Só Carros Reprogramados!

Eu tinha a MB como predilecta para fazer a minha repro, mas exactamente pela dificil conciliação de tempos como o Eng MP, optei pela repro da Vilauto, tambem porque o Eng MPF, partilharem conheçimentos, e o Eng MPF ter uma casa aberta, onde é sempre mais facil combinar qualquer coisa.

Se fosse hoje faria na mesma casa.

Eu quando vi as tuas fotos no youtube pensei.. élá.. raio do carro anda bem... resolvi ir exprimentar o meu e nao é que pisei a fundo e num apiçe ele bateu nos 22X.. quando de origem ele a rasquinha batia nos 19X 20X muito aflito mesmo. (estamos a falar do memso carro)[;)]

no que toca a reprogramações há motores mais propensos a problemas que outros!
os tdi aguentam muita asneirada
os jtd tambem
os dci são algo problematicos
os tdci e ttdi nem sequer vale o esforço
o D da bmw são um pau de 2 bicos
os hdi não têm grande margem de progressão mas bem mexidos nem sequer costumam dar problemas.

assim de repente são este exemplos que me vêm á cabaeça de carro que já tenho visto.

Mas esses motores são praticamente iguais.

A Ford pouca coisa muda.

VW polo 1.4 tdi 70cv---> +- 100cv Tem reprogramação desde os 15 mil, vai neste momento com 30 mil e nunca teve nenhum problema.
Mazda 3 HB 1.6D 110cv--> +-140cv reprogramação desde os 30 mil, vai neste momento com 94 mil km's, faz varias auto-estradas a ritmos elevados todas as semanas desde há 3 anos para cá, nunca deu um único problema de mecânica.

P.S.: Os cuidados com os carros são elevados, nao se puxa a frio, turbo-timers sempre feitos, utilização da caixa como deve ser, a rotaçoes certas.
Consumos no Polo: Subiram e bem. Vejo-me aflito para fazer menos de 5.5L aos 100.
Consumos no Mazda: é impressionante os consumos em auto-estrada a 140km/h. Cerca de 3.5/4l aos 100. A partir dos 160 vai para os 8/9/10L.

Reprogramaçoes feitas na DM: www.dm.co.pt

Praticamente impossível.

Não me lembro de nenhum carro que gaste 3.5-4l a 140km/h. Isto em muitos km de AE. Só um bocado não vale, pois se for a descer faz baixo consumo como é óbvio.

Nem um Bluemotion xpto faz isso.

Isso foi a descer certamente.

Não percebi esta ...

Ele referia-se aos motores (exclusivos da) Ford, versões 1.8 TDdi de 90cv e 1.8 TDCi de 115cv.

De certa forma, e falando do TDCi (pois tive um), os números no papel são fraquinhos mas o andamento em estrada era simplesmente fenomenal.

Ganhei só cerca de 15cv e 30Nm, mas a sua disponibilidade e linearidade era fantástica, e fazia frente a muitos golias!!

É ainda hoje um motor que deixa muitas saudades. :)

Ele referia-se aos motores (exclusivos da) Ford, versões 1.8 TDdi de 90cv e 1.8 TDCi de 115cv.

De certa forma, e falando do TDCi (pois tive um), os números no papel são fraquinhos mas o andamento em estrada era simplesmente fenomenal.

Ganhei só cerca de 15cv e 30Nm, mas a sua disponibilidade e linearidade era fantástica, e fazia frente a muitos golias!!

Ah já percebi ...

Tava a achar estranho pois eu tb tenho focus 2.0 tdci ...

Com repro ganhou cerca de 28cv

Ahhh esses TDdi e TDCi tudo bem.

É que os actuais TDCi's são quase todos PSA.

Excepto o 1.8 e o 1.3 agora no Ka.

Uma questão:

Aquando da repro, os parâmetros de abertura/fecho da válvula EGR também são reprogramados?
Pergunto pois gostava de saber se ao serem mantidos, qual será o efeito sobre a EGR de um maior tempo de injecção de combustível?

Cumps

Uma questão:

1- Aquando da repro, os parâmetros de abertura/fecho da válvula EGR também são reprogramados?
2- Pergunto pois gostava de saber se ao serem mantidos, qual será o efeito sobre a EGR de um maior tempo de injecção de combustível?

Cumps

1- Se quiseres, pode ser feito o fecho da válvula EGR electrónicamente, embora nunca tenha um efeito a 100%, fecha-la a 100% só fisicamente.

2- Os efeitos sobre a EGR após os tempos e caudais de injecção serem alterados não é nenhum, a EGR apenas está a "funcionar" quando o carro está ao relanti. Em andamento é como se não existisse.

Abraço

1- Se quiseres, pode ser feito o fecho da válvula EGR electrónicamente, embora nunca tenha um efeito a 100%, fecha-la a 100% só fisicamente.

2- Os efeitos sobre a EGR após os tempos e caudais de injecção serem alterados não é nenhum, a EGR apenas está a "funcionar" quando o carro está ao relanti. Em andamento é como se não existisse.

Abraço

Boas,
dizes que a EGR só está a funcionar quando o carro está ao ralenti?
Ou seja em qualquer velocidade superior a zero, seja qual for a rotação do motor, a EGR fica "fechada"? ...

Em que motor é que isso acontece?

Cumps

A válvula EGR deve estar fechada enquanto o carro está frio e ao relanti , só deve abrir quando o carro está quente e em andamento .

Escova aquando da repro podes fechar electronicamente a EGR , se bem que nunca na totalidade , o melhor será com electrónica e uma junta cega .

Abraço

Boas, podias explicar o porquê ?

Cumps

Porque vai-te sujar a EGR mais rapidamente ... acabando por dar problemas não é regra ... mas podendo evitar melhor.

Pelo menos nos meus 2 carros tenho as EGR's desligadas por já tive problemas ás custas disso. Os tipos da almeida e lamas dizem-me sempre para desligar .

Última edição:
A válvula EGR deve estar fechada enquanto o carro está frio e ao relanti , só deve abrir quando o carro está quente e em andamento .

Escova aquando da repro podes fechar electronicamente a EGR , se bem que nunca na totalidade , o melhor será com electrónica e uma junta cega .

Abraço

Pelo contrario, a abertura da EGR é inversamente proporcional à carga do acelerador, ou seja, quanto mais carga no acelerador mais fechada ela fica.

Voltar
Superior