Tartarugas

Epá eu juro que me começo a passar com alguns comentários.

Porra, um cão também pode viver 10 anos amarrado a um bidon com uma corrente de 1 metro e comer restos e beber água da chuva, e por isso é assim que deve viver????

Quem tem animais de estimação TEM A OBRIGAÇÃO de lhes proporcionar as melhores condições possíveis, e no que respeita aos répteis, essas condições são definitivamente decisivas no que concerne à sua qualidade de vida e longevidade.

Uma tartaruga pode viver num alguidar, comer gamarus e viver feliz e contente durante 10 anos, mas não vive os VINTE E CINCO que é suposto, em média.

Se há tartarugas que se desemerd*m quando fogem dos aquários e são atacadas por animais, também há cães que sobrevivem a maus tratos, e eu pergunto se isso não é desumano....[8b]

Eu dedico-me aos répteis há já largos anos, tenho cobras e pertenço à única associação que se dedica a répteis, anfíbios e artrópodes em Portugal, tenho N amigos que são autênticas bíblias de conhecimento no que respeita a todo este tipo de animais, ajudo sempre que posso, e ainda vêm para aqui com lições da treta como se o que eu disse estivesse errado[8b]

A sério, façam como quiserem, afinal os animais são mesmo vossos...

Dizer para não proporcionar as condições necessárias a um animal porque ele "cresce muito", é o mesmo que dizer a quem tem um Dogue Alemão para não o alimentar muito para não crescer mais que um pinscher, e isso para mim é cruel e desumano, é negligência consciente, que ainda é mais grave do que erros inconscientes.

Edit: fiquei sem perceber se tens gatos ou se deste apenas um exemplo...

Praticamente todos os animais se adaptam às condições que têm, mas a questão mantém-se: é isso que desejamos a um animal que está à nossa responsabilidade? Dei até vários exemplos, e disse exactamente no que é que a negligência culmina, e mesmo assim vêm com teorias do "pode-se tratar mal que elas aguentam"...:sh)

Maraki,

Podes sempre construir o teu aquaterrário e tapá-lo com rede metálica para o gato não ter acesso, ou podes dá-la a quem tiver mais condições para a manter.

Picou-te a mosca foi? Não te tenho estado a dar conselhos e a ajudar???[8b]

Não não quero, já tenho animais qb cá em casa, ou queres trocar??? São só 20, de várias espécies...

"Meu caro"

Há-de ter muito a ver com as condições em que eu mantenho os meus animais... Está sentadinho? Então fique por aí à espera... pipocas e coca cola podem ajudá-lo a passar o tempo...:sh)

E sim, disse asneiras das grossas, aliás foi mesmo o PRIMEIRO a debitar uma calinada. Eu relembro-lhe:

Elas não crescem mais por estarem em água quente, mas crescem muito pouco em água fria. E sabes porquê? Pela falta de condições, nomeadamente a água quente, porque o NORMAL é crescerem bastante, e saudáveis de preferência.

Ah, e vá lá chamar "menina" a quem conhece de algum lado, pois a mim não me conhece de parte alguma nem eu lhe dei confiança para me tratar por estes termos.

Eu percebo que gostes de animais, que tenhas montes de animais em casa, que os trates com todas as condições, que eventualmente até tenhas formação na área Veterinária, mas, será possível que em todos os teus posts tenhas de assumir uma postura de arrogância tal, que te diriges aos users como se estivesses a falar com 7 pedras na mão ? :sh) Relaxa, tu tratas bem os teus animais, tens condições para tal (presumo) mas deverias tentar compreender que nem toda a gente poderá ter essas condições ou outros factores que façam com que tratem os animais de forma tão meticulosa como tu. E isso não invalida que sejam mal-tratados, entendes ? [;)]

Eu percebo que gostes de animais, que tenhas montes de animais em casa, que os trates com todas as condições, que eventualmente até tenhas formação na área Veterinária, mas, será possível que em todos os teus posts tenhas de assumir uma postura de arrogância tal, que te diriges aos users como se estivesses a falar com 7 pedras na mão ? :sh) Relaxa, tu tratas bem os teus animais, tens condições para tal (presumo) mas deverias tentar compreender que nem toda a gente poderá ter essas condições ou outros factores que façam com que tratem os animais de forma tão meticulosa como tu. E isso não invalida que sejam mal-tratados, entendes ? [;)]

Não, eu não trato mal todos os users, só os que demonstram arrogância ou negligência consciente perante os animais, são pagos na mesma moeda.

Já ajudei bastantes users neste fórum, alguns até os conheço pessoalmente e ajudei pessoalmente. Portanto eu faço e dou o que posso, e não suporto quando há quem dê conselhos com um tom de sapiência inquestionável, quando estão a debitar calinadas que põem em causa a saúde e mesmo a vida dos animais.

