Telexfree fechou

O euromilhões não tem nada que ver com esquemas de pirâmide porque não há pirâmidade nenhuma. A cada semana, milhões de pessoas colocam dinheiro através das suas apostas, que o euromilhões distribui por meia dúzia de premiados, guardando uma margem para si. O processo fecha e reinicia-se todas as semanas, ou de todas as vezes que sai prémio. A diferença fundamental é que ninguém precisa angariar ninguém abaixo de si para obter retorno. É um esquema aberto que se esgota e renasce por si próprio.

Para quem não está bem por dentro do conceito de esquema de pirâmide ou de Ponzi é relativamente fácil começar a ver esses esquemas em tudo, mas tal não é verdade.

De uma forma muito genérica um esquema em pirâmidade é um sistema em que alguém promete um retorno elevado a quem lhe entregar dinheiro, mas não tem forma nenhuma de gerar esse retorno a não ser angariando outros com a mesma promessa, com maturidades diferentes. É um esquema fechado que não gera qualquer valor acrescentado, limitando-se a fazer o dinheiro mudar de mãos, e está condenado à partida porque, sendo fechado, atinge sempre um ponto de saturação. A velocidade com que atinge esse ponto de saturação depende do tamanho do universo de aderentes e do esquema de remunerações, mais elevadas ou mais baixas.

Isto no fundo é como o Euromilhões e as raspadinhas. Se uma pessoa somar o que gastou em apostas do Euromilhões ao longo de toda a sua vida, vai chegar a um valor que nem ela própria vai acreditar que gastou...

Ou seja, trata-se de um sistema em que milhares de pessoas perdem, para dezenas/centenas ganharem.

Não é muito diferente de raspadinhas, euromilhões e afins. Só que nesses casos são jogos em pirâmide legais, porque têm sempre um âmbito social de reverter algum dinheiro para a santa casa da misericórida (nos outros países europeus a organização destes jogos em pirâmide também são regulados por entidades que contribuem para a acção social). Só por isso é que é legal, porque a ver bem as coisas esses jogos não deixam de ser uma pirâmide!

Tem apenas um senao, nao existe vencedor definido á partida, ao contrário da piramide. Daí chamarem-se jogos de azar.

Por acaso até tem a sua lógica. Ambos são movimentações financeiras que não produzem nada nem vendem nada, apenas tiram dinheiro de muitos para dar a poucos.
Ainda a semana passada eu estava a comentar isto com o meu pai. Ele gasta no mínimo uns 25 euros por semana em jogos (euromilhões, totoloto, lotarias, raspadinhas, etc). Quando eu lhe disse que ao longo de 40 anos ele gastou quase 50.000 Euros neste tipo de jogos, ele não quis acreditar e disse que só podia haver engano [:D][:D]

Pois, era aí que eu queria chegar.

Há muita gente que perdeu dinheiro com isto da telexfree, mas algumas pessoas ganharam muito. Isto não deixa de ser um jogo em pirâmide. Uma minoria ganha muito e a maioria perde um bocado. Eu deixei de jogar no euromilhões quando percebi que os 4€ que gastava às terças e às sextas em duas apostas simples, ao fim de um mês já eram 8x4=32€, ao fim de um ano eram 384€ e de prémios recebia às vezes 7 euros, outras vezes só 4... ou seja, só tinha perdas!
No entanto, os prémio milionários iam saindo em toda a Europa!!! O que é afinal o Euromilhões? UM JOGO EM PIRÂMIDE LEGAL!

Última edição:
Pois, era aí que eu queria chegar.

Há muita gente que perdeu dinheiro com isto da telexfree, mas algumas pessoas ganharam muito. Isto não deixa de ser um jogo em pirâmide. Uma minoria ganha muito e a maioria perde um bocado. Eu deixei de jogar no euromilhões quando percebi que os 4€ que gastava por às terças e às sextas em duas apostas simples, ao fim de um mês já eram 8x4=32€, ao fim de um ano eram 384€ e de prémios recebia Às vezes 7 euros, outras vezes só 4... ou seja, só tinha perdas!
No entanto, os prémio milionários iam saindo em toda a Europa??? O que é afinal o Euromilhões? UM JOGO EM PIRÂMIDE LEGAL!

Errado. E o Axxantis já deu uma excelente explicacao.

O euromilhões não tem nada que ver com esquemas de pirâmide porque não há pirâmidade nenhuma. A cada semana, milhões de pessoas colocam dinheiro através das suas apostas, que o euromilhões distribui por meia dúzia de premiados, guardando uma margem para si. O processo fecha e reinicia-se todas as semanas, ou de todas as vezes que sai prémio. A diferença fundamental é que ninguém precisa angariar ninguém abaixo de si para obter retorno. É um esquema aberto que se esgota e renasce por si próprio.

