Sharan aquece e perde água

duarte77

New member
Boa tarde.
Tenho uma Sharan de 2000 a gasóleo com 115 cvs. Tem 280.000kms. Comprei-a há 10 meses e até há bem pouco tempo não me tinha dado um único problema.
O problema dela é que perde água e não sei por onde sai.
Passo a explicar. Ando por aqui pela Moita, nas voltas normais e acende a luz da água. Meti água, passadas 2 semanas volta a acender. Levei ao mecânico, fez teste de pressão e disse ser uma peça de plástico que custa 16 euros. Problema resolvido, pensei eu. No fim de semana seguinte fui à minha terra. Ida e volta são 220 kms. Antes de sair vi a água e acrescentei um pouco. Arranquei na AE e passados 70 kms reparei que começou a aquecer. Abrando um pouco e volta aos 90 graus. Um pouco mais à frente acende a luz da água. Paro, meto água, tava seca. Chego à minha terra almoço e venho embora. Passados 10 kms acende novamente a luz da água. Não tem e meto mais. 50 kms depois, já na AE volta a acender. Paro na área de serviço e volto a por água. Nessa altura reparo que está a pingar água na protecção de plástico por baixo do motor, mas não consigo identificar a origem. Meti a carrinha no mecânico há 2 semanas e ele também não consegue resolver qual é o problema... Diz que pode ser da junta da cabeça à bomba de agua (levou distribuição e bomba água à 30.000kms) e para descobrir tem que ir desmontando e trocando, pelo que ficará muito caro e poderá nem resolver o problema...
Entretanto pelo meio disto tudo, alguém me diz que o problema é bastante simples. Que as Sharan quando tem o AC descarregado faz isso. Manda a água fora. E a minha não tem AC desde que a comprei. Vinha descarregado.
Precisava da vossa opinião.

não me acredito muito ser do AC, mas também já podias ter carregado o AC não é nenhuma fortuna, e tinhas eliminado logo essa hipótese...no entanto uma viatura com esses anos todos e km's, mesmo que já tenha mudado o kit de distribuição a 30.000km's se é que o mesmo foi mesmo mudado na totalidade e não só parcialmente, a bomba de água pode ser um dos problemas ou eventuais fugas no sistema, isso é sempre uma bela treta...portanto se em meia dúzia de km's o reservatório vai abaixo, deves ter ai um problema grande, e com essa brincadeira não tarda muito a junta de cabeça também tem de ser mudada e outra enorme despesa...carros usados tem destas coisas, temos de estar sempre preparados, logo ai não vejo grande volta a dar se não o mecânico ter de ir por eliminatórias até achar o problema...

E só faz quando aquece. Porque em voltas pequenas não perde. Mas a água sai. Só não consigo é perceber de onde. E o mecânico teve a carrinha a trabalhar algum tempo e não perdeu nada

Enviado do meu SM-J320F através de Tapatalk

Pode só perder quando a ventoinha dispara ou quando o motor atinge determinada rotação...
Pelo sim pelo não, certifica-te só se o nível do óleo não está acima do normal (não vá estar a passar água para o óleo).

Em relação ao AC estar descarregado, muitas vezes vendem os carros assim para esconder fugas no circuito. Mas as recargas são baratas, é fácil de eliminar essa hipótese.

Pode só perder quando a ventoinha dispara ou quando o motor atinge determinada rotação...
Pelo sim pelo não, certifica-te só se o nível do óleo não está acima do normal (não vá estar a passar água para o óleo).

Em relação ao AC estar descarregado, muitas vezes vendem os carros assim para esconder fugas no circuito. Mas as recargas são baratas, é fácil de eliminar essa hipótese.
Essa parte do óleo vi logo. No nível e da cor do óleo.

na VW podem dizer se o teu motor tem um problema conhecido com o numero do motor

( aconteceu com algums 115 cv )

pode vir da cabeça do motor > fica caro

se for so' da junta , tens sorte

é delicado , mas seria bom fazer um teste com pressão no circuito da àgua quando o motor està quente

Odeio quando um gajo vai ao mecânico e os patos dizem que não conseguem resolver. Porra, que raio de mecânicos.. o meu chumbou ja varias vezes na inspecção por cause de CO superior em marcha lenta e em andamento e os burros dos mecanicos não "sabem" o que pode ser..
Mas voltanto ao teu caso.. vamos la por partes.
Estas a perder água certo? Se o carro não deita fumo branco quando esta quente no relantin, esquece as juntas da cabeça,duvido que seja dai o problema. Se durante o andamento ou a certas RPM ouvires um barulho estranho pode ser a bomba de água danificada. Mas um dia que tiveres tempo, levanta o carro se necessário com um macaco e procura onde esteja molhado ou restos de resíduos recentes (humidos).. se o carro aquece muito, cuidado que podes danificar gravemente o motor.. ja agora deita um olho no radiador e reservatório, por vezes podem ser coisas minimas..

Começa por colocar anticongelante em vez de água.

