Superstições idiotas

Não. Há forças magnéticas a interagir. É engraçado ver as marcas que ficam no copo, como se a água estivesse sempre em remoinho.

Estamos a relatar superstições, não significa que acreditemos nelas.

Vai daí que chamar "burros" aos outros como vi aí algures é descabido.

Ah? Marcas no copo? Remoinhos?

Acho que daqui a umas páginas envia-se um email aos Mithbusters :P

Ontem tive a discussão mais estúpida de sempre com uma familiar, tudo por causa de uma superstição. Fui visitar uma prima que tinha nascido há um mês, e estávamos todos na mesa quando eu peguei na criança, mas ao devolvê-la à mãe, passei a rapariga por cima da mesa. Mal poderia imaginar que isto fosse causar um problema, já que uma das minha tias atirou-se a mim toda chateada a dizer que eu nunca deveria ter feito aquilo, pois nunca se passa uma criança por cima de uma mesa :confused::confused:

O problema foi o tom com que ela falou para mim, e posteriormente a conversa de que agora a criança podia ter azar e que a culpa seria minha etc etc :sh)
Eu que não gosto de causar problemas, principalmente entre família, disse apenas que não conhecia tal superstição e que não acreditava nem naquela, nem em nenhuma outra crença, e vim-me embora, apesar de ter ficado totalmente lixado. Mas como estava em casa de pessoas das quais gosto, e a minha tia nem sequer lá mora, não quis discutir mais por respeito às pessoas (e à criança).

Conhecem alguém que tenha este tipo de crenças e que leve as coisas a este extremo, ao ponto de causar problemas com as pessoas? Confesso que fiquei mesmo surpreendido com a ignorância da minha tia, e ela se calhar até nem é má pessoa, mas deve mesmo acreditar nestes fenómenos..

Devias ter-lhe perguntado porquê tanto alarido se o mundo vai acabar daqui a 4 meses ?

Devias ter-lhe perguntado porquê tanto alarido se o mundo vai acabar daqui a 4 meses ?

Há sempre o modo empírico, se bem usado pode ser muito engraçado:

Tia velha supersticiosa: "não faças isso porque dá azar!"
Vocês: "porquê?"
Tia velha supersticiosa: "porque diz que sim"
Vocês: "mas diz quem?"
Tia velha supersticiosa: "o povo!"
Vocês: "mas qual povo?"

(...)

Prolonguem até a Tia Velha cair na real e se aperceber das asneiras que vai dizendo! [:D]

Há sempre o modo empírico, se bem usado pode ser muito engraçado:

Tia velha supersticiosa: "não faças isso porque dá azar!"
Vocês: "porquê?"
Tia velha supersticiosa: "porque diz que sim"
Vocês: "mas diz quem?"
Tia velha supersticiosa: "o povo!"
Vocês: "mas qual povo?"

(...)

Prolonguem até a Tia Velha cair na real e se aperceber das asneiras que vai dizendo! [:D]

Ou até ter uma trombose [:)]

Vou acrescentar mais algumas à lista e vou "modificar" outras, pois ter estado grávida deu-me equivalência à cadeira do disparate:

Quando estamos grávidas não podemos:
- encostar animais à barriga, nem tesouras, nem chaves, nem colares, nem cintos...
- contar a ninguém antes dos 3 meses;
- montar a cama antes do nascimento;

A roupinha do bebé:
- a 1ª deve ser vermelha para trazer sorte ao pequenito; tb há quem diga que vermelha deve ser a roupa com que ele sai da maternidade...
- Não pode ser estendida à noite
- A interior deve ser usada do avesso, por causa da inveja.