Para quem não está bem por dentro do conceito de esquema de pirâmide ou de Ponzi é relativamente fácil começar a ver esses esquemas em tudo, mas tal não é verdade.

De uma forma muito genérica um esquema em pirâmidade é um sistema em que alguém promete um retorno elevado a quem lhe entregar dinheiro, mas não tem forma nenhuma de gerar esse retorno a não ser angariando outros com a mesma promessa, com maturidades diferentes. É um esquema fechado que não gera qualquer valor acrescentado, limitando-se a fazer o dinheiro mudar de mãos, e está condenado à partida porque, sendo fechado, atinge sempre um ponto de saturação. A velocidade com que atinge esse ponto de saturação depende do tamanho do universo de aderentes e do esquema de remunerações, mais elevadas ou mais baixas.

Desculpa, mas estás-te a contradizer a ti próprio!

"O processo fecha e reinicia-se todas as semanas, ou de todas as vezes que sai prémio. A diferença fundamental é que ninguém precisa angariar ninguém abaixo de si para obter retorno. É um esquema aberto que se esgota e renasce por si próprio."

Os angariamentos são indirectos! São à base do prémio milionário que anunciam!!! Porque repara na tua contradição: se não houver pessoas a jogar, não há prémio milionário. Não havendo prémio milionário, as pessoas não apostam. Não apostando ninguém, não há jogo!

Se ninguem entrasse na telexfree, ninguem ganhava nem ninguem perdia. As pessoas só entram porque vêm o lucro anunciado pela "empresa". O euromilhoes faz igual: anuncia um premio milionario e segundos e terceiros premios altissimos! Sem isso, ninguém jogava, nao entrava dinheiro, nao havia jogo!

Que nao me vendam banha da cobra se faz favor. O euromilhoes, totoloto, raspadinhas são tudo piramides!

Não ha diferença entre o euromilhoes e a treta destes esquemas em piramide. É igualzinho.

Última edição:

"O processo fecha e reinicia-se todas as semanas, ou de todas as vezes que sai prémio. A diferença fundamental é que ninguém precisa angariar ninguém abaixo de si para obter retorno. É um esquema aberto que se esgota e renasce por si próprio."

Os angariamentos são indirectos! São à base do prémio milionário que anunciam!!! Porque repara na tua contradição: se não houver pessoas a jogar, não há prémio milionário. Não havendo prémio milionário, as pessoas não apostam. Não apostando ninguém, não há jogo!

Se ninguem entrasse na telexfree, ninguem ganhava nem ninguem perdia. Não ha diferença entre o euromilhoes e a treta destes esquemas em piramide. É igualzinho.

No euromilhoes os vencedores nao estao definidos á partida. Nos esquemas de piramide ganha quem está mais perto do topo. Ou seja, nos esquemas de piramide existem pessoas que o usam para benefício próprio, no Euromilhoes quem recebe o benefício é escolhido de forma aleatória.

Se ninguem entrasse na telexfree, ninguem ganhava nem ninguem perdia. As pessoas só entram porque vêm o lucro anunciado pela "empresa". O euromilhoes faz igual: anuncia um premio milionario e segundos e terceiros premios altissimos! Sem isso, ninguém jogava, nao entrava dinheiro, nao havia jogo!

Que nao me vendam banha da cobra se faz favor. O euromilhoes, totoloto, raspadinhas são tudo piramides!

Não ha diferença entre o euromilhoes e a treta destes esquemas em piramide. É igualzinho.

Discordo. Um jogo de azar não é uma esquema de pirâmide. Por definição. Não há nada para argumentar.

No euromilhoes os vencedores nao estao definidos á partida. Nos esquemas de piramide ganha quem está mais perto do topo. Ou seja, nos esquemas de piramide existem pessoas que o usam para benefício próprio, no Euromilhoes quem recebe o benefício é escolhido de forma aleatória.

Olha, até te digo mais, o euromilhoes é a verdadeira pirâmide! As pessoas que recuperam o investimento que fazem ao jogarem no euromilhoes ao longo de uma vida deve ser cerca de 1%, tendo em conta que lhe pode sair um prémio de 20 mil euros ou 30 mil euros ao longo de toda a sua vida.

Os outros 99% vao passar anos e anos sempre com perdas, que eles julgam mínimas, mas se quando tiverem 80 anos e forem somar, NEM VÃO ACREDITAR!

O que é afinal o euromilhoes e o totoloto senão pirâmides de curta duração??? A unica diferença é que estes esquemas da internet duram mais tempo (no maximo dois anos), o euromilhoes tem um periodo de renovaçao mais curto, de semana a semana ou de 4 em 4 dias.

