Sharan aquece e perde água

Boas. Da minha troquei a tampa do vaso e ficou na mesma.
Entretanto tirei o termostato há 2 semanas, perde agua na mesma, mas em menor quantidade. Perde pouca água agora.
Apesar de não ser mecânico, acho que não é junta da cabeça. Porque a água não vai para o óleo. O óleo está de nível, não faz fumo branco, pega bem a frio, etc.
No outro dia, com a carrinha a trabalhar e depois de ter posto água no dia antes fui abrir a tampa do vaso. E quando comecei a abrir começou a sair água pelo respirador. E mesmo depois de ter saído muita água, depois de ter tirado a rampa ainda havia água até cima.
Outro dos sintomas que têm e não fazia dantes é a soufagem. Que não faz quente. Num dia de Verão com a soufagem e temperatura no máximo pode - se estar lá dentro perfeitamente. Já pensei se não será purga mal feita.
Vai dando noticias.

Enviado do meu SM-J320F através de Tapatalk

Esquece a água, tira-a toda e mete anticongelante daqueles bons e fluorescentes que deixam rasto quando há fugas, tipo o motul inugel 50% verde ou rosa.

Depois se o nível baixar é só procurar por zonas verdes ou rosas.

Há mais formas complementares, e por vezes bem mais conclusivas, de avaliar se uma junta da cabeça, estará, ou não, comprometida. Fazia todo o sentido neste caso utilizar mais técnicas possíveis para validar isto, visto que um teste de pressão, aparentemente, foi inconclusivo. Técnicas estas que não evolvem desmontar o motor claro...
Infelizmente nas casas em Portugal pouco mais se conhece, das que conhecem, um teste de pressão.

tàs a falar deste teste ? :

tàs a falar deste teste ? :

Esse teste é válido, e até pode ajudar neste caso, mas não me estava a referir a esse teste em particular.

O problema desses testes químicos (CO2 ou HC), é que muitas vezes, a concentração de CO2 ou de HC no liquido de refrigeração não é a suficiente para provocar a mudança de cor do reagente, não servindo de muito...

Quero dizer com isto que não é um teste infalível.
Em certos casos, permite sim, identificar uma junta danificada.
Em outro casos, mesmo com uma junta danificada, em que existe comunicação entre a câmara de combustão e o liquido de refrigeração, esse teste dá negativo.
Para além disso, tem a limitação de apenas detetar fugas entre o circuito de refrigeração e a câmara de combustão.

Existem sim, outras possibilidades muito mais fiáveis de identificar fugas residuais deste género, assim como detetar a origem destas... Têm todas um custo proibitivo para o comum dos particulares que o deseje fazer, por essa razão é que normalmente este tipo de coisas convém serem tratadas num profissional bem equipado, e com formação devida...

Infelizmente, como já disse antes, o que mais se vê nos profissionais, pelo menos em Portugal, é partir logo para desmontar motores e mudar peças, mesmo que não se garanta que levem a alguma coisa...

Esse teste é válido, e até pode ajudar neste caso, mas não me estava a referir a esse teste em particular.

O problema desses testes químicos (CO2 ou HC), é que muitas vezes, a concentração de CO2 ou de HC no liquido de refrigeração não é a suficiente para provocar a mudança de cor do reagente, não servindo de muito...

Quero dizer com isto que não é um teste infalível.
Em certos casos, permite sim, identificar uma junta danificada.
Em outro casos, mesmo com uma junta danificada, em que existe comunicação entre a câmara de combustão e o liquido de refrigeração, esse teste dá negativo.
Para além disso, tem a limitação de apenas detetar fugas entre o circuito de refrigeração e a câmara de combustão.

Existem sim, outras possibilidades muito mais fiáveis de identificar fugas residuais deste género, assim como detetar a origem destas... Têm todas um custo proibitivo para o comum dos particulares que o deseje fazer, por essa razão é que normalmente este tipo de coisas convém serem tratadas num profissional bem equipado, e com formação devida...

