Street racing A2

Com base na norma de traçado, efectivamente é assim. É a velocidade base que normalmente se aplica para cálculo das condicionantes geométricas do traçado (raio mínimo em curva, inclinação máxima do trainel, perfil transversal tipo) em IP.

A partir da página 7.

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/InfraestruturasRodoviarias/InovacaoNormalizacao/Divulgao%20Tcnica/RevisaoNormaDeTracado.pdf

"Street racing A2"

EDIT: E depende da IP, sendo que por exemplo a antiga IP5 não cumpria muitas das normativas em vários pontos.

Última edição:
"Street racing A2"

EDIT: E depende da IP, sendo que por exemplo a antiga IP5 não cumpria muitas das normativas em vários pontos.

normas.png

De facto, segundo o PRN2000 o IP que nós conhecemos por vezes não corresponde ao que está neste plano.

A sobreposição dos vários tipos de estradas da rede rodoviária nacional (Auto-estradas, IP, IC, EN), cada uma com uma numeração própria, torna o sistema de identificação e sinalização das estradasportuguesas muito complexo, e de difícil compreensão para o utilizador.
Esta situação é agravada ainda, pelo facto de apesar de os dois sistemas de classificação serem paralelos (e portanto independentes mas inter-relacionáveis), é normal aparecer apenas um deles: por exemplo, quando uma via está classificada como auto-estrada, é esta denominação que surge na sinalização, não existindo qualquer referência à sua classificação enquanto itinerário principal ou complementar; também se verifica o inverso, quando na sinalização (sobretudo a mais antiga) não aparece a denominação de auto-estrada, tornando-se numa sinalização obsoleta para os utilizadores.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Rodoviário_Nacional

PS: Espero que agora tenha ficado explícito o que quero dizer.

Última edição:
Expressei-me mal, prefiro a parte do streetracer que vá um velhote a 50 na ultima faixa.

Mas como é que passa um velhote por ti a 50 km/h na via mais à esquerda em autoestrada? Se a velocidade mínima são 50 km/h? Para isso terias que ir abaixo dessa velocidade e isso não é permitido, para além que é perigoso e embaraçoso para os restantes utentes da estrada.

Mas como é que passa um velhote por ti a 50 km/h na via mais à esquerda em autoestrada? Se a velocidade mínima são 50 km/h? Para isso terias que ir abaixo dessa velocidade e isso não é permitido, para além que é perigoso e embaraçoso para os restantes utentes da estrada.
Fácil...em contramão :)

Prefiro que passe por mim um streetracer no seu saxo cup a 200 na autoestrada do que um velhote no seu mercedes 190 na ultima faixa a 50, uma pessoa quando vai a abusar na condução vai mais atento á estrada.

Já foi dito aqui, mas é se more bom recordar:
Andar a alta velocidade é muito diferente de estar numa "corrida" com outros carros.

Isto não é nada meus amigos... No outro dia em pleno IC29 estavam 3 moças a mudar um pneu furado (sim a mudar um pneu) em plena faixa da esquerda... Bem, era tudo a cumprimentar as moças assim que passavam! Isto depois de alguns incluindo eu meterem os pneus quadrados nas travagem pois ainda por cima o local era de má visibilidade!

Vou explicar de novo a parte do velhote.

O velhote não me passa, mas sim vai na ultima faixa a 50.

Sim, depois percebi o que quererias dizer.

No entanto, tanto uma situação com a outra, não são as melhores. Ambas colocam em causa a segurança dos outros utentes da estrada de maneiras diferentes.

Sim, depois percebi o que quererias dizer.

No entanto, tanto uma situação com a outra, não são as melhores. Ambas colocam em causa a segurança dos outros utentes da estrada de maneiras diferentes.

Há situações bem piores que streetracers, situações que vejo todos os dias, como carros parados aseguir a uma curva fechada, mesmo que se vá á velocidade normal se não se for minimamente atento, é acidente certo.

E se for numa auto-estrada com 3/4 faixas vazia não vejo mal nenhum em acelerar mais um bocado, acima de 200, desde que se tenha consciência e carro para isso.

E se for numa auto-estrada com 3/4 faixas vazia não vejo mal nenhum em acelerar mais um bocado, acima de 200, desde que se tenha consciência e carro para isso.

Acima de 200 já estás a dar uma boa margem para alguma coisa correr mal. Pode ser um pneu, uma junta de dilatação, uma pequena alteração no piso, um veículo imobilizado na via...

Nem sempre temos tudo sob nosso controlo. Se alguma coisa acontecer, a velocidades mais baixas tens mais hipóteses de sair ileso.

Eu tive um professor de Geografia que bateu numa carrinha de caixa aberta, após uma curva numa autoestrada. Vinha lançado, já não me lembro a que velocidade, penso a mais de 160 km/h e após uma curva estava a carrinha imobilizada na faixa porque estava avariada. Parece que a sorte dele foi não ter acertado em cheio. Claro que ainda travou antes de bater, no entanto se viesse mais devagar provavelmente teria evitado o acidente.

PS: História com 10 anos.

Voltar
Superior