É curioso falares nisto, é uma ideia que me tinha cruzado a cabeça agora.
Há vários anos atrás saí de casa dos pais para ir estudar, havendo uma quebra radical nas minhas relações sociais: amigos longe, família longe, cidade estranha. Em suma: uma situação transitória de... solidão (que é o tema do tópico)! [

]
Nessa altura costumava ver o Domingo Desportivo e ir acompanhando os resultados das jornadas de futebol. Ganhava assim um tema de conversa fácil que permitia quebrar o gelo com os novos amigos e colegas.
Note-se que este acompanhar do futebol era forçado, num esforço perfeitamente consciente de sociabilização com os pares e na busca do tal assunto que "cai que nem ginjas" quando não há nada para dizer e falar do tempo é tão óbvio como desajustado. E eu não gosto nada de futebol...
Sabes , eu tenho uma conversa "matriz" para cada pessoa, seja familiar , amigo ou conhecido. Quando o pessoal se reune seja pelo acaso mas ou aniversarios dos putos ou natal ou outra coisa qualquer , procuro a conversa adequada por tema adequada á pessoa.
Vou dar um exemplo...
Eu tenho a capacidade de ter uma boa amplitude de conversa de variados temas e bem distintos de coisas que sei e outras que gostava de saber e sou todo ouvidos para ouvir e apender.
Entao se tiver numa mesa com um familiar que tenho que prepara carros de corrida, a conversa vai sobre carros, é logo pano para mangas sobre carros e oficina etc e tal... nao discuto carros com mais ninguem da familia.[

]
Se esse nao tiver mas tiver outra familiar que faz vinho, a conversa é sobre as vinhas e o vinho...
Com outro é sobre construção e coisas que quer fazer...mas esse é que me "pica" a mim para a conversa..se tiver as primas e os primos é de psicologia, enfermagem, etc etc,,,conforme as areas profissionais deles...
Qdo nao ha homens e é só as mulheres tias e tal...falo de culinária e ai elas falam de receitas e tao e eu tb gosto de falar sobre isso.[

]
Se tiverem os putos dá para falar de jogos e jogar no pc...[kiss]
o meu avô infelizmente já morreu mas com ele aprendi mto , pois ele fazia tudo o que metia na cabeça, uma fez fez uma espingarda para ir á caça uma replica das espingardas da 1ªgrande guerra.
Se nao tiver com ninguem que fale de algum tema interessante existe o futebol[

][

]
o pior é se alguem nao souber falar de nada e nem d futebol...isso sim é o terror, felizmente na minha familia é tudo maluco por futebol[

]
Com o meu pai , como nao falo com ele de construção, de arte, de animais, pouco me rest as vezes que falar imenso de futebol.
Mas pronto acaba por haver sempre conversa com as reuniões familiares, ainda no natal ultimo no dia 25, sem exagero nesse dia tive até as tantas sempre a falar e ouvir, devo ter falado de umas 6 ou 7 temas de conversa complectamente distintos mas tb acabei o dia ja tava um bocado era com os copos...é que isto de falar tb seca a garganta[

]