Infelizmente, como já disse antes, o que mais se vê nos profissionais, pelo menos em Portugal, é partir logo para desmontar motores e mudar peças, mesmo que não se garanta que levem a alguma coisa...
Na primeira oficina onde fui, o mecânico disse que estava lá um carro com um problema idêntico e apontou para um saco de material e disse: "Só ali estão mais de 500 euros de material"
Vim a saber que após a troca o carro continuou a perder água. . E voltamos à história do pode ser.... Segundo os 2 mecânicos que já visitei:
-Pode ser a bomba de água.
-Pode ser a junta.
-Pode ser a cabeça estalada.
-Pode ser o bloco rachado.
Se for mudando cada coisa do "pode ser" gasto 2 ou 3 mil euros e se calhar fico na mesma.
Só queria que houvesse um que me dissesse: " O valor é X" e eu aí decidia o que fazer...
Mas só me dizem : "posso trocar a junta e ficar na mesma".
O certo é que as vezes manda a água toda embora (numa viagem com mais de 50 kms sem aquecer) e para onde vai a água não faço a mínima ideia.... Ao princípio ainda achava que perdia a água toda pelo respirador do vaso de expansão, pois numa altura vi água aí, mas agora não vejo água em lado nenhum, pega bem, não faz fumo,não aquece....
Tá complicado

Na primeira oficina onde fui, o mecânico disse que estava lá um carro com um problema idêntico e apontou para um saco de material e disse: "Só ali estão mais de 500 euros de material"
Vim a saber que após a troca o carro continuou a perder água. . E voltamos à história do pode ser.... Segundo os 2 mecânicos que já visitei:
-Pode ser a bomba de água.
-Pode ser a junta.
-Pode ser a cabeça estalada.
-Pode ser o bloco rachado.
Se for mudando cada coisa do "pode ser" gasto 2 ou 3 mil euros e se calhar fico na mesma.
Só queria que houvesse um que me dissesse: " O valor é X" e eu aí decidia o que fazer...
Mas só me dizem : "posso trocar a junta e ficar na mesma".
O certo é que as vezes manda a água toda embora (numa viagem com mais de 50 kms sem aquecer) e para onde vai a água não faço a mínima ideia.... Ao princípio ainda achava que perdia a água toda pelo respirador do vaso de expansão, pois numa altura vi água aí, mas agora não vejo água em lado nenhum, pega bem, não faz fumo,não aquece....
Tá complicado

A água evapora e é transparente logo não deixa vestígios do local da fuga.

Caso não tenhas visto o meu post anterior dá uma olhadela. A sugestão é usares um anticongelante fluorescente que deixe vestigios e assim é mais fácil detectar.

É só uma sugestão, caso consideres que não serve para o teu caso então não o faças.

A água evapora e é transparente logo não deixa vestígios do local da fuga.

Caso não tenhas visto o meu post anterior dá uma olhadela. A sugestão é usares um anticongelante fluorescente que deixe vestigios e assim é mais fácil detectar.

É só uma sugestão, caso consideres que não serve para o teu caso então não o faças.
Boas. Já o fiz. Com o verde. E vi vestígios na protecção do motor. Dava ideia que vinha pelo respirador do vaso de expansão. Mas foi a única vez que vi pingar. Depois disso continuei a usar o verde e nunca mais vi pingar. Agora tem água porque fiz a experiência de tirar o termostato

Boas. Já o fiz. Com o verde. E vi vestígios na protecção do motor. Dava ideia que vinha pelo respirador do vaso de expansão. Mas foi a única vez que vi pingar. Depois disso continuei a usar o verde e nunca mais vi pingar. Agora tem água porque fiz a experiência de tirar o termostato

Ok não sabia. Só via falarem em água por todo o lado e ninguém dava com as fugas, por isso sugeri o antifreeze fluorescente podia ser que resolvesse.