A mesma coisa é nos esquemas da internet. Fecham aqui, abrem acolá, uma meia duzia ganha, meio milhao perde. É sempre igual. O fundamento é exatamente o mesmo. Não há nenhuma diferença.

Z00L, se não concordas comigo, podes continuar a jogar o Euromilhões todas as Terças e Sextas. Pode ser que algum dia te saia o prémio milionário, já que é por causa disso que jogas. Se não anunciassem esse prémio ninguém jogava, não entrava dinheiro, não havia Euromilhões para ninguém.

A mesma coisa fez a telexfree, anunciou um juro de 300% para atrair o investimento de pessoas atrás de dinheiro fácil... no euromilhoes as pessoas também nao jogam para conseguir dinheiro facil?

Epah, não concordam comigo tudo bem. Mas para mim, todos os jogos da santa casa da misericórdia são pirâmides declaradas.

Cumprimentos ao fórum!

Última edição:
Olha, até te digo mais, o euromilhoes é a verdadeira pirâmide! As pessoas que recuperam o investimento que fazem ao jogarem no euromilhoes ao longo de uma vida deve ser cerca de 1%, tendo em conta que lhe pode sair um prémio de 20 mil euros ou 30 mil euros ao longo de toda a sua vida.

Os outros 99% vao passar anos e anos sempre com perdas, que eles julgam mínimas, mas se quando tiverem 80 anos e forem somar, NEM VÃO ACREDITAR!

O que é afinal o euromilhoes e o totoloto senão pirâmides de curta duração??? A unica diferença é que estes esquemas da internet duram mais tempo (no maximo dois anos), o euromilhoes tem um periodo de renovaçao mais curto, de semana a semana ou de 4 em 4 dias.

A mesma coisa é nos esquemas da internet. Fecham aqui, abrem acolá, uma meia duzia ganha, meio milhao perde. É sempre igual. O fundamento é exatamente o mesmo. Não há nenhuma diferença.

Que benefício tens tu em angariares 1000 pessoas para o Euromilhoes e que benefício tens tu em angariar 1000 pessoas para um esquema de piramide?

Este é o ponto fulcral e que faz toda a diferenca.

Um esquema em pirâmide, como o próprio nome indica, tem que ter vários níveis de interdependência, vários níveis hierárquicos por assim dizer, em que a base tem obrigatoriamente que alargar para permitir a continuação do sistema de remunerações, e em que a remuneração de cada patamar ou nível é directamente dependente dos patamares que lhe estão abaixo. Quem entra tem que arranjar pelo menos mais 2, cada um desses arranja pelo menos mais 2, e assim sucessivamente, numa progressão geométrica mínima de 2^X, sendo que o número de patamares da pirâmide é X+1. Assim, por exemplo, ao quinto patamar o número de pessoas no esquema já tem que ser no mínimo de 16. Ora, se cada um arranjar 3, em vez de 2, então a progressão já é de 3^X, pelo que ao 5º patamar já vamos com 3^4 pessoas, 81 pessoas.
Como se pode ver, é muito fácil fazer estourar estas bolhas, porque rapidamente se esgota o universo de pessoas a quem enganar. Claro que se estes esquemas tiverem implantação transnacional, demoram mais a estoura.

Última edição:
Tens obviamente o direito à tua opinião ZlatanIbra, mesmo que totalmente errada.

O Axxantis e o Karma explicaram correctamente a diferença entre os jogos de azar mencionados e os esquemas de pirâmide/ponzi, não há muito mais a dizer ...excepto continuar a bater no ceguinho [;)]

Só faltava uma ideia brilhante para tentar salvar a imagem dos "esquemas de pirâmide"....afinal até nem é assim tão diferente como os jogos de azar[:)]

Tenho de admitir que estes burlões têm imaginação qb. para tentar dar a volta à realidade.

Z00L, se não concordas comigo, podes continuar a jogar o Euromilhões todas as Terças e Sextas. Pode ser que algum dia te saia o prémio milionário, já que é por causa disso que jogas. Se não anunciassem esse prémio ninguém jogava, não entrava dinheiro, não havia Euromilhões para ninguém.

A mesma coisa fez a telexfree, anunciou um juro de 300% para atrair o investimento de pessoas atrás de dinheiro fácil... no euromilhoes as pessoas também nao jogam para conseguir dinheiro facil?

Epah, não concordam comigo tudo bem. Mas para mim, todos os jogos da santa casa da misericórdia são pirâmides declaradas.

Cumprimentos ao fórum!

