Suícidio. Porquê?

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Mete aí...[:p][:p]

Ainda á uns tempo em almada numa varanda de um predio estava um gajo enforcado e via-se da rua...[8D]
Pelo que contas, estar em Almada ou no Centro do Universo, é o mesmo. :D :D :) [8D]

No centro do universo nao...mas as vezes ha uns suicidios engraçados.. no predio onde nasci era puto uma mulher lá na rua atirou-se do 4ºandar... azar dos azares partiu os dentes mas não morreu:D:D:D teve 1 mes no hospital.

Mas a tentar "cair" da ponte 25 de abril tb é mato...[}:)] até o atrofiado do Zé Maria fez isso...[}:)]

citação:Originalmente colocada por mcabral

"Estudos sobre o suicídio têm demonstrado que a maioria das pessoas que o cometem estão em grave e profunda depressão."

Basicamente ninguém comete suicídio conscientemente, para isso tem de estar muito doente.

Isso é mto relativo...a moral que nós le-mos sobre o suícidio é ocidental e muitas vezes influenciada pela igreja que vê o suicidio unicamente como um acto condenavel e uma cobardia...[:I]
Mas é apenas uma visão...;)

No mundo o suicidio tem muitas interpretações:
Por exemplo este bombista suicida é visto no medio oriente como um martir e um heroi nacional...;) e no extremo oriente o suícidio tambem é visto de outra forma.:)

Nephlin
Desculpa mas esta imagem é imprópria.
Assim... apaguei-a.
Se quiseres colocas o link e avisas do teor das imagens.
Desculpa mas penso que compreendes.
J.R.

Eu acho bem o suicidio.

Se a vida de uma pessoa corre tão mal ao ponto de ser pior do que o próprio prazer de viver...
Ainda por cima se no futuro a situação vai piorar.

citação:Originalmente colocada por Fraga

citação:Originalmente colocada por Nephilim

http://rapidshare.de/files/3162933/przesluchanie.wmv.html

(não me responsabilizo por danos causados [8)])

como se ve os videos no rapidshare ...nunca soube...:([8)]

carregas onde diz free... depois abre outra pagina e tens que esperar uns segundos (que aparecem lá), metes o codigo que dão e já está [:p]

isso de carregar no free e de esperar que acabe uma contagem decrescente eu sei... mas depois disso nao vejo codigo nenhum nem local para o colocar(caso e encontrasse;)) e depois nao vejo...:(

citação:Originalmente colocada por Vortice

EDIT: Torres, gostei da frase que puseste a roxo hehe. O tópico da Morte e Reencarnação deve ter tido uma quota-parte aí na resposta [8D]
:D Por acaso não teve, que eu apesar de não acreditar pópriamente em reencarnação e imortalidade da alma, tenho uma perspectiva muito própria das trocas energéticas e da "essência" da vida. E que ela é só uma, não está MESMO provado, eheheh ;)

Eh pá, ó amigo, põe lá aí a imagem em link, que há quem não precise/goste de ver essas cenas logo de frente.
Sádicos....

citação:Originalmente colocada por Torres

EDIT: Torres, gostei da frase que puseste a roxo hehe. O tópico da Morte e Reencarnação deve ter tido uma quota-parte aí na resposta [8D]
:D Por acaso não teve, que eu apesar de não acreditar pópriamente em reencarnação e imortalidade da alma, tenho uma perspectiva muito própria das trocas energéticas e da "essência" da vida. E que ela é só uma, não está MESMO provado, eheheh ;)

Eh pá, nem que fosse uma quota-parte de forma inconsciente! lolol :D

Agora também vou meter aqui uma posta lol. E se o suicídio não for o "fim"(para quem já está "farto" de viver) e não for a melhor forma de resolver os problemas?

Agora também vou meter aqui uma posta lol. E se o suicídio não for o "fim"(para quem já está "farto" de viver) e não for a melhor forma de resolver os problemas?
Havia para aí <-e vou deixar ficar assim esta expressão porque sinceramente não sei onde ouvi/li isso - uma teoria em que um espirito de alguém que se tivesse suicidado ficaria em tormento para toda a eternidade, pelo que ainda pior é. Mas ok, também não me parece que possa ser uma teoria muito credivel/fundamentada :D

Havia para aí <-e vou deixar ficar assim esta expressão porque sinceramente não sei onde ouvi/li isso - uma teoria em que um espirito de alguém que se tivesse suicidado ficaria em tormento para toda a eternidade, pelo que ainda pior é. Mas ok, também não me parece que possa ser uma teoria muito credivel/fundamentada :D
Essa "teoria" está incorrecta, não é assim que as coisas de passam. Digo isto só para quem "acredita", não pretendo impor as minhas "crenças" a ninguém.

citação:Originalmente colocada por RoadsterMind

citação:Originalmente colocada por Luimio

O que acham do suicídio?
É uma doença mental, uma acto de bravura, de fraqueza, de honra?