Este problema é tão conhecido que ainda não percebi qual é mesmo a dúvida...

https://www.google.ch/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=115%20tdi%20water%20loss

O facto de estar a sair agua da valvula do reservatório não é uma causa mas sim uma consequencia.

Mesmo, mesmo bom seria dizeres qual é o problema ou até a solução.

Colocas um link para uma pesquisa com "Cerca de 1 010 000 resultados" maioritariamente em Inglês ou Polaco, cada um deles é um forum com centenas de páginas...:sh)

Mas isto sou eu que não domino bem polaco[;)]

Dá lá uma ajuda e diz qual é o problema... "plize"

Lembrei-me que já passou por aqui uma Transporter precisamente com estes sintomas. Era a cabeça estalada. Mas cada caso é um caso.

Mesmo, mesmo bom seria dizeres qual é o problema ou até a solução.

Colocas um link para uma pesquisa com "Cerca de 1 010 000 resultados" maioritariamente em Inglês ou Polaco, cada um deles é um forum com centenas de páginas...:sh)

Mas isto sou eu que não domino bem polaco[;)]

Dá lá uma ajuda e diz qual é o problema... "plize"

nos TDI e mais nos 115 cv houve problemas em algumas cabeças : porosidade

não consigo encontrar mais informação ( serie de numeros por exemplo ) , jà falei para se informar na VW com o numero do motor , talvez sabem mais

em outros casos hà cabeças estaladas

em geral é a junta morta

um dono de TDI ,colocou anti fuga radiador , resolveu ( tinha feito 35 000 kms quando testemunhou )

outro dono de TDI , colocou anti-fuga radiador e não resolveu

portanto se quiser testar deve custar menos de 30 euros

Eu também não sou nenhum mecanico .. Mas por exemplo, já tentaste ver se as "relas" estão em bom estado?

Por acaso usas-te água durante algum tempo e depois puseste anti congelante ?

Eu também não sou nenhum mecanico .. Mas por exemplo, já tentaste ver se as "relas" estão em bom estado?

Por acaso usas-te água durante algum tempo e depois puseste anti congelante ?
Já esteve em 2 mecânicos. Fez testes de pressão a quente e a frio. Nos testes nunca perdeu pressão. Já tiraram o termostato.
O que é certo é que ainda ninguém me disse : É disto e custa X.
Dizem que pode ser disto, pode ser daquilo e só sabem se substituírem.
Não queria gastar uma pipa de massa nas junta e depois ficar na mesma...

Boas pessoal.
Parece que o problema todo de aquecer, perder água pela tampa , a soufagem não fazer quente estava relacionado com um único problema....
Radiador completamente entupido..
O certo, é que depois de desentupido a soufagem já trabalha, já fiz cerca de 50 kms e não perde água. Da mesma maneira que quando abro a tampa do reservatório já não sai aquela pressão que fazia e mandava a água fora...
Vamos ver se se mantém assim. Seria uma boa prenda de natal.

Boas pessoal.
Parece que o problema todo de aquecer, perder água pela tampa , a soufagem não fazer quente estava relacionado com um único problema....
Radiador completamente entupido..
O certo, é que depois de desentupido a soufagem já trabalha, já fiz cerca de 50 kms e não perde água. Da mesma maneira que quando abro a tampa do reservatório já não sai aquela pressão que fazia e mandava a água fora...
Vamos ver se se mantém assim. Seria uma boa prenda de natal.

Se o radiador está assim...................... :sh)

Boas duarte77.
Como ficou este caso? Qual era o problema?
Tenho uma Sharan de 2007 com 140 cv motor BRT com 160 mil que tá a deitar o liquido fora, também já teve à carga e não perde pressão.

O liquido por vezes está abaixo do nível minimo, acrescento, uns dias mais tarde vou ver e tá acima do nível e deita fora.

Voltar
Superior