Quanto ao user "Patuleia", lamento que não saiba ler português, mas é comum nestas novas gerações, aliás um dos grandes problemas da Matemática é precisamente a não compreensão e má interpretação do Português.
Depois de aprender um pouco mais sobre a sua língua materna, vá-se informar sobre as espécies que pretende discutir e depois venha cá dizer-me se eu percebo ou não de animais.
Quanto ao garota, irei encarar como um elogio à minha pessoa, entenda como quiser.

Tu chamas cruel e desumano a alguém sem conhecer de lado nenhum, mas alguém te chama menina cai o carmo e a trindade... e por ora ainda levas as questões para o lado pessoal acusando sempre os outros de não perceberem nada e ainda os atacas. É uma falácia ad hominem. E a tua gabada ajuda passou por por links para outro fórum e para tópicos doutro fórum, mas não perdeste a chance de te gabares que conheces x e y, e que tens isto e aquilo. .... ahh um brinde ao poder de encaixe!

Eu também pretendo fazer algo idêntico para as minhas, mas como não tenho quintal vai ser um pouco difícil, mas tenho espaço na varanda (+-70m2). O meu problema é que não posso" enterrar" o lago tenho de fazer uma estrutura para subir a parte seca ou uma rampa e também vedar a zona se não elas fogem e depois podem não conseguir voltar. a zona onde eu estou a pensar fazer tem agua, electricidade (para a "manutenção") e muita exposição solar. provavelmente tenho de colocar uma rede por cima, por causa das gaivotas.
Força nisso e depois mostra-nos ....
Se a parte seca ficar abaixo do nível da água, na varanda, há algum problema? Até podes «simular» um relvado com aquela relva artificial. Tens é que «inventar uma escada/rampa para as «meninas» virem ao solário...lol

Pessoal, pedia-vos que parassem com este, digamos, Off Topic, sobretudo porque, não só, daqui a pouco o tópico está estragado, pode haver intervenção da Moderação e o "aspecto" da discussão corre o risco de ficar completamente desvirtuado!

Desculpem lá mais este Off Topic, mas era apenas para vos fazer este pedido. Obrigado. [;)]

Força nisso e depois mostra-nos ....
Se a parte seca ficar abaixo do nível da água, na varanda, há algum problema? Até podes «simular» um relvado com aquela relva artificial. Tens é que «inventar uma escada/rampa para as «meninas» virem ao solário...lol
Nem mais. Elas têm de ter amplo acesso e mobilidade entre a zona seca, para apanharem sol, e a água, onde se refugiam, refrescam, comem (preferencialmente, embora o possam fazer fora de água) e nadam! [;)]

Pessoal, pedia-vos que parassem com este, digamos, Off Topic, sobretudo porque, não só, daqui a pouco o tópico está estragado, pode haver intervenção da Moderação e o "aspecto" da discussão corre o risco de ficar completamente desvirtuado!

Desculpem lá mais este Off Topic, mas era apenas para vos fazer este pedido. Obrigado. [;)]

Tens toda a razão, esqueci-me que este fórum tem a magnífica opção de "ignore"[;)]

Acho que a culpa maior é de quem vende os animais e não dá uma explicação minimamente esclarecedora a respeito destes detalhes.

Terão alguma culpa mas a maior é de quem compra e n se informa, hoje em dia com Internet basta ter interesse. Em qq tema importante confirmo sempre o que me dizem em 2 ou 3 sites da especialidade.

Há-de ter muito a ver com as condições em que eu mantenho os meus animais...

Este pessoal do fórum tende a esquecer que ter a ver com as condições dos animais dos outros é um exclusivo teu...

Obrigado pelos vossos comentários.
Como aqui foi referido, o aquaterrario deve ser «isolado» com rede, inclusive por cima.
Foi isso que fiz ao meu:

DSCN2335.jpg

Mais umas fotos:( de há 2-3 anos)

30.jpg

23.jpg

Estas duas últimas fotos estão excelentes!

Terão alguma culpa mas a maior é de quem compra e n se informa, hoje em dia com Internet basta ter interesse. Em qq tema importante confirmo sempre o que me dizem em 2 ou 3 sites da especialidade.

isso é verdade na generalidade, mas esqueces que há muito boa gente que nem sequer utiliza internet nem tem acesso à informação, como por exemplo crianças ou pessoas mais idosas.
Na minha opinião as lojas de animais deveriam ser obrigadas a entregar uma espécie de "manual de instruções" para cada animal, com os cuidados básicos, alimentação, tratamento, reconhecimento de doenças, etc...
Se estão a ganhar dinheiro com a venda do animal, não vejo razão para não prestarem essa informação detalhada. E não é nada muito difícil de implementar.

isso é verdade na generalidade, mas esqueces que há muito boa gente que nem sequer utiliza internet nem tem acesso à informação, como por exemplo crianças ou pessoas mais idosas.
Na minha opinião as lojas de animais deveriam ser obrigadas a entregar uma espécie de "manual de instruções" para cada animal, com os cuidados básicos, alimentação, tratamento, reconhecimento de doenças, etc...
Se estão a ganhar dinheiro com a venda do animal, não vejo razão para não prestarem essa informação detalhada. E não é nada muito difícil de implementar.