Para mim é uma grande cobardia, é alguém que não teve coragem de enfrentar os problemas, ou de começar uma vida nova, de mudar, de esquecer o passado.
Embora nunca diga que o não poderei um dia cometer...

Mas não compreendo porque á certos adolescentes que se suicidam porque nao namorada os deixou ou porque os papás não lhes fizeram a vontade, enquanto existem muitas pessoas neste mundo a passar fome e com poucas esperanças para sobreviverem e mesmo assim agarram-se á vida, enquanto outros destroem a vida.

A vida só há uma e mais nenhuma. Temos de a aproveitar e nunca a destruir voluntariamente.

Arriscar a vida até compreendo, dá um certo gozo e adrenalina. Mas sempre com consciência.

Mas ás vezes podemos ter uma tão baixa auto-estima, que nos leva a pensar que não merecemos o ar que respiramos, elvar-nos a cometer tal coisa, mas normalmente é só no momento.

Também tivemos muitos suicidas que eram génios, temos o exemplo do Vincent van Gogh que se matou aos 37 anos. Gosto muito de pensar nestas coisas, mas ás vezes começo a sentir medo destes pensamentos e fico confuso sem perceber nada. Definitivamente nisto não sou grande génio.

Perceber a mete humana é muito complicado. Percebo a minha e mal.
Desculpem lá este tópico mas gostava de saber a vossa opinião acerca deste assunto.

Ps: Os entendidos em Psicologia é que podiam dar uma opinião fundamentada;);)

Boas!.. N posso deixar de dar 1 contributo. N sou de psicologia.. mas sou "de psiquiatria" .. hehe..
É de facto 1 doença. A ideacção suicida está associada a uma patologia de base que poderá ser mais que 1 perturbação da personalidade.. ou não.
Associa-se inequivocamente à depressão major.
Ninguém se suicida por causa da namorada, da ruína, da perda...Suicida-se se padecer de uma alteração do humor- A depressão. É uma doença. "acto de coragem" é uma expressão sem sentido. Senão, vejamos:
- Um suposto corajoso, se for medicado (com ansiolíticos ou antidepressivos) perde a coragem?.. Ou cura a doença?... É que medicado, deixa de querer suicidar-se.

A ideacção suicida é, per se, valorizada de tal forma que a mera tentativa obriga a internamento hospitalar.

Não há falsas tentativas. O "tentar" seja por que razão for, revela distúrbio.

É motivado por uma perturbação afectiva. Não nos devemos esquecer disso e caso saibamos de alguém que corra esse risco, devemos ser os 1ºs a lançar um alerta sempre em ressalva de; -A pessoa nunca irá ser "corajosa"..nunca terá motivos...padece de 1 doença.

Nós, os humanos somos dotados de inteligência. Esta medalha tem um reverso. (e isto não é fundamentado cientificamente..)..mas arrisco a opinião de que quanto mais inteligentes.. mais tendência à infelicidade.. percepção do negativo.. à dúvida.. à questão. Será a inteligência ela mesma, uma doença? Se pode adjuvar a perda da vida.. é uma hipótese. Um acto que atente contra a própria vida é, sempre, antinatura. Enquanto seres vivos, somos codificados a sobreviver sempre. Nomattering what...Nunca vi uma lagartixa suicidar-se porque ficou sem a cauda...
essa é uma teoria que qualquer um é capaz de aceitar, se for entendida apenas no sentido de que os mais inteligentes tem maior percepção dos aspectos negativos da vida. logo à partida está-se a tomar pessoas inteligentes como pessoas depressivas
esta é de facto uma questão a que considero muito dificil de responder, sobre o que motiva as pessoas a cometer suicidio, no entanto penso que as pessoas que de facto são tidas como superiormente inteligentes tem a percepção de que os pensamentos de suicidio são apenas pensamentos e conseguem interpretar os dois lados da realidade, continuar a viver ou cometer suicidio, neste ponto chegaram a um mesmo ponto daqueles que são considerados intelectualmente normais.

agora mais uma teoria (a minha, lol) sem base cientifica, partindo do principio de que o suicidio é uma perturbação que parte de um estado depressivo grave, o suicidio é apenas um dos caminhos possiveis para direccionar a incapacidade para a gerir, uma pessoa que esteja num estado depressivo grave pode ser influenciada por factores genéticos ou pela forma como foi adquirida a educação do meio social e que leva a pessoa com depressão grave no sentido racional do suicidio. Tal como a educação do meio social pode levar racionalmente ao suicidio pode levar tambem por exemplo à agorafobia, a agir agressivamente, ao homicidio, etc
nota:o sentido racional é condicionado pelo estado depressivo

outra perspectiva do suicidio; loucura momentanea como reacção a uma frustração...é o caso dos casos amorosos...

bravura- não vejo nenhuma
fraqueza- não vejo nenhuma
acho que é mais um estado de debilidade

Bem é assim, a cerca de 6 anos tive um forte depressão que me deixou literalmente de rastos apesar da intensa agonia que vivia, apenas me surgiu uma vez uma "ténue" vontade de suicidar, agora imagino o total desespero que uma pessoa deve sentir para consumar tal acto.

