a direita!! Da direita vêm um bando de pretos, da outro vem um bando de brancos!! Viravas á esquerda ou a direita???

Como é noite, acho que virava à direita, porque não os conseguia ver. :sh)[:D]

Pede-se alguma contenção em alguns comentários, senão vamos ter que actuar.

Tentem ver as coisas da forma mais neutra possível, analisando também a muita ladroagem BRANCA que por aí anda e os muitos negros de BEM que existem. [;)]

a maior parte das pessoas que pregam aos coitadinhos dos pretos, não sabem mesmo o que é viver perto deles,ou ter de conviver no seu dia a dia com essa raça......

cada vez que vejo gente a defender esta gente ,ate me dá vontade de ******
acho que muita gente devia era viver no meio deles para verem quem é racista e quem merece mesmo estes estatutos especiais de terem tudo e mais alguma coisa ,sem terem de fazer um chavo para a sociedade ....

nem me alongo mais pois senão é ban certo[8b]

O teu comentário alem de racista[:vm)] tambem absurdo basta ver que o homem mais poderoso do mundo é preto

Eu desde a primaria que tive colegas pretos, e sempre me dei bem com eles, tive vizinhos caboverdianos e era todo pessoas de bem ainda sao vizinhos do meu pai, no trabalho ja tive pessoas de varios paises africanos e sempre me dei bem, actualmente tou a trabalhar com um preto porreiro da linha de sintra, que tem a secretaria ao lado da minha e almoço com ele todos os dias e e uma pessoa impecavel alem de bastante culto.

Lá por andarem alguns a fazer porcaria e a roubar nao se pode cair na infatilidade de generalizar isso a uma raça inteira [;)]

é que até dá gosto ir a uma terra mais recatada do ribatejo ou do alentejo só para não dar de caras com pretos a torto e a direito

Aí secalhar das de caras com os ciganos...

Mas tanto num sitio como noutro não podes generalizar, em todas as raças há bons e maus individuos, quando estava e estudar em Lisboa por vezes pensava o mesmo que tu, no entanto a única vez que fui assaltado foi por dois brancos, com outras pessoas brancas a aperceberem-se do que estava a passar, mas é óbvio que ninguém fez nada, a malta não quer é problemas para o lado delas.
E aí está uma diferença, tanto os negros como os ciganos são muito mais unidos, para o bem como para o mal, cabe-nos a nós "maioria" não os marginalizar, mas mostrar-lhe que estas não são as nossas regras, mas sim as regras de uma sociedade e se não as quiserem seguir terão de sofrer as consequências, não é atribuir rendimentos de inserçaão sem haver qualquer tipo de acompanhamento e fiscalização (os subsidios não são integração).
Ainda na última vez que passei em Coruche reparei que os ciganos que vivem à saída para Santarém, ao lado das barracas têm lá um belo Audi A3. E como esse caso conheço vários.

é que até dá gosto ir a uma terra mais recatada do ribatejo ou do alentejo só para não dar de caras com pretos a torto e a direito

Parece que a brigada skinhead saiu do armario. Li com atencão os vossos comentarios, alguns causaram riso, outros tristeza. Anda por ai um a dizer que são todos assim e assado. Ok, esse assunto é me familiar porquê:

- Sou negro
-Sou filho de um bairro famoso da Margem Sul

Então para alguns aqui encaixo o logotipo de bandido e escumalha. Penso que vocês confundem pessoal chunga do bairro (os basofes) com negros. Tem negros de bairro, como tem negros de zonas normais. No Porto por exemplo, tem bairros sociais perigosos, com poucos ou nenhum negro, ai a culpa e de quem? A deliquencia não tem cor, acreditem, é fruto de onde crescemos e quem nos cria... O generalizar é perigoso...
Eu não cheiro mal, considero-me relativamente bem sucedido, apesar de ainda não ter atingido todas as metas, nunca roubei nem uma velhinha sequer.
Em relacao aqueles que aqui escreveram que sou idiota por condenar o uso de preto. Se alguem te diz que algo aleija, tu paras de o fazer? Se alguem te diz que algo é ofensivo, penso que a maior parte aqui, não o diz.
Black é negro, preto é nigger. Preto ofende, negro não. Se a pessoa negra diz-vos que ofende, o porquê de insistir? Eu evito referir-me a alguem como branco ou negro, ou amarelo, mas nunca me referia a alguem num termo considerado ofensivo por essa pessoa.
Ok, daqui um negro vos diz, o termo preto tem conotacoes racistas que advem do tempo colonial, era usado como insulto, nós não gostamos, respeitem!

Voltar
Superior