Difícil é, porque em nenhum emprego se obriga a um curso de formação para desempenhar determinada função, à excepção claro, dos cursos universitários e respectivas saídas profissionais.

O enorme problema aqui é que as lojas prestam indicações ERRADAS, que é pior que não informar.
No entanto cabe também ao dono do animal, seja ele qual for, pesquisar sobre o animal que quer adquirir, muito mais se for um exótico.

As lojas de animais não informam convenientemente porque uma coisa é chegar lá alguém a querer comprar um tartaruga, um tartarugueirozito de plástico e um frasco de camarão e por 20€ faz a festa...

Outra é aconselhar alguém que esteja a pensar comprar uma tartaruga a comprar um filtro, um aquaterrário, ou um bom tartarugueiro, um aquecedor e se calhar nem por 100€ se faz. Começa a falar em doenças e em cuidados avançados não vende é nada!

Mas na loja de animais a que costumo ir sou muito bem aconselhado sempre e essa questão nem se põe...

Difícil é, porque em nenhum emprego se obriga a um curso de formação para desempenhar determinada função, à excepção claro, dos cursos universitários e respectivas saídas profissionais.

O enorme problema aqui é que as lojas prestam indicações ERRADAS, que é pior que não informar.
No entanto cabe também ao dono do animal, seja ele qual for, pesquisar sobre o animal que quer adquirir, muito mais se for um exótico.

As lojas de animais não informam convenientemente porque uma coisa é chegar lá alguém a querer comprar um tartaruga, um tartarugueirozito de plástico e um frasco de camarão e por 20€ faz a festa...

Outra é aconselhar alguém que esteja a pensar comprar uma tartaruga a comprar um filtro, um aquaterrário, ou um bom tartarugueiro, um aquecedor e se calhar nem por 100€ se faz. Começa a falar em doenças e em cuidados avançados não vende é nada!

Mas na loja de animais a que costumo ir sou muito bem aconselhado sempre e essa questão nem se põe...

Eu não estou a falar disto.
Falo por exemplo de um manual para cada espécie com informação a respeito dos cuidados a ter. Na altura da compra, entregavam aquele folheto e pronto.. se a informação fosse rigorosa, era uma grande ajuda. E será que é assim tão difícil pesquisar, escrever e mandar imprimir folhetos para as espécies de animais que eles têm à venda? Não são assim tantas...
É óbvio que a obrigação maior é de quem compra o animal, mas as lojas deveriam prestar informação correcta, e não vejo melhor maneira do que esta.

Queres um exemplo? A minha tartaruga, se na altura da compra tivesse vindo um folheto a explicar como é o nível da água, eu não teria andado 2 anos a tratá-la de informa incorrecta. É certo que nunca pesquisei, mas se tivesse lido aquilo na altura não teria cometido erros.

Última edição:
Falo por exemplo de um manual para cada espécie com informação a respeito dos cuidados a ter. Na altura da compra, entregavam aquele folheto e pronto.. se a informação fosse rigorosa, era uma grande ajuda. E será que é assim tão difícil pesquisar, escrever e mandar imprimir folhetos para as espécies de animais que eles têm à venda? Não são assim tantas...
É óbvio que a obrigação maior é de quem compra o animal, mas as lojas deveriam prestar informação correcta, e não vejo melhor maneira do que esta.

Queres um exemplo? A minha tartaruga, se na altura da compra tivesse vindo um folheto a explicar como é o nível da água, eu não teria andado 2 anos a tratá-la de informa incorrecta. É certo que nunca pesquisei, mas se tivesse lido aquilo na altura não teria cometido erros.

Sinceramente até tenho ideia que isso se faz em muitas lojas. Ás vezes até propagandas de comidas e materiais para animais têm muitas explicações de como tratar o animal. Mas ainda assim acho que nada suplanta uma explicação pessoal por parte de quem vende. Não é assim tão complicado porra, aprender a tratar de uma tartaruga aprende-se num dia. (a teoria)

Sim isso era possível, se houvesse boa vontade dos lojistas, algo que é raríssimo acontecer, por norma o interesse é dinheiro.