E também nao está provado que existe mais do que uma. [:p]

Em relação ao tópico em si, considero os suicidas extremamente invejosos e nao têem a noção da dor que causam nos seus entes familiares.

Claro que existem casos em que nem sequer há familia, desses há que respeitar a decisão, porque se não têem nada onde se agarrar torna-se complicado, mas nao impossível!

Em relação aos suicidas do médio oriente, esses vivem em sociedades completamente alucinadas e patológicas que os corrompem desde inicio.

Relativamente à teoria que apresentaram de que quanto mais inteligentes somos mais propensos a suicidio nós somos também, eu acho que nao passa por grau de inteligência mas sim pelo grau de informação que nós temos e recebemos. Estamos numa era de troca de informação, qualquer pessoa que tenha internet pode saber sobre quase tudo o que lhe interesse e não é por isso que fica mais inteligente, fica é mais informada da realidade que a rodeia e isso pode causar elevados graus de depressão que pode ou não levar ao suícidio. Exemplo: Uma criança a passar fome na Etiópia não se suicida, porquê? Provavelmente nem consegue reconhecer que a realidade em que vive, comparada com outras, é uma miséria. Enquanto que no mundo ocidental há pessoas que se suicidam porque perdem o emprego e vão ficar com a vida numa miséria, vêem-se perdidas.

Espero que a minha opinião tenha contribuido para algo. ;)

já estudei isso, durkheim fala muito sobre o suicidio

Para Durkheim, a sociedade não é somente o produto da soma ou da justaposição de consciências, de acções e de sentimentos particulares, de maneira que ao misturarmos tais ingredientes, por associação, por combinação ou por fusão, estaríamos assim propiciando o nascimento de algo novo e ainda, de algo externo às consciências em questão,A sociedade é mais do que a soma dos indivíduos que dela fazem parte, podendo compreender-se a sua gênese somente ao considerarmos o todo e não as partes individualmente.

existe o suicídio egoísta, o suicídio altruísta, o suicídio anómico e, em esboço, um quarto: o suicídio fatalista.

suicídio egoísta é a manifestação de uma integração social demasiado fraca (quando a sociedade não exerce senão um fraco controlo sobre o indivíduo, aparece uma «indivualização desmesurada») e observa-se em diferentes domínios da vida social: a taxa de suicídio é, por exemplo, sensivelmente mais elevada nos protestantes do que nos católicos e mais alta nos católicos do que nos judeus

O suicídio altruísta caracteriza-se, ao invés do suicídio egoísta, por uma integração social demasiado forte. Como escreve Durkheim: «Quando o homem está desvinculado da sociedade, mata-se facilmente, e mata-se também quando está fortemente integrado nela». Este caso de suicídio é característico das sociedades primitivas onde o individualismo é muito fraco

Durkheim define enfim o suicídio anómico (este tipo de suicídio é aquele ao qual ele concede mais importância), que corresponde a uma falta de regulação social e se opõe directamente ao suicídio altruísta relacionado com uma regulação social excessiva. O suicídio anómico representa assim a forma mais corrente de suicídio nas sociedades modernas

um soldado tem tendencias conscientes ou subconscientes, suicidas! vai para aguerra e sabe que pode morrer, é suicidio altruista esse!

citação:Originalmente colocada por miguel santos

a descontraçao da pessoa antes é abismal!

Percebo o que qeres dizer mas penso que já não é ele que ali está. Age mecanicamente.

Quanto ao tópico em si... não compreendo bem que usem os "chavões" da coragem e da cobardia.
É, na quase totalidade das situações, um distúrbio mental (e não digo na totalidade porque não sou da área médica e não sei se existirá espaço e definição própria para específicos suídidios motivados pela honra e outros: caso dos samurais, etc)

De todo o modo, sendo um dos nossos instintos primários o da sobrevivência (senão o mais básico dos instintos), nunca um suicídio resulta de uma vontade livre, esclarecida e verdadeiramente consciente, mas antes de um processo de formação contaminado por uma errada apreensão e visão da realidade.
Logo, nunca acto de coragem nem de cobardia.

citação:Originalmente colocada por tokyo

http://rapidshare.de/files/3162933/przesluchanie.wmv.html

(não me responsabilizo por danos causados [8)])

:(esse video nao sera um pouco "pesado" para muitos adolescentes que por ai andam?---:(
Eu não vi o vídeo, mas penso que sei qual é. É o de dois homens numa salinha com uma mesa, um deles senta-se e o outro sai. Quando o outro sai, o que está sentado saca da pistola e cabum! É esse?

Acho que o melhor é mesmo retirar o vídeo.

Voltar
Superior