Com certeza que ninguém discorda que jogar no Euromilhões é ir atrás de dinheiro fácil, cuja probabilidade maior (enorme) é perder o que "investiu", tudo bem. Mas não é, por definição, nenhum esquema de pirâmide.
Aliás, começa logo aí: Num jogo de azar tu sabes à partida que tens pouquíssimas probabildidades de ganhar. Num esquema em pirâmide tu entras com uma promessa de retorno garantido.
Além disso, num esquema em pirâmidade tu sabes que se angariares gente, mais ganhas, e ganhas uma comissão directa sobre aquilo que os angariados lá puseserem. Num jogo de azar não se passa nada disso.

Um esquema em pirâmide, como o próprio nome indica, tem que ter vários níveis de interdependência, vários níveis hierárquicos por assim dizer, em que a base tem obrigatoriamente que alargar para permitir a continuação do sistema de remunerações, e em que a remuneração de cada patamar ou nível é directamente dependente dos patamares que lhe estão abaixo. Quem entra tem que arranjar pelo menos mais 2, cada um desses arranja pelo menos mais 2, e assim sucessivamente, numa progressão geométrica mínima de 2^X, sendo que o número de patamares da pirâmide é X+1. Assim, por exemplo, ao quarto patamar o número de pessoas no esquema já tem que ser no mínimo de 16. Ora, se cada um arranjar 3, em vez de 2, então a progressão já é de 3^X, pelo que ao 5º patamar já vamos com 3^4 pessoas, 81 pessoas.
Como se pode ver, é muito fácil fazer estourar estas bolhas, porque rapidamente se esgota o universo de pessoas a quem enganar. Claro que se estes esquemas tiverem implantação transnacional, demoram mais a estoura.

Axxantis, isso tá tudo certo,a telexfree funcionava assim, MAS PARA QUEM NÃO METIA MAIS NINGUÉM TAMBÉM GANHAVA MUITO!

Eu disse logo ao artista que me falou nisso: preciso de meter alguém para ganhar dinheiro? Ele disse que não, só por isso é que eu entrei, e de facto, ao fim de 12 meses aquela treta dá um lucro perto de 300%.

Ou seja, eu comprei duas contas, pois na altura não tinha dinheiro para mais e ainda pedi algum à minha mãe. Nunca meti ninguém e ganhei algum dinheiro nos meses que isto durou depois eu entrar. Mas sei que há esquemas na internet que funcionam como esse esquema que tu disseste de meter dois por baixo e por aí vai.

Mas também há esquemas como o da telexfree cujo esquema esta planeado para durar 4 meses ou nem isso. Anunciam grandes lucros apenas para investimentos sem trazeres ninguém para a bolha. Então as pessoas entram atraídas por esses juros/lucros altissimos.

Tens que ver que no Euromilhões e outros jogos de azar, o número de participantes é indiferente. Pode haver um como milhões, que não é significativo ou impeditivo para que o prémio saia, tem é que acertar nos resultados.

As semelhanças com os jogos de azar, apenas que várias pessoas entregam €€ para algo.

Para além que na piramide há uma clara atitude fraudelenta pelos motivos bem explicados pelo Axxantis.

Eu nao estou aqui a defender esta treta da telexfree, nem nenhum esquema igual.

Apenas acho que as pessoas também têm de ver que jogar no euromilhoes, totoloto, raspadinhas é a mesma coisa. 95% está a dar dinheiro aos 5% de cima que vao ganhar os premios...

Da minha parte, nunca mais me meterei em coisas destas, seja na internet, chega nas casas de jogo da santa casa! Para mim é tudo igual, funciona tudo da mesma forma, se formos mesmo à raíz das coisas vai dar ao mesmo.

Não te tiro a razão, axxantis, porque tens alguma, mas vai mesmo ao cerne da questão e depois diz-me a que conclusão chegaste.

Última edição:
Tens que ver que no Euromilhões e outros jogos de azar, o número de participantes é indiferente. Pode haver um como milhões, que não é significativo ou impeditivo para que o prémio saia, tem é que acertar nos resultados.

As semelhanças com os jogos de azar, apenas que várias pessoas entregam €€ para algo.

Para além que na piramide há uma clara atitude fraudelenta pelos motivos bem explicados pelo Axxantis.

Valium, o número de participantes não é indiferente!!!

Se houverem poucas apostas, o prémio baixa! Eles fazem uma estimativa do prémio nos dias antes do sorteio...

O cerne da questão é: milhões de pessoas jogam, meia dúzia ganha.

Era só isto que eu queria expôr, mais nada.

Para mim, tudo isto são esquemas em pirâmide. E portanto, recuso-me a jogar e a participar nestas redes.

Cumprimentos ao fórum!

Voltar
Superior