Diversas:
- o cordão tem que ser queimado para não corrermos o risco de ser comido pelos ratos.
- não podemos virar o bebé para espelhos.
- não podemos colocá-lo em cima da mesa e muito menos passar o bebé por cima dela.
- Se a mãe estiver a amamentar nunca deve dar os restos da sua comida a um animal que esteja tb ele a amamentar, porque seca-lhe o leite; deve antes passar os restos por água corrente.
- o bebé tem que ser baptizado o mais cedo possível.
- se o bebé tiver cólicas colocar umas calças do pai do avesso e uma tesoura aberta debaixo da cama do crianço; ou, então, dar-lhe banho com açúcar

Em casa:
- Tapetes dobrados ou tortos e calçado ao contrário chama discussão; gavetas abertas chama a morte;
- sal nos cantos da casa (deve ser para limpar a aura da dita)
- antes de ir para uma casa nova levar sal virgem e um pedaço de carvão;

Se me lembrar de mais ainda venho cá. Posso é tb acrescentar que fui massacrada com tudo e mais alguma coisa durante este período. Chegaram ao cúmulo de me dizer: não atires esse bocado de pão ao pombo, por causa do leite... não me digam que agora os pombos também amamentam:sh)

Eu não acredito na superstição, mas tenho uns quantos amuletos para me trazerem energia positiva! :)

Então no carro... Desde que tive que comprar carro novo por causa de um acidente, o carro levou umas "rezas" valentes... :)
Anda lá um escaravelho do Egipto, um olho da Turquia, e uma pedra xpto "rezada" pela minha irmã, mais o terço da minha mãe/avó... (não não está no espelho...[:)]) ...

E tenho dito, que vão dizer que sou maluco...

Já agora alguém anda com uma cabeça de alho seco no carro? [:D]

Falta aí a bela da ferradura colocada na grelha.

Quanto às grávidas, também se dizia que se não se satisfizessem os desejos das grávidas as crianças nasciam de boca à banda.

E faltam as superstições associadas às mulheres menstruadas!

- não devem entrar no cemitério (devia ser por causa dos vampiros que deveriam dizer "hmmm... sobremesa!!!" [:D])
- para evitar a menstruação abundante, a mulher menstruada nunca deve mudar a roupa durante o período (ganda badalhoquice!!!)
- a mulher menstruada não deve tomar banho (ganda badalhoquice parte II)
- a mulher menstruada não se deve pentear (ninho de ratos alert!!)
- as mulheres não devem fazer bolos com o período pois os bolos sairiam estragados (como diz a anedota... acredito que com o período sairiam, mas com leite, farinha, ovos e afins, não!)

Essa de não pôr crianças em cima da mesa faz-me lembrar um caso com uma sobrinha minha.

A garota estava muitas vezes em cima da mesa da sala, para dormir, trocar fralda, etc... Certo dia caiu o candeeiro de tecto, pesadão, fazendo-se em pedaços de vidro, em cheio em cima da mesa no lugar da garota. Felizmente ela não estava lá, se o candeeiro tivesse caído 5 minutos antes o relato não era assim tão leve.

Ninguém ficou com superstição às mesas, mas que toda a gente na família passou a olhar para o tecto por cima do sítio onde estão os garotos, lá isso passou.

Essa de não pôr crianças em cima da mesa faz-me lembrar um caso com uma sobrinha minha.

A garota estava muitas vezes em cima da mesa da sala, para dormir, trocar fralda, etc... Certo dia caiu o candeeiro de tecto, pesadão, fazendo-se em pedaços de vidro, em cheio em cima da mesa no lugar da garota. Felizmente ela não estava lá, se o candeeiro tivesse caído 5 minutos antes o relato não era assim tão leve.

Ninguém ficou com superstição às mesas, mas que toda a gente na família passou a olhar para o tecto por cima do sítio onde estão os garotos, lá isso passou.

Muitas das superstições têm em base aprendizagens populares baseadas na observação (o método mais antigo da ciência). É preciso é pensar nelas e criticar, porque algumas fazem sentido de facto, se pensarmos nelas. Outras faziam sentido há 100 ou 200 anos e foram passadas de geração em geração. Muitas não passam de pura educação da criança que de tanto se repetir se tornaram crenças populares (passar debaixo da mesa ou das pernas das pessoas - não faças isso senão não cresces! = Educação).