Depois há outro aspecto, é que uma loja não vende UMA espécie de animal, vende N espécies, e se há algumas cujas necessidades são semelhantes, já outras diferem bastante.

Aqui há uns meses li um relato que mostra bem a "psicologia do lojista":
Para ajudar a alertar algumas pessoas que pensam que comprar animais em lojas de animais é correcto, aqui vai.

O meu amigo César trabalha num armazém de distribuição de produtos e animais para lojas de animais. Esta semana ficou sem estômago para o trabalho e desistiu de vez.

Chegou a "mercadoria" animal ao armazém pela transportadora. 20 chinchilas, 10 cães da pradaria, uns quandos degus, 2 persas com suposto LOP e um 1 cachorro de raça labrador.
Chegaram em tal estado que nenhum estava vivo. Morreram todos à fome e à sede dentro daquele camião...
Para melhorar à festa, ainda teve que fotografar tudo e recolher os cadáveres. Foi demais para ele.

Agora imaginem os que sobrevivem e vão parar às nossas mãos após a compra na loja de animais ou em pseudo criadores.

Quando lhe perguntaram porque é que não usou as fotos para uma denúncia, eis a resposta: (note-se que o rapaz estava a fazer apenas o mês de Agosto numa substituição de férias)
O meu amigo fotografou porque foi obrigado. Era a prova para a empresa que a encomenda vinha naquele estado.
Basicamente as fotos já vão ser usadas contra a própria transportadora, por ser incompetente e autorizar transportar animais naquele estado.

E as negligências não são só estas...:
A minha própria irmã que trabalhou numa loja de animais,ficou doente com o que via. Os répteis nunca tinham alimento em stock e acabavam por morrer aos poucos, o patrão fazia-se sempre de esquecido nas encomendas... ela apresentou queixa, mas nada. Entre muitas outras coisas.

Portanto por aqui se vê onde param as preocupações dos lojistas...[8b]

Acho que a cima de tudo não de deve é generalizar. Mas que há lojistas da treta, há.

Comprei um betta à descarada. Vi-o num espaço minúsculo, águia fria e fui na conversa da gaja... Comprei-o pensando que era mesmo assim que ele vivia. Até que me fui informar, obviamente que tive de comprar o kit de aquecimento, filtros, luz, etc...

Escusado será dizer que o pobre bicho durou pouco tempo. Estava bastante debilitado, para além de ter desenvolvido uma doença (aquelas das bolinhas brancas) que eu ainda a consegui curar.

Depois vim a descobrir uma loja de animais em que vi bettas lindos em aquários grandes de água quente. Foi lá onde comprei o meu segundo betta já adulto... E já o tenho há ano e meio!

Como em tudo, há sempre as excepções, mas como paga o justo pelo pecador, por mim as lojas que quisessem vender animais, teriam obrigatoriamente de ser sujeitas a inspecções, eventualmente por parte da DGV, de modo a atestar a qualidade das instalações, inspecções veterinárias regulares, (do género ASAE mas para animais, com veterinários), e não permitir a venda de todo o tipo de animais.

Quem quer comprar um animal de estimação, seja cão, gato, ave, réptil ou peixe, pode e deve sempre, recorrer a um Criador. Nunca comprei animal nenhum em loja, e já tive N animais diferentes durante a minha vida, desde chinchilas, gerbos, hamsters, ratazanas, pássaro, petauro do açúcar, escorpiões, cobras, cães, gatos, peixes, esquilos....

Edit: eu também conheço uma loja de animais, que não vende nem cães nem gatos, só peixes, pequenos mamíferos e répteis, e é um exemplo que devia ser seguido, a todos os níveis, tanto logístico como de pessoal com conhecimentos sólidos e verdadeiros.

Última edição:
Edit: eu também conheço uma loja de animais, que não vende nem cães nem gatos, só peixes, pequenos mamíferos e répteis, e é um exemplo que devia ser seguido, a todos os níveis, tanto logístico como de pessoal com conhecimentos sólidos e verdadeiros.

Que não te lembres do que disseste num tópico há uns meses/ano tudo bem, mas que te esqueças do que escreveste à meia hora atrás.... [:D][:D]

Aliás, para mim, há muito que não se vendiam animais vivos em lojas.

Achas que logisticamente era viável existir um criador para cada tipo de animal vendido? E num exercício demente até poderíamos supor que sim achas que haveria cobertura para todo o país, ou melhor a que distância de tua casa é que poderias comprar um animal e com o respectivo apoio de alimentação, informação etc, ou se achas que alguém ganhava a vida a vender só uma espécie animal. Isso era acabar com a venda de imensas espécies em portugal e portanto mais prejudicial para a espécie em si.

Agora que devia haver algum controlo sobretudo nos transportes concordo, mas nunca com o teu radicalismo.

Voltar
Superior