Não só é o mais indicado para estar dentro do circuito, como deixará marcas/manchas nas zonas com fuga.

Nessa altura reparo que está a pingar água na protecção de plástico por baixo do motor, mas não consigo identificar a origem. Meti a carrinha no mecânico há 2 semanas e ele também não consegue resolver qual é o problema...
Se até o resguardo fica com água e o mecânico não consegue resolver, 1º muda de mecânico!

poderá nem resolver o problema...
Troca o mecânico...[8b]

Entretanto pelo meio disto tudo, alguém me diz que o problema é bastante simples. Que as Sharan quando tem o AC descarregado faz isso. Manda a água fora. E a minha não tem AC desde que a comprei. Vinha descarregado.
Não sei se é verdade mas como já disseram por 40€ já tinhas carregado o AC e confirmavas ou eliminavas essa hipótese.

Ele diz que com ele não pinga. Que já fez teste de pressão e não perde em lado nenhum. E sim, vou mudar. Já lhe disse para voltar a por tudo como estava e não mexer mais. Se vai mexer na bomba água e depois junta da cabeça e por aí, gasto uma pipa de massa e pode ficar na mesma. Sem saber de onde vem o problema

Só me disseram isso do AC depois de lá ter a carrinha. Falei disso ao mecânico e ele diz que não é de certeza. Mas também dizia ao princípio que era impossível ser da bomba de agua... É agora já põe essa possibilidade. Hehe

resumindo o melhor é ires a outra oficina pedir 2ª opinião, que já estou a ver que esse mecânico já está numa de fazer dinheiro a tua custa...

resumindo o melhor é ires a outra oficina pedir 2ª opinião, que já estou a ver que esse mecânico já está numa de fazer dinheiro a tua custa...

Típico de muitos vígaros infelizmente...

Sei que há muitos casos bicudos, em que o diagnóstico da avaria não é sempre fácil.
Mas com malta desonesta, muitas vezes é ir substituindo até "dar com a avaria"... e vai de pagar repetidamente mão-de-obra e peças.

Duarte77, tenta saber a opinião de outros mecânicos se possível e diz-lhes mesmo que: não podes estar a gastar dinheiro "às experiências" para ver se resolve o problema.

Eles que façam primeiro um diagnóstico exaustivo e correcto, mesmo que fiques sem a carrinha uns dias.
Só quando te derem a certeza de qual é mesmo o problema, avançar para a reparação.

(A esse mecânico actual onde tens a carrinha podes sempre explicar-lhe que, não lhe pagas para ele ir experimentando, mas sim para ele te resolver o problema.)

Boas. Fui hoje buscar a carrinha à oficina. Supostamente havia uma falange que perdia água e foi substituída. Custa-me a crer que seja só isso, pois dá última viagem maior (230kms) tive que meter líquido 3 vezes, mas ficou barato tudo. 90 euros. Se o problema for só esse era bom. Amanhã, pelo sim, pelo não vou carregar o AC e ver se tá tudo ok com essa parte

Boas. Fui hoje buscar a carrinha à oficina. Supostamente havia uma falange que perdia água e foi substituída. Custa-me a crer que seja só isso, pois dá última viagem maior (230kms) tive que meter líquido 3 vezes, mas ficou barato tudo. 90 euros. Se o problema for só esse era bom. Amanhã, pelo sim, pelo não vou carregar o AC e ver se tá tudo ok com essa parte

mas o q têm ver o AC com o circuito da àgua ? qual é a explicação q te deram ?

Juro que ainda não consegui perceber.. sei que há carros em que a refrigeração passa pelos coletores de admissão, agora pelo AC nunca ouvi falar :confused:
É pá. Eu também não sei. Um amigo meu , que é mecânico ( mora longe, por isso não fui la) disse-me que estas carrinhas quando têm o AC descarregado , o vaso manda a água fora. Também nunca tinha ouvido tal coisa...

Aqui há uns anos tive uma galaxy que é gémea dessa e andei 7 ou 8 meses sem gás no AC e nunca perdeu pinga de água, nem tinha que perder. É o mesmo que te dizerem que ela perdia água porque tens o pneu suplente furado 😆

Aqui há uns anos tive uma galaxy que é gémea dessa e andei 7 ou 8 meses sem gás no AC e nunca perdeu pinga de água, nem tinha que perder. É o mesmo que te dizerem que ela perdia água porque tens o pneu suplente furado 😆
Eu também achei estranho. Mas eu como mecânico o mais longe que chego é mudar um pneu já estou para tudo....

Boas pessoal. A carrinha levou outra falange, fiz 20 kms e perdeu a água toda. Fui então carregar o AC.
Surpresa!!!! Há 1 semana que não perde água.
O mecânico que me disse isso tem oficina na Covilhã. E é meu amigo. A explicação que me deu é que quando tem que mandar água para o radiador do AC, como este está descarregado manda a água toda fora.
Se é assim ou não, não sei. Só sei que tive a ver hoje e tem a água boa e passada uma semana não perdeu nada...

Voltar
Superior