Por exemplo, não colocar a criança no centro da mesa, pode ter a ver (não com candeeiros pesados) mas com o facto de antigamente a mesa ser iluminada por candelabros e a cera quente podia cair em cima da criança. Ou a mesa ser o centro familiar e a criança (não havia fraldas como hoje) podia-se #"$#$&"#$% toda em cima da mesa, etc. Há em muitos mitos um fundamento racional!

É preciso é que as pessoas que os repetem até à exaustão, pensem um pouco neles, porque se alguns fazem sentido, outros só dão vontade de rir! [:D]

Última edição:
Não sei se conta como superstição, mas do lado dos meus sogros há a ideia que uma pessoa depois de comer fica quase inválida. Não se limitam a dizer que faz mal tomar banho depois de comer, faz ainda mal coisas como cortar o cabelo, cortar as unhas, caminhar, apanhar sol e outras quem agora nem me lembro [:D]

É preciso é que as pessoas que os repetem até à exaustão, pensem um pouco neles, porque se alguns fazem sentido, outros só dão vontade de rir! [:D]
Infelizmente nas classes mais velhas em Portugal grande parte senão generalidade das pessoas tiveram pouca educação (andaram na "escola da vida" como se orgulham de dizer) e cresceram num regime ditatorial (tanto dentro como fora de casa) e isto não costuma andar de mãos dadas com o espírito crítico.

Não sei se conta como superstição, mas do lado dos meus sogros há a ideia que uma pessoa depois de comer fica quase inválida. Não se limitam a dizer que faz mal tomar banho depois de comer, faz ainda mal coisas como cortar o cabelo, cortar as unhas, caminhar, apanhar sol e outras quem agora nem me lembro [:D]

Se isso fizesse mal eu estava morto. Durante anos cortei o cabelo a seguir ao almoço e I'm alive!!!

Mais uma vez, faz todo o sentido. Tudo o que foi descrito pode levar a um choque ou desviar sangue do estômago onde é necessário para a digestão para outros pontos do corpo.

Exercício físico intenso (como sexo por exemplo) ou correr é ainda pior do que tomar um banho rápido com água temperada.

O mito maior é que se pode morrer de indigestão... ninguém morrer disso, mas que é desconfortável, isso é! [:D]

(a não ser que se tenha uma indigestão dentro de água, a 500 metros da costa... mas aí a morte é mesmo por afogamento e não por congestão).

Aliás, para parar a digestão, bastam coisas tão simples como beber um copo de água após uma refeição pesada, um gelado, uma peça de fruta ácida, etc.

Eu sei bem o que isso é. Aliás esta é uma crença muito popular entre os portugueses. Se bem que apanhar sol escaldante depois de comer não é de facto recomendável. Nadar é absolutamente proibido. O resto é tudo treta

Mais uma vez, faz todo o sentido. Tudo o que foi descrito pode levar a um choque ou desviar sangue do estômago onde é necessário para a digestão para outros pontos do corpo.

Exercício físico intenso (como sexo por exemplo) ou correr é ainda pior do que tomar um banho rápido com água temperada.

O mito maior é que se pode morrer de indigestão... ninguém morrer disso, mas que é desconfortável, isso é! [:D]

(a não ser que se tenha uma indigestão dentro de água, a 500 metros da costa... mas aí a morte é mesmo por afogamento e não por congestão).

Aliás, para parar a digestão, bastam coisas tão simples como beber um copo de água após uma refeição pesada, um gelado, uma peça de fruta ácida, etc.
Acho que estás a dar mérito demais à coisa. Mais provável é ser uma reacção exageradamente cautelosa à situação da paragem da digestão, na ignorância da verdadeira causa da mesma.

Sempre se disse que fazia mal tomar banho depois de comer, porque pára a digestão. Agora sabe-se que não é a água que pára a digestão, é a queda de temperatura corporal. Uma pessoa até pode comer dentro de água sem qualquer problema, se a água estiver à temperatura do corpo.

Antigamente não se sabia, criava-se um medo infundado e tudo e mais alguma coisa causava a paragem da digestão.

Última edição:
Voltar
Superior