Vinha dizer exactamente o mesmo. Fazendo bem as contas nem sempre os suplementos ficam mais caros. Muitas das vezes até ficam mais baratos.
Claro que não se vai fazer um regime alimentar baseado única e exclusivamente em suplementos, mas para completar os macros são excelentes.
Já para não falar que muitas das vezes para se consumir uma certa quantidade de um produto, é preciso levar atrás "kilos" de outro.
Um exemplo bem prático é a creatina, um dos suplementos mais estudados no mundo do desporto.
Meio kilo de creatina custa por volta dos 15€ (isso depois varia com a marca, etc). Tomando 5g por dia que é a dose recomendada para a Creatina Monohidrato, fica em 15 cêntimos cada dose. Comparando com comida a "sério", para se conseguir 5g de creatina era necessário consumir cerca de 1Kg de carnes vermelhas. Escusado referir todos os malefícios inerentes a comer 1kg de carne por dia..
Tomando o exemplo da proteína. Para se retirar por exemplo 200g de proteína do leite era preciso beber cerca de 7 litros de leite por dia.. (o que implicaria consumir mais de 300g de açucar!) ou 700g de peito de frango.
O ideal é mesmo fazer uma alimentação equilibrada e depois complementar os macros com suplementos.
Ah.. uma questão muito importante. Pessoalmente (e acho que há muita gente assim) eu bebo bem melhor se forem 400 ou 500kcal em batidos do que em comida sólida. É outra vantagem.
Já agora acho que é importante referir. "Cuidado" com muitos suplementos. Alguns são mesmo deitar dinheiro fora. Referiste por exemplo a Glutamina.. Não há estudos que provem que tenha algum beneficio em pessoas saudáveis. Aminoácidos, se tomares uma boa qualidade/quantidade de proteína não precisas deles.
Se estás a começar recomendo um bom multivitaminico e uma proteina se não conseguires atingir os macros através de alimentação. Quanto aos "gainers" é outro cuidado que se tem de ter. Os mais baratos estão cheios de malto, dextrose e afins. Vais ao lidl e compras aveia, misturas proteina